Extração?

Extração?

Essa é uma pergunta que escuto com frequência no consultório e a resposta é…

…NÃO!

Existem algumas circunstâncias em que realmente é preciso extrair o “dente do siso”, ou melhor, o terceiro molar, mas definitivamente a extração do siso NÃO É TRATAMENTO para disfunção da ATM.

O motivo que leva alguns dentistas a sugerirem a extração do siso, é porque pensam que o siso está sendo o responsável por “entortar” os outros dentes do arco de forma que, ao alterar a oclusão (a posição de encaixe dos dentes), estaria supostamente provocando uma disfunção.

Entretanto chegar a conclusão de que o terceiro molar é responsável pela má oclusão e que esta é a responsável pelo problema é um caminho muito mais complicado do que parece. Na realidade é mais fácil acontecer justamente o oposto.

Diferentes estudos (1, 2, 3, 4) mostram uma associação entre cirurgias de terceiros molares e o aparecimento de sintomas de DTM. A explicação seria pelo fato de que em cirurgias difíceis na qual o dentista leva muito tempo para conseguir retirar o terceiro molar, o paciente fica muito tempo de boca aberta e a mandíbula acaba sendo forçada, podendo lesionar ligamentos e até mesmo o disco articular, consequentemente produzindo uma patologia na ATM .

Da próxima vez que lhe sugerirem uma extração dos “sisos”, pergunte exatamente ao seu dentista qual patologia você tem no terceiro molar e também qual é exatamente o seu diagnóstico com relação à ATM.

Fique esperto!