Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM

Frequentemente recebo e-mails ou comentários aqui no blog, mencionando um tipo de situação que é a seguinte:

A pessoa faz um tratamento ortodôntico mas que no decorrer do mesmo desenvolve sintomas de uma disfunção da ATM.  Ao relatar ao dentista, este entra com um tratamento à base de  remédios, compressas e exercícios, eventualmente algum tipo de placa oclusal também e, em muitos casos, o paciente até melhora. Posteriormente, ao retomar o tratamento ortodôntico, os sintomas da DTM retornam e o paciente fica confuso ou mesmo angustiado.  O que acontece em casos assim?

Bom, em casos assim, o que ocorre é que o problema foi tratado apenas de maneira paliativa, enquanto que as alterações patológicas que levaram à DTM continuam progredindo. Muitas vezes, o dentista até identifica alguns problemas através de exames de imagem, como ocorreu no caso do link no início desta postagem. Entretanto, tradicionalmente no Brasil, o foco do tratamento da disfunção da ATM é o controle da dor e esse é apenas um dos aspectos  dos distúrbios da ATM que devem ser considerado. Há outros mais.

Não há problema em tentar controlar a dor com remédios, exercícios, etc., entretanto essa abordagem não deve substituir a pesquisa do diagnóstico do problema. Por exemplo, se na situação descrita acima, a paciente desenvolve um processo degenerativo nos côndilos da ATM, como é que esses recursos de controle da dor influenciarão o curso da doença? Será que ajudará a conter o avanço do processo ou o efeito será indiferente? Ou pior, e se contribuir para o aumento das lesões?

É nesse ponto, que investigar em termos de PATOLOGIA da ATM se faz necessário. Aliás, esse tipo de investigação deveria ter sido feita ANTES do início da ortodôntia, afinal, já é bem conhecido na Odontologia, o fato de que um processo degenerativo na ATM conduz a uma instabilidade oclusal importante, muitas vezes provocando a recidiva de problemas como mordida aberta e retrusão mandibular. Nesses casos, o que estiver acontecendo nas ATM´s poderá ser bem limitante para o sucesso da ortodontia.

Na figura abaixo, pode-se ver um caso de mordida aberta desenvolvida em paciente que já fez ortodontia mas não foi tratada a lesão da ATM. A ressonância magnética da ATM (logo em seguida) mostra um acentuado processo degenerativo articular com lesão da estrutura e posição do disco.

Moridada aberta em paciente que já fez ortodontia mas não foi tratada a lesão da ATM

Um exemplo clássico para a situação em questão, são os casos de pacientes que possuem alguma doença reumática de base (ou apenas uma tendência genética) mas que aparece com os sintomas no meio do tratamento ortodôntico. Se essa condição é diagnósticada corretamente, as limitações do resultado do tratamento incluindo aí a limitação do controle da dor, poderão ser esclarecidas ao paciente bem como toda a programação terapêutica pode ser modificada, afinal é uma grande ingenuidade  proceder um controle da dor com remédios e excercícios e achar que isso será o suficiente para “resolver” o problema e terminar o tratamento ortodôntico.

Ora, a própria medicina tem suas limitações para controlar processos degenerativos articulares causados por doenças reumáticas, como é que isso poderia ser tão simples na odontologia? Aliás, não seria! E o problema irá retornar e por a perder todo o trabalho do ortodontista!

Além disso, estando o paciente ciente das limitações do caso, ele não terá expectativas além daquelas realmente possíveis de serem atingidas, evitando desconforto, angústias e tritos no relacionamento com o dentista.

Por outro lado, se esse processo degenerativo do exemplo da situação criada aqui nesta postagem for causado por algo não tão complexo como uma doença reumática, a exemplo das sequelas pós-traumáticas, a correção biomecânica e funcional da ATM poderá ser menos limitada e a ortodontia poderá ter uma estabilidade muito maior, mas de igual forma, o tratamento não será apenas o controle da dor.

Portanto, sinais e sintomas que aparecem no decorrer de um tratamento ortodôntico não deve ser negligenciado. Em realidade, se um paciente já tiver tais sinais e sintomas, nem deve ser iniciado um tratamento ortodôntico até que se tenha compreendido, controlado ou estabilizado o quadro patológico da ATM.

Fique esperto!



Comentários postados (83)

Obrigado DR.

oi doutor :)
Muito legal seu site!
Tenho protusao maxilar e protusao mandibular
Uso aparelho ha 11 anos e tenho dtm,
ma oclusao, classe I esqueletica
tenho fortes dores de cabeca, estalos e a minha mandibula trava (aconteceu umas 5 vezes nos ultimos 2 anos)
Todos os orto que ja fui falam que aparelho resolve mas continuo com a mordida torta e todos os buco que vou dizem que so com cirurgia para resolver….
a minha duvida eh a seguinte:a ma oclusao eh a causa (ou pode ser) da dor que sinto na atm? Se sim, a cirurgia ortognatica pode resolver meu problema? (visto que perdi a fe nos tratamentos ortodonticos,minha mordida continua errada:P)
Se puderes, responde?
Grata.
hh

Karen

Você perguntou:

a ma oclusao eh a causa (ou pode ser) da dor que sinto na atm?

Não tenho como lhe dizer pois isso depende de uma avaliação pessoal, entretanto estatísticamente, o mais provável é que os problemas oclusais sejam uma consequência de uma alteração das ATM´s e não a causa. Mas não é impossível. De igual maneira, alteração da posição a língua, padrão facial, genética e hábitos deletérios também podem ser causadores de problemas dento-esqueléticos/oclusais, mas não tenho como afirmar nada a respeito do seu, em particular.
Quanto à cirurgia ortognática, certamente se um bom cirurgião bucomaxilofacial te avaliou e chegou a conclusão que seu problema oclusal pode ser solucionado via cirurgia, é provável que ele esteja certo (afinal foi ele quem te avaliou), mas isso não atuará necessariamente, na gênese do problema na ATM.
Na dúvida, vale a pena conversar abertamente com seu dentista ou buscar outras opiniões.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

oii doutor..
tenho problemas de oclusão…ja percorri em vários medicos..
ja fiz vários exames, é só de um lado a disfusão, onde o especialista disse q criou uma casinha, por isso que faz barulho qndo abro e fecho a boca, e meu osso está normal, não está desgastado.
usava uma placa para relaxar,mas foi feita errada, pq acordava sempre cm a boca trancada.
Se saio a noite e falo muito, minha boca tranca e não consigo mais abrir toda, pior que sinto muita dor de cabeça, e é dificil acar um remédio q passe a dor, o que voce da p passar a dor pros seus pacientes??
agora estou usando aparelho pra acertar a mordida, será q vai resolver???

obrigadaa

Ana Paula

Muitas vezes os problemas oclusais são consequências do que acontece dentro da articulação da mandíbula, de modo que primeiro é preciso tratar a articulação e somente depois é que se alinha os dentes para “acertar a mordida”.

Para passar a dor, o que você precisa fazer é descobrir o que está de errado na articulação e nos músculos relacionados a ela. Feito isso, é possível tratar o problema e resolver ou melhorar a dor. É isso que faço com meus pacientes.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá doutor…a uns 2 anos minha mandibula trava e sinto leves dores,semana passada eu passei mal do estomago e vomitei quando terminei minha mandibula travou e demorou uns 5 minutos a voltar.quando eu fui escovar os dentes ela saiu novamente e demorou uns 10 min para voltar e ao dormir quando fui bocejar tbm saiu e voltou rapido como das outras vezez.Fui no dentista na msm semana q isso ocorreu e ele me pediu um exame chamado ATM-SERIOGRAFIA eu fiz esse exame e constou mandibula direita hiperarticulada.Gostaria de saber o que e isso e se vou precisar usar aparelho,nao tenho mordida errada e nunca usei aparelho!
Grata Boa Tarde

Priscila

Isso é apenas uma descrição da posição dos componentes ósseos da ATM, especificamente do côndilo em relação à eminência articular. Retorne com esse exame ao seu dentista e converse com ele a repseito de como ele irá aprofundar a investigação do caso, pois isso é importante para o fechamento do diagnóstico e planejamento do seu tratamento.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Doutor
Estou precisando muito da sua ajuda
Pois em dezembro do ano passado de 2010
meu maxilar lado direito travou
fui bocejar porem nao consegui fechar a boca
Fui ate o Hospital do servidor do rio de janeiro e a bucomaxilo colocou no lugar porem nao senti dor nenhuma.
Logo depois voltei no HSRJ novamente para um consulta o buco me disse que o que aconteceu foi um acidente e nao iria acontecer mais
porem tinha que arrancar os 4 sisos e 1 inclusive do lado direito estava deitado
Em janeiro desse ano arraquei esse dente deitado. fiquei mal pois demorou 1 hora para extrair.
Legal porem desse tempo para cá eu sinto como se tivesse uma areia toda vez que faço movimento do lado esquerdo onde houve o deslocamento.
E não consigo fazer a segunda abertura da boca uma maior quando se boceja, quando faço isso doi bastante o lado esquerdo mas depois passa rapido,
pareçe que esta esticando ai doi muito.
Estou em um dilema pois fui em um dentista DRVEIT aqui do rio de janeiro, ele me disse que tenho que usar um aparelho dentario para concertar a ma oclusao
tipo classe i que o siso desconcertou quando nasceu
E fui em outro especialista Doutora C. [ Nota: nome do dentista removido por questões éticas] no rio tambem ela me disse que a parte de ortodontia nao tem nada haver com DTM e que se eu colocar
um aparelho dentário eu não posso fazer o tratamento da DTM
BOm estou muito estressada com esse situação pois dois profissionais dizendo situações diferente
E verifiquei aqui no rio so tem uma clinica de diagnostico na barra da tijuca http://www.cdtatm.com.br/html/atm.html
Gostaria de saber se o senhor conhece ou me indica outro no rio de janeiro pois ja estou a 6 meses com isso e não aguento mais
preciso de ajuda por favor.
Obrigado

Tatiana

Acho que respondi um comentário seu feito em outro tópico que você pode ver aqui

Infelizmente não tenho um nome para lhe indicar aí na sua cidade.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Doutor,
Meu nome é Vania tenho 34 anos.
Tenho problemas de ATM a muito tempo,sinto muitas dores de dente, ouvido , cabeça e nuca e coluna cervical. Tenho Hernia de disco na cervical e Lombar . Recentemente fiz uma ressonáncia das articulações têmporo- Mandibulares:
Análise: discos articulares discretamente alongados ao fechamento bucal, com recapturação nas demais posições. Parciais retificações nos contornos das cabeças mandibulares, com facementos nas vertentes articulares anteriores. Os Sinais medulares estão preservados. Indícios de derrame articular do lado direito. Planos musculares preservados. Eminências articulares temporais e fossas mandibulares preservadas. Hipoexcursão bilateral ao movimento de abertura máxima. conclusão: Ressonamncia magnética das articulações têmporo-mandilbulares apresentando variações morfologicas e topográficas discretas dos discos ao fechamento bucal e indícios de derrame articular do lado direito.
Gostaria de saber se no meu caso será necessário fazer uma cirurgia?
Aguardo retorno,
Obrigada!

Vânia

As situações em que as cirurgias da ATM estão indicadas eu comentei nesse tópico aqui: Devo fazer cirurgia de ATM? Também há um link, nesse mesmo tópico que indiquei, que leva para o relato de uma internauta que passou por uma série de cirurgias que não deram certo. Há vários outros casos de piora após cirurgia relatados aqui no blog…
Quanto ao seu caso, os problemas que foram encontrados no exame de ressonância da ATM que você transcreveu, são apenas uma parte do diagnóstico. O seu dentista precisa ainda descobrir o que causou tais alterações, bem como qual o impacto que elas provocam no funcionamento dos músculos e na demais funções da boca. A partir daí, é possível tratar a ATM com técnicas proprias para o estabelecimento da saúde de sua articulação.

Sugiro que retorne no seu dentista e/ou procure um que tenha experiência em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Oi Doutor!Meu nome é Emanuelle Pinho e tenho 21.
Uso aparelho ortodontico a ano e dez meses. Aproximadamente uns meses 2 venho sentindo dores na minha mandibula logo quando eu acordo, tendo dificulades para comer. Depois de alguns minutos vai passando a dor. Comentei com o meu dentista sobre essa dor, ele disse que isso seria por conta de uma carga de stress descarregada durante o meu sono e que poderia ser o começo de ATM. Gostaria que o sr me explcasse melhor sobre esse assunto. Obrigado!

Emanuelle Pinho.

Emanuele

O apertamento dentário é um componente da resposta fisiológica ao estresse. Isso é fruto de nossa evolução pois faz parte da nossa reação de sobrevivência de luta ou fuga. No entanto, situações desagradáveis podem nos manter nessa condição fazendo com que, caso haja uma lesão na ATM, os sintomas apareçam. Assim, do ponto de vista odontológico, o correto é identificar as possíveis lesões e o que as causou e assim estabelecer um tratamento específico. Sugiro procurar um dentista experiente na área.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Ola Dr. Marcelo!
Tudo o que eu mais queria é que eu estivesse na Bahia ou o Sr. Em SP pra acabar de vez com esse suplicio rs. Bom…desde qd comecei a ter dores estou a procura de um profissional habilitado mas acredite,mesmo estando na maior cidade do país e apesar de tds os que procurei se auto intitularem especialistas nenhum deles me deu um diagnostico muito menos uma proposta de tratamento. Agora faz 4 meses que sofrocom dores no masseter,nuca e muita dor nos ouvidos. O ultimo especialista que eu fui fez umaplaquinha que de tão fina emolinha é até dificil escová-la. Sei que é impossivel avaliar e tambem nao tenho intenção de fazer uma consulta pela internet mas estou com medo de colocar aparelho (ele disse que minha má oclusao é o problema) mesmo sentindo dores ainda e ficar pior. O laudo comclusivo da tomografia foi: Disturbio intracapsular,Moderada degeneraçao articular e HipermobiIdade parafuncional bilateral.
O que o Sr. Acha?
Aguardo retorno,
Muito grata

Olá Anita

Eu entendo como é essa peregrinação atrás de uma solução para o problema,
mesmo estando, como você disse, na maior cidade do país… Infelizmente,
isso acontece com frequência e por conta disso acabo recebendo muitos
pacientes de várias partes do Brasil e do exterior com as mesmas indagações
que as suas: a busca pelo diagnóstico, os tratamentos sucessivos, a dúvida a
respeito de colocar ou não aparelho…

Sobre seu caso, esses achados encontrados na tomografia e descritos no laudo
são apenas uma parte do caminho para saber o que realmente você possui. A
partir daí, é preciso investigar muitas outras coisas e muitas perguntas
precisam ainda ser respondidas, por exemplo: o que causou essas lesões? Até
onde elas chegam (pois tem coisa que não se vê em tomografia)? Qual o
impacto que esses problemas provocam no funcionamento muscular? Isso se
relaciona com a queixa no masséter? Quanto influenciam na cinemática
mandibular? Existe alguma doença de base que esteja propiciando o
aparecimento da(s) lesão(s)? É reversível? Que técnica usar para reverter ou
controlar o problema?

Enfim, são muitas informações necessárias para saber, realmente, qual é o
melhor caminho a seguir e aí entra outra questão: para eu poder te ajudar,
você precisaria ter disponibilidade de vir à Salvador. Caso isso não seja
possível, o melhor é você buscar outra opinião profissional em sua cidade.
Sei que já passou por vários especialistas, mas como na área de ATM a
formação varia muito de um profissional para o outro, há sempre a chance de
encontrar alguém que possa lhe ajudar. Nesse sentido, sugiro que procure o
Dr. Tanganeli, que nos lê em cópia. É importante que você saiba que ele não
segue a mesma linha de trabalho que eu, mas é um profissional reconhecido na
área de DTM e dor orofacial e talvez possa lhe ajudar.

Segue o contato:
Rua Roma, 620 cjs 181 / 183 – Cep 05050-090 – Lapa – São Paulo
Fone .: 11 3862-6880
http://tanganeliodonto.com

Atenciosamente,
Marcelo Matos

DOUTOR, EU SINTO MUITA DOR NO MAXILAR DO LADO ESQUERDO, E SINTO QUE ELE SAI DO LUGAR QUANDO EU ABRO A BOCA E QUANDO EU FECHO ELE VOLTA, E ISSO JA ESTA ACONTECENDO TEM UMS 4 ANOS, FUI AO DENTISTA ESSES DIA ELE ME RECONMENDOU QUE EU BOTASSE COMPRESA QUENTE, TA EU BOTEI E NADA ACONTECEU. EU VOU TER QUE COLOCAR APARELHO FIXO? PORQUE ACONTECE ISSO?

Ranuysa

Compressa quente pode ajudar a melhora a dor em alguns casos, mas entenda que se a articulação está com lesões então é necessário que sejam realizados procedimentos próprios para tratar a ATM que vão muito além de compressa…
Releia o texto de abertura desse tópico, pois a pergunta ” EU VOU TER QUE COLOCAR APARELHO FIXO?” já está respondida lá.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bom dia,
Tenho muitos estalos na regiaão do maxilar do lado esquerdo e sinto qe o lado direito está começando doer.
Tenho muitas dores de cabeça, tontura, dores na nuca.
Os estalos encomodam demais.
A quase um ano procurei um dentista para uma avaliação e ele me recomendou a placa que se usa a noite para bruxismo mas ate agora nao vi nenhum resultado. procurei outra dentista e ela me aconselhou a usar o aparelho ortodontico fixo, será que resolveria mesmo o problema? Não tenho os dentes tortos, mas sinto que um dente do lado esquerdo está abrindo. poderia ser desse mesmo problema?
Obrigadaaa desde já

Maristela, é mais provável que se fizer ortodontia os dentes fiquem lindos e a ATM continue com problemas, pois ortodontia não trata ATM.
Se você possui estalos e dor, significa que há uma boa chance de sua ATM está com lesões nos ligamentos e disco que precisam ser avaliadas e tratadas com procedimentos específicos para isso. Sugiro que procure um dentista com experiência em Patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr,

vc tem algum profissional que possa me indicar para tratar a disfunção da ATM, em São Luis do MA?

Mariana, não conheço ninguém no Maranhão…

Att.,
Marcelo Matos

Bom dia doutor
Eu usei aparelho já faz uns 8 anos e depois disso agora nesses tempos de 2010 em diante meu maxilar começou a estralar tanto na hora de comer, abrir a boca de sono então fui ao meu dentista aonde fiz o tratamento a 8 anos, ele me pediu uma panoramica, fiz, e depois quando voltei la ele me disse que estava tudo certo, porém que a minha mordida estava profunda. Então ai eu escolheria se coloca-se aparelho agora ou não. Pois bem coloquei mais mesmo assim meu maxilar ainda estrala. O que eu acho esquisito é que uma hora estrala e outra hora não. Tem dia que estrala o lado esquerdo outro dia o lado direito, to bem confuso com isso, já não to conseguindo entender mais nada!!!
Uma das perguntas que ele me fez foi se eu era ancioso eu disse que sim!!!
O aparelho que to usando agora é o: Damon System

Desde já agradeço a atenção!!!
William.

William

Independente do tipo de aparelho que esteja usando, a correção é ortodôntica, ou seja, irá atuar apenas nos dentes enquanto que os problemas da ATM seguem sem tratamento…
Quanto aos estalos, o mais comum é que indiquem um problema com certas estruturas internas da ATM. O fato de estalar algumas vezes e outras não depende da extensão dessas lesões, por exemplo, se houver um ligamento que esteja apenas parcialmente comprometido, em alguns momentos a ATM pode funcionar corretamente e em outros não.

Portanto o melhor é fazer uma visita a um dentista com experiência em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Oi Dr. Marcelo, alguns anos atrás eu retirei meus sisos do lado direito, e depois da cirurgia passei a sentir alguns estalos ao abrir a boca, mas nada sério. Eu tinha 20 anos quando isso aconteceu, e apos alguns anos eu comecei a sentir dor, porém todos os dentistas falaram que o problema era porque eu sou muito ansiosa e apertava os dentes ao dormir. Todavia, ano passado eu comecei a sentir dor e tentei alguns tratamentos e a minha dentista falou que a minha mandíbula esta correta, sem desgaste. Acontece que há uns três meses atrás eu fui em uma consulta de rotina, pois estava indo morar fora e a dentista mexeu muito no meu maxilar, de um lado para o outro e ficou muito dolorido, e agora não paro de sentir dor, muita dor mesmo, e agora até minha cabeça e pescoço do lado direito estão doendo e eu não sei o que fazer pois estou morando fora e só volto para o Brasil em abril. O Senhor acha que a dentista pode ter feito alguma coisa de errado durante a consulta de rotina, pois nunca senti tanta dor como agora? Teria alguma coisa que eu poderia fazer para aliviar os sintomas até abril? Eu não aguento mais gastar dinheiro e não resolver, e essa dor está me deixando deprimida, não consigo pensar em mais nada. Obrigada.

Bianca, quando se manipula a mandíbula durante procedimentos odontológicos, sempre há o risco de lesionar algum ligamento da articulação e produzir dor.
Se você vem ao Brasil em abril, por quê então não dar uma esticada até Salvador? Assim, poderia ser feita uma avaliação bem detalhada para saber exatamente o que está acontecendo bem como verificar qual é a maneira de resolver isso.

Att.,
Marcelo Matos

Olá doutor, há um tempo tenho forte dores no maxilar e dores de cabeça, fui ao dentista, que me deu um aparelho móvel de silicone, e disse q eu precisaria usar um fixo pra erguer minha mordida, agora estou com dificuldades para engolir e senti um caroço na garganta pode ser relacionado a Atm????
Obrigada

Verediana, de poder pode. Especialmente as dores. Mas a sensação de caroço na garganta e dificuldade de engolir podem ser por outros motivos, embora não seja impossível de estar relacionado à ATM.
Cuidado com a idéia de tratar com ortodontia…

Att.,
Marcelo

Boa tarde Dr. Marcelo,

Desde de 2006, tenho problemas de ATM. Começei por alguns estalos e depois mt dificuldade em mastigar alimentos duros. De imediato fui seguida pela minha dentista de me aconselhou-me a usar uma cutera nocturna. Este tratamento não resultou nada. Notava a minha cutera toda gastar devido a ronger os dentes durante a noite. A cerca de ano atras, voltei a teres insuportaveis e muitas dificuldades em abrir a boca. Tinha também dores de cabeça, sombidos nos ouvidos, não consegui mastigar alimentos duros. Fui entao a uma consulta de maxilofacial. Realizei alguns exame como, ressonância magnetica, e 2 raio-x. Fui-me diagnosticado, difunção de atm e uma mordida aberta de classe II. Neste momento estou a ser seguida por um medico de estomatologia, difunçaõ atm, no qual estou a fazer exercicios bucais e algumas sessoes de acunpultura e no cirurgia de maxilofacial diz que tenho que fazer corecção ortodontica e passado um ano fazer cirurgia.

Não sei o que fazer a minha vida. O estomatologista diz que não posso ser operada porque iria piorar a minha situação de atm e o cirurgião quer operar-me.

Por favor ajude-me dr. que não sei o que fazer.

Cumprimentos,

Angélique Roriz

Pode me responder para o meu email por favor

Angélique

Em um ponto o estomatologista está certo, se fizer ortodontia você operar os maxilares para corrigir a classe II ou mesmo a ATM, o mais provável é que você termine com um dentição alinhada e bonita, mas com uma ATM com sérios problemas e muitas vezes com dor.

Dê uma olhada na postagem sobre a jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também o próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade.

Você relatou que foram feitos exames incluindo a ressonância, mas qual foi o seu diagnóstico?
Pergunto pois, se o tratamento da disfunção está sendo feito apenas por acupuntura e exercícios, está atuando apenas em nível paliativo… Se houver danos estruturais dentro da ATM esses recursos não são suficientes.
Portanto o principal é saber o que você tem exatamente em suas ATM´s para só então definir como isso será tratado.

Uma pergunta: você está em portugal?

Att.,
Marcelo Matos

Olá Doutor boa noite! Bom foi constato que tenho Disfunção de ATMs, comecei o tratamento e nessa primeira consulta o dentista disse que vou ter que usar aparelho ortodôntico para acertar os dentes, segundo ele isso não soluciona os meus problemas mas vai ajudar e muito no tratamento, e também terei que usar um aparelho móvel que não sei o nome rsrs, que vai ajudar a não apertar tanto os dentes…. Enfim estou fazendo o tratamento pelo SUS o dentista me orientou a procurar um dentista particular e colocar o aparelho fixo imediatamente e que na minha próxima consulta que será em maio com ele já vou começar a usar o móvel para tratar as ATMs. Fui hoje na dentista particular pra saber qual seria o primeiro passo para começar a usar o aparelho fixo, mas ela me disse que não e possível usar esses dois aparelhos ao mesmo tempo… E agora?? o que eu faço pois não tenho como tirar dúvidas com o dentista do sus. posso ou não colocar esse aparelho fixo?? Agradeço desde já a ajuda, parabéns pelo site!

Priscila

Peço que releia o texto de abertura desse tópico pois as respostas para suas dúvidas estão lá.
Simplesmente alterar a posição dos dentes com aparelho não irá tratar a disfunção da ATM e muitas vezes pode não ajudar também…

Att.,
Marcelo Matos

Bom dia!
Dr. Marcelo
Estou a cinco dias com meu maxilar travado, não sei o que faço, antes era um dia, agora chego a ficar uma semana, más não volta fácil, fico forçando, mas dói muito, vocês tratam desse problema, ja fui em vários lugares, más ninguém resolve meu problema, aonde fica o cunsultório de vocês, ai e Buco Maxilo.
Muito obrigada,
Aguardo um retorno.

Lucineide

Dê uma olhada nesse tópico aqui sobre travamento: travamento da mandíbula
Entre em contato pelo número (71) 3248-4434 (Salvador)

Att.,
Marcelo Matos

Olá,
Fui diagnosticada com disfunção de ATM a mais ou menos 1 ano e já não consigo uma abertura total da boca, me sinto limitada e meus dentes estão mudando de posição (estão cada vez mais tortos.
Não encontro tratamento gratuito.
Existem faculdades ou algum outro local que poderia me fornecer algum tratamento cobrando somente os custos dos materiais?
Agradeço muito se puder me ajudar.

Att.

Karen

Veja aqui: Tratamento gratuito para DTM

Att.,
Marcelo Matos

Boa noite Dr!
Gostaria de saber que tipo de tratamentos existem para as disfunções na ATM, que não sejam cirúrgicos?

Muito obrigada!!

Ana Silveira

Vários. Por exemplo, é possível descomprimir a ATM, realinhar os maxilares e corrigir biomecanicamente boa parte dos daons estruturais das disfunções da ATM, bem como restabelecer a neurofisiologia devolvendo a saúde a longo prazo.

At.te,
Marcelo Matos

OLÁ , eu tenho ATM.. meu dentista mandou eu fazer uns exames de raio-x
para ver o que era realmente, ele me disse que eu nao tenho mais a cartilagem que proteje o osso .. o disco articular. então ele me fez uma placa para usar so a noite, faz mais de 7 meses que eu uso so que ainda sinto dor.. e muita dor de cabeça mesmo muito forte.. me ajude ???

Karol

É preciso conversar com seu dentista a respeito do efeito que a placa tem em seu organismo. Ela melhora a musculatura? Descomprime? Realinha? Como isso é medido? Como isso se associa aos sintomas?

Ou seja, são muitas coisas para serem respondidas a fim de descobrir o porque você continua com dor. Converse com ele.

At.te,
Marcelo Matos

Olá, Doutor!

Fui a um cirurgião dentista, porque estava com fortes dores de cabeça, e no maxilar. Ele me disse que tenho a mordida sobreposta, e que também sofro de bruxismo. Para resolver esse problema, fiz uma placa de silicone e estou dormindo com ela a mais ou menos uma semana, dentro dessa semana minha mandibula travou e não consigo abrir, comer ou falar direito. Não cabem nem dois dedos dentro da boca..ele disse que não tem nada a fazer, só esperar pois romperam-se os ligamentos da articulação temporomandibular. Não aguento mais esse problema,e quero voltar a falar e cantar novamente (pois trabalho como cantora)sem travar a boca e sem dores. Existe um jeito de colocar a miha mandibula no lugar, novamente..ou ela não vai voltar mais?

Agradeço, se puder me ajudar.
Att.

Geisa

Essa abordagem de “romper os ligamentos” realmente existe. Existem até técnicas de manobras forçadas da mandíbula para conseguir isso. Essa idéia é baseada na observação da evolução natural do problema, pois essa ruptura ligamentar ocorre com o tempo em casos onde o paciente está com a mandíbula travada por conta do disco articular fora do lugar. No entanto, como em tudo na vida, há um preço a se pagar por isso. A ruptura desses ligamentos geram uma tendência para desenvolvimento de processo degenerativo a médio e longo prazo, normalmete associado à dores de cabeça que, em tudo, podem imitar uma cefaléia tensional e levar o paciente a ser tratado à base de medicamentos para dor de cabeça, como se uma coisa não estivesse relacionada à outra. Como você já sofre com dor de cabeça, essa é uma situação que precisa ser melhor avaliada. Por esse motivo, eu não utilizo esse tipo de técnia de manipulação da mandíbula há quase 10 anos, pois atualmente existe formas de tratar a ATM recuperando os ligamentos e o disco na grande maioria das vezes.

Sugiro que continue a procure um profissional que tenha formação em patologia da ATM e possa avaliar a possibilidade de recuperar a saúde e dua ATM.

Att.,
Marcelo Matos

olá doutor meu esposo começou o tratamento dentario a uma semana, e neste mesmo periodo começou a sentir estalos e dor ao engolir algo liquido ou solido ou até a saliva o que pode ser? resposta urgente se possivel
obrigada desde já

ola! tenho ATM fais ano,começou com ums estralos na boca,quando eu abria e feichava.pela manhã a minha boca travava.
agora ja não consigo mais abri a boca totalmente pois trava e doi muito.
sera que é precizo uzar aparelho permanente?
obg

Milena

Se for um problema relacionado ao disco articular, o aparelho ortodôntico em nada poderá lhe ajudar. Pode até deixar os dentes alinhados, mas não corrige o problema nos discos (caso seja isso). Quanto aos sintomas, inclusive o travamento, pode haver uma flutuação e até uma diminuição ao longo do tempo, mas isso não quer dizer que sua ATM esteja melhorando.

At.te,
Marcelo Matos

Recebi uma paciente em meu consultório esta semana com dores na atm e querendo corrigir os dentes , sendo que a mesma já usou aparelho e abandonou o tratamento , não corrigindo a linha média . Para que eu corrija a sua linha média preciso usar elásticos de linha média e estou receiosa que possa piorar sua dor , afinal seu rx da atm boca fechada processos condilares anteriorizados nas fossas mandibulares e boca em maxima abertura ambos apresentam hiperexcursão mandibular . O processo condilar encontra -se acima do plano da eminência .E ea já tem dores e está tomando remédios . Gostaria da sua opinião ! Agradecida

Olá Renata, O desvio de linha média é esquelético, ortopédico ou dentário?

Entre em contato que falamos a respeito.

Att.,
Marcelo Matos
(71) 3248-4434

Olá Marcelo, adorei seu blog, você demonstra muita dedicação…
Ainda não fiz uma avaliação mas pelos sintomas que tenho acredito que tenha DTM,mas nunca fiz nenhum tratamento odontológico. Pesquisei em diversos blogs e percebi que há uma discussão sobre o uso do aparelho como tratamento da DTM. O que você me diz a respeito, dependendo do caso, aparelho com elásticos podem ser uma boa forma de tratamento? Desde já, obrigada e parabéns pelo trabalho.

Taís

Na verdade, não existe discussão… O que existe é muitas vezes falta de informação sobre o que o tratamento ortodôntico pode realmente fazer pela saúde do paciente. Infelizmente, muitos dentistas ainda são treinados (na faculdade, nas especializações e em muitos cursos de pós-graduações) para pensar que é o mau alinhamento dos dentes, a chamada má oclusão, a principal causa das DTM. Isso simplesmente não tem suporte científico. Uma parte das más oclusões, podem inclusive ser consequência e não a causa de uma DTM. Isso acontece por conta de uma das primeiras escolas do conhecimento da odontologia, a gnatologia (vale a pena ler a série de textos que escrevi sobre isso pois irá esclarecer mais), que dominou por muito tempo o pensamento dos pesquisadores.
É muito simples gerar uma prova de que os tratamentos ortodônticos não corrigem o processo patológico das articulações temporomandibulares, basta pegar uns três ou quatro casos de paciente com deslocamento dos discos articulares que tenham sido tratados com ortodontia e fazer novas ressonâncias da ATM e verificar quantos discos foram recuperados… Em realidade esse tipo de trabalho e outros similares foram feitos aos montes na década de 1980 e advinhe? A ortodontia com aparelhos para corrigir os dentes não passou nos testes da DTM!

No entanto, existem tratamentos não-ortodônticos que podem sim recuperar os discos articulares e outras estruturas danificadas das ATM. Nestes casos, após o tratamento do processo patológico na ATM, aí sim a ortodontia pode ser utilizada a fim de obter um novo encaixe dentário, para estabilizar a posição da mandíbula.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr Marcelo,
Li com atenção vários textos e as suas respostas a comentários. Parabéns pelo blog, mostra ser um profissional muito interessado e dedicado.
Tenho dtm desde os 15/16 anos (agora tenho 32), mordida aberta e cruzada. Já coloquei 2 aparelhos ortodonticos fixos para corrigir a mordida e tentar tratar a dtm mas não melhorei. Depois do segundo aparelho o médico queria que eu fizesse cirurgia ortognatica mas eu não quis. Acho mesmo que o aparelho provocou o deslocamento do disco pois a minha atm esquerda passou a estalar e com clicks ao abrir e fechar a boca. Nunca investigaram o que se passa com a minha atm. A dor é intermitente e costuma passar com antiinflamatório e compressas quentes, mas ultimamente tem sido mais intensa. Gostava de conversar com um médico que me pudesse mesmo ajudar. Se estivesse no Brasil marcava consulta consigo seguramente! Conhece algum médico especialista aqui em Portugal?
Obrigada

Ana

Fico feliz que tenha gostado do blog. Infelizmente não conheço especialistas em DTM em Portugal…

Uma das coisas importantes que precisa ser investigada em seu caso é se a mordida aberta não seria uma CONSEQUÊNCIA de um processo patológico na ATM. Se isso se confirma, mesmo a cirurgia ortognática pode falhar.

At.te,
Marcelo Matos

Boa Tartde

Doutor Marcelo fui ao dentista essa semana e estava com fortes dores de cabeça e ouvido o diagnostico que seria um disfunção na ATM Tenho um probelam na mastigação o canino nasceu atras dos outros dentes minha duvida é coloco aparelho antes ou depois do tratamento,foi passado pelo dentista a placa e fisioterapia .
Foi feito um procedimento cirujico de retirada dos sisos depois desse procedimento que comecei a sentir os sintomas dificuldade para mastigar dores nos dentes dor de cabeça e de ouvido parece que aparde de baixo está frocha um pouco para traz.
Agradeço muito caso possa ajudar .

Att;
Ivanilda Reis

Ivanilda

Você só deve colocar aparelho depois de ter sua ATM tratada. Leia aqui: Mais sobre ortodontia, ATM, dor crônica, dor de cabeça, má oclusão…

At.te,
Marcelo Matos

Oi, boa tarde.
Dr Marcelo tenho DTM e uso uma placa para conter as dores.Desde que comecei a usar a placa minha dores sumiram, inclusive já passe dias sem usa-la e não senti mais dor. Quero usar um aparelho ortodôntico, porém terei que deixar de usar a placa durante o tratamento, nesse caso teria algum problema eu usar o aparelho ortodontico mesmo eu nao sentindo mais dores?

Samaellen, depende de qual foi seu diagnóstico do processo patológico por trás da DTM…

Além de melhorar a dor, a situação atual da ATM precisa ser reavaliada, pois se a dor tiver reduzido mas o processo patológico permanecer ativo (algo que não é incomum), pode haver dificuldades no decorrer do tratamento ortodôntico.

At.te,
Marcelo Matos

Dr Marcelo, estou usando aparelho ortodontico há quase 1 ano, mas so agora descobri (COM OUTRO PROFISSIONAL – Especialista em DTM) de que as terriveis dores que eu sentia todos os dias era DTM.

O certo seria tratar a ATM e depois usar aparelho. Mas no meu caso que ja estou com aparelho, no meio do tratamento não sei o que fazer.

O Ortodontista (que não sabe que eu tenho DTM, apesar de relatar dores algumas vezes) quer que eu use elasticos para ajeitar a mnha mordida, sendo que sempre que eu uso as dores aumentam mais ainda. Estou numa fase do tratamento em que o principal é basicamente isso, USAR OS ELASTICOS. Mas tenho receio de usar e desgastar ainda mais minha ATM. O que fazer?

O outro profissional, disse que o certo era usar aparelho depois, mas existe a possibilidade de uma placa de silicone ao inves de acrilico, que poderia ser usado ao mesmo tempo que o aparelho. Mas eu esqueci de falar o mais importante para ele, sobre os ELASTICOS…

Qual a sua opinião sobre essa minha situação?

Rayan, o principal está escapando… Qual é o diagnóstico da situação da ATM? Sem isso, todo o restante fica subjetivo.
Elásticos acabam por forçar para alguma posição, no entanto, se as ATM estiverem comprometidas, essa posição pode ser inadequada e o corpo alerta isso através da dor. Assim, verifique primeiro a situação de ambas as ATM.

At.te,
Marcelo Matos

oi,DR MARCELO,eu tenho uma disfunção da ATM – luxação redutível do disco,e eu queria saber do senhor qual o melhor tratamento para o meu problema,qual especialista devo procurar.Eu sinto dores na face,dores nos ombros e cervical,dores de cabeça,dor ao abrir e fechar a boca e ao comer algo duro.Eu usei aparelho nos dentes durante três anos,e tirei antes de completar o tratamento,tenho mordida aberta e as dores começaram depois q deixei de usar o aparelho,daí fiz uma ressonância q mostrou o problema,agora não sei quem é o especialista mais indicado para eu procurar,o senhor pode me ajudar com minhas duvidas?

Waniele, teoricamente é o especialista em DTM e dor orofacial. Entretanto nem todos que possuem esse título são experientes em patologia da ATM.

Muitas vezes mordidas abertas são consequências de processos patológicos da ATM, que precisam ser diagnosticados. O “deslocamento do disco” por si não é o diagnóstico é apenas a constatação da lesão, falta ainda saber o que o causou, a extensão dos danos e o impacto sobre os músculos e sobre a mastigação. Isso normalmente demanda uma investigação específica que é o que irá determinar o teu planejamento terapêutico.
Portanto, o que você precisa fazer é encontrar alguém que possa fazer esse tipo de avaliação.

atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo,

Realizarei cirurgia ortognática bimaxilar no próximo ano para correção de retrognatismo. Iniciei o tratamento ortodôntico preparatório há dois meses, mas tenho receio de que, após a cirurgia, haja recidiva da má oclusão, pois sinto de vez em quando um “clique” no lado esquerdo ao abrir a boca (não sempre) e não sei se pode estar relacionado a problemas na ATM. O cirurgião nada comentou a respeito. Tenho 23 anos e possuo a má oclusão desde o início da adolescência, se não me engano. O estalo seria uma consequência do retrognatismo ou decorrente de uma disfunção na ATM? Haveria problemas em eu fazer a cirurgia ortognática? Não desejo passar pelo procedimento e correr o risco de recidivas. O que o senhor pensa a respeito do meu caso? Obrigada pela atenção desde já!

Luciana Tomaz, embora haja outras causas, o mais comum é que o retrognatismo já seja uma consequência do problema na ATM, assim como os estalos.
Leia essa postagem aqui: Cirurgia ortognática – devo fazer?

At.te,
Marcelo Matos

bom dia ontem eu fui no hospital resolve se eu vou operar ai cheguei lá o doutor viu e falou que devo usar o aparelho antes de operar o maxilar facial ele me deu caminhamento pra operar cheguei em casa mostrei meu pai ele não acreditou meu pai falou que devo usar o aparelho depois que operar ele falou que se eu colocar o aparelho agora vou ficar deformada me ajuda por favor os medico que faz operação falou que vai ter usar o aparelho antes de operar e meu pai falou que é mentira ele não acredita o que devo fazer

Myllenna,

Dê uma lida nesse tópico aqui: Cirurgia ortognática – devo fazer?

At.te,
Marcelo Matos

Bom dia, Dr. Marcelo, tenho problemas de atm mas ainda não sei qual o melhor tratamento. Sinto crepitações, antes os estalos eram recorrentes mas não os sinto mais.Percebo que a mandíbula sai do lugar e se movimenta de forma estranha quando mastigo, como se “saltasse”, sinto a musculatura mais rígida de uma lado do que de outro, minha cabeça está “torta” em relação ao pescoço e percebo alterações no meu perfil quando a mandíbula se movimenta dessa forma. Eu já procurei dois especialistas. Um deles confeccionou a placa mas não me adaptei, pois apertava demais e nem sequer fez exames mais profundos. Fiz ressonância magnética com outro especialista e há um deslocamento interno ( rotacional) parcial com redução no lado direito.Me recuso a passar por cirurgia. Gostaria de saber se há algum tratamento não cirúrgico para meu problema. Obrigada.

Sabrina, em 99,9% das vezes há sim tratamento não-cirúrgico da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos
Novo site: DTMnuncaMAIS.com.br

Olá Dr. Marcelo
procurando um especialista sobre atm em porto alegre encontrei seu nome.
tenho problema de oclusão e é cronico desde a adolescencia me incomoda muito. já fiz varios implantes e fiz RM mas não foi identificado nada a não ser uma pequena calcificação no ouvido. a minha dor é para dormir e apoiar no lado direito. dói muito no lugar da orelha, ficando vermelha e depois começa a molhar dentro do ouvido como se um líquido derramasse.
O Sr atende em POrto Alegre?

Marilene, em Porto Alegre você pode procurar a Dra. Lídia Yavich na Clínica MY: http://www.clinicamy.com.br

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr Marcelo tenho má oclusão, sou classe 3 e sofro com dores em consequencia da Disfunção de ATM, ainda tenho zumbido no ouvido esquerdo. Já passei n8um buco maxiliar e fui orientada a usar uma placa relaxamento para dormir, praticar atividade física e aculpuntura. Ultimamente as dores aumentaram, mesmo q passageiras. Sinto- me angustiada por não saber se este quadro vai ter uma estabilidade. Sou professorae tenho 44 anos.

Ivana

A primeira coisa é fazer um aprofundamento no diagnóstico justamente para entender qual é a expectativa de progressão da doença, pois via de regra, é possível controlar as disfunções da ATM. Tenha em mente que “disfunção da ATM” é apenas uma expressão genérica e por isso insisto tanto em diagnóstico diferencial, como você provavelmente verá em textos aqui no blog.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Doutor MArcelo, o senhor atende em qual cidade? Estou precisando de um especialista em ATM em Salvador na Bahia. Pode me indicar algum?
Grata!
Lídia

Lídia

Eu atendo em Salvador. Entre em contato aqui com a clínica no (71) 3248-4434

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Ola Dr Marcelo Gostaria de saber se o senhor tem um especialista para indicar no rio de janeiro ou na regiao sudeste. obrigada

Olá, boa noite.
Tenho problema de mordida cruzada, agora completou 2 anos que trato com aparelho(ortodontia), mas no meu tratamento comecei a usar aqueles elasticos trançados nos ganchinhos dos braquetes,da arcada superior puxando para inferior, uso nas laterias e na frente (não sei se expliquei claramente), e comecei a sentir muita dor de cabeça, dor de ouvido, dor muscular, entre outros sintomas, minha dentista disse que é ATM, e que vou precisar fazer fisioterapia quando acabar o tratamento, que ela disse acabar daqui uns 3 meses….enfim, esta me incomodando bastante, ela disse pra eu tomar um relaxante muscular, estou usando dorflex, no caso minha duvida é: é correto continuar com o tratamento ortodontico? corro algum risco? Ou o certo seria acabar o tratamento mesmo e fazer a fisioterapia depois? Por favor, me responda…
Obrigada

Mikaela

Quando isso acontece, é sinal de que a mandíbula está sendo levada (ou mantida) em uma posição desconfortável para as ATM (articulações temporomandibulares). Converse com seu dentista sobre isso.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr Marcelo
Resido no Rio de Janeiro e verifiquei que o senhor já ´postou informando que não conhece nenhum profissional em atm aqui em minha cidade.
Qual o procedimento para contactá-lo. Em que horário posso ligar. Se fosse o caso de eu viajar até Salvador, gostaria tb de saber quanto tempo seria necessário ficar na cidade, eis que terei provavelmente que fazer exames para firmar um diagnóstico para o meu caso.
Estou com dores brandas de cabeça e no ouvido. Mas o que mais me incomoda são os estalos na parte direta toda vez que mastigo ou abro mais a boca.
Aguardo retorno
Obrigada

Marussia

Você pode entrar em contato aqui com a clínica no tel. (71) 3248-4434 das 14h às 20h de segunda à quinta-feira e sexta-feira das 9h às 16h, ou pode me escrever no contato@marcelomatos.com

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Dr. Marcelo estou precisando de um especialista em ATM em Belém e Recife porque estou com muitas dores.
Agradecida
Graça

Olá Maria das Graças

Infelizmente não há ninguém do grupo em Belém ou Recife…

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa Noite Dr. Marcelo Mattos.

Sou de Belém-PA. Tomei conhecimento do grupo GE-JAL e possuo uma amiga que sofre muito com DTM. Poderia, por favor, me indicar um especialista aqui em Belém?

Grata,
Angela Vilhena

Olá Ângela, infelizmente não há ninguém do grupo em Belém…

Atenciosamente,
Marcelo Matos

olá doutor, estou querendo ir para salvador tratar com vc… e queria saber se seu consultório é perto da colonia de ferias do sesc de salvador, achei a hospedagem lá barata… abração

Não, Bruno. É relativamente longe.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa noite Doutor, há um tempo atrás eu fiz exames por causa dos estralos que o meu maxilar dava, não sentia nenhum tipo de dor, apenas as vezes era difícil abrir a bem a boca sem ouvir um estralo. Foi constatado que uma bactéria corroeu meus ligamentos, e que eu precisaria fazer um tratamento. Porém fazer o tratamento em minhas condições financeiras se tornou inviável, mas constantemente quando observo a minha arcada dentaria vejo que os meus dentes estão cada vez mais se desalinhando. Queria muito usar um aparelho para fazer essa correção, já que tenho certeza que isso está acontecendo por causa dos dentes que nasceram.
Quando a médica me falou o que tinha, fiz um breve relato.
” O laudo do exame deu positivo para uma bactéria crônica respiratória ativa que foi responsável pelo deslocamento do disco. O disco servia como um amortecedor do maxilar, ele amortecia a mordida, fala e etc. Em alguns casos o disco pode voltar ao lugar com tratamento, mas não há garantias nesse caso, já que a bateria se alimenta de colágeno e pode ter corroído um tipo de ligamento que matinha o disco no lugar. Não há como recuperar o ligamento corroído, mas há maneiras de conter seus efeitos, fazendo com que o paciente não seja prejudicado. Usar uma placa é uma maneira de fazer com que o maxilar não se prejudique e que assim o paciente possa viver normalmente. No caso da bactéria, não há como ser eliminada, apenas contida por meio de antibióticos.”

Ainda assim queria colocar o aparelho, será possível? O que poderia vir a acontecer caso eu coloca-se o aparelho nestas condições?

Adriele, se eu fosse você, eu daria atenção ao que sua dentista está dizendo. A ATM é o alicerce do encaixe dos dentes, a chamada oclusão, se você faz um tratamento ortodôntico para ajeitar seus dentes e ignora o alicerce é como construir um prédio ignorando a fundação… Pode até ser muito bonito, mas pode vir abaixo ou terminar igual a torre de Pisa

Se preocupe primeiro em resolver o problema em suas ATM e, em seguida, o problema dentário.

At.te.,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: