Disfunção da ATM e SUS

Disfunção da ATM e SUS

Com muita frequência, recebo e-mails, mensagens pelo blog e pelo Twitter de pessoas procurando informações sobre atendimento gratuito para as disfunções da ATM e desabafando a respeito da dificuldade de encontrar atendimento até mesmo pelos planos de saúde que elas já pagam. Assim decidi comentar um pouco sobre o tema e dar umas dicas e alertas para quem se encontra nessa situação.

As frases mais comuns de serem proferidas pelos internautas são:

  • “Não encontro tratamento pelo SUS”
  • “Os dentistas não se interessam em se especializar nessa área”
  • “Você sabe onde posso tratar gratuitamente?”
  • “Você atende plano de saúde?”

Mas por quê essa dificuldade de encontrar tratamento gratuito?

O que pouca gente leva em conta é  outro lado da moeda… Para atuar na área de patologia da ATM, um dentista precisa se preparar muito,  investir bastante na formação profissional através de cursos de aperfeiçoamento,  especialização e outras pós-graduações. Muitas vezes ele precisa se afastar da família para ir estudar em outra cidade ou em outro país, precisa viajar constantemente para se atualizar e acompanhar os avanços da área  e aí entram os gastos com hospedagem, passagem, materiais para os cursos, se vê obrigado a suprimir as horas de lazer para participar de treiamentos e grupos de estudos  e mais uma série de outras coisas. Enquanto isso, as outras pessoas estão indo ao cinema ou ao zoológico com seus filhos e amigos.

Toda essa capacitação é necessária por um motivo simples: um dentista que simplesmente não se mantenha atualizado, não poderá oferecer um tratamento adequado aos pacientes, uma vez que muitas coisas estão em constantes mudanças nesse campo do conhecimento científico e, portanto,  quem irá ficar mais prejudicado será o próprio paciente.

Agora eu pergunto: quantos de vocês, que estão lendo esse texto agora, depois de investir na carreira, fazer vários sacrifícios  em nível pessoal e familiar, aceitariam trabalhar para o SUS ou qualquer outra instituição (governamental ou não) que não dê as condições necessárias para o dentista  sobreviver  profissionalmente de maneira digna? Já tinham pensado por este lado?

Entretanto, há sim lugares que podem oferecer algum tipo de tratamento gratuito e/ou de baixo custo, que são:

  • cursos de especialização/aperfeiçoamento com atendimento a comunidades carentes;
  • clínicas-escolas de hospitais e centros de pesquisa e ensino;
  • clinicas de dor de hospitais da rede pública e privada, esta última relacionada ao uso de planos de saúde;
  • universidades de odontologia que possuam atendimento ambulatorial na área de dor;
  • e, eventualmente, algum profissional que esteja atendendo pelo SUS.

Independente do lugar que seja escolhido para procurar ajuda, tenha em mente que coisas como lista de espera longa e atendimento com a presença de alunos e outros aprendizes será uma constante e você precisará estar disposto a lidar com isso.

No caso de cursos, com frequência ocorre a necessidade de selecionar os casos possíveis de serem atendidos dados os objetivos dos cursos, o que pode ocasionar uma exclusão da fila de espera.

Procure saber quem são os profissionais titulares desses lugares e também qual a real qualificação deles, coisa que pode ser pesquisada facilmente no Google e via currículo Lattes na internet.

Por fim, se você estiver procurando um profissional que atenda pelo SUS ou que atenda o seu plano de saúde, pode ser que você encontre, afinal não é impossível, mas terá de procurar bastante em função de todas as questões já abordadas nesse tópico. Seja como for, sugiro você ler esse texto aqui que poderá te ajudar nessa busca:
Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?

Fique esperto!