DTM e cirurgia

Vai fazer cirurgia ortognática para tratar a disfunção da ATM?  Lhe foi sugerido ortodontia? Ajuste oclusal???  Conheça o 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial realizado no Brasil e publicado este ano (2010)!

Mas para quê um consenso brasileiro sobre isso?

Ora, basta dar uma lida nos muitos comentários que são postados diariamente aqui no blog, de pessoas que são submetida às mais variadas técnicas e propostas de tratamento para as Disfunções da ATM (DTM) e dores orofaciais, algumas sem o menor respaldo científico!

Recentemente, respondi à postagem de um internauta que além de ser submetido há uma condilotomia, um tipo de cirurgia radical da ATM onde se remove uma parte da articulação, foi submetido também a uma auto hemoterapia! Esta última, um procedimento que não tem nenhum tipo suporte científico para ser utilizado na área de DTM. Por essas e outras é que o consenso se faz necessário e todos os pacientes que tem dúvidas quanto ao tipo de tratamento que esta lhe sendo oferecido (ou submetido) deveria ler esse documento!

O consenso nada mais é que  uma espécie de recomendação, ratificada e endossada por vários especialistas do país, a respeito de quais procedimentos são pertinentes ao diagnóstico e ao tratamento das disfunções da ATM. Portanto, eu sugiro que acessem o link e leiam o artigo:

Trecho extraído do 1º Consenso Brasileiro de DTM e Dor Orofacial

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/14.pdf

Conheçam uma das endossadoras do artigo, a Dra. Juliana Stuginski Barbosa, que  pode ser contactada no blog Por dentro da Dor Orofacial e esclarecer qualquer dúvida que tenham quanto ao Consenso.