Tratamento das disfunções da ATM: o que há de novo?

Em uma postagem anterior, escrevi sobre as limitações da maneira tradicional de classificar as DTM’s em  DISFUNÇÃO MUSCULAR e/ou ARTICULAR e mencionei que isso leva a tratamentos sintomáticos, de caráter apenas paliativos, que podem ajudar, é verdade, mas  atuam apenas no âmbito da dor, em muitos casos a doença por trás da disfunção segue adiante e gera muitos desconfortos e sofrimentos aos pacientes.

A idéia de tratar sintomaticamente parte do princípio de que a disfunção da ATM se resolve sozinha com o tempo, logo, bastaria apenas aliviar os sintomas e esperar que tudo fique bem.  Acontece que mesmo sem dor, pode existir ARTROPATIA (doença na articulação)! Estas podem gerar travamentos da mandíbula, luxação, processos degenerativos de diferentes tipos, sequelas no crescimento e desenvolvimento da face, alteração da oclusão e muitas outras coisas, de modo que, pensar em solucionar apenas a DOR e deixar o restante acontecer é uma visão muito limitada da questão.

Necrose do côndilo direito visto em uma RM

Necrose do côndilo direito visto em uma RM

Uma situação comum no dia a dia do meu no consultório exemplifica essa questão: uma paciente  me procurou já com um “diagnóstico” de DTM muscular, por sentir dores na face em região dos músculos mastigatórios, que piorava com a mastigação de alimentos duros, com presença de pontos gatilhos, mas sem estalidos, crepitação, dor à palpação da ATM ou outro sinal que levasse ao “diagnóstico” de DTM articular pelas abordagens tradicionais. Essa paciente já havia sido tratada sem sucesso com compressa morna, exercícios para a mandíbula, placas miorrelaxantes/estabilizadoras (Michigan)  e várias outras recomendações  típicas dessa abordagem que já mencionei nesse tópico aqui. No entanto, uma avaliação mais detalhada, mostrou que havia uma artropatia temporomandibular séria com necrose do côndilo!!!  Ou seja, existia um problema que não foi identificado e que interferia diretamente na maneira como os músculos trabalhavam e  causavam a dor muscular que era, portanto,  uma consequência.

Agora, pare para pensar: como um tratamento sintomático, como a compressa térmica, exercícios, medicamentos analgésicos, fisioterapia e outros paliativos iriam resolver uma NECROSE  do côndilo mandibular???  Resposta:  Não iriam!!! Muito pelo contrário, algumas medidas como laser, termoterapia (calor) e ultrassom (fisioterapêutico) poderiam até piorar a situação!!!

Mas o que há de novo?

Podemos mudar o ponto de vista e avaliar o caso em termos de PATOLOGIA DA ATM, ou seja, estudando a doença por trás da disfunção.

Em particular, no caso citado,  foi  necessário fazer uma investigação imunogenética  e laboratorial para identificar a causa da necrose e a partir daí realizar um tratamento bastante específico, atuando não só na origem (nos mecanismos que levaram à necrose) como também nos problemas estruturais e funcionais que a própria necrose do côndilo causou nos maxilares e na face. Assim,  com um tratamento correto,  não-cirúrgico e não-invasivo, foi  possível corrigir  o funcionamento muscular e restabelecer a fisiologia de modo que, não só a dor regrediu, como foi possível mensurar a melhora da musculatura e acompanhar a recuperação do côndilo. Atualmente, a paciente encontra-se com o côndilo parcialmente recuperado e com tudo DOCUMENTADO com exames de imagem.

Esse tipo de abordagem só é possível quando se troca o ponto de vista da DTM pelo da patologia da ATM, que requer um treinamento diferenciado do profissional, mesmo que ele  já seja especialista em DTM e dor orofacial. Essa formação ocorre através dos programas de Mini Mega Residência Clínica em Patologia da ATM, desenvolvido pelo professor Jorge A. Learreta, da Argentina e apoiado pela Associação Brasileira de Patologia Crânio Mandibular – ABCM, pela divisão de Estudos da ATM da International Association for Orthodontics – IAO e pelo Ge-JAL (Grupo de estudos do Prof. Jorge A. learreta) com sede em Buenos Aires, Argentina.

Além disso,  para se manter atualizado, o profissional precisa se reciclar constantemente devido à grande quantidade de avanços científicos e tecnológicos da área. É  por isso, que além da formação em patologia da ATM , o Ge-JAL e a ABCM sempre promovem eventos que visam a troca de experiência mútua, afinal não são poucos os desafios  que as artropatias da ATM impõe tanto aos profissionais como aos pacientes que sofrem com estas condições.

Fiquem atentos às novidades da área!



Comentários postados (89)

Achei muito importante.

Dr. Marcelo, acho este espaço de extrema importância para quem sofre deste problema de ATM. Gostaria de saber onde encontrar um tratamento adequado aqui em Florianópolis SC, pois sofro a muito tempo da ATM, coloquei aparelho ortodôntico e continuo com muitos problemas. Você poderia me indicar, algum especialista aqui na minha cidade?

Rozeli

Em floripa você pode procurar o Dr. André Pedroso: dr.andre_master@hotmail.com

Att.,
Marcelo Matos

Caro Dr. Marcelo, identifiquei-me com este caso (artropatia) e com outros relatos seus. Tento tratar uma DTM desde os 16 anos (tenho 30, hoje) e até agora nenhuma solução. Já fiz td q me recomendaram e tb já recebi a notícia de que nada do que eu fizesse me curaria, sendo apresentado apenas paliativos. Tb extrai 3 de 2 cisos e, pirorei muito (o lado direito da cabeça, q praticamente não incomodava tem doido constante e fortemente). Não sei o que fazer, definitivamente. Lendo seus artigos, achei q poderia haver algum jeito. Outro agravante é que moro em Rio Branco/AC, mas estou disposta a me esforçar por uma solução. O sr poderia me ajudar?

Olá Tainah

Poderia ajudar de duas formas: 1) com orientações gerais aqui pelo blog, que lhe ajude a encontrar um caminho e um profissional que atenda sua necessidade aí mesmo em seu estado e 2) uma ajuda pessoalmente, caso você tenha disponibilidade de vir a Salvador.

Para o primeiro item, sugiro que leia esses texto aqui: O que esperar de profissionais da saúde, que possui algumas dicas.
Outro ponto importante é dar uma freada temporária nas tentativas de tratamento, especialmente as mais invasivas e irreversíveis, para rever o diagnóstico.

Caso, decida vir Salvador, peço que entre em contato aqui com a clínica no número (71)3248-4434 para se informar de tudo que você precisa trazer e como se programar para isso. Costumo também indicar a CCI Brasil, que é a agência de turismo que já está acostumada a cuidar das passagens e hospedagens dos meus pacientes que vem de fora, facilitando as coisas.

CCI Brasil
telefone: (71) 3334-4299, falar com Roseane Cruz
E-mail: intercambio@ccibrasil.com

Ola dr marcelo, gostaria de saber se vc poderia me indicar um bom medico aqui no Rio de Janeiro, minha boca travou e so consigo abrir 2 dedos , sinto dores de cabeca e no pescoco quando como alguma coisa!!
muito obrigado pela atencao!!

Dr. Marcelo,tenho muita dor já tratei com varios dentistas sem sucesso,continuo tratando atualmente fazendo reabilitação oral, mas cada vez que ele mexe em um dente a dor piora. Sofro com isto há mais de 30 anos. Moro em São Roque-SP, gostaria que o senhor me indicasse um profissional de sua confiança proximo daqui, pode ser São Paulo, Sorocaba, Osasco, Alfaville ou Campinas. Obrigado.

Olá Dr. Marcelo Matos

fico encantada toda vez que visito seu blog, queria muito me especilizar nessa área, sou Fonoaudiologa e adoro trabalhar com DTM, no entanto sei que preciso saber muito mais, você pode me indicar um curso, ou quem sabe você pode promover um curso em Manaus.

Olá Sílvia

Fico lisonjeado com teu comentário! Obrigado!

Quanto à questão do curso, eu coordeno o programa de mini residência clínica em patologia da ATM, que conta com a presença do prof. Dr. Jorge Learreta da Argentina. O curso é voltado para dentista, mas eventualmente abrimos uma vaga para profissionais de outras áreas como fonoaudiólogos e fisioterapêutas.

Se puder, me mande seu telefone ou Skype para o e-mail: contato@marcelomatos.com para conversarmos sobre a possibilidade de realizarmos um evento em Manaus.

Att.,
Marcelo Matos

Olá Marcelo, bom dia.

Através da minha colega Silvia Lima tive a oportunidade de me interar mais sobre o assunto em questão (atm). Queria saber a possibilidade de vc enviar nomes de alguns livros que relatam sobre a ATM e sobre as DTMs, que é o foco principal do nosso trabalho, pois estamos interessadas em nos aprofundar no assunto. Gostaria muito de te-lo em manaus passando um pouco de seu conhecimento, que é vasto.
Agradeço sua atenção e espero seu retorno.

Ola doutor boa tarde.
Gostaria que o senhor comentasse algo referente ao meu problema de ATM que de acordo com o exame realizado é o seguinte:

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DAS ARTICULAÇÕES TEMPORO-MANDIBULARES

TÉCNICA:

Exame realizado com sequencias FSE (fast spin-eco), ponderadas em DP e T2, em planos de cortes múltiplos, com a boca fechada e aberta.

ANALISE:

Retifição da margem superior de ambos condilos mandibulares e discretas irregularidades marginais anteriores (reação osteofitaria incipiente).
Cavidade glenoides regulares.

Nao ha evidencias de derrame articular

Leve deslocamento anterior do disco articular à direita com a boca fexada. Nota-se redução / recaptura do disco com a manobra de abertura da boca.

Posição normal do disco articular à esquerda com a boca fechada e com a boca aberta.

Hipoexcursao dos condilos mandibulares com a manobra da boca aberta.

OPINIAO:

A ressonancia magnetica evidencia:
-subluxação anterior do disco articular a direita, com recaptura com a manobra de abertura da boca
-sinais de artropatia degenerativa incipiente em ambas articulções temporo-mandibulares

Gostaria se possivel que o senhor pudesse falar algo a respeito do meu caso, pois eu sinto muita dor do pecoço para cima nao consigo durmir por nao ter uma posição confortavel, gostaria de acrescentar que utiizo protese dentaria superior, e inferior na parte de tras desde os 20 anos e tenho essas dores desde os 30, hoje tenho 51.
Desde já agradeço.

Dr.estou a 1 ano com dores,desde que coloquei uma protese,pois perdi meu dente da frente e vou colocar um implante.As dores começaram depois que coloquei esta protese,o dentista fala que não tem motivo.tenho pesquisado e como faço tratamento p Fibromialgia tem alguma relação,pois todas as minhas dores são concentradas no lado esquerdo do pé a cabeça,estou com 48 anos e tenho muitas dores a uns 8 anos,mas faço tratamento p fib.a 3 anos,mas confesso que parei com a s medicações pois me deixa muito tremula,sem animo p nada,estou fazendo pilates solo e me sinto melhor,e agora p ajudar vem este outro problema meu rosto esta ficando toroto é pouco mas eu me olho e percebo e em fotos tbm se pecebe,tem dias que estou + inchada e com + dores,pescoço,garganta,ouvido fica como se fosse uma corda de violão com som vibrando….´e muito ruim….as vezes penso que todas minhas dores são mentais pois já sofri muito com a fibro.,infelismente a condição financeira não dá p particilares e me trato com o sus,até conseguir um diagnostico foi anos….bem obrigado pela atenção e com os textos consegui me enformar vou procurar o que tiver ao meu alcance… Sonia Ramos

Dr Marcelo .Tenho dores de cabeça, estalos e cansaço na mandibula, dor nas costas do pescoço indo para o braço esquerdo e tenho também má-oclusão.O tratamento ortodontico melhora a dtm que tenho ? tem esse tratamento da dtm pelo sus? é o meu sonho fazer esse tratamento!

Oi Dr. marcelo vc conhece algum especialistaem DTM em Fortaleza???Indica alguém???Tõ sofrendo há mais de dez com fortes dores,já fiz vários tratamentos todos sem sucesso.Não tenho masi vida social…Nãoa gento mais.

Núbia, infelizmente não conheço um especialista para te indicar, mas você pode entrar no site do Conselho Federal de Odontologia e fazer uma busca por profissionais.

Att.,
Marcelo Matos

Olá,

sou estudante de Odontologia da UFC, e temos professores super qualificados na área. Procure o GEDO (Grupo de Estudos em Dor Orofacial) da Faculdade de Odontologia – UFC, ou, ainda, a disciplina de Oclusão na mesma faculdade. Em ambos, procure o professor Wagner Negreiros, ou outro. Todos são bastante competentes.

Você sabe se tem algum especialista em ATM em Blumenau SC ?

Júnior, certamente eve ter. Dê uma olhada na busca por profissionais no site do Conselho Federal de Odontologia.

Att.,
Marcelo Matos

Dr.Tenho atm já iniciei vários tratamentos mas não obtive bons resultados,para piorar minha situação meus dentes estão quebrando,fico em desespero não sei mas como tratar,já usei aparelho,placa fiz estrações e agora isso meus dentes estão…Estou tomando remédios para relaxar a musculatura e assim poder tratar os dentes que quebraram,pois estou com abertura de boca limitada,atualmente estou morando em Fortaleza-Ce,o senhor pode me informar um especialista?Desde já te agradeço,pois vejo através do senhor a oportunidade de ter um bom sorriso,e principalmente uma vida melhor,porque este problema tem me distanciado das pessoas que eu amo,sou complexada,desculpe-me…Aguardo uma solução.Deus te ilumine sempre.

ângela, se você puder vir a Salvador, eu poderia verificar o que está acontecendo e porque não está evoluindo com os tratamento que você tem tentado. Mas via internet isso não é possível.

At.te,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo, li varios artigos em seu site e quero parabenizá-lo pelo maravilhoso trabalho que o Dr. vem fazendo sobre DTM.
Mas estou escrevendo também para pedir sua ajuda, sofro de DTM há mais de 30 anos e já fiz vários tratamentos, até cirurgia mas a dor continua.
Usei várias placas de mordida para acertar a oclusão, mas sempre o método utilizado é através de tentativas, gostaria de saber se há um critério tecnico para determinar com precisão ou pelo menos por aproximação a mordida ideal?, porque atraves de tentativas é muito dificil e demorado conseguir uma oclusão adequada. Fica confortavel por um tempo mas depois o incomodo volta. A maioria dos dentistas sabe tratar apenas da aparencia do dente, mas não sabem direito restabelecer a função adequada.

Moro em São Paulo e gostaria de fazer um tratamento com o competente Dr.

José, você perguntou: “(…) gostaria de saber se há um critério tecnico para determinar com precisão ou pelo menos por aproximação a mordida ideal?”

Resposta: sim, há. Para isso é preciso que o dentista saiba como é que se interpreta os padrões neurológicos e neuromotores da mandíbula e posicione a mandíbula conforme a menor nocicepção articular, que é uma espécie de posição de “conforto” da articulação, fazendo com que essa posição da mordida acompanhe as alterações da ATM até que esta se estabilize. Veja a palestra ao vivo que fiz há algum tempo: https://www.youtube.com/watch?v=Qappee0oDSA

Atenciosamente,
Marcelo

Olá Dre . Marcelo.
Nesta semana recebi o diagnóstico de que necessito fazer cirurgia do lado direito da mandibula para colocação de ancora para recapitura do condilo, uma vez que houve rompumento dos ligamentos. SEgundo a cirurgiã bucomaxilo que consuktei, ela chegou a conclusão, após analisar uma RM que fiz, que o lado esquerdo está muito ruim mas há possibilidade de trataemtno clinico, entretanto o lado direito não tem masi jeito, só cirurgia mesmo.

Ela me informou sobre o procesimente antes da cirurgia onde será colocado um tipo de aparelho, que usarei 24 h de 3 à 6 meses, passando por novos exames, tipo RM etc, quando então seria realizado o ato cirurgico.
Me disse ainda da possibilidade de haver uma parestesia, paralisia facial, após a cirurgia, mas me garantiu que voltará ao normal se acontecer.
Enfim, perdi o chão, fiquei muito assutada e deprimida, mas ao encontrar sua página e ler sobre seu posicionamento, entendi que no meu caso o Sr. não aconselha o procedimento cirurgico e sim clinico com a investigação da causa do problema.
Detalhe, nunca fiz qualquer tratamento de ATM, e não tenho dores, apenas descobri proque senti meu ouvido um pouco tampado e as vezes com um barulho estranho, mas dor sinto somento o maxilar um pouco dolorido.
O que o Sr. me aconselha a fazer? Moro em Itu próximo à SP, o Sr. teria outro profissional para me endicar aqui na região, Campinas, Sorocaba, ou SP?
Obrigada pela atenção, Roberta.

Roberta, em Campinas e redondezas infelizmente não tenho ninguém para indicar…

tenho doress de cabeça terriveis, fiz varios exames até com neurologista me tratei mas de nada funciono.Até que em uma consulta com uma dentista especialista em dtm me alertou que eu tinha um problema na articulaçao,fiz uma ressonancia temporo -mandibular e o resultado é que minha maxila esta fora do osso de cima ela falou que é um problema degenerativo e marcou para eu fazer a cirurgia que poe uma parafuso no osso para fixar e voltar o osso pro lugar, gostaria de saber se realmente no meu caso é necessário a cirurgia? obrigada.

Doutor Marcelo, venho tendo várias dores na região do maxilar, principalmente ao abrir a boca… depois de muito pesquisar.. creio que estou com essa disfunção.. só nao sei se é Articular ou Muscular. O senhor conhece algum especialista em Belo Horizonte??

Um grande abraço, desde já agradeço pela atenção!

Olá,Tenho 26 anose convivo com DTM a 7 anos,sendo que já tentei diversos tratamentos sem sucesso.Minha RM consta deslocamento de ambos discos sem sinal de recaptura com degeneração,derrame entre outras coisas.Atualmente faço tratameto com um dentista que vive mudando minha placa para tentar solucionar o problema.Tenho dores cronica na região temporal ,occiptal ao redor dos olhos e ombros somente do lado esquerdo.Peço que me de uma orientação,pois não aguento mais conviver com tantas dores.Sou de Vitoria-ES.Desde já,obrigado!

..Tenho abertura de boca normal,porém com desvio para o ladoi direito.meu dentista fez uam placa com acrescimo do lado esquerdo visando compensar este desvio,isto é coreto?

Dr., por favor, o Sr. conhece algum profissional aqui em Campinas (interior de Sp)?
Estou tão cansada de procurar ajuda…

Bom dia Dr. Marcelo.você poderia me indicar um especialista em atm aqui em Salvador/Ba.

Roschild, há muitos especialistas aqui em Salvador.
Eu trabalho exclusivamente com as patologias da ATM e meu consultório fica no Rio Vermelho. Dê uma ligada para 3248-4434.

att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo,
Tem algum especialista de patologia de atm em Vitória – ES?
O sr. pode indicar?
Fico-lhe, desde já, grato!

Rogério, que eu conheça, não há ninguém em Vitória com formação em patologia da ATM que esteja trabalhando com a mesma linha que eu.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa tarde Dr.Marcelo, faz dois meses que senti uma dor de ouvido e fui procurar um otorrino, ele me informou que não tinha nada em meu ouvido que deveria procurar um buco maxilo…comecei a sentir dores muitos fortes na articulação e na musculatura da face e uma dor de cabeça insuportável, já não conseguia mais abrir um dedo de boca… tudo travado,e o dentista que estava indo me fez uma placa de silicone de 3 mm que piorou minha situação. Faz dez dias que resolvi mudar de dentista, esse me passou uma fisioterapia que faço 3 vezes ao dia e compressa de água morma tbm 3 vezes ao dia… e fiz uma seção de agulhamento em pontos gatilhos…com isso já tenho um pouco mais de abertura de boca,mais ainda n consigo mastigar nada , tudo bem amassado e sinto muita ansia também que me fez perder 4 kilos já. Estou passando com psicologa, neurologista que me pediu tomografia e mapeamento de cerebro ,reumatologista e acumpuntura.Me ajude não sei o q fazer mais, se estou no caminho certo agora, moro em sorocaba e fica muito dificil d ir até vc…tem algum profissional q possa me indicar em são Paulo.Fico no aguardo q Deus te abençõe obrigada. Bárbara

Bárbara

Eu não trabalho com esse tipo de abordagem que você vem fazendo, com agulhamento e fisioterapia para forçar a abertura da boca. Sugiro procurar auxílio com quem lida com este típo de técnica.

At.te,
Marcelo Matos

Uma dúvida Bárbara..o dentista te passou fisioterapia,é isso? ou te encaminhou para uma fisioterapia?

Boa noite, também sofro com problemas de atm, sou bancário e falo constantemente em setor de atendimento ao cliente e já não consigo cumprir minhas funções, mas preciso trabalhar, estou me tratando com ansioliticos e anti-depressivos e sinto, inchaço do lado esquerdo e ouvido entupido e por causa da atm criei um tic, ou seja, um cacoete para estalar a atm e aliviar um pouco a tamponagem que parecer crescer pelo rosto e ouvido do lado esquerdo. A dor também irradia para o lado direito, mas é bem leve. Procurei um dentista no RJ dr. Gerson Hayashi e ele pediu exames de tomagrafia e ressonância e não descarta a probabilidade de cirurgia. Estou com medo, pois por vários relatos e alertas, dizem que o que esta ruim poderá ficar muito pior, só que não aguento mais. Gostaria também saber se possível o custo médio da cirurgia de atm entre valores minímos e máximo por favor. Obrigado. Ronaldo.

Ronaldo

Cirurgias de ATM só são indicadas em situações muito específicas. Cuidado com a moda que existe agora de tratar tudo com cirurgias tipo discopexia, próteses de ATM, etc. Se atenha ao diagnóstico e só arrisque cirurgia nessas três circunstâncias: anquilose, tumores e fraturas graves. Em casos de processos degenerativos severos, algumas cirurgias podem ajudar como procedimento auxiliar. Sugiro que leia o texto: Dúvidas sobre ortodontia, cirurgia e placas oclusais para tratamento de disfunção da ATM
At.te,
Marcelo Matos

Prezado Dr. Marcelo, primeiramente, parabéns pelo site e pela atenção que dá a todos. Não ficou claro a mim se você é Ortopedista Funcional dos Maxilares ou não. Você domina as duas escolas (ortodontia e ortopedia)? Quem você me indicaria para tratar minha ATM no Rio de Janeiro, capital? Obrigado.

Olá Eduardo

Abrigado pela congratulação!
Bom, não sou nem ortopedista funcional dos maxilares nem ortodontista., mas sim, conheço um pouco de ambas as especialidades. Minha formação é em Radiologia e patologia da ATM.

No Rio de Janeiro, não conheço ninguém que siga a mesma linha de trabalho que eu ou que eu tenha visto os resultados dos tratamentos e me sinta à vontade para indicar… No entanto há profissionais especialistas em DTM e Dor orofacial que você pode contactar junto ao Conselho Regional de Odontologia.

At.te,
Marcelo Matos

Estou mto triste e chorando .. Meu caso faz pouco mais de uma semana porém sou gp e li seus textos são bem desanimadores quanto ao tratamento . Vc conhece um bom profissional em campinas ? Obg desde já .

Keite Daiany

Você escreveu: “(…)seus textos são bem desanimadores quanto ao tratamento”

Os tratamentos só são desanimadores se não derem resultados, mas felizmente na grande maioria das vezes é possível melhorar a situação das ATM. Em muitos casos se consegue obter a recuperação total da articulação e regressão dos sintomas, em outros dá para frear o problema e melhorar os sintomas. Só uma pequena minoria é que é complicado a ponto de não se conseguir obter os resultados esperados.

Você escreveu: “Meu caso faz pouco mais de uma semana porém sou gp (..)!

Também não vejo problema algum em você ser GP. É perfeitamente possível realizar um tratamento adequado e melhorar seus sintomas.
Quanto a um indicação em Campinas, infelizmente não conheço nenhum profissional dessa região que pudesse lhe indicar.

At.te,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo,

Por favor, me ajude. Meus sintomas só estão piorando. O senhor me indicaria um especialista no DF ou em Goias?

Desde já agradeço e o parabenizo pelo seu trabalho.

Sim, tenho um nome para lhe indicar no DF. Te mando por e-mail.
At.te,
Marcelo Matos

No Es,tem uma dentista com especialização em DTM. Doutora Aline Bernardina. O senhor recomenda?

Não conheço pessoalmente, o que me impede de indicar, por não poder tomar parte da responsabilidade.

Estou em tratamento á 1 mes, não vejo melhora, o q fazer! indique um médico para porto alegre rs

Ana

Um mês pode não ser tempo suficiente para obter melhora em alguns casos. De qualquer forma, se quiser uma segunda opinião, procure a Dra. Lídia Yavich http://www.clinicamy.com.br aí em Porto Alegre

At.te,
Marcelo Matos

Olá Ana, minha filha está com sua situação bem crítica, e pretendemos começar tratamento em porto Alegre. Com quem você está se tratando?

Olá, doutor.
Sofro com um quadro de DTM há mais de 5 anos, e a cada ano praticamente minha situação piora. Estou há mais de 6 meses sentindo muitas dores musculares no rosto, pescoço e ombros. Recentemente, fui diagnosticada com fibromialgia. Mas o que mais me incomoda é a tensão muscular que sinto 24 horas nos músculos da face. O senhor teria alguém que segue sua linha de tratamento para me indicar em São Paulo? Estou deprimida e com péssima qualidade de vida devido a isso, não consigo encontrar um profissional que realmente me ajuda, mas seu blog sempre me dá esperanças de que eu possa melhorar com um tratamento mais adequado.

Amanda

Fico feliz que o blog tenha lhe sido útil. Entretanto, infelizmente, não há ainda ninguém em SP que siga a mesma linha de abordagem que eu. Há sim profissionais especialistas em DTM e dor orofacial diversos, cada um com sua linha de trabalho. Te mandarei um e-mail.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Marcelo
Meu nome eh Rita, tenho 34 anos, sou medica e sofro com dores na ATM por 15 anos.
Há 10 fiz ima RM e tomo q mostraram desgaste quase total dos acetabulos.
Durma com a placa mas tenho dores terríveis mais do lado esquerdo q inclusive já esta encurtado (rosto esta ficando torto).
Gostaria de passar no Dr, mas sou de santos.
Você tem alguém pra me indicar em São Paulo capital q eh próximo daqui?
Gostaria de tentar a toxina em alguns pontos e Ac hialuronico na ATM.
Muito obrigada

Rita, de fato, o ac. hialurônico pode ajudar a lubrificar um pouco a ATM, mas não faz muito mais que isso. Já a toxina, tenho visto mais problemas que sucesso relacionado ao tema.
O que precisa ser feito é uma avaliação para descobrir o porquê desse “desgaste do acetábulo” (geralmente o que ocorre é uma deformação por remodelação), geralmente precedido de alterações morfológicas ou posturais nos côndilos mandibulares. Para isso, é preciso um diagnóstico diferencial que deixe claro a extensão dos danos, o fator etiológico, o impacto sobre o funcionamento e a relação com os sintomas a partir do qual pode ser planejado um tratamento que permita controlar os sintomas e simultaneamente a assimetria facial (gerada pelo encurtamento que você citou). Não tenho quem lhe indicar, que trabalhe dessa forma, em São Paulo.

At.te,
Marcelo Matos

OLA DR MARCELO BOA NOITE, DR A MINHA ESPOSA SOFRE A 07 ANOS COM PROBLEMA NA MANDIBULA OU ATM NAO SEI O SERTO , ELA DESMAIA 03 VEZ AO DIA ,JA NAO SEI O QUE FASSO. PESSO UMA ORIENTAÇAO ,POR FAVOR

Xará,
A primeira coisa é se certificar se que esses desmaios são mesmos relacionados à ATM pois não é um sintoma típico. A segunda é saber qual é o diagnóstico da ATM dela. Só a partir daí será possível planejar alguma abordagem.

At.te,
Marcelo Matos

Ola Marcelo,
Estou com problemas articulares egostaria de uma orientacao, conhece algum dentista de sua linha que esteja na Cidade do Mexico?
Agradeco
Priscilla

Priscilla, infelizmente não conheço.

At.te,
Marcelo Matos

Obrigada

Bom dia doutor.
Gostaria de fazer três perguntas se possível. A primeira é: Tirei um raio x das articulações temporo mandibular e deu tudo normal e preservado, mesmo assim posso ter ATM? Pois sinto uma tensão musculares nesta região abaixo do lóbulo da orelha o que me causou recentemente um zumbido no ouvido. A segunda é: Tenho sobre mordida leve e má oclusão do tipo 2 leve, mas não gostaria de usar aparelho fixo, existe outro tipo de tratamento? Terceira é: Uso a plaquinha para dormir a uns três meses, é preciso haver um acompanhamento desta plaquinha e de quanto em quanto tempo? Att: Rosana Romano

Rosana

Respondendo suas perguntas:

1. Sim. As radiografias comuns da articulação temporomandibular não possuem precisão para avaliar danos menores da parte óssea, nem danos severos dos tecidos moles. Para isto, existem outros exames de imagem.
2. A primeira coisa é avaliar se a classe II é uma consequência do problema na ATM ou não. Pois certas lesões articulares produzem um retroposicionamento da mandíbula, deixando-a para trás e gerando uma classe II. Este tipo de caso requer um tratamento diferente, um outro método, mas que sim, pode precisar da ortodontia com relação à parte dentária. Entretanto, essa pate do uso do aparelho ortodôntico já não é mais tratamento da ATM.
3. Sim, é preciso haver um acompanhamento. Qual é o grau de eficiência dessa placa? Como ela interfere no funcionamento muscular? E na capacidade mastigatória? E na artrocinética? Pois bem, essas são algumas das perguntas que precisam ser respondida durante o acompanhamento…

At.te,
Marcelo Matos

boa noite doutor Marcelo. estou com problema na atm,gostaria de saber o endereço da sua clínica para um possível consulta, gostaria de saber se o sr atente pelo plano bradesco?

Olá Marilene

A clínica fica no bairro do Rio Vermelho em Salvador, Bahia. Não atendo planos de saúde. Peço que ligue no (71) 3248-4434 para maiores informações.

At.te,
Marcelo Matos

Olá dr. muito interessante o caso,sou fisioterapeuta em SP e lhe digo que tenho tentado mudar essa fama da fisioterapia ser meramente “tratadora de sintomas”,em muitos casos as avaliações fisioterapêuticas tem obtido resultado na causa das alterações da ATM, fica somente ao encargo do fisioterapeuta identificar quando pode atuar ou não,por isso a importância de uma equipe multidisciplinar.
Parabéns pelo blog!!!

Boa noite, tenho uma disfunção desde 2011 procurei um dentista, senti que estava apertando muito na hora do sono, nunca imaginei que daria uma disfunção até que começei a sentir muita dor na mandibula, no ouvido e dores de cabeça frequentes, procurei até neurologistas, la ela mando eu procurar um psicologo e um dentista, até eu achar um especialista foi dificil, enfim procurei e achei, ele pediu pra eu tirar raios x, mando eu arrancar meus sisos, mais não adianto, ae pediu uma ressonância magnetica e nela constou que eu estava num nivel 4 da disfunção, ele disse que só tratamento cirurgico, porque deu um bico de papagaio, uma especia de joanete no meu disco ocular, e eu tenho 19 anos, queria saber se isso é normal na minha idade, e se realmente nesse caso só resolve a cirurgia. Muito obrigada, boa noite!

Bárbara, se você tem um “bico de papagaio” (tecnicamente o nome disso é osteófito) é sinal que há algo muito alterado em suas ATM. Esse osteófito configura um processo degenerativo, mas que precisa ser investigado melhor pois desde problemas biomecânicos, até imunológicos, passando por infecções e traumatismos podem produzir esse tipo de problema, mas cada um tem uma forma distinta de tratar.

Em todos eles, cirurgia é o que possui menor eficiência.

at.te,
Marcelo Matos

Olá Dr.

Sinto muitas dores na nuca que refletem para toda a cabeça e sinto a boca muito tensionada.
Uso placa para dormir, mas acabo apertando os dentes mesmo durante o dia e ultimamente estou utilizando uma quantidade grande de relaxante muscular.
o Sr. teria algum especialista na sua área do DF?

Boa tarde Doutor,
Eu tenho problema de ATM, e estou indo ao dentista usando placa para descanso, vou colocar aparelho fixo para corrigir a postura de alguns dentes para tentar amenizar a dor, mas, gostaria de consultar com um especialista e não conheço nenhum aqui em Curitiba/PR, o Sr. poderia me indicar alguém ou alguma clínica?
Agradeço desde já.

Ju, sobre corrigir dentes para tratar a dor, a DTM ou patologia da ATM, leia URGENTEMENTE e ATENTAMENTE essa postagem aqui:
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde

E não, não conheço a quem te indicar em Curitiba.

At.te,
Marcelo Matos

Olá, estou observando que ultimamente estou tendo estalos na ATM no lado esquerdo. Isso acontece mais quando bocejo. Ultimamente estou sentido um certo desconforto, devo me preocupar?! O que eu posso fazer para que isso amenize ou para que eu não tenha mais esses estalos?! Desde já agradeço!

Andréia, dê uma lida aqui nesse texto que creio irá lhe esclarecer melhor: Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Poderia me indicar um profissional no rio de janeiro?
estou me tratando com um buco que disse que se nada der certo vai fazer tipo uma cirurgia que é pouco evasiva só dois furinhos um da microcamera e outro para manipular e fazer uma lavagem algo assim, mas estou com medo queria uma segunda opinião…tenho isso a 8 anos uso placa estou fazendo tratamento ortodontico minha ressonancia deu nada e vou repetir em outro local se puder indicar um lugar confiavel aqui no rio p fazer tb agradeço..

Olá Maria Diniz

Infelizmente não conheço quem possa lhe indicar no RJ…

Pela sua descrição, o procedimento cirúrgico seria uma artrocentese via artroscopia. De fato, é um procedimento invasivo, mas de pouca magnitude comparado com outros procedimentos cirúrgicos.

Em geral, esse tipo de procedimento pode realmente produzir uma alivio, normalmente temporário, mas que pode lhe ganhar um pouco de tempo enquanto segue buscando, junto ao seu dentista, formas de se aprofundar na solução do seu caso.

Quanto à ressonância, acho muito difícil haver realmente um problema na ATM e não haver nada na imagem. O que acontece é que o radiologista normalmente interpreta as imagens sem estar de posse de todas as informações clínicas, enquanto que do outro lado, o clínico que recebe a imagem e tem as informações clínicas, nem sempre tem um treinamento aprofundado em interpretação de imagem.

Em situações assim, o melhor é conversar com seu dentista sobre todas as possibilidades.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

DR. POR GENTILEZA SOU FISIOTERAPEUTA E TENHO PESQUISADO MUITO SOBRE AS DTM, O QUE EU NÃO CONSIGO PERCEBER E A PARTE DE GONIOMETRIA ( AVALIAÇÃO NORMAL DA ABERTURA DA BOCA COM PROTRUSÃO,RETRUSÃO,LATERALIZAÇÃO E ABERTURA) O SENHOR TEM ALGUMA COISA QUE EU POSSA ME DIRECIONAR MELHOR.ABRAÇO

Ubirajara, existe como mensurar todo o funcionamento mandibular desde a atividade dos músculos até os movimentos mastigatórios de forma muito mais eficiente que apenas um goniômetro, afinal os movimentos da ATM são bem complexos e diferente de outras articulações do corpo. Veja o programa de Mini Residência em Patologia da ATM. Te envio por e-mail uma cópia do programa analítico do curso.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Dr. Marcelo, recentemente tenho sentido dores na ATM, mas ainda não fui em nenhum médico, qual o especialista a procurar primeiro?, vc indica algum no Pará?

Atenciosamente,

Jamison Freitas

Jamison, em tese, o especialista em DTM e dor orofacial.

At.te,
Marcelo Matos

estou sentindo muita dor e o dentista me falou que somente uma plaquinha de acrílico vai resolver.Será que resolve mesmo?

Franciele, uma plaquinha pode não ser “só” uma plaquinha… Leia aqui: Plaquinha resolve?

at.te,
Marcelo Matos

Queria saber um profissional na área para tratamento da ATM em Vitória/ es.

Lourena, eu não conheço profissionais em sua cidade que possa lhe indicar.

At.te,
Marcelo Matos

Boa tarde Dr. Marcelo,

Meu nome é Carolina, há alguns meses estou sentindo muitas dores no ouvido, essa dor aumenta ainda mais quando estou em voos, também tenho vários estralos no maxilar. Procurei um otorrino que indicou vários exames audiométricos para serem feitos e todos estão normais, então o otorrino indicou que eu procurasse algum especialista em Buco Maxilo que tratar de alguma possível disfunção da ATM. Gostaria de saber se o senhor tem alguma indicação para Porto Alegre? Obrigada!

Sim, Carolina, em Porto Alegre procure a Dra. Lídia Yavich e o Dr. Luis Daniel Mattos na Clinica MY: http://www.clinicamy.com.br

At.te,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo. Tenho artrite reumatoide e apresento sintomas de ATM.
Gostaria que me indicasse um especialista na grande Vitória-ES.
Grata,
Regina Santos

Regina, não conheço quem lhe indicar em sua cidade…

Ola dr Marcelo,fico feliz de saber que ainda existem especialistas preocupados com seus pacientes, obrigada por ser assim! Minha filha vem sofrendo com problema de ATM, o especialista que a atende falou sobre cirurgia,mas não desejo isso, mesmo porque tenho relatos de que não funciona ,sofro vendo ela sofrer.Segue o laudo da ressonância que ela fez no dia 16/06/14.Fossas glenoides de contornos regulares,côndilo mandibular de morfologia alterada,estando a superfície articular aplainada e presença de osteócito anterior,isso nos dois lados,direito e esquerdo.Disco fibroso direito de morfologia alterada,hemiconvexo,estando em posição anterior com a boca fechada,havendo redução durante abertura da boca.Disco fibroso esquerdo de morfologia alterada,retilíneo,estando em posição anterior com a boca fechada não havendo redução durante abertura da boca.Hipoexcurcao dos côndilos mandibulares.Espaços articulados preservados.Foi observado liquido articular em pequena quantidade em ambos os lados. impressão diagnostica:Côndilo mandibular direito de morfologia alterada, estando a superfície articular aplainada e presença de osteócito anterior e do lado esquerdo a mesma coisa. Disco fibroso direitode morfologia alterada,hemiconvexo,estando em posicão anterior com a boca fechada havendo redução durante abertura.Disco fibroso esquerdo de morfologia alterada,retilíneo,estando em posição anterior com a boca fechada não havendo redução durante abertura da boca.Hipoexcurssao dos côndilos mandibulares.Então este e o diagnostico. O especialista que a atende fez a placa que ela esta usando e passou dez sessões de fisioterapia,que ela ira começar a fazer,ma s estou insegura e com medo,de que a qualidade de vida dela seja prejudicada,ela só tem 19anos,já fazem quatro dias que reclama de dor de cabeca,e eu lhe dou dipirona,espero uma hora e depois se não aliviou dou ibuprofeno.Perdoe-me por perturba-lo.Quem dera o senhor atendesse em são jose dos campos,alias se o senhor conhece um especialista confiável por aqui,por favor mefale.O que devo fazer.Se pudesse gostaria que fosse comigo e nnão com ela.Este e o relato de uma mae aflita!

Olá Renata, eu é que fico feliz em saber que você gostou do blog!

Bom, você escreveu: “(…) impressão diagnostica:Côndilo mandibular direito de morfologia alterada, estando a superfície articular aplainada e presença de osteócito anterior e do lado esquerdo a mesma coisa. Disco fibroso direitode morfologia alterada,hemiconvexo,estando em posicão anterior com a boca fechada havendo redução durante abertura.Disco fibroso esquerdo de morfologia alterada,retilíneo,estando em posição anterior com a boca fechada não havendo redução durante abertura da boca.Hipoexcurssao dos côndilos mandibulares. Então este e o diagnostico.”

Em realidade, não. Este não é o diagnóstico… Esta é a descrição das lesões.
O diagnóstico o que as causou e por quê.
Por exemplo, as lesões descritas no laudo que você transcreveu são comuns de serem encontradas tanto em situações onde há um componente autoimune, como em processos patológicos pós-traumáticos e também em alguns casos de sequelas infecciosas. Assim, saber o que as causou ajuda a determinar como controlar ou reverter o problema na ATM.

De qualquer maneira, pelo que eu entendi, sua filha está no início do tratamento e, sendo assim, talvez seja o caso de dar tempo ao dentista para ver se as coisas evoluem bem. Tenha em mente que alguns casos podem ser realmente difíceis, especialmente no começo.

Infelizmente não conheço especialistas para indicar em seu estado. Caso não se sinta segura com o profissional que está tratando sua filha, o melhor é conversar e jogar aberto com ele(a) ou procurar outro profissional.

Atenciosamente,
Marcelo Matos
novo site: DTMnuncaMAIS.com.br

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: