As recomendações do Instituto Nacional Americano de Saúde traz as seguintes considerações:

Surgery

(…) Surgical treatments are controversial, often irreversible, and should be avoided where possible. There have been no long-term clinical trials to study the safety and effectiveness of surgical treatments for TMJ disorders. Nor are there standards to identify people who would most likely benefit from surgery. Failure to respond to conservative treatments, for example, does not automatically mean that surgery is necessary. If surgery is recommended, be sure to have the doctor explain to you, in words you can understand, the reason for the treatment, the risks involved, and other types of treatment that may be available.

Tradução:

Cirurgia

(…) Procedimentos cirúrgicos são controversos, IRREVERSÍVEIS e devem ser evidados sempre que possível. Não há nenhum estudo científico de longa duração que dê suporte à segurança e a eficiência de tratamentos cirúrgicos para as desordens da ATM. Também não há parâmetros científicos que permitam identificar quais pessoas seriam mais prováveis de se beneficiar de uma cirurgia. A falha dos tratamentos conservadores [como as placas oclusais – nota da tradução] não torna necessariamente o paciente indicado para uma cirurgia. Se uma cirurgia for recomendada, certifique-se que o profissional tenha explicado para você, em palavras que você tenha compreendido, a razão do tratamento, os riscos envolvidos e outros tipos de tratamentos que podem ser disponibilizados

Recomendações similares podem ser encontradas em várias outras entidades e o motivo pelo qual isso ocorre é porque quando os procedimentos cirúrgicos não dão os resultados esperados, a situação além de ser irreversível, é frequentemente pior que antes.

Um ponto extremamente importante é o fato do Instituto Nacional de Saúde dos EUA chamar a atenção para o fato de que a falha dos tratamentos conservadores não implica dizer que a alternativa que resta é a cirúrgica. Aliás, na clínica diária o que vemos o exatamente o oposto: os casos que fracassaram com técnicas conservadoras apresentam maior chance de fracassar com a cirurgia também.

No consultório, sempre me chegam casos de pacientes que já fizeram algum tipo de cirurgia de ATM ou mesmo ortognática (que, por algum motivo, foi oferecida como tratamento da DTM) e que desenvolveram algum tipo de patologia, na maioria das vezes um processo degenerativo.

Ainda assim, não quero dizer que as cirurgias não sirvam, acredito que tem seu espaço, especialmente em casos de anquilose verdadeira, tumores e acidentes com lesões faciais importantes.

Se lhe foi sugerida uma cirurgia da ATM pense duas vezes (ou três), lembre das recomendações internacionais, converse com seu dentista sobre os riscos, benéficios e principalmente sobre o diagnóstico, pois se o diagnóstico estiver incorrreto, nem o melhor tratamento poderá fazer muita coisa para resolver o problema.

Fique esperto!