Tratamento da ATM e Ressonância Magnética

É possível tratar seriamente uma patologia da ATM sem ressonância magnética (RM)?

A RM é o único exame de imagem capaz de possibilitar uma visualização direta do disco articular e dos ligamentos da ATM. Nenhum outro exame, mesmo a tomografia computadorizada, serve como substituto pois não permitem visualizar com precisão os tecidos moles.

O hidrogênio, um dos elementos mais abundantes no corpo humano, é o principal responsável pela formação da imagem de RM, tornando possível a formação de imagens de diversos órgãos e tecidos que não são bem visualizados em outros exames de imagem.

Desta forma, se não solicitarmos uma RM da ATM, não poderemos saber, por exemplo, a posição do disco, o grau de desidratação ou a integridade estrutural do mesmo, se há uma distensão ou ruptura de algum ligamento, se há necrose medular no côndilo, dentre outras tantas lesões que podem ser visualizadas.

Então pergunto: como iniciar um tratamento apropriado sem saber o que está acontecendo na ATM?

Na imagem acima podemos ver uma RM de uma paciente onde os côndilos da ATM estão bastante lesionados e apresentando duas pequenas “pontas” (setas verdes) fruto de um processo degenerativo causado por uma bactéria. Essa paciente não conseguia abrir a boca e havia piorado da dor após um tratamento que foi realizado com base em manobras de manipulação da mandíbula.

Ora, ao movimentar a mandíbula manualmente, as “pontas” eram forçadas contra o disco (em amarelo) que se encontra completamente deslocado para anterior, então a cada tentativa de abertura da boca com manobra de abertura passiva, ativa ou com ajuda de instrumentos, o quadro piorava a longo prazo.

Como poderíamos saber disso sem uma RM?

Com um exame de raios-x ou uma tomografia até consegue ver as “pontas” (osteófitos, na nomenclatura científica) mas não consegue ver que a ruptura do ligamento e a lesão do disco (seta amarela) provocadas pelo atrito destes osteófitos ao tentar abrir a boca.

Por motivos similares a estes é que sempre reforço que para um tratamento da ATM ser bem elaborado, tem de estar bem suportado por uma investigação detalhada ainda na fase de diagnóstico, o que inclui RM como item fundamental e, com freqüência, mais alguns exames de imagem para complementar como a tomografia computadorizada.



Comentários postados (358)

Em exame de RM foi achado um artefato de susceptibilidade magnética no pólo temporal anterior direito,decorrente de material ortodõntico. A dúvida é: os implantes dentários podem aparecer diretamente neste local?

Janilde

Todo metal ferromagnético na boca pode gerar interferências e os implantes (a depender do material de que é feito) não são exceção. Se você já tiver feito cirurgia ed ATM, também pode haver metais (usados em âncoras, pinos, etc) na ATM.

Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc

Olá Dr Marcelo Matos,
Sou dentista e quem te indicou pra mim foi um colega chamado Arthur Oliveira.
Já ouviu o ditado: casa de ferreiro espeto de pau, né?
Pois é. E uusei aparelho quando era adolescente mas tive que abandonar meu tratamento. Hj sofro bastante com minha ATM.
Na faculdade ag aprende puco sobre a ATM, então n sei muito.
Mas esta semana tive o que eu acredito ser um deslocamanto do meu disco articular. Eu tava conversando com minha paciente, explicando os Só que para minha surpresa eu não estava conseguindo ocluir direito.
Conseguia abri e fechar a boca nosmalmente, mas o lado direito simplismente não tinha toque. Ficava afastado cerca de 2 mm ou menos.
Eu tive que sair e procurar algum dentista que no prédio que estava (ainda bem que tinha), daí pedi para manipular minha mandíbula e ouvi um estalo que voltei a ocluir com um pouco de dor. Só q ao bocejar, ocorrei de novo. Fiquei omc ela desoclida a noite inteira e só no outro dia consegui outra dentista para me ajudar. No fim do dia de novo!!! Pedi para uma colega tentar( ACD, imagine a que ponto cheguei). Pronto, to aqui eu pesquisando telfone de consultótio de especialistas para me ajudar. Isso eu to c a boca travada para não esquecer e bocejar de novo,kkk.
Bom seria cômico se te falasse que trabalho com ortodontia??? Pois trabalho.
O que eu queria é saber o telefone do seu consultório. Ver se trabalha em alguma especialização que eu possa ir no fim de semana. Pra ontem,kkk.
E queria ver se eu consigo agilizar a documentação necessária.
Qual exame mais indicado para o meu caso? Dai vejo se posso levar quando eu for.
Obrigado por ler e se puder me ajudar…
Dra Ediane Machado Sampaio

Cara Colega Ediane

Será um prazer pode atendê-la. Entrarei em contato por e-mail.

Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc

ola doutor

comecei a sentir dor na atm tem dois meses e reparei q quando estou num dia de muito extres dói muito e fica ate uma semana ai vai melhorando, em uma viagem eu reparei q a dor tinha sumido e ate minha mordida tinha voltado axo q e porq estava mais relaxada mas assim q voltei pra casa a tencao volto,e agora estou sentindo um encomodo na garganta nao é uma dor continua é só quando engole algo saliva e agua e tem umas duas semana do lado esquerdo onde sinto a dor na atm e no pescoço tambem. isto pode ta ligado com O PROBLEMA DTM?

e doutor uma obser:eu nao fumo e tenho 22 anos

doutor o sus cobre a RM?

OBRIGADO

Adrielle

O estresse é um importante gatilho de vários sintomas. Em periódos estressantes todo o organismo, incluindo as ATM´s passam a ser exigidas de maneira muito intensa e, se houver alguma patologia instalada, os sintomas podem aparecer ou, se já existirem, podem se agravar.

Quanto à RM, sim o SUS cobre esse tipo de exame, normalmente após uma longa fila de espera…

Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc

DONTO TA COM CINCO ANO SINTO FONTEDO DO NOS QUEIXO NO PECOSO NAS COSTAS TAMBEM AS VEZEM NAO CONSINGO COME NEM CARNE E NEM PAO PORQUE A DOIR DE MAIS NAO CONSINGO MANTIGA I OS MEUS DENTE DOI DI MAIS

Olá, boa noite DFr. Marcelo.
Há alguns dias sentia dores que pareciam ser no ouvido e quando fui ao otorrino o mesmo me disse que estava tudo ok com o ouvido. Depois das dores no “ouvido”, comecei a sentir fortes dores na mandíbula direita e, posteriormente, nos dois lados. Essa dor, depois de alguns dias, passou, mas a mandíbula direita continua estalando.
Há uma semana retirei o aparelho fixo dos dentes e, no que consta, minha mordida está correta. Porém, quando retirei o aparelho percebi meu queixo torto e pra frente, e que antes do aparelho dentário eu não percebia o queixo desalinhado.
Gostaria de saber se o queixo torto estaria relacionado à ATM ou consequência do aparelho ortodôntico?
Por favor, se puder responda esse comentário, pois estou muito deprimida com a nova aparência que ganhei depois da retirada do aparelho dos dentes.
Desde já, obrigada!

Olá Mayana

Você perguntou: “Gostaria de saber se o queixo torto estaria relacionado à ATM ou consequência do aparelho ortodôntico?”

Bom, é muito difícil te responder esse pergunta sem fazer uma avaliação pessoalmente, pois ambas as possibilidades existem.
Tenha em mente que tratamento ortodôntico não corrige nada em relação à ATM, apenas alinha os dentes. Se já houver um problema na ATM (e pelo seu relato de estalos isso certamente é possível) o mais comum é ficar com a dentição alinhada e bonita, mas a ATM ainda com problema.

Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc

Boa noite doutor,

gostaria de saber se acumputura é indicada para tratamento da atm?
aguardo resposta,

Atenciosamente,
Beatriz Vila nova

Beatriz

A acumpuntura pode ajudar a aliviar as dores, mas não corrige os problemas que a provocam.

Att.
Marcelo Matos

Continuando a mensagem anterior em que eu falava do minha aparência após ter tirado o aparelho, o que percebi foi uma expansão da arcada dentária incompatível com o formato de meu rosto, o que ficou esteticamente muito feio, aparentando um queixo pra frente e inchaço ao redor dos lábios. Portanto minha pergunta é : tenho como modificar isso?
Obrigada!

Mayana

Esses essas questõe sprecisam ser discutidas com o ortodontista. Quanto à possibilidade de modificar, provavelmente existe sim, pois na odontologia há muitos recursos modernos. Mas se lembre que tudo que se modifica no organismo tem um custo (e eu não estou me referindo ao financeiro não…).

Boa sorte.

Att.,
Marcelo Matos
Twitter: @Artrodoc

olá Dr. Marcelo como faço para marcar um exame ressonância magnética pelo sus?

Odnéia

Você precisa procurar um médico do SUS, que lhe examine e solicite o exame com a guia apropriada, que deve ser levada a alguma clinica conveniada do SUS.

Att.
Marcelo Matos

Dr. Marcelo,

Escrevo ao senhor, em um mopmento crítico da minha vida(com relação a ATM):

Após 18 anos com dor de cabeça, descobrir que não era Enxaqueca, mas ATM;

- O BUCO MAXILO que me tratou, disse que estava com 1 lado do maxilar ‘deslocado’, e recomendou a cirurgia. Devido as dores, e medicamenos inuteis e sempre 2 vezes na semana em Hospitais para aplacar a dor….

1- Fiz a cirurgia,e pus 1 pino, mas com 5 dias o pino partiu( estava dormindo quando ouvir um barulho, parecendo um tiro e sangue no meu ouvido…Resultado, após 60 dias, de queixas de dores, o medico disse que era necessario a RM, para confirmar ..: pino paratido.

2- Fiz outra a cirurgia, com um pino mais \”forte”..

Mas, a dores aumentaram…e houve tb o “desencaxe” do direito…o que não tinha antes…

Ao retornar do medioc ele me disse: QUE EU ERA UM CASO PERDIDO PARA ODONTOLOGIA, QUE NÃO TINHA CURA…E QUE EU DEVERIA APRENDER A CONVIVER COM A DOR…

Rita Rocha

Por essas e por outras que eu insisto muito aqui no blog para ter muito cuidado com a decisão de fazer uma cirurgia, pois os riscos são muitos.

Houve um período aqui na clínica, que foram tantas pessoas chegando com problemas que pioraram depois de terem feito cirurgias de ATM que eu acabei fazendo esse texto aqui: Quanto a cirurgia falha…

Bom, pela sua descrição, seu caso parece ser um desafio e eu gostaria de avaliar pessoalmente para saber se eu posso fazer alguma coisa por você, ou não. Caso tenha disponibilidade de vir a Salvador, entre em contato.

Att.,
Marcelo Matos
(71)3248-4434
Twitter @Atrodoc

Olá doutor, boa tarde!
moro em Cuiabá e gostei muito de suas respostas sobre ATM, ontem fui ao buco-maxilo-facial para que ele analizase o por que não consigo abrir a boca direito e o porque de minhas fortes dores embaixo do ouvido no fim do maxilar.
pois bem ele tentou abrir minha boca a força, como a dor foi muita ele anestesiou e forçou até conseguir uma abertura normal, hoje porém ela não abre direito e sinto dores ainda.
gostaria de saber se este procedimento que ele adotou foi correto? pois a boca ainda esta abrindo pouco e sinto dores.
seria o caso de eu tomar um relaxante muscular, para ajudar na abertura? o Sr. me recomenda alguma terapia?
obrigado, aguardo resposta
tiago cuiabá

Ao meu ver a dor é, realmente, de origem muscular – visto que meus músculos das costas estão frequentemente tensos e doendo.

Tenho os seguintes sintomas:

PRESSÃO NA CABEÇA
ZUMBIDO NO OUVIDO (PRINCIPALMENTE DIREITO)
TONTURAS
DOR NAS COSTAS
ENJÔO (nos primeiros dias diarréia)
MAU HÁLITO
DOR NOS TRIGÊMEOS (faz um ano que coloquei uma prótese dentária, dentro do osso da face, não sei se isso tem a ver também)
ACORDO DE MADRUGADA MUITO CANSADO E ABATIDO – E ACORDO DE MANHÃ REALMENTE CANSADO
entre alguns outros sintomas que descreveu.

Minha arcada dentária é pequena para meus dentes segundo minha antiga dentista. E meus cisos estão fora do lugar faz um tempo. E meus cornetos são grandes demais segundo o otorrino.

sintomas aparecem principalmente de noite! Durante o dia parece que estou mais relaxado e só tonturas de vez em quando.

Gostaria de perguntar ao senhor, que tipo de tratamento posso fazer e que providências posso tomar para a cura. Atendem em algum lugar em Porto Alegre?

Ao aguardo de sua resposta,

atenciosamente,

Artur II

Antes de tudo, é evidente que há mais de uma coisa sobreposta no seu caso e que nem todas são relacionada à ATM. Entretanto, seja como for, sugiro que procure em Porto Alegre a Dra. Lídia Yavich e Dr. Luis Daniel da Clinica My ( http://www.clinicamy.com.br ).

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa noite dr Marcelo.
meu nome é mineias lhe mandei a pergunta sobre neuralgia trigenia que é a doença que minha mae tem. fizemos a resonancia magnetica como o senhor sugerio e o resultado foi o seguinte: SINAIS DE CRANIOTOMIA A DIREITA. AUSENCIA DE ANOMALIAS DE SINAL SIGNIFICATIVAS NO TRONCO CEREBRAL E HEMISFERIOS CEREBELARES.4VENTRICULOS CENTRADOS E DE DIMENSOES NORMAIS.APOS A ADMINISTRAÇAO ENDOVENOSO DE GADOLINEO OBSERVA-SE ESPESSAMENTO E AREA DE REALCE EM QUINTO NERVO CRANIANO DIREITO(INFLAMATORIO?). DE MAIS PARES CRANIANOS VISUALISADOS SEM ALTERAÇOES SIGNIFICATIVAS. AS SEGUENCIAS PANORAMICAS EVIDENCIAM.MULTIPLAS AREAS FOCAIS DE HIPERCINAIS T2, SEM EFEITO DE MASSA RESTRIÇAO A DIFUSAO OU REALCE POS-GODOLINEO ESPARSOS NA SUBSTANCIA BRANCA, COMPATIVEL COM MICROANGIPATIA. SISTEMA VENTRICULAR DE DIMENÇOES NORMAIS. NAO HA DESVIOS DE LINHA MEDIA. NAO SE OBSERVARAM AREAS DE RESTRICAO A DIFUSAO OU REALCE PATOLOGICO SIGNIFICATIVO APOS ADMINISTRAÇAO ENDOVENOSA DE GADOLINEO.
Diante desse resultado oque se pode fazer?
pois ador continua. uma raspagem ou biopsia teria algum resultado mais significativo?
muito obrigado.
thau

Mineias

Você já levou de volta esse resultado ao médico que pediu?
Seja como for, isso sai da área de atuação da odontologia e precisa ser aprofundado pela área médica, pois me parece ser a ponta de um iceberg. Converse com o médico que está acompanhando o caso para saber como avançar a partir daí, pois será preciso descobrir se isso está relacionada a alguma doença sistêmica/neurológica para poder entrar com algum tratamento mais específico.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

ola dr marcelo;
sou eu mineias novamente.O resultado da resonancia(RM) ja foi mostrado para o medico que esta tratando do caso. Ele disse que esta tudo normal mas a dor continua pediu uma ULTRA SONOGRAFIA porque ela tinha nodulos no lado oposto da cirurgia.
O resultado foi o seguinte:
-PRESENÇA DE AUMENTO DO VOLUME E DA DENSIDADE DE TECIDO ADIPOSO JUNTA A BORDA INFERIOR DA MANDIBOLA DIREITA (CELULITE ?)
-PEQUENOS LINFONODOS DE ASPCTO REACIONALEM AMBAS AS REGIOES SUBMANDIBULARES.
-GLANDULAS SUBMANDIBULARES, PAROTICAS E TIREOIDES DE CONTORNOS E ECOGENICIDADE PRESERVADOS, COM VOLUME E TOPOGRAFIA NORMAL.
-NAO SE OBSERVAM LESOES EXPANCIVAS.

_Tambem pediu exames sanguineos
*(HEMOSSEDIMENTAÇAO)(VHS)
—- resultado: 28mm na primeira hora.
*(PROTEINA C REATIVA)
—-resultado: 24mg/L
*(ANTIGENO CARCINOEMBRIOGENICO)(CEA)
—-resultado: 4.2ng/mL
Apartir destes resultados oque o senhor faria?
Ela esta tomando tegretol, paracetamol, certralina e o da pressao esta correta esta medicaçao?.
O que eu poderia fazer para diminuir ou ate controlar a dor de minha mae?
me responda logo que possivel.
agradeço por sua atençao.
atenciosamente mineias.
boa noite

Olá Dr. Marcelo, tudo bem? Desculpe meu testamento, mas quero lhe explicar com detalhes tudo que venho sofrendo nesses ultimos 8 meses para que derepente eu possa saber um caminho para a minha cura.
venho já há 8 meses com fortes dores em volta do ouvido, muita tontura que é o que mais me incomoda, fico com aquela sensação que eu vou cair ou desmaiar a qualquer momento, ouvidos entupidos ou com pressão, dores embaixo do ouvido, atrás dos olhos, estalos na nuca (não da pra ter precisão se é na nuca ou na face ou nos dois), dentes doloridos, dores na face, principalmente na região dos dentes e proximo aos ouvidos, na nuca e nas laterais do pescoço, inclusive quando aperto meu pescoço, doi bastante e está muito duro. já procurei Neuro, otorrino, clinico, ortopedista e sem nenhum sucesso nos tratamentos até o momento. Fiz varios tipos de exames e todos normais ou dentro dos padrões ate agora, estive numa neuro que me analisou por uns 40 min, fez exercicios com a minha casbeça e constatou que com certeza não tenho problema de coluna e disse que estou sob forte stress, coisa que eu acredito, até mesmo devido eu ja estar desse jeito a 8 meses sem nenhuma espectativa de melhora, só não acredito que o stress gerou tudo issu, a impressão que eu tenho é q parece q algum nervo ou ligamento (não sei bem como me expressar nesses termos) está sendo pressionado por alguma coisa. Usei aparelho durante uns 6.. 7 anos… tenho uma boca pequena e nunca havia arrancado nenhum dente e nenhum siso, arranquei 2 sisos agora atualmente e ja estou com a cirurgia dos proximos 2 marcada. Dentre varios exames, unico que eu ainda não fiz foi ressonancia, ate me pediram, so que dá coluna, mais como essa neuro é uma excelente medica acabei acreditando que meu problema não fosse da coluna, ainda mais que só sinto os sintomas do pescoço pra cima. O que eu gostaria de saber é se o exame que faz o diagnostico de problemas da atm como o Raio X é capaz de mostrar realmente problemas e alterações na mandibula, pois fiz um Raio X de ATM que constatou aspectos normais, ou se somente a ressonancia poderia me diagosticar com precisão??? e de todos esses problemas que citei acima se poderia estar sendo originado de um processo inflamatorio ou irregular da ATM?? e o que?? ou qual tipo de profissional o Sr. me recomendaria???
Já estou ficando sem opções.

Desde já agradeço a atenção e mais um vez me desculpe pelo tamanho do texto, é que são tantos problemas sem nenhum resultado satisfatorio.

Abraço.

Olá Dr. Marcelo!!
Há alguns meses procurei um ortodontista por causa de alguns sintomas que vinham me incomodando: dores de cabeça contínuas, apertamento, cansaço na mandíbula, torcicolo, entre outros. Após alguns RX o médico radiologista “sugeriu” tratar-se de uma Condromatose Sinovial de ATM e solicitou uma RM.Já o ortodontista pediu uma Tomografia. Qual seria o melhor exame neste caso? Se ficar comprovada a Condromatose, o que devo fazer?

Aparecida, tanto a tomografia como a ressonância se complementam em termos de diagnóstico. A depender do avanço do problema (já que deu para suspeitar em uma radiografia simples) apenas um desses exames pode ser suficiente.
Caso seja comprovada, o tratamento é normalmente cirúrgico. Converse com um cirurgião buco-maxilo-facial

At.te,
Marcelo Matos

Dr.Estou com dor de cabeça a seis meses já fiz todos os exames da cabeça tomografia eletroencefalografia ressonância magnética e não deu nada, já fiz tratamento com o neuro e não deu resultado. ja tomei varias medicamentos como gabapentina,tegretol, depakene, varios analgésicos, e até mofina. sera que o meu problema e na atm?

Cleanes

Para tirar essa dúvida você precisa fazer uma avaliação do estado de saúde/doença da ATM. Procure um dentista especialista em DTM ou com formação em patologia da ATM.

Att.,
Marcelo Matos

Olá Dr. Marcelo!!
Há alguns meses procurei um ortodontista por causa de alguns sintomas que vinham me incomodando: dores de cabeça contínuas, apertamento, cansaço na mandíbula, torcicolo, entre outros. Após alguns RX o médico radiologista “sugeriu” tratar-se de uma Condromatose Sinovial de ATM e solicitou uma RM.Já o ortodontista pediu uma Tomografia. Qual seria o melhor exame neste caso? Se ficar comprovada a Condromatose, o que devo fazer?
Aparecida

Aparecida

Ambos os exames são bons para verificar a condromatose, em realidade, um complementa o outro. Se for confirmado, o tratamento é cirúrgico.

Att.,
Marcelo Matos

DR fui em especialista em atm ele não me passou exame,começei o tratamento usando uma placa,e fasendo fisioterapia ja tem uns 15 dias,ainda estou sentindo muita dor de cabeça.DR leva quamto tempo pra sentir melhora.Ele me disse que eu tenho enxaqueca que eu devo comtinua com o neuro,mas eu ja fiz tratamemto 6meses ja fiz exames estar normal, mas as doris comtinua me pertubano estou tomando sandomigram e fazendo a fisio.me ajude pois nao sei mas o que fazer. desculpa por desabafar.

DR. Marcelo ha 7 meses venho lutando com uma dor de cabeça extrema diária já fiz vários exames não deu nada já tomei varias medicações mas nada resolveu o neuro me disse que eu tenho uma cefaleia causada pela dtm. Dr 4 meses antes de sentir a dor de cabeça eu estava em tratamento dentário fiz 16 restaurações 2 canais 1 canal quebrou e tiver que estra-ilo e o outro quebrou e foi feito uma protex depois foi colocado o aparelho dentario por eu tenho os dentes muito para frente procurei um especialista em dtm comecei fazer o tratamento já vai fazer 1 mês, ainda não vi melhora estou usando placa e fazendo fisioterapia,DR leva quanto tempo para ter melhora. DR pela sua experiência oque você me diz sobre isso. sou de imperatriz (ma).

Caro colega , sou ortodontista e estou com uma paciente que foi submetida à cirurgia ortognática. Após a cirurgia, foi pedido pela buco-maxilo, remoção do aparelho para que seja feito ressonância da ATM, pois há suspeita de reabsorção condilar.Porém, fui informada que mesmo sem o aparelho a ressonância não fica bem feita, pois as placas e parafusos da cirurgia atrapalham o exame.você pode me orientar a respeito?

Cara Samara

Sim, é verdade. As placas metálicas e parafusos usados na cirurgia, podem distorcer a imagem, no entanto, na maioria das vezes é possível sim visualizar as estruturas, pois dependem muito da posição e distância dos metais em relação à área de interesse. Se houver sido feito cirurgia de ATM também, com colocação de âncora metálica, aí a imagem fica bem alterada. Mesmo assim, é possível visualizar as estruturas na maior parte das vezes. Tenho aqui dezenas de imagens assim.

Outro ponto é que com a quantidade de metal que existem nas áreas de osteotomias e que , obviamente, não serão removidos para fazer o exame, perde um pouco o sentido remover o aparelho para esse mesmo fim, já que o mesmo não costuma dar efeito muito pior que as placas metálicas e parafusos já irão produzir.

Esse é o tipo do caso que é, na minha prática clínica, mandatório tanto a ressonância quanto a tomografia.

Att.,
Marcelo Matos

Prezado Dr. Marcelo,
Tenho uma dúvida em relação aos pinos e parafusos utilizados na cirurgia ortognática e o exame de RM.
Meu tio trabalha com manutenção de máquinas de RM e comentou que certo dia entrou, por esquecimento, na sala de exames com uma moeda no bolso na calça e a mesma foi atraída pelo aparelho.
Fiquei apavorada com a possibilidade de um dia precisar fazer um exame de RM e acontecer o mesmo que aconteceu com a moeda no bolso, já que minha face está cheia de metais!
Você poderia, por gentileza, esclarecer essa minha dúvida?
Muito obrigada!

Teresa

Só os metais ferromagnéticos são atraídos pelo magnetismo do ressonador. Implantes dentários, parafusos e placas cirúrgicas costumam ser de titânio, uma liga metálica não-ferromagnética.

At.te,
Marcelo Matos

Boa Noite, Dr. Marcelo!
Sou comissaria de bordo e a dois anos senti meu ouvido zumbir com leve zonzeira.Achei que era um probelma no ouvido devido a um voo que fiz gripada. Fiz Vestibulometria, e todos os exames com a fonoaudióloga. Nada constou. Depois de um ano, o zumbido foi intensificando, as tonturas também , estalos no ouvido e sensação de “entupimento”, dor no pescoço, dores de cabeça de dois dias de duração, sensação de cabeça oca, formigamento na face..isto tudo no lado esquerdo. Tinha estalos na mandibula, acordava cansada e com mandibulas doloridas. Depois estes sintomas sumiam e voltavam e agora voltaram com força total. Tenho zumbido 24 hs, vertigens, formigamento na cabeça, dor no pescoço e nuca que irradia para ombro,enjoos que acredito ser pelo ouvido. Estou preocupada, pois meus exames de sangue estão ok, bem como os ouvidos. Fui ao dentista, e relatei. Ele me aconselhou a procurar um especialista em DTM. Pesquisando na net, vi seu site, e acho que o Sr pode me dar dicas. Infelizmente moro em SP, não conheço nenhum profissional nesta área. Sera que poderia me indicar um de sua confiança? Sera que tenho esta disfunção?
Agradeço sua atenção, gostaria de parabeniza-lo pela cominicação direta com as pessoas. Ajuda muito.
Grata, aguardo retorno quando possivel.

Angélica

Existem muitas linhas de abordagens com relação aos tratamentos da ATM e isso faz com que a responsabilidade de indicação seja ainda meio complicada. Explico: utilizando a mesma técnica que eu, não há ninguém em São Paulo e, como você me perguntou por um profissional DE MINHA CONFIANÇA, eu não me sinto seguro em lhe indicar um profissional que trabalhe com uma linha de abordagem diferente da minha, pois “ter confiança” implica que eu já tenha visto e/ou acompanhado o trabalho do colega e tenha certeza dos resultados que o mesmo costuma obter.
Por essas e outras que escrevi este texto que contém várias dicas para que o próprio paciente possa encontrar um bom profissional: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?

Att.,
Marcelo Matos

Oi boa noite, vocês tem clínica no rio de janeiro?

Olá Luiza

Ainda não temos clínica no RJ…
Att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo minha filha tem 16 anos e vem apresentando a uns 4 5 meses atraz um estalo no maxilar e agora doi as vezez a noite levei ela no buco ela fez tumografia e agora ele pediu uma ressonancia magnética ela usa aparelho ortondontico fixo e falaram que precisa tirar para fazer esse exame é nescessario mesmo tirar ? o medico falou que na primeira fase ela vai ter que usar uma placa de metal e na segunda fase cirurgia se nescessario como é essa placa ? será que resolve ?

Izabel

Eu faço ressonância magnética de todos os meus pacientes e nunca precisei tirar o aparelho fixo para fazer imagem da ATM. Isso às vezes é necessário para imagens da cervical, mas para ATM é muito difícil.
Quanto ao tratamento não há como eu comentar pois a conduta do colega é muito diferente da minha.

Att.,
Marcelo Matos

Olá dr. Boa Noite, gostaria muito q rtespondesse aminha pergunta c relação ao q já expus sobre o meu problema, gostaria de saber se é caso de cirurgia?
Muito grata!

Oi, minha mãe esta sofrendo de ATM, não esta podendo fazer tratamento dental porque necessita passar por um especialista em atm, por favor queria seu endereço. para irmos ai, entre em contato, fico no aguardo

Maynara, entre em contato com a clínica no tel (71) 3248-4434

Att.,
Marcelo Matos

Dr.
fiz uma ressonância magnética onde tive inclinação lateral do disco esquerdo ao fechamento bucal com boa recaptura e deslocamento anterior do disco direito sem recaptura em abertura;cisto subcondral e esclerose intramedular na cabeça do lado esquerdo e erosão associada com processo osteofitário anterior da cabeça mandibular direita; derrame articular do lado direito e o dentista me indicou cirurgia, tenho outra forma de tratamento? Gostaria de uma segunda opinião, onde fica a sua clinica? Tem em São Paulo?

Fabiana

Tem sim. Para isso é preciso descobrir o que provocou essas lesões, pois diferentes doenças podem provocar essas mesmas lesões e irão responder de maneira completamente distintas a uma cirurgia, por exemplo.
Infelizmente, não conheço quem em São Paulo poderia fazer esse tipo de avaliação, pois embora hajam muitos especialistas em DTM e dor orofacial, não há nenhum que tenha formação em patologia da ATM. Esse tipo de formação requer um treinamento nos programas de Mini ou Mega Residência em Patologia da ATM, que duram entre dois e três anos, e há apenas em Porto Alegre, com a Dra. Lídia Yavich, em Salvador, aqui comigo e em Buenos Aires com o prof. Dr. Jorge A. Learreta. Infelizmente, ainda não há alguém com esse treinamento em SP.
A minha clínica fica em Salvador e o tel é (71) 3248-4434

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Doutor,
Há mais de mês comecei a sentir dor de cabeça intensa, e dor de ouvido.Logo depois veio a tontura e o zumbido. O otorrino me alertou sobre a possibilidade de ATM. Procurei um especialista, e ele me com a ajuda de uma panoramica disse que meus sisos estão impactados, mas que primeiramente eu deveria usar a placa e depois faria a extração. Só que minha dor de ouvido aumentou, e está insuportável. Seria o caso de não esperar a melhora da placa e já fazer a extração? Ou poderia piorar com a extração já que não estou estabilizada?

Débora, eu não avaliei o seu caso e não tenho como decidir o que é melhor para você. O que posso dizer é que o siso só tem relação com dor quando está inflamado com uma pericoronarite. Se estiver impactado, mas sem inflamação ou infecção, praticamente não há relação do siso com zumbido, dores, ATM, etc.

Att.,
Marcelo Matos

Fiz algumas perguntas aqui e não fui respondido.DTM pode ser causa falta de vitaminas e minerais?

Junior, são centenas de perguntas diárias. Infelizmente não dá para responder todas,..

Quanto à sua pergunta, a carência de vitamina e minerais certamente agravam várias condições patológicas da ATM, mas não são causas específicas. Por exemplo, a falta de glicogênio, magnésio e outras coisas pode dar dor muscular.

Att.,
Marcelo Matos

Obrigado pela resposta.Ando lendo que atualmente está ocorrendo má alimentação,falta de minerais importantes… pois sinto rigidez nos músculos que envolvem a atm.

Doutor,
Eu preciso de uma consulta urgente, ja passei por buco, já fiz extrações, estou com um odonto mas o problema persiste. Fico uma semana mais ou menos e outra semana mal, onde não consigo abrir a boca, mastigar, conversar, dores na nuca, ruidos, deslocamento da mordida, etc. preciso do contato do senhor para análise do meu caso. Agradeço.
Alzeni.

Alzeni, entre em contato aqui com a clínica (71)3248-4434

Att.,
Marcelo Matos

Olá Dr.
As vezes sinto uma dormencia no lado esquerdo da face. Tenho bruxismo, e ouço barulho na articulação quando abra e fecho a boca… Nunca senti dores fortes de cabeça e nem zumbido. Será que pode ser algum sinal ou início de ATM?

Vânia, dê uma lida nesse texto aqui: Estalos na ATM

At.te,
Marcelo Matos

DR.MARCELO por favor me ajude tenho dores horriveis ja passei por varios profissionais mas não conssegui um tratamento o diagnóstico é atm será que o senhor poderia me indicar algum profissional mais perto da minha cidade estou em BAURU na cidade de grandes universsidades e do centrinho mas tratamento pra atm nem pessar sem mais obrigada

Elisabete

“ATM” não é o diagnóstico… Diagnóstico é descobrir o que está acontecendo com sua ATM, o que causou, o quanto afetou e se é reversível/controlável ou não. É a partir daí, que é possível planejar um tratamento.
Infelizmente, não tenho um nome para lhe indicar.

Att.,
Marcelo Matos

gostaria de saber quanto custa uma ressonancia magnetica ou se ela e cobrada pelo sus . estou com muita dor na rotola e nos ligamentos cruzados

José, não sei sobre ressonância de joelhos… o blog aqui é sobre disfunção e patologia da ATM, que é a junta da mandíbula com o crânio (logo à frente do ouvido). Sugiro entrar em contato com um ortopedista médico e com clinicas de imagem para esclarecer sua dúvida.

Att.,
Marcelo Matos

Olá Dr Marcelo,

Há muitos anos sofro com dor no pescoço e ombro, aperto os dentes qdo estou dormindo e às vezes, até mesmo acordada. Já fiz vários tratamentos, fisioterapia, RPG, pilates e acupuntura. Nada disso resolveu. No ano passado em julho comecei a ouvir zumbido e isso me incomoda muito. Não tenho nenhum problema de saúde. Passei no dentista e ele me diagnosticou com ATM, uso uma aparelho móvel na parte inferior e superior, estou tratando com fono para fortalecer a musculatura da mandíbula e não tenho percebido nenhuma melhora. No início do mês de abril vou colocar aparelho fixo para corrigir a mordida cruzada, o dentista disse que meus caninos não tem nenhuma função e é preciso realinhá-los. E acredita que com o aparelho o zumbido vai sumir. Também tenho estalos na mandíbula. Esse tratamento esta correto? Grata.

Suzana

É muito difícil prever o “comportamento” do zumbido… Quanto ao tratamento, não tenho como lhe dizer se está correto ou não, pois não fiz uma avaliação em você, mas tenho como lhe oferecer algumas ferramentas. Converse com seu dentista sobre o diagnóstico da sua situação da ATM, o porquê dos estalos, se são patológicos ou não, se há algum problema sistêmico envolvido ou não, e como o tratamento se alinha com o diagnóstico. Daí você e ele(a) poderão definir a melhor direção.

At.te,
Marcelo Matos

Olá, Doutor.

Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida. De uns tempos para cá, sinto muito desconforto na mandíbula, na maioria das vezes na parte superior. Meu médico pediu para que eu fizesse uma RM de ATM e já estou com o exame agendado. No entanto, tenho alguns outros sintomas e queria saber se tem algo a ver com a Disfunção de ATM. São eles: Dores nas costas (no meio), dores na nuca, no pescoço, na face (mandíbula e próximo ao ouvido – osso do maxilar, eu acho). Febre também. Isso pode ser outra coisa? Vira e mexe tenho febre que não passa dos 37,5. Seria algum problema de espaço dos dentes também? Meus dentes do ciso estão pela metade, mas não sinto dores na gengiva. Isto pode estar sendo ocasionado por dor de garganta, talvez, sempre tive problemas para identificar quando minha garganta está inflamada. Resumindo: Todos estes sintomas são da ATM? Febre também? Ou devo procurar saber se está relacionado à uma sinusite mal curada etc?

Estou muito aflita com tudo isso, se puder me ajudar.
PS: Gostaria apenas de uma opinião sua. Já marquei uma consulta e o exame.

MUITO OBRIGADA! Beijos

Priscila

Febre indica primariamente uma infecção. Já os outros sintomas que você pergunta pode ser relacionado à ATM sim. Quanto aos dentes do siso, estes também podem se infectar e produzir dores. Portanto o correto é seguir com a avaliação que você já marcou e verificar com o profissional como diferenciar esses questões.

At.te,
Marcelo Matos

Muito obrigada!!

Dr. Marcelo,
Você pode me indicar algum profissional em Recife para eu tratar as ATMs? Já estou nessa busca há 5 anos.
obrigado

Rafael, não conheço ninguém em Recife.

Boa Noite, Dr. Marcelo,

Poderias me indicar algum profissional da área em Porto Alegre/RS ou região?

Aline, entre em contato com a Lídia Yavich: http://www.clinicamy.com.br

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa Noite, Dr. Marcelo,
A algum tempo meu maxilar começou a dar estralos e doer, indo ao médico ele pediu raio-x da ATM, no entanto nada de diferente apareceu, então ele me encaminhou para um dentista, no qual me deu um tratamento e falou que talvez eu tenha que fazer uma Ressonância magnética, e isto talvez possa ser caso de cirurgia.
Qual a sua opinião?

Dr. bom dia.Eu já tinha esses estalos na mandíbula há muito tempo, desde novo, porém não tinha dores. Dois meses atrás levei um soco no nariz treinando. Desde então meu ouvido começou a doer, fiquei com desvio de postura pelo lado esquerdo, e várias coisas relacionadas a DTM. Inclusive na minha tomografia apareceu esse desvio da coluna de -2,94. No caso, isso se agravou depois da lesão. Seria caso de cirugia?

Dr. bom dia.Eu já tinha esses estalos na mandíbula há muito tempo, desde novo, porém não tinha dores. Dois meses atrás levei um soco no nariz treinando. Desde então meu ouvido começou a doer, fiquei com desvio de postura pelo lado esquerdo, e várias coisas relacionadas a DTM. Inclusive na minha tomografia apareceu esse desvio da coluna de -2,94. No caso, isso se agravou depois da lesão. E isso aqui dr:
O que quer dizer isso:
Corticais das cabeças mandibulares estão integras
Porção medular mostra moderada e homogenea trabeculação óssea
Fossas mandibulares e eminências articulares mostram superficies lisas e regulares
Em posicionamento de máxima intercuspidação habitaul MH, cabeças da mandíbula estão posteriorizadas na fossa mandibular com aumento supero-inferior espaço articular.
Posicionamento boca abertura máxima, cabeça direita da mandíbula não atinge vértex da eminencia articular (hipomobilidade condilar)
Máxima abertura bucal cabeça esquerda mandíbula atinge vértex eminencia articular.

Detalhe: tenho oclusão 2 e minha mandibula está deslocada para direita

Oi Doutor, fui diagnosticada com ATM, sem nunca ter sentido dor, sentia apenas uns estalos, usei uma placa relaxante por alguns meses para dormir e nunca mais senti nada, parei de usar a placa por conta própria, pela médica o uso seria definitivo, gostaria de saber se corro algum risco do problema voltar, visto que exames de imagem mostraram que o lado direito da mandíbula está crescendo, enquanto o lado esquerdo está diminuindo.

Sarah, se os estalos forem por problemas com os discos e estes permanecerem fora do lugar, há chances sim de ocorrerem problemas futuros.
O melhor é procurar sua dentista ou outro profissional de confiança para reavaliar o caso e verificar quais a situação atual. Um dos lados “diminuindo”é um indício de um possível problema relacionado à falta do disco.

At.te.,
Marcelo Matos

Boa noite Dr. Marcelo,
Sou dentista e estou sofrendo muito com minha atm já fazem três anos, Uso placa a mais ou menos 2 anos e meio, e já fazem dois meses que não consigo mais usa-la pois acordo pior. Hoje acordei com muita dor e já tinha uma consulta marcada com meu ginecologista, chegando lá ele viu meu estado ele poderia fazer uma infiltração com procaina, eu estava meio dopada pois tinha tomado um miosan e acabei aceitando, sai de lá pior do que quando entrei, pois agora não consigo mastigar nada estou com uma dor insuportável no masseter. Não sei mais o que fazer, vc pode me ajudar??

Priscila, mandei um e-mail para você.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Minha mãesofre com estas dores na boca fez a Rsonancia Magnetica e agoraela vai passar pelo medico a Luci Montoro que tem em Mogi Mirim vai fazer tratamento lá´ela mora om a minha irmã que mora em Mogi Mirim e ela fica ate parada de dor choque que da e la vai ver se consegue o tratamento para amenizar as dores dela……….

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: