Travamento da mandíbula

Anatomia da ATM

Anatomia da ATM

Muita gente me escreve perguntando o que fazer porque a “boca travou” e não consegue abrir, portanto resolvi escrever este texto na tentativa de orientar melhor que está passando por esta situação.

O travamento da mandíbula com a boca fechada ou apenas uma abertura reduzida  é uma situação relativamente comum, algumas vezes provocando muita dor quando a pessoa tenta abrir de maneira forçada, mas em muitos casos pode não provocar dor.

Esses travamentos com a boca fechada podem ter muitas causas distintas: pode ser um trismo de origem muscular (escreverei sobre isso em outra postagem), pode ser uma anquilose ou artrofibrose, entre outras, mas uma das causas mais comuns, é quando o disco articular, uma espécie de menisco, que existe entre um osso e o outro da articulação (é o que aparece em azul no desenho acima) se desloca de sua posição e se transforma em um obstáculo ao movimento da articulação, uma espécie de trava.

Muitas vezes, o travamento acontece depois da pessoa sentir uma dor forte, que pode eventualmente até passar rapidamente. Isso acontece quando algum dos ligamentos que sustentam esse disco no lugar, foi distendido ou rompido, e assim como ocorre em outras articulações, é normalmente bastante doloroso.

Antigamente, um dos tratamentos mais recomendados para essa situação era a realização de manobras para recuperar a abertura da boca, de maneira que a abertura era  forçada gradualmente com os dedos, as mãos ou espátulas, enquanto o profissional minimiza  a dor com bolsa de gelo ou spray frizante.  Recentemente essa técnica foi “reinventada” utilizando-se uns dispositivos mecânicos que lembram um macaco hidráulico que utilizamos para levantar o carro e trocar o pneu.

Dispositivo mecânico para abertura da boca

Dispositivo mecânico para forçar a abertura da boca

Esse tipo de técnica era bastante utilizado no século passado e partia do pressuposto de que esse alongamento forçado, terminaria de afrouxar o ligamento, produzindo a longo prazo uma formação de um tecido no lugar do disco.

Atualmente sabemos que essa técnica, seja feita com os dedos (a chamada manobra bidigital) ou por uma “mini macaco hidráulico”,  nada mais faz que romper ou distender os ligamentos internos e produzir ainda mais danos à articulação. Se por um lado é fato que a dor ao abrir a boca melhora e a pessoa passa a abrir mais a boca, por outro, cria todas as condições necessárias para o estabelecimento de patologias ainda mais graves, como a osteoartrose, e o aparecimento ou agravamento  de outras dores, que não na região da própria ATM, especialmente a DOR DE CABEÇA e certas DORES CERVICAIS.

Para quem já passou por muitas tentativas de tratamento deste tipo de travamento da mandíbula ou tem a abertura da boca limitada é importante saber que existe tratamento corretivo da ATM, sem cirurgia,  que recupera o funcionamento do disco articular e a abertura da boca sem correr o risco de agravar o problema e produzir uma osteoartrose.

Fique esperto.



Comentários postados (341)

Oi queria saber este dispositivo mecânico pata abrir a boca tem para vender?

Bom dia Doutor !
Eu tenho asma e em funçao disso, uso bombinha e hoje bem cedo fui usa la, abri a boca (uma abertura normal) e quando fui fechar fez um barulhinho e dai entao, esta doendo quando abro ou quando engulo algo, doi um pouco mais pra baixo da orelha e é uma dor chatinha.
Mais estou abrindo e fechando normal.
Por favor, oque pode ser isso?

Karina, procure um dentista especialista e ATM que possa lhe fazer uma avaliação, pois o que você descreve pode ser sinal de algum dano em sua articulação temporomandibular (ATM).

At.te,
Marcelo Matos

Boa noite Doutor. Eu tenho um problema que nao sei se de alguma forma se enquadra com o assunto porque nao foi algo que me aconteceu mas sim uma caracteristica minha. A abertura da minha boca é muito pequena, tem cerca de 28mm. Isso tem soluçao?

Obrigado

Cláudia, há várias razões para essa limitação de boca, desde problemas na ATM até problemas no processo coronóide, que é uma estrutura óssea fora da ATM, passando por problemas musculares, dentre outros. Assim, para responder sua pergunta, você precisa se consultar com um profissional.

At.te,
Marcelo Matos

Dr 4 dias atrás eu acordei com meu maxilar travado eu ñ podia abrir a boca q já doía nem engolir saliva dava mais eu fui acabei engolindo a saliva aí doeu mais ainda agora toda vez que eu acordo eu acordo com meu maxilar travado doendo vc pode me explica o motivo dessas dores obrigado pela atenção!!!

Max, o motivo mais comum dessas dores e travamento são lesões internas da ATM. Procure um profissional competente na área de DTM ou patologia da ATM para te ajudar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bom dia dr, terça feira passada fui ao dentista retirar o dente siso do lado direito, no mwio da cirurgia o sugador quebrou, e a doutora remarco a cirurgia, nao consigo abrir minha boca pra nda, estou quase uma semana de jejum, ela mandou eu fazer exercicios com o dedo mais nao da doi cada vez mais, doutor me ajude, estou com medo de nao abrir minha boca mais

Mariana, esse é o tipo de situação que você e sua dentista precisam se comunicar constantemente. Cobre dela assistência e siga as recomendações.

At.te,
Marcelo Matos

Qual o especialista que trata da ATM e DTM?

Elmira, na odontologia é o especialista em DTM e dor orofacial.

At.te,
Marcelo Matos

Oi dr marcelo faz 5 meses que minha boca travou abre só 1 dedo estou me tratando com especialista o unico aqui da cidade mas ate agora nao tive melhora alguma as dores estao cada vez maiores estou sofrendo dmais ele ate agora nao me pediu exames só faz essas manobras e massagem acho que ele nao esta fazendo correto pois só estou piorando forao gasto que émto alto oque o dr acha?nao existe uma cirurgia? pfr responda.. dsd ja obgda

Alessandra, sim existe cirurgia. Converse com cirurgião bucomaxilofacial se quiser saber mais sobre essa questão.

At.te.,
Marcelo Matos

Ola muito interessante seu texto. Dia 03.01.14 fiz a retirada de quatro dentes do siso e sofri muito durante a retirada pois tenho bruxismo ou desgaste da mandíbula ai dois dias depois não consegui mais abrir a boca já faz uma semana que estou assim sinto muita dor e uma pressão que parece que minha boca vai explodir, não sei mais o que fazer… estou bem preocupada será que vou abrir a boca normalmente de novo ou vou ter que passar por algum tratamento? obrigado

Charine, é preciso verificar por qual motivo ocorre o travamento… Uma lesão na ATM? Uma tendinite temporal pós-cirúrgica?
Cada uma tem uma maneira distinta de ser tratada.
At.te,
Marcelo Matos

Tipo doutor eu tenho a mandíbula muito mole desde pequena, só que nunca saiu do lugar nem nada, agora eu com 18 anos tá saindo do lugar, quando eu como, ou fasso algum esforço, até dormindo sai as vezes, tipo que trava ai não consigo abrir a boca ):, oq de ve ser isso?

Boa Tarde,

Estou um pouco desesperada, pois tenho ATM, estou precisando fazer canal urgentemente, senão perderei o dente.

Acontece que eu não consigo ficar com a boca aberta e vira e mexe dá uns estalos… isso me dá muito medo de deslocar de vez.

Queria saber se a sedação com óxido nitroso ou a anestesia endovenosa adiantariam para eu conseguir fazer este procedimento e queria saber tambem se não tem risco, depois que passar a anestesia, da mandibula sair do lugar ou ficar mais travada, devido ao tempo que ficou aberta.

Muito Obrigada.

Olá Dr! Neste final de ano tive uma dor forte com travamento do maxilar, porém, logo após voltou. De vez em quando faz um barulho e parece q esta saindo do lugar. Estou com medo. Como faço para tratar deste problema? É com dentista? Por favor, me ajude. Obrigado.
Ah tenho 40 anos e há uns 15 anos atrás, uma dentista comentou q meus ossos do maxilar eram muito fininho e q parecia estar desgastados, que um dia poderiam soltar da minha boca, acho q foi mais ou menos assim.

boa tarde! to sofrendo muito meu pai teve uma queda a uns 18 dias atras e depois de uns 7 dias da queda travou a boca ja levei num monte de medicos e eles não dizem nada estamos em desespero por que ele não come e nem fala mais nada … pesquisei aqui e vi essas informações queria saber se tem como me ajudar em alguma coisa.. tenho medo do meu pai não falar mais.. obrigada.

gente estou a um mes abrindo somente 2 dedos de abertura na boca, aconteceu depois de uma visita a um dentista,as vezes derrubo a comida da colher pq nao abro a boca, pareco ate um palhaco, sera q com o tempo volta?, (nao quis ler todos esses comentarios), to com vergonha de ir no restaurante e fazer fiasco, e por cima converso mt pouco, axo q nao estimulo os musculos o suficiente, me deem uma dica!!

Olá. Passei pelo mesmo problema. Não se desespere! procure um especialista. No meu caso, realizei fisioterapias e placas para usar de dia e ao dormir. Fiz o tratamento com o Dr. Marcelo e estou bem.

Dr. Fiz uma cirurgia para a retirada dos sisos inferior e superior do lado esquerdo. O siso inferior estava deitado e incluso. A cirurgia durou cerca de 1h30 e no pós-operatório inchou muito e quando tentava abrir a boca não conseguia e doía muito. O dentista me passou um relaxante muscular e exercícios de abrir e fechar a boca o máximo que pudesse, porém já se passaram duas semanas que fiz e ainda não consigo abrir mais de 2 dedos a boca e dói muito quando tento. Não estou tomando mais remédios e o dentista diz que é normal. A sensação é horrível e gostaria de saber se espero mais um tempo pois isso realmente é normal e vai passar ou procuro outro profissional para avaliar a situação?

Manu, tanto pode ter ocorrido uma lesão na ATM durante a cirurgia (a mandíbula pode acabar sendo forçada algumas vezes durante o procedimento) ou, como é mais frequente, pode ter ocorrido uma inflamação no tendão do temporal, que é um músculo que se insere próximo aos sisos inferiores e que pode ter sido lesionado durante a cirurgia ou mesmo na anestesia.
Quando é por conta do tendão, o trismo pode melhorar com remédios ao longo de duas ou três semanas, mas se for da ATM pode precisar de mais alguns cuidados. Converse com seu dentista e, se for o caso, peça a ele para indicar um colega especialista em DTM para lhe acompanhar.

At.te,
Marcelo Matos

Ola
Ola
depois da extração de um dente do siso nao consigo mais abrir a boca, so abre 15 mm, o buco maxilo diz que pode ser deslocamento de disco sem redução, os exames de ressonancia ainda não ficaram prontos, mas se mesmo isso há tratamento sou só resolve com cirurgia?

Olá Tati, sim, pode ser que haja um deslocamento de disco como afirma o seu dentista, mas também pode ser um trismo causado por inflamação no tendão do temporal, que é um músculo que se insere próximo aos sisos inferiores de modo que muitas vezes é afetado durante a cirurgia (quando a cirurgia é no siso inferior). Converse com ele essa possibilidade também.

At.te,
Marcelo Matos

dr me ajude to sentindo uma dor horrível não consigo abrir minha boca, doí para comer,falar escovar os dentes sorrir e doí o ossinho perto meu ouvido, qual médico tenho que procurar vou para uma emergência ou procuro algum especialista não aguento mais

se puder me mande um e-mail me informando o que devo fazer estou desperada

Josiani, não há outra recomendação senão procurar um dentista especialista em DTM ou um clínico que tenha experiência em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Então Dr. Comecei a sentir minha boca travar a um ano, porem ela travava e voltava logo em seguida. Porém Quinta feira passada travou e n voltou. Fiz compressa d água quente na noite e tomei um relaxante muscular, dormi quando acordei tudo normal tinha voltado consugui abrir normalmente a boca porém travou minutos após eu acordar. E assim estou sentindo dor dependendo da forma q mastigo e abro a boca. Com qual especialista devo procurar? Quando eu comecei a sentir isso procurei meu dentista e ele me disse q isso era algo normal, então deixei isso p la. Porem agravou após minha extração do siso. Desde ja obrigada!!

Samila

Isso é uma instabilidade articular indicativa de que os danos que você provavelmente possui em algumas estruturas internas da ATM podem estar avançando. O profissional que você deve procurar é o dentista especialista em DTM (disfunção da ATM ou disfunção temporomandibular) ou que tenha formação em patologia da ATM.
Não, isso não é nem normal, nem sadio.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

OI DR. BOM DIA ,TD BEM? ESTOU DESESPERADA ,POIS EM ALGUMAS OCASIOES QUANDO EU ABRO A BOCA DE SONO , MEU MAXILAR OU A BOCA TRVA E NAO CONSIGO FECHA-LA , TENHO QUE FORÇAR MUITO , E HJ CEDO FOI PIOR , ACORDEI , ABRI A BOCA DE SONO E TRAVOU MUITO E EU NAO CONSEGUIA FECHA-LA , QUANDO EU OLHEI NO ESPELHO PARA VER SE EU CONSEGUIA FECHA-LA ,VERIFIQUEI QUE MINHA LINGUA ESTAVE ESBRANQUIÇADA ,SEM A COR VERMELHA NORMAL DELA , SERA QUE É POR EU TER FICADO UM TEMPO COM A BOCA TRAVADA , QUE FEZ A LINGUA FICAR SEM COR ? ESTOU COM MEDO DE OCORRER NOVAMENTE , O QUE FAÇO ? OBRIGADA .. ATT: CRISTIANE

Olá Cristiane de Carvalho

Esse travamento está associado a dois fenômenos, o primeiro a amplitude de excursão de seu côndilo e o segundo a forma de certos músculos seus funcionarem quando isso acontece.
Quando os músculos produzem um espasmo no limite do movimento, o côndilo passa de uma estrutura chamada “eminência articular ou tubérculo” e permanece fora do local correto do encaixe.

Não precisa se desesperar, pois para isso existe tratamento. Marque com um especialista em DTM ou que tenha formação em patologia da ATM para fazer uma avaliação cuidadosa da situação.

Atenciosamente,
Marcelo Matos
P.S. Escrever em caixa alta na internet equivale a falar alto ou gritar, o texto fica desconfortável de ser lido.

Dr. Minha maxilar sempre travava, mas eu a empurrava com os dedos e ela voltava ao normal, esses dias um lado da minha boca travou completamente e quando eu tentava abrir, sentia uma dor desde o pescoço até atrás da orelha e minha maxilar doia muito e ontem travou os dois lados e nao consigo mais abrir a boca. Oque pode ser ?

Henrique

Esses são sintomas de problemas com os discos articulares. Você precisa ir em um especialista em DTM o quanto antes.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Fiz duas cirurgia de siso do lado esquerdo, já faz alguns meses, agora sinto dores no rosto do lado esquerdo dói o pescoço o ouvido, e eu sou cantora tenho sentido muita dor quando canto e depois, o que faço ta complicado. Desde já obrigada!!!

Mirian, procure um especialista em DTM e dor orofacial e peça para ele verificar se houve algum dano em suas ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa Noite Dr. Marcelo.
Alguns meses atras a minha mandíbula começou a estralar e com o estralo sentia algumas dores. Depois de certo tempo esses estralos passaram e não senti mais nada, sendo que alguns meses atras a minha mandíbula começou a travar quando abro e não consigo fechar, quando eu consigo fecha-lá doí muito. Alguns dias atras aconteceu esse travamento novamente e sinto dores mesmo com a boca fechada, é uma dor suportável mais incomoda até no momento da fala essa dor aumenta. Quando como eu sinto o estralo e uma dor no ouvido fazendo um barulho chato. Dr. gostaria de saber qual especialista devo procurar?

Att,

Natália Gois

Natália Gois, creio que você tenha cometido um erro muito comum entre os pacientes: pensar que a ausência de estalos e dor é sinal de que está tudo bem.

Quando os estalos desaparecem, as chances são de que o dano às estrutuas internas tenham AUMENTADO, não diminuído. Explico: o tipo de estalo mais comum é o do disco retornando à posição ao movimentar à boca, especialmente ao abrir (esse tipo de estalo é chamado de estalo de redução ou de recaptura do disco), de modo que quando volta a encaixar os dentes, o disco volta a sair do lugar. Quando ele deixa de estalar o que acontece é que os danos aos ligamentos e à própria estrutura do disco avançaram e ele não consegue reduzir/recapturar mais. Muitas vezes isso é precedido de estalo mais forte e doloroso que marca essa passagem de uma etapa a outra. Outras vezes, essa passagem é mais silenciosa e os estalos vão desaparecendo aos poucos… De um jeito ou de outro, as pessoas costumam pensar que estão melhores, mas o problema simplesmente está avançando para um estágio seguinte que pode evoluir com sintomas como aparecimento ou agravamento de dor de cabeça, que normalmente é confundido com uma cefaléia tensional (primária), crepitação (ruído de “areia” na articulação), rangido e desgaste nos dentes, dores no pescoço…

O correto é você procurar um especialista em DTM ou com formação em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

estou com dificuldades para abrir a boca, não cabe um comprimido de amoxilina por exemplo… estava tomando nimesulida, mais o medico mandou suspender para tomar amoxilina, ( de oito em oito horas)… já vai fazer mais de quinze dias! e estou com dificuldades para me alimentar, bocejar, e até falar…
peço que me passe uma orientação, ou exercício para que volte os movimentos da minha boca (mandíbola) para consultar o dentista,pois isso aconteceu depois de uma inflamação no ciso, com isso veio as complicações: dores de cabeça, febre, garganta inflamada e até dor no ouvido! aguardo sua resposta! obrigado.

Félix, se ocorreu após uma infecção do siso, é possível que tenha ocorrido uma infecção do tendão do músculo temporal, que resulta em trismo (travamento). Em casos assim, é preciso procurar um especialista em DTM ou com experiência em patologia da ATM, pois há pouca coisa que você possa fazer sozinho…

Atenciosamente,
Marcelo Matos

DR cair de moto e estava sem o capacete bati com o lado da minha cara e quebrei osso perto do olho mais isso foi resolvido, e como minha cara estava muito inchada nao deu pra perceber que minha boca nao estava abrindo completamente e nao esta, oque você acha que pode ser isso?

Marcos, o mais provável é que seja uma sequela do acidente também, pois danos às estruturas internas da ATM são muito comuns neste tipo de situação…

eu tenho uma pergunta eu abro a boca mas não posso ficar muito tempo com ela aberta devido a gastrite e refluxo e tenho que fazer um canal será que dá para fazer?pois tenho que ficar muito tempo com a boca aberta.

Jussara, não lhe parece lógico ir atrás de resolver o problema com a abertura da boca? Pois isso pode estar relacionado a uma patologia da ATM.
Se o dente que necessita do tratamento de canal está numa situação de “emergência”, converse com o endodontista (especialista em canal) para ele trabalhar em conjunto com o especialista em ATM.

At.te.,
Marcelo Matos

Dr.Já faz muito tempo que meu maxilar trava. mais ou mnenos uns dois anos,só que dessa ultima vez a dor foi bem maior e está muito inchado e estou tendo dores de cabeça e dificuldade de abrir a boca.pode ser grave? o que eu devo fazer?

Doutor: Vai fazer uma semana que acordei a noite com uma dor intensa na boca, não conseguindo abrir muito, bocejar e comer normalmente. Fui a um dentista que indicou tomar remédio pra dor. Tomei e acalmou mas depois desse fato sinto estalos de vez em quando e dor não muito intensa próximo da orelha, meus dentes ficaram desalinhados. O que pode ter ocorrido? Tem tratamento? Obrigada

Laiane, estalos são indicativos de problemas estruturais e a dor é um alarme do corpo sinalizando que algo não vai bem. Assim, procure um especialista que avalie suas ATM para saber se há algo errado com elas.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr,Pra encontrar um especialista em ATM,tenho que ir numa clínica odontológica?

Italo, de um modo geral, sim.

Dr. a algum tempo sempre quando ia me alimentar o maxilar estralava, nunca me preocupei, de um tempo pra cá senti uma dor e depois já não conseguia mais abrir muito a boca e quando bocejo causa uma certa dor por não conseguir abrir muito a boca, o que poderia ser isso? Tem solução?

Sabrina, os estalos frequentemente indicam a presença de lesões nos ligamentos que sustentam os discos articulares. Quando ocorre uma dor e travamento súbitos, é sinal que a situação se agravou e chegou em outro estágio. Esse tipo de progressão é comum em vários subtipos de artropatias temporomandibulares que levam o paciente a terem sintomas que são apelidados de “DTM”. Assim, para responder oque poderia ser isso, eu precisaria investigar o seu caso pessoalmente.

Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br

Dr, acordei com o lado direito da boca travado, não consigo abrir toda a boca nesse lado, quando tento sinto uma pequena dor, pode me ajudar?

Nadja, a melhor ajuda é você ir em um profissional que possa verificar o que houve.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Doutor,
fiz uma cirurgia para retirar os sisos, os dentes debaixo nasceram deitados, ambos estavam com a raìz em cima do nervo, 2 meses após a cirurgia meu maxilar começou a travar, desde abril estou com esse problema, percebo que nos dias mais frios fica pior, ele trava mais ainda. Todos os dias quando acordo tenho que entortar meu maxilar todo para o lado esquerdo para ”destravar”.

O que faço? Tenho que passar por outro cirurgia

Isabel, às vezes, durante a cirurgia ocorrem algumas lesões na ATM devido ao esforço aplicado na mandíbula. Outras vezes, o travamento é em função de outro problema se desenvolvendo simultaneamente na ATM.
Portanto, procure um dentista especialista em DTM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa Noite tenho so 12 anos eu acho que desloquei minha boca sla eu to com medo o que eu faço ? :(

Vanessa, procurar um dentista especialista em DTM imediatamente.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: