ATM, DTM dor orofacial: que profissional procurar???

ATM, DTM dor orofacial: que profissional procurar???

Existem muitas escolas com diferentes metodologias para tratamento das DTM´s. Em termos profissionais, tanto a odontologia quanto a fisioterapia oferecem especialização em disfunção da ATM, com nomes e abordagens diferentes. Entretanto diferentes técnicas de tratamento estão disseminadas em outras especialidades, de modo que é muito difícil limitar a atuação nesta área a apenas especialistas em ATM.

Por exemplo, na odontologia, a ortopedia funcional dos maxilares dispõe de certos aparelhos ortopédicos para reposicionamento da mandíbula, a cirurga buco-maxilo-facial, utiliza diferentes tipos de cirurgias de ATM, na ortodontia há quem advogue a correção dos “fatores de risco” oclusais através de aparelhos, na clínica geral odontológica e na especialidade de prótese dentária há  inúmeros tipos de órteses, as chamadas placas oclusais,  usadas de diversas formas e sob diferentes pretextos.

Além disso, a própria natureza “multifatorial” dos fenômenos relacionados às ATM´s faz com que seja necessária uma abordagem multidisciplinar, tornando muito difícil a solução dos problemas de forma isolada e confinada a um único profissional. Então a pergunta que fica é:  QUE PROFISSIONAL PROCURAR???

 Eu sempre sugiro que procure uma indicação, que pesquise sobre o profissional que você está pensando em visitar e que, ao se consultar, tire todas as suas dúvidas, converse bastante, exija esclarecimento dos pontos que não compreender bem, faça de você mesmo parte da solução do seu problema!!! 

Utilize os recursos disponíveis, faça uso das redes sociais, do Orkut, da Web 2.0, se informe. Aliás INFORMAÇÃO será sua mais importante ferramenta para encontrar e escolher quem realmente poderá te ajudar.

Boa sorte na sua jornada!