Clamídia, patologia da ATM e DST

Células Hella infectadas por chlamydia Trachomatis

Células HeLa infectadas por chlamydia Trachomatis em vermelho

A clamídia trachomatis ( Chlamydia trachomatis ) é uma bactéria extremamente nociva ao ser humano, freqüentemente adquirida por relações sexuais sendo uma das grandes causadoras de doenças sexualmente trasmissíveis (DST) como o linfogranuloma venéreo e uretrites. A chlamydia também é uma das principais causadoras de alterações no aparelho reprodutor das mulheres, sendo uma das grandes responsáveis pela infertilidade em mulheres jovens.  Para se ter uma idéia do impacto desta bactéria na sociedade, basta dizer que a OMS – Organização Mundial da Saúde estima que haja 90 milhões de novas infecções por ano no mundo, das quais 4 milhões ocorrem nos EUA, representando mais de US$ 2,4 bilhões de prejuízo para o sistema público de saúde americano, mas… O que tem essa bactéria a ver com as patologias da ATM?

A Clamydia é também conhecida por provocar danos em articulações do corpo!  Lesões da ATM tem sido associada à Artrite Reativa (uma doença reumática provocada por esta bactéria) desde 1989, sendo que dez anos depois, em 1999, foi confirmada a presença da clamídia dentro da ATM. De lá para cá muitos trabalhos científicos têm demonstrado que essa bactéria é capaz de lesionar os tecidos intra-articulares e desencadear uma patologia da ATM!

Eu tenho visto muitos casos de pacientes com lesões importantes das ATM´s  provocadas por estas bactérias, sofrendo há muito tempo com um quadro de dor que não melhora, simplesmente porque lhe foi receitado o uso de “plaquinhas” sem que fosse feita uma investigação detalhada do problema.

Investigar é a palavra de ordem quando se trata de uma patologia da ATM. Uma infecção por chlamydia é extremamente comum, até mesmo porque a maioria das pessoas que foram expostas à esta bactéria são portadoras assintomáticas e podem passar anos sem perceberem que têm um problema.



Comentários postados (121)

Tenho ATM e precisei ir ao reumatologista pois estava com um pé muito inchado, pelos sintomas o médico detectou que é uma artrite causada por bacteria, estou fazendo exames. Pode haver alguma relação da artrite com a ATM?
Desde já, grata pela ajuda.

Suzana, sim e como!

Infecções bacterianas na ATM são mais comuns que se pensa!

Att.,
Marcelo Matos

Olá Doutor Marcelo. Gostaria de tirar uma duvida que está me deixando receoso. Há dois dias atrás tive relações sexuais com minha namorada, sempre praticamos sem preservativo. Hoje ao ir ao banheiro senti uma leve ardencia ao urinar e antes da urina saiu um liquido de cor meio amarelado de minha uretra. Andei pesquisando muito, pois fiquei “encucado” com isso. Eu so tenho relações com ela. Não sei se conta essa informação, mas ela há pouco tempo teve um atraso na mestruação, até pensamos muito que fosse gravidez, mas o teste deu negativo. Será que isso pode ser Clamidia? Existe alguma forma de contaminação senão por meio do contato sexual? Fico muito agradecido se puder me ajudar Doutor. Obrigado.

Rondinelio

Esse tipo de dúvida será melhor tirada com um médico (eu sou dentista rsrs).

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Dr. Marcelo, gostaria de saber se é normal o que vem acontecendo na relação sexual entre eu e meu esposo. Nas preliminares ocorre tudo normal, como sempre iniciamos a relação com muitas carícias, sexo oral e muita criatividade, mas no momento da introdução, sinto que o pênis dele perde um pouco a ereção, e estou muito preocupada, pois isso já ocorreu em poucas vezes, mas nunca cheguei a perguntar o que esta acontecendo, por esse motivo peça a sua ajuda, preciso saber se isso é normal e qual o motivo. As vezes fico pensando que ele deve ter uma outra pessoa, mas ao mesmo tempo acho que não, pois temos uma vida sexual ativa, normal e de muita criatividade, oque esta acontecendo, o que pode ser?

Drika

Sou dentista e isso foge bastante à minha área de atuação profissional. Sugiro conversar com um especialista em sexologia.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

bom , eu peguei clamidea , eu so tenho relação com uma pessoa , e esta pessoa tmbm , so tem relação comigo , eu ja tratei a minha , mas minha parceira n , ja fazem uns 2 meses.
nos tivemos relação com ela sem o uso do preservativo ,
nela n apresentou nenhum sintoma da clamidea.
é possivel eu estar contaminado novamente , sendo que em mim n apresentou mais nenhum sintoma?

Bruno

Muitas pessoas podem se infectar e não aparecer sintomas. Algumas podem até ficar anos sem sintomas. Converse com seu médico.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Marcelo, fiz o exame de chlamidia trachomatis mas não entendi o resultado pois o IgG deu reagente mas resultado negativo e o IgM não reagente, já pesquisei sobre o significado de cada um e entendi mas não entendi como o resultado IgG deu reagente(negativo).

Vanessa

Os títulos de IgG podem permanecer altos por longos períodos após a exposição, até anos. Isso significa que há anticorpos contra o patógeno circulando no sangue. Alguns médicos consideram isso como estando “imunizado”, no entanto não dá para tirar nenhuma conclusão a não ser que você já foi exposta em algum momento no passado. Já a IgG indicaria uma infecção ativa, embora essa titulação só apareça por aproximadamente 15 dias após a infeção de modo que muitas infecções ativas acabam não sendo detectadas caso o exame seja feito fora desse período. Assim, para saber se você tem uma infecção ativa é importante que leve esses resultados ao médico que lhe acompanha para que ele possa considerá-lo em conjunto com outros estudos e testes clínicos e então determinar qual a natureza da infecção.

Att.,
Marcelo Matos

Dr Marcelo estou com um problema de degeneracao severo da ATM e meus exames para doenca auto imune deram negativo. Meu rosto esta bastante inchado de um lado a anos. Sera que pode ser degeneracao da ATM por bacteria. Sinto que tem Inflamacao. Qual exame que eu peco para o meu medico para detectar esse problema??? Obrigada

Fiz um tratamento com um um bucomaxilo depois de ser diagnosticado com DTM.Ele me propôs a usar essa tal placa durante um ano,sendo que paguei um preço considerável pelo tratamento,que para mim não adiantou em nada pois continuo com sintomas e agora apareceu uns barulhinhos como se fossem pedrinhas se mexendo.Sou do ES.Obrigado.

Sou uma senhora de 62 anos, trabalho com educação de ensino fundamental, estou só há mais de 4 anos. “Peguei” uma conjuntivite há mais de vinte dias. Procurei o CEMA entre outros lugares, para um tratamento. Continuo com o
olho direito quase do mesmo jeito do início, coceira, vermelhidão, lacrijamento, secreção…O tratamento inclui colírios e compressa de água fria.
Ontem estive no pronto socorro de hospital Monumento, pois volto às atividades dia 10. O oftalmo que me atendeu, suspeita de CHLAMYDIA,receitou Azitromicina e fiquei surpresa, pois não tenho contato sexual há mais de 4 anos…Isso é possível???

Mirna, sim, é possível. A bactéria chlamydia pode produzir infecção pelo contato de superfícies contaminadas com qualquer mucosa do corpo. Não é só via sexual, não. Siga o tratamento que o seu médico passou.
At.te,
Marcelo Matos

Olá, gostaria que você me tirasse uma duvida .
Estou namorando a um ano, e só faço sexo com ele e sem camisinha, estou gravida de 3 meses e ele há 2 meses vinha tendo muita ardência ao urinar , ele foi ao médico e ficou sabendo que podia estar com Clamídia .. Primeiro fez o exame e me deu um prazo pra eu dizer se u transei ou não com outra pessoa , assim que ele pegou o resultado terminou comigo, disse que só poderia ter pego de mim !!! Agora estou gravida e sozinha por causa de uma droga de doença que eu sinceramente não sei se ele é quem está mentindo ou eu que já tinha isso em mim a muitos anos !!! O que eu faço ? Existe algum exame que possa me livrar dessa culpa sem eu ter feito nada com ninguém . Algum exame que prove pra ele que ou eu já tinha isso a muito tempo, ou foi ele quem me traiu ??? Estou sendo culpada injustamente !

Thais

As pessoas podem ter a bactéria chlamydia por anos sem apresentar sintomas e, muitas vezes até sem aparecer nos exames. Alguns exames, como o IgG pode ficar positivo por anos depois da doença ter sido tratada. Além disso, muitos exames podem dar reação cruzada com outras espécias de chlamydia que não a trachomatis (que é a que normalmente é associada a doença sexualmente transmissível). Por fim, é possível pegar chlamydia sem ser por contato sexual, pois o contato das mucosas do corpo com qualquer superfície contaminada pode provocar a infecção.

O ideal é conversar com um médico especialista no assunto junto com seu parceiro.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr. Marcelo. Boa tarde!

Estou em duvidas pois meu médico me disse que em algum periodo da minha vida fui infectado pela bacteria clamidia, disse ele que por mais que eu não tenha sintomas e nem a doença, sempre que eu fizer o exame vai constar que e ja tive essa bactéria?
Outra coisa, essa doença pode causar dor nas articulações dos tornozelos?

Um abraço ….

João Marcelo

Sim, os marcadores de IgG para Chlamydia podem ficar presente durante muito tempo depois da infecção, e é preciso ter cuidado ao interpretar os resultados. E sim também para a pergunta seguinte, uma vez tendo sido exposto a essa bactéria, seu sistema imunológico pode desenvolver um tipo de reação auto-imune, que pode afetar as articulações do corpo. Isso é conhecido como artrite reativa.
Nos últimos anos, cientistas tem demonstrado que muitos casos de artrite reativa, em realidade são mantidas por infecção ativa subclínica, isto é, que não dão sintomas clássicos de doença infecciosa como febre, rubor, edema e pus. Estes casos são chamados de artrite reativa induzida por chlamydia.

At.te,
Marcelo Matos

Olá, Dr. Tenho 21 anos e estou sentindo dor na região pélvica, conforme pesquisa sobre o assunto, penso que pode ser relacionada à urina que não está normal. Me preocupei com a Clamídia e gostaria de saber se o exame de Colposcopia (ao que tudo indica NORMAL) indica a presença da bactéria. Caso não, quais exames? Se puder entrar em contato por email, agradeço muito!

Caríssimo Dr. gostaria de saber se o stress pode estar relacionado com o aparecimento de uma infeção derivada da bact. Clamídia. Ou seja, estando uma pessoa passivamente infectada, pode a bactéria ficar activa devido ao enfraquecimento sistema imunitário causado pelo stress?

Fico aguardando uma resposta sua.

Os meus melhores cumprimentos.

Nelson, isso é possível. Veja por exemplo as pessoas que possuem herpes podem passar muito tempo sem nenhuma manifestação e, em um período de estresse (emocional ou físico) voltar a manifestar o problema…

At.te,
Marcelo Matos

Dr. Sofro a uns 4anos de DTM mas só descobrir a uns 2 anos que é Dtm. Arranquei os 4 cizos uso placa tomo antiflamatorio nada cura. O principal é que no verão a dor aumenta. Será que tem haver com essa bacteria? Estou sentindo na perna direita também. Me ajude me mande por email quais exames posso fazer p diagnósticar essa bactéria. muito obrigado

Ola Dr.
Meu sogro esta a mais de 1 ano com sintomas de de repente começar a sentir frio e tremer sem parar,agora a visão dele começou a ficar inflamada e ate teve q baixar a habilitacão pois não estava enxergando de um dos olhos, e ninguem descobria o que era ate q foi em uma Dra que trabalha na capital de SP, e disse que era Clamydia, esta tomando remédio para visão, e ela disse q ele tem q parar de tomar o remédio pois esta fortalecendo a bactéria, fez exames de reumatismo e nada consta.Gostaria de saber e possível ser mesmo Clamydia. E ele sofre muito com a visão pois dói, os oftalmos pede exames, os reumatologista tb pedem os mesmo exames e ninguem,entra num acordo, e nem sabem como acabar com inflamação da visão.Muito Obridada

Adélia, difícil dar uma opinião até porque saí de minha área. Mas sim, é possível a clamídia dar sintomas, não parecer nos exames e deixar todos meio confusos. No caso do olho, mediação via oral nem sempre chega no tecido em concentração suficiente para eliminar a bactéria.

Dr boa noite,

Meu exame:
Chlamydia Thrachomatis IGG
Anticorpos IgG ANTI-chlamydia T. : 1/10
Valores de Referencia: 1/10

Chlamydia Thrachomatis IGM
Anticorpos IgG ANTI-chlamydia: Não Reativo
Valores de Referencia: Não reativo < 1/10

tenho Chlamydia?

Obrigada

Juliana isso é uma evidência de exposição prévia. Para determinar se está com infecção ativa essa informação precisa ser considerada em conjunto com vários outros dados de sua anamnese (entrevista), exame físico e outros exames complementares. Converse com seu médico.

At.te,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: