Por Felipe Rocha, professor convidado

Na primeira parte desta minha série, expliquei um pouco sobre o que é a Web 2.0 e um pouco sobre suas conseqüências.

Pretendo agora iniciar uma abordagem sobre o que podemos chamar de Saúde 2.0, ou Medicina 2.0.

Saúde 2.0

Saúde 2.0

Saúde 2.0 é algo simples: é a busca pela manutenção, divulgação e melhoria da saúde humana através do uso das tecnologias da Web 2.0 e compartilhando com estas tecnologias os mesmos ideais e as mesmas conseqüências.

Em outras palavras: Se a Web 2.0 trás colaboração, trás humanização, trás proximidade, trás transparência, a Saúde 2.0 oferece a todos os envolvidos a mesma coisa: Colaboração, Humanização, Proximidade e Transparência.

Através das redes sociais, dos blogs, do compartilhamento de vídeos, fotos e idéias, as pessoas não precisam e nem devem ficar mais desinformadas ou vítimas de profissionais desqualificados. A informação é a arma da Saúde 2.0. Mas não qualquer informação, pois sabemos que a web é um oceano de conteúdo, sendo que boa parte das vezes este conteúdo é inadequado, impróprio ou incorreto.

A verdadeira arma da Saúde 2.0 é a Boa Informação, o bom conhecimento, que é formado por pessoas preocupadas com a melhoria da saúde humana e que querem a todo custo participar, colaborar, tendo sempre como foco a transparência e a busca pela verdade.

Com base nisso, temos espalhadas pelo mundo diversas redes sociais voltadas apenas para médicos e pacientes, redes sociais onde os pacientes são estimulados a encontrar outros como eles, redes sociais onde enfermeiros recomendam médicos, assim como sites que informam a interação entre as substâncias dos remédios e os sintomas, wikis diversos sobre saúde e blogs sobre os mais diversos assuntos prontos para interagir com todos.

É um maravilhoso mundo de informação onde o poder está nas mãos dos pacientes e onde a distância e frieza de muitos profissionais de saúde podem ser agora, graças ao avanço tecnológico, substituídas pela proximidade, humanização e transparência.

No Brasil, a principal rede social é o Orkut. E é nesta rede social que podemos potencializar a nossa Saúde 2.0.

Este será o tema de minha próxima postagem, onde explicarei como deve se comportar um profissional de saúde 2.0 dentro do Orkut e como os pacientes devem utilizar essa ferramenta para obter o bom conhecimento, se aproximar dos profissionais e se beneficiarem da boa informação.

Até lá!