Dificuldade de mastigar e disfunção da ATM

Saborear uma boa comida é um dos grandes prazeres da vida, mas para algumas pessoas, mastigar pode ser um sacrifício.

Dificuldade para mastigar é um dos sintomas mais comuns de uma disfunção da ATM e frequentemente leva não só a uma perda da qualidade de vida, como também a uma menor absorção de nutrientes. Além disso, há evidências científicas de que à medida que a mastigação vai ficando mais prejudicada, a tolerância à dor diminui e a dor, em si, aumenta.

Mas por quê ocorre a dificuldade de mastigar?

Pessoas que possuem uma disfunção da ATM, em que o disco articular se encontra patologicamente alterado ou mesmo possua algum tipo de alteração  do côndilo, como uma osteoartrite ou uma osteoartrose, terão muita dificuldade de movimentar a mandíbula. Isso ocorre porque, nestas situações,  as estruturas que compõem a ATM perdem a lisura e deixam de deslizar facilmente  umas contra as outras.

Essas alterações estruturais da ATM, irritam os receptores nociceptivos (estruturas neurológicas especializadas em perceber fenômenos nocivos ao organismo) que existem na região e acabam por provocar um grande incômodo ou mesmo a DOR.

Além dessa dor que vem diretamente da irritação da articulação, ocorre também uma outra, muitas vezes chamadas de dor muscular, que ocorre justamente porque o sistema nervoso está tentando fazer os músculos trabalharem mesmo com o problema na ATM, afinal as pessoas continuam precisando movimentar a mandíbula para falar, comer e até mesmo respirar em alguns casos.

Quando não é tratado, o problema pode evoluir para um travamento total da mandíbula ou, em alguns situações, permanecer apenas como um desconforto para mastigar. Entretanto, neste último caso, geralmente é acompanhado de uma dor de cabeça constante, muitas vezes erroneamente atribuída a uma cefaléia tensional, que termina sendo tratada com medicamentos sem, contudo, resolver o problema.

Processo degenerativo na ATM

Na imagem acima (uma tomografia de ATM),  pode-se visualizar o côndilo que deveria ser arredondado e liso como o do desenho esquemático, mas que possui um “bico-de-papagaio” (tecnicamente um osteófito), devido a um processo degenerativo. Neste caso, não só a mastigação do paciente estava bastante comprometida como também havia dor de cabeça e dor na face, justamente pela dificuldade dos musculos funcionarem adequadamente.

Ao perceber desconfortos ou mesmo dor ao mastigar, não espere até a sua ATM chegar a um estágio como este acima, onde já começa a ficar difícil de solucionar. Quanto antes procurar um profissional experiente em patologia da ATM, melhor será as chances de ter o problema tratado a tempo.

Fique esperto!



Comentários postados (71)

tenho muita dor na face dificuldade para mastigar e ouros sintomas; fui a um dentista e ele me disse que era atm fiz raio x e uso a plaquinha mais utimamente tenho sentido muita dor no rosto as vezes paece que é dor de dente mas não é, é dor no rosto mesmo e muita dor de ouvdo gostaria de saber qual prvidéncia tomar

Vaneide

Disfunção da ATM é uma expressão genérica para muitas doenças diferentes que afetam a articulação da mandíbula. Assim, a principal providência a tomar é saber qual é exatemente o problema em suas ATM´s, pois sem isso, a plaquinha será apenas um pedaço de acrílico cujos efeitos nem sempre irão ajudar você a melhorar.
Leia mais sobre o uso das placas aqui:
Plaquinha resolve?
Placa miorrelaxante

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Eu apenas sinto minhas orelha estalar o que pode ser?

Josias, seria a orelha ou a articulação formada pela junta da mandíbula com o crânio, logo à frente do ouvido e que permite a abertura da boca?

Marcelo Matos

tbm estou com o msm problema Josias sinto as orelhas estalarem quando eu salivo e quando faço ingestão de alimentos

minha orelha esquerda fica estalando quando eu mastigo..
to muito preocupado..gente me ajudem

estou coom o msm problema Josias

Dr. marcelo
Sinto o Sr. como uma amigo distante e próximo ao mesmo tempo. Graças ao seu site, graças a Santa Internet, estou mais calma.
Qdo a DTM começou a atingir a mastigação e causar dores insuportáveis eu comecei a ficar insuportável, com todos. Qdo um cirurgião indicou a cirurgia entrei em desespero e fiquei mais irritada e insuportável. Trabalho com minha face, preciso de todos os meus movimentos orofaciais perfeitos e, se algo desse errado nessa cirurgia, minha profissão de fonoaudióloga iria acabar.Até a Santa internet mostrar o seu site. Pedi informações que foram respondidas em pouco tempo, procurei outro profissional, na verdade encontrei uma no SUS de Itatiba-SP onde moro, super competente e, que deu as mesma orientações que o Sr. havia dito: cirurgia em último, último caso mesmo. Agradeço a Dr. Thalita – SUS,que disse que não dá para falar em cirurgia sem radiografia, ressonância e outros exames complementares e que tem muito cirurgião que só pensa em operar mas que não fala que o pós operatório é complicadissimo, esta fez um encaminhamento para a Faculdade São Leopoldo em Campinas e em Janeiro marco a triagem e tb orientou que se eu puder fazer a radiografia e colocar a plaquinha já vai amenizar a dor. Sei que vai demorar, mas estou menos ansiosa. Agora vou estudar DTM e penso em fazer especialização nesta área, pois há poucos profissionais especialistas em DTM. Por isso, quero deixar um aviso: Tomem cuidado! Procurem outros profissionais antes de pensarem em cirurgia e pergunter ao Dr. Marcelo que ele responde.
Adriana Gonçalves

Oi Adriana,
Tudo o que voce relatou na sua mensagem eu sinto tambem.Eu ja não me aguento mais.Parece que a tristeza e o desanimo tomou conta de mim.Gostaria de saber se seu tratamento está tendo algum resultado.
Eu moro em Cachoeiro de Itapemirim ES a aqui aqui ainda não encontrei um profissional que solucionasse meu problema, estou sofrendo demais.Desejo de coração que voce tenha melhorado.

Dr. Marcelo eu queria tanto poder ir aí em Salvador pra voce me ajudar, infelizmente não tenho nenhum conhecido aí.Voce é um anjo enviado por Deus pra orientar à pessoas que sofrem tanto como eu.
Um forte abraço.

Olá Marilene, obrigado pelo elogio!

Se por acaso decidir vir a Salvador, estarei à disposição para lhe ajudar.
Apenas para você ter conhecimento, atendo muitas pessoas de vários estados do Brasil e até do exterior e, por isso, temos um programa de atendimento específico para quem mora longe. Se você tiver interesse ligue aqui para a clínica (71)3248-4434 e peça informações.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

oi Marilene,tambem tenho passado pelo problema( da dtm) e tem me incomodado muito.
também moro próximo a Cachoeiro e gostaria de saber se vc já conseguiu resolver seu caso por aqui mesmo no sul!se resolveu gostaria que me passasse o nome do profissional e contatos.
estou precisando me tratar o quanto antes.
agradecido.

olá Marilene,tambem tenho passado pelo problema da dtm e gostaria de saber se vc conseguiu tratamento por aqui pelo sul do estado mesmo,moro próximo a Cachoeiro.se a resposta for sim ,quero por favor te pedir que me passe o nome do profissional qe te tratou e seus respectivos contatos!agradecido
to precisando me tratar o quanto antes!
abraço!

olá se por acaso encontrou um profissional em Cachoeiro por favor me passe os contatos!tbm estou com dtm ,moro próximo a caxu e to precisando me tratar o quanto antes!obrigado.

olá,meu queixo esta com sensação de ardencia e na testa lado esquerdo tbm o que vvem a ser isto?alergia??

Ana Célia

Essa sua queixa não é das mais comuns e necessita uma avaliação cuidadosa para responder à sua pergunta. Sugiro procurar um especialista em dor orofacial para tirar a dúvida.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

o Dr. Tive uma carie muito profunda no meu dente, que ocasionou até a uma quebra parcial do dente;
o Estou realizando o tratamento de canal a mais de 02 meses com várias sessões, e tenho sentindo dores no próprio dente às vezes espontaneamente e na grande maioria das vezes quando em contato com o dente de cima. Porém realizei todos os tratamentos necessários nos meus dentes como: limpeza, remoção de tártaro e retirada de cárie, mas tenho sentindo constantemente dores nos dentes principalmente na mastigação, não consigo definir quais são os dentes que dói as vezes consigo identificar um o outro mas na sua maioria tenho sentindo dor em quase todos os dentes sendo que o dente com tratamento de canal é do lado esquerdo e as dores sentidas tem sido do outro lado. O que pode ser essas dores ? e tem alguma coisa em comum com o tratamento do canal?

Tamiris

Pode ser que sua dor não seja uma “simples” dor de dente, do tipo que se resolve com tratamento endodôntico. Em algumas pessoas, por vezes, acontece de uma lesão em um nervo (o tratamento de canal é um tipo de lesão do nervo do dente) provocar uma condição conhecida como dor neuropática, que pode se manisfestar de diferentes maneiras, inclusive em áreas distantes. Assim, sugiro que converse com seu dentista, se não seria o caso de incluir no seu tratamento um acompanhamento com um especialista em dor orofacial.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

estou com todos os sintomas de disfunção da ATM ao abrir a boca tenho medo de não conseguir fechar pois é esta impressão que tenho gostaria de orientação obrigada!

Gimessani

Não há outra alternativa que não ir em um especialista em dor orofacial e DTM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá dr. há dois meses venho sentindo dores no pescoço, nos ombros e na cabeça, sempre tive dores de cabeça, q pensava ser sinusite, mas fui ao otorrino e nao tenho. Agora a dor esta mais do lado esquerdo, tenho dor no ouvido esquerdo, atrás da orelha,dor ao mastigar, abrir a boca e as vezes estalo.O ortodontista me disse q tenho mordida cruzada, e preciso do aparelho. Será q com o uso do aparelho essas dores irão melhorar? pq ele nao me garantiu nada, nem q a mordida vai ficar normal,pela minha idade. obrigada e aguardo resposta

Bruna

O aparelho irá tratar a mordida cruzada, já as dores precisam ser investigadas e tratadas conforme o que for descoberto. Caso contrário as chances são de você terminar com a mordida corrigida e com as dores persistindo. Sugiro que procure um especialista em dor orofacial.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bom dia!

Ultimamente ando muito preocupada, há um certo tempo estou tendo esses sintomas. O que mais me incomoda é o ouvido que sempre estrala e faz um zumbido. Fiz o exame audiométrico e deu normal. Sinto que minha fala também está sendo modificada. E tenho 4 dentes internos que estão completamente sem espaço para nascer. O que faço?

Obrigada!

Carol

Se os estalos ocorrem quando você abre ou fecha a boca, e o zumbido tem flutuação da intensidade, pode ser que haja alguma relação com a ATM de modo que vale a pena dar uma investigada. Em que cidade você está?

Att.,
Marcelo Matos

Desde o começo de março venho sentindo dores do meu lado esquerdo proximo ao meu ouvido,principalmente quando vou me alimentar,é uma dor muito forte,e nos ultimos dias meu ouvido parece esta com surdao,sem contar que anntes doia so quando eu me alimentava,agora a dor passou a aparecer quase que o tempo tdo,sem contar que meu lado esquerdo aparenta inchaço.O que pode ser isso??

Junior

O otorrino precisa ser consultado para descartar infecções do ouvido, posteriormente um dentista especialista em DTM e dor orofacial para verificar se poderia ser uma disfunção da ATM.

Att.,
Marcelo Matos

Olá pessoal,

Quem souber por favor me tirem essa dúvida, estou em retratamento de um canal e há um mês depois que fiquei com a boca aberta por muito tempo custei a fecha-lá, depois daí começei a sentir dor e uma sensação de inchaço na glândula parótida e percebi que a cada 3 dias ela começa a incomodar, cheguei a pensar que fosse do dente, mas o dentista disse que não, fiz a tumografia pois suspeitavam que fossem o dente ciso, e foi descartado também, foi então que me encaminhou a uma patologista e ao diagnóticar disse-me que estou com disfunção de ATM, pediu que eu fizesse compressa quente com um pano durante 3 vezes ao dia e usasse uma placa para dormir, ainda nao estou usando a placa, pois acho que não seje esse problema. O que você acha?

Difícil, esses sintomas não são típicos de patologia ou disfunção da ATM. O melhor é buscar ajuda junto a um dentista estomatologista e, talvez, alguma especialidade médica que ele indique.

Att.,
Marcelo Matos

Bom dia Dr. Marcelo. Desde anteontem 19/05, venho sentindo uma dor discreta próxima ao ouvido esquerdo. Quando não estou movimentando a mandíbula, praticamente não dói, quando falo também não, a dor incomoda mesmo é quando bocejo e principalmente quando como. Ao mastigar, incomoda muito, e à noite parece que é pior. O senhor acha que isso pode ser uma disfunção da ATM? Se for, me diga qual seria o profissional especialista nisso e se o tratamento é caro. Desde já agradeço.

Helder

É bem possível sim que seja uma disfunção da ATM. Procure um especialista em DTM e dor orofacial ou outro que tenha experiência em patologia da ATM.

Att.,
Marcelo Matos

necessito urgente de um dentista nao tenho dente nao mastigo os alimentos…estou começando ter dores no estomago implante.

me atenda por favor te peço

Sônia, em que cidade você está?

nao consigo mastigar o alimento direito, e com isso como mastigando de lado,pareço um camelo,pareçe que nao tenho força na mandibola,espero resposta obrigado.

Gerson, a primeira coisa a ser feita é verificar se há alguma lesão dentro da sua ATM, pois se houver, a perda de força para mastigar está explicada.
Procure um especialista em DMT e dor orofacial.

Att.,
Marcelo Matos

Olá,

Inicialmente procurei um ortodontista para tratar de um desvio nos meus dentes ‘da frente’. Fiz o R-X panorâmico e apareceram os dentes do siso; optei por extrair os dois do lado direito, pois estavam quase saindo da gengiva por completo. Coloquei o aparelho ortodôntico fixo somente nos dentes de cima, pois para eu colocar nos dentes de baixo precisaria extrair o outro dente do siso agora do lado esquerdo. Foi então que tive de procurar outro Cirurgião Dentista. Mas, antes desse processo eu já reclamava de dores de cabeça que pareciam partir do ouvido, então procurei um Otorrino. O Otorrino solicitou exames, e os resultados foram normais. Procurei um Cirurgião Buco -Maxilo, e este solicitou exames completos de Hemograma e afins, e Tomografia. O Cirurgião me informou que a Proteína C-Reativa estava no limite (0,50) que demonstrava uma inflamação ativa na região da face; e a Tomografia apresentou uma alteração no Condilo, ele não está perfeito como o do lado esquerdo, e que eu teria de fazer uma cirurgia para corrigir, e nesta ocasião, já que eu estaria com anestesia geral, ele extrairia os dois dentes do siso.
Mas, antes de fazer a cirurgia eu gostaria de saber se há outra opção menos invasiva que possa corrigir ou amenizar essa dor facial que se acentua ao acordar.

Obrigada!

Karen

Eu não sei qual é exatamente seu diagnóstico, mas o que posso lhe dizer é que cirurgias de ATM possuem um risco elevado de sequelas e os resultados não são melhores que o de outras terapias menos invasivas. Eu por exemplo, até hoje ainda não precisei encaminhar um paciente para cirurgia que não fosse por tumor, anquilose e fratura grave do côndilo. Ou seja, essas deformações e alterações do côndilo podem ser investigada e tratada sem cirurgia na maioria das vezes. Minha sugestão é que procure um dentista que tenha experiência em patologia da ATM.

Att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo, Bom dia!

Desculpe estar tomando seu tempo, mas há anos venho sofrendo com este problema, desde 2005 quando fiz uma cirurgia para tirar as amígdalas, no mesmo mês, comecei a sentir dores, principalmente de um lado, essas dores só foram aumentando, tanto que sentia dores todos os dias, procurei o otorrino que fez minha cirurgia, o qual fez alguns exames e disse que não tinha nada de errado. Então comecei minha romaria, buscando outros médicos, como ortopedista, neurologista… Fiz diversos exames, como ressonância e outros, fiz fisoterapia na face,pescoço e nada ninguém respondia realmente qual era o meu problema.
Então procurei outro otorrino, que me indicou procurar um ortodontista. Coloquei aparelho em 2007, diminuíram um pouco das dores, mas em 2010 encerrei meu tratamento e retirei o aparelho, passei a usar a placa para dormir. Mas, mesmo assim continuo sentindo dores e nos últimos dias tenho sentindo estralar na articulação, dores de cabeça, na face, no ouvido e no pescoço… Então procurei outro profissional que está com meus exames, sendo que a minha ressonância é do crânio, mas inicialmente este profissional me falou do aparelho TMJ da Trainer. Outra coisa, nao entendo claramente como funciona seu tratamento, agradeço se eslarecesse melhor.

Responder

Ana Paula

O TMJ da Trainer é um dispositivo intra-oral de tamanho padrão. É como colocar roupa de um só tamanho em todo mundo e esperar que o caimento fique bom…
Além disso, o tratamento precisa estar alinhado com o diagnóstico, por exemplo, se sua ATM está com um ligamento rompido, como o dispositivo intra-oral irá ajudar a recuperá-lo?

A minha forma de tratamento envolve a detecção de todas as lesões, bem como a avaliação do quanto as lesões afetam o funcionamento da mandíbula e, a partir daí, estabelece-se uma série de metas voltadas para a correção da situação.

Att.,
Marcelo Matos

Olá gente, boa tarde!
Tenho problemas na ATM a mais de 1 ano, sinto muitas dores na região, travamento na boca, estalos ao mastigar. Como todos que sentem isso, sabem que incomoda bastante. Há 8 meses atrás fiz um espécie de lavagem, a Artrocentese, e isso fez que por alguns meses amenizasse a dor. No entanto, voltei a sentir as mesmas dores que sentia no inicio, de forma muito intensa. Voltei com o especialista buco-maxilo, o qual havia tratado antes, e agora fui encaminhada para outro especialista, o Ortodontista. Agora vou começar um tratamento, usar placa e devido a mordida desalinhada irei usar o aparelho. Hoje me sinto mais confiante, diferente de antes. Esse problema, além de dores, desconfortos, travamentos, nos atinge emocionalmente. Pois há muitos médicos que nos assustam quando falam de cirurgias, meu médico me afirmou que cirurgia só em último caso, e que o melhor a fazer é optar pelo tratamento clínico. E vale ressaltar que sejamos consciente do nosso problema, disfunção na ATM é coisa séria e na maioria dos casos não há uma cura e sim ameniza.
Já li tanto sobre DTM que já me sinto a vontade quando vou conversar com algum especialista, então não é algo novo para mim.
Parabéns pelo site Dr. Marcelo, é de grande importância para as pessoas que tem essa disfunção.
Atenciosamente,
Anielle Gonçalves

Olá,
Eu estou com dificuldades para mastigar a alguns meses e ouço um estalo próximo ao ouvido e dói muito se eu forçar fechar a boca. O dentista não levou muito a sério, disse para eu procurar um especialista. Marquei um ortopedista e vou fazer raio x para saber onde está o problema. Mas gostaria de saber como é um tratamento para voltar a mandíbula a funcionar normal?
Obrigada!

Gabrielle

O tratamento para voltar a mastigar normalmente depende de saber o que aconteceu com sua articulação. Na grande maioria das vezes é possível descomprimir e reposicionar a mandíbula, com dispositivos intra-orais que permitem a recuperação da saúde. Mas se houver doenças sistêmicas envolvidas, tudo muda.

Att.,
Marcelo Matos

Olá Dr Marcelo,

há 10 anos comecei minha peregrinação por consultórios odontológicos para solucionar o meu problema da ATM.

Sentia muitas dores e bruxismo, usei plaquinha para dormir por uns 8 meses.
Abandonei o tratamento.
Hoje já não sinto tantas dores (a não ser em situação de stress) no entanto, minha articulação está ME PREOCUPANDO MUITO!! Tenho dificuldades para falar, mastigar, escovar os dentes e etc, pois vivo com travamentos ao fazer aberturas. Nesse caso preciso deslocar a mandíbula para conseguir a abertura necessária.

Hoje, fui à dentista que ao ver meu problema de má oclusão, disse que primeiro eu preciso corrigi-lo para só depois pensar em tratar a ATM. Disse que a má oclusão pode estar comprometendo o funcionamento articular, e que minha mandíbula está “desnorteada”, sem guia.

Quando for tratar a ATM ela recomendou uso de placa inferior 24 horas só retirando para escovar os dentes.

Por favor Dr Marcelo, gostaria muito da sua opinião quanto ao meu caso.
Agradeço muitíssimo se puder me ajudar,

Isis.

Ressonância Magnética: (aberta e fechada)

Discreta irregularidade Cortical
Restante de estrutura óssea conservada.
Cavidades Glenóides de concavidade normais e simétricas.
Superfícies e espaços articulares preservados.
Côndilos mandibulares normalmente posicionados nas cavidades glenóides na situação de repouso.
Amplitude de movimentação dos côndilos mandibulares à abertura máxima da boca simétrica, porém pouco ampla bilateralmente.
Meniscos articulares sem alterações morfológicas, com discreto aumento do sinal em suas bandas posteriores.
Discreta luxação anterior do menisco direito, apresentando sua banda posterior ligeiramente anterior ao côndilo mandibular na situação de repouso.
Não observamos luxação anterior significativa do menisco esquerdo, observando na situação de repouso, que sua banda posterior situa-se imediatamente acima do côndilo mandibular.
No estudo dinâmico, há recaptura do menisco direito, estando a sua zona intermediária entre o côndilo e a eminência articular temporal. Nota-se também dinâmica habitual do menisco esquerdo estando a sua zona intermediária entre o côndilo e a eminência articular temporal.

Isis, via de regra a ATM precisa ser tratada ANTES da oclusão. Entenda que a ATM é a base (uma das principais, em realidade) de sustentação da oclusão, por exemplo, em pacientes com processo degenerativo nas ATM, a oclusão fica sempre instável… O ortodontista corrige a mordida e ela volta a se desalinhar. Assim, tentar fazer o inverso, corrigir a oclusão para resolver a ATM, é como construir uma casa sobre um terreno pantanoso.

Então, o que precisa ser feito é a identificação das lesões e o que as causou para estabelecer um tratamento que torne a ATM saudável, ou que, na impossibilidade disso acontecer, que controle as lesões. A partir daí, com a ATM sob controle, sim, pode ser corretamente procedido o tratamento oclusal.

Dê uma olhada no 1o. Termo Brasileiro sobre disfunção da ATM

Att.,
Marcelo Matos

Entendi Dr Marcelo. Me ajudou muito.
Obrigada,
Isis

Olá Dr Marcelo, mais uma vez gostaria de sua opinião.

Ontem procurei um outro profissional especialista em DTM e dor orofacial. Este, após uma análise geral, imagens e etc, chegou a um diagnóstico de DESLOCAMENTO DE DISCO COM REDUÇÃO.

Pergunto: esse diagnóstico é uma patologia???

Inicialmente ele me prescreveu um tratamento de exercícios diários (de abrir e fechar a boca). O intuito é ampliar a abertura da boca e ir pouco a pouco deixando de fazer a recaptura de disco, manobra que eu realizo o tempo todo quando preciso de uma abertura de boca maior.

Gostaria da sua opinião Dr Marcelo, quanto ao diagnóstico e o tratamento sugerido.

Grata pela atenção,

Isis

Isis

Você escreveu:

“Ontem procurei um outro profissional especialista em DTM e dor orofacial. Este, após uma análise geral, imagens e etc, chegou a um diagnóstico de DESLOCAMENTO DE DISCO COM REDUÇÃO.

Pergunto: esse diagnóstico é uma patologia???”

Isso é apenas a descrição de uma condição patológica, na qual o disco não está no seu devido lugar. No entanto o diagnóstico precisa ir além disso e saber o que deslocou o disco, pois diferentes doenças podem provocar este mesmo fenômeno.

E não, não uso esse tipo de exercício que tem por objetivo distender ainda mais os ligamentos e ampliar a abertura de boca, pois embora seja uma técnica há muito descrita na literatura científica, atualmente já se sabe que ela favorece o aparecimento de processos degenerativos.

At.te,
Marcelo Matos

Olá dr, faz uns 2 anos que estou tendo dificuldades pra mastigar , não tenho dor , porém não tenho força pra mastigar os alimentos e também influencia na fala, já estou fazendo tratamento com fono, porém não tem me ajudado muito, já fui a vários neuros , fiz vários exames e nada aparece,só noto que quando forço os dentes um contra os outros usando um pedacinho de borracha, consigo falar sem cansar a face , mas não consigo mastigar, qual especialista devo procurar , sou de Porto Alegre

Claudia, não perca tempo. Em Porto Alegre procure a Dra. Lídia Yavich e o Dr. Luis Daniel Mattos na Clinica MY http://www.clinicamy.com.br

At.te,
Marcelo Matos

ola.fiz uma cirurgia de glandula submandibular esquerda ja faz 4 anos e agora sinto fortes dores na cabeça no lado esquerdo nao consigo mastigar os alimentos de tanto que doi e sinto fortes dores no pescoço no lado onde foi retirada a glandula submandibular.oque pode ser isso..

Rosane

Se as dores tiverem começado logo após o procedimento há uma grande chance de ser uma sequela. Se só começou agora, pode ser que haja uma influência do procedimento, mas possivelmente haja outro componente misturado. Você pode, por exemplo, ter desenvolvido uma disfunção da ATM por agora, independente da cirurgia, mas que pode estar agravada em função da mesma. Você já foi em um especialista?

At.te,
Marcelo Matos

Doutor, quase sempre que eu mastigo do lado esquerdo, no mesmo momento, o meu rosto incha. Pelo que li na internet é exatamente toda a extensão da parótida. É tão impressionante que quem está comigo no momento, consegue perceber a mesma inchando e, se eu parar de mastigar, para de inchar. O que devo fazer. Já fiz vários exames, pois os médicos estavam achando que era cachumba, mas não é. Grata pela atenção!!!

Mailma

É uma queixa diferente realmente, mas existem algumas doenças e condições patológicas que podem produzir isso, por exemplo:
1. um sialolito (um tipo de cálculo salivar) pode produzir uma obstrução no ducto da parótida (por onde sai a saliva serosa). Nesse tipo de situação a saliva que é produzida quando a pessoa começa a mastigar não consegue sair e a glândula incha. Um médico de cabeça e pescoço pode avaliar essa hipóstese
2. Algumas condições neurológicas podem produzir sintomas estranhos nas glândulas
3. Certas cirurgias realizadas em áreas próximas podem produzir alterações nas glândulas…

Enfim, procure um médico e, talvez, um dentista especialista em estomatologia também.

At.te,
Marcelo Matos

Dr , hoje estava almoçando quando senti um desconforto muito grande na ATM , deu um estalo grande , nao consegui mais comer . Continuo sem conseguir mastigar , e , se tento fechar a boca e encaixar os dentes, doi bastante . Consigo abrir a boca , mas também doi . O que pode ser isso ? Qual especialista procurar ? Ao mexer a boca , nao sinto estralos . Obrigada pela atenção . Obs nunca tive nenhum problema desse tipo anteriormente .

Tânia

Procure um dentista com formação em patologia da ATM

At.te,
Marcelo Matos

Dr Marcelo, boa tarde! Estou com muita dificuldade para falar. Antes sentia muita dor como se o músculo estivesse sendo estirado. Doía até o tímpano. Fui ao dentista e ele me disse que era ATM. Estou usando a plaquinha a quase 2 meses e não vejo melhora. As dores aliviaram um pouco por conta de várias medicações, mas as dificuldades só aumentaram. Agora além da dificuldade enorme para falar, estou começando a ter problema para mastigar e também com o posicionamento da língua(não sei onde encaixar e fico “chupando” a mesma) e não consigo ficar com a mandíbula quieta, ela fica mexendo de um lado para o outro. Por conta disso tudo minha pressão está alta, tive crise de ansiedade e depressão. Ando angustiada e desesperada demais! Por favor, o senhor conhece algum especialista aqui no Rio. Gostaria de ir até ai, mas fica um pouco difícil. Ah esqueci de dizer que estou fazendo acupuntura e ontem fiz uma ressonância. Desde já agradeço a sua atenção!

Simone, infelizmente não conheço o trabalho de colegas do Rio ao ponto de me sentir seguro em te indicar…

Só mais uma coisinha que esqueci de mencionar, eu aperto os dentes à noite enquanto durmo! Obrigada mais uma vez.

Levei um tombo bati com o lado direito do rosto, esta emchado e eu nao consigo mastigar o que devo fazer.

Procurar um cirurgião buco-maxilo-facial para verificar se houve alguma fratura…

At.te,
Marcelo Matos

Boa noite, tenho uma disfunção desde 2011 procurei um dentista, senti que estava apertando muito na hora do sono, nunca imaginei que daria uma disfunção até que começei a sentir muita dor na mandibula, no ouvido e dores de cabeça frequentes, procurei até neurologistas, la ela mando eu procurar um psicologo e um dentista, até eu achar um especialista foi dificil, enfim procurei e achei, ele pediu pra eu tirar raios x, mando eu arrancar meus sisos, mais não adianto, ae pediu uma ressonância magnetica e nela constou que eu estava num nivel 4 da disfunção, ele disse que só tratamento cirurgico, porque deu um bico de papagaio, uma especia de joanete no meu disco ocular, e eu tenho 19 anos, queria saber se isso é normal na minha idade, e se realmente nesse caso só resolve a cirurgia. Muito obrigada, boa noite!

Dr Marcelo, o especialista em dtm pediu uma ressonancia, ele diz que existe um bico de papagaio e que só cirugia resolve, a cirurgia é a unica opção mesmo? tenho 19 anos e estou desesperada a 3 anos sofro com essa dor. Boa noite, obrigada!

Bárbara, tenho centenas de pacientes com “bicos de papagaio” ( é o que chamamos cientificamente de osteófito) e em dez anos de profissão nunca precisei recomendar uma cirurgia de ATM por este motivo, ainda mais considerando a sua idade. Minha sugestão é que procure outras opiniões pois realmente há tratamento clínico para a maioria das situações de disfunção da ATM.

At.te,
Marcelo Matos

Dr. Meu irmao caiu e bateu o queixo,fez um exame panoramico e deu sugestiva de fratura simples (completa). Fiquei super preocupada pois no raio x da pra ver bem nitido que ele fraturou, trincou.O que vc me diz disso.
Obrigada.

Waléria, muitos casos de fraturas de côndilo não precisam de cirurgia mas requerem alguns cuidados clínicos. Um cirurgião bucomaxilofacial certamente seria um bom profissional para se consultar e esclarecer o que fazer.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr ! Sofro com atm tenho todos os seus sintomas . Uso aparelho ortodontico e gostaria de saber se posso tratar a minha atm ao mesmo tempo que uso meu aparelho ou tenho que interrompe-lo ? . Tenho muitas duvidas pois a cada profissional que consulto tenho informações diferentes. Qual seria o profissional adequado para tratar o meu problema ? Muito obrigada pela atenção aguardo sua resposta.

Camila, existe formas de minimizar a dor da ATM durante o tratamento ortodôntico, mas como mencionei agora a pouco em outra resposta aqui no blog, é um “jeitinho” paliativo que não ira resolver o problema em sua essência.
O correto é investigar PRIMEIRO a ATM, para saber o que exatamente está errado e só DEPOIS fazer um tratamento ortodôntico. Isso porquê a ATM é como a fundação de um prédio e a oclusão (o encaixe dentário) que está sendo construída pela ortodontia, é como o prédio em si. O que acontece com um prédio construído com fundações precárias?
Se as ATM não estiverem saudáveis, a estabilidade dos resultados da ortodontia ficam comprometidos. São aqueles casos onde os problemas dentários ficam recidivando como esse o desse artigo que postei aqui no blog. A ortodontia, por sua vez, também não resolve os problemas da ATM: Ortodontia o que ela faz ou não pela sua saúde.
O profissional adequado, teoricamente, é o especialista em DTM e dor orofacial, mas tenha em mente que há uma grande variação na formação destes profissionais de modo que há muitas linhas de trabalho diferentes.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

DR Marcelo tenho este problema mas de alguns tempos pra cá dói todo dia toda hora é normal

obrigado

oi Dr.

Estou bastante pessimista e lendo o seu blog fiquei com menos expectativa de melhora. Ha 4 anos ao bocejar o maxilar `soltou` e logo voltou ao lugar. O dentista disse q com o aparelho eu corrigiria e entao usei por 3 anos. Desde entao, eventualmente sentia um estalo fraco mas nada mt frequente e sem dor ou mt incomodo. Ateh q logo depois de tirar o aparelgo, ha 6 meses, vem tendo uma piora e meu dentista dizia que iria melhorar com o tempo ateh q esta semana minha boca `travou` a semana td, destravando depois de 2,3 horas mas de sabado para domingo ficou travado o dia inteiro e uma dor insuportavel. Fui hj ao buco maxilar que foi super seco dizendo q o unico tratamento eh a placa e se travar de vez, a cirurgia por video, que fisio e essas coisas nada resolvem. Ao contratio do dentista que sugere fisio, placa, relaxante, antiinflamatorio. Nao sei em quem confiar..nao tenho mais vontade de comer e nao durmo direito…em 1 semana essa doenca teve um impacto tao forte na minha vida que nem sei descrever pq amo comer e falar e isso esta um tanto dificil … Voce tem algum medico que possa indicar em sao paulo? o que sugere ? vejo os seus comentarios sobre a cirurgia e os relatos de quem teve sequelas. Pra mim essa ATM estah vindo como uma sentenca de morte. Parece exagero mas o desanimo tomou conta e soh estou sofrendo mesmo ha uns 2,3 meses…

Michele, a primeira coisa é ter em mente que problemas da ATM tem tratamento! Leia também os relatos de sucesso que existem por aqui e verás que não é só de “problemas e sequelas” que se trata o blog.

Você pode estar nesse rol de pessoas que controlam ou se livram desse problema, mas para isso é preciso realmente descobrir o que causou seu problema, o grau de dano presente nas estruturas, o impacto no funcionamento dos músculos e a relação com seus sintomas, para então elaborar um tratamento sob medida para você. Não há receita de bolo quando o assunto é ATM.

Infelizmente, não tenho um nome para lhe indicar em São Paulo que trabalhe na mesma linha que eu.

Dê uma lida nesse texto aqui: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?

Atenciosamente,
Marcelo Matos
(71)3248-4434

estou com problema de dtm,tem me incomodado muito e precisando de um profissional no ES principalmente se for na região sul (do estado).preciso de tratamento logo.
agradecido.

Olá venho sentindo muita dor ao mastigar abrir e fechar a boca minha face doi e isso afeta meu ouvido fica dando uns estralos e dói bastante ate pra dormir mais isso aconteceu depois que eu extrai os 4 dentes siso pois eles estavam bem proximos ao nervo do ouvido sera que isso é ATM?
Aguardo resposta

Luana, eventualmente, a mandíbula pode ser forçada durante a cirurgia dos siso e desencadear um problema nas ATM, outras vezes é apenas um coincidência terem aparecido no mesmo período. Cabe ao seu dentista investigar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMAIS.com.br

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: