Tenho disfunção da ATM e o dentista disse que tenho de extrair o dente do siso, é necessário?

Extração?

Extração?

Essa é uma pergunta que escuto com frequência no consultório e a resposta é…

…NÃO!

Existem algumas circunstâncias em que realmente é preciso extrair o “dente do siso”, ou melhor, o terceiro molar, mas definitivamente a extração do siso NÃO É TRATAMENTO para disfunção da ATM.

O motivo que leva alguns dentistas a sugerirem a extração do siso, é porque pensam que o siso está sendo o responsável por “entortar” os outros dentes do arco de forma que, ao alterar a oclusão (a posição de encaixe dos dentes), estaria supostamente provocando uma disfunção.

Entretanto chegar a conclusão de que o terceiro molar é responsável pela má oclusão e que esta é a responsável pelo problema é um caminho muito mais complicado do que parece. Na realidade é mais fácil acontecer justamente o oposto.

Diferentes estudos (1, 2, 3, 4) mostram uma associação entre cirurgias de terceiros molares e o aparecimento de sintomas de DTM. A explicação seria pelo fato de que em cirurgias difíceis na qual o dentista leva muito tempo para conseguir retirar o terceiro molar, o paciente fica muito tempo de boca aberta e a mandíbula acaba sendo forçada, podendo lesionar ligamentos e até mesmo o disco articular, consequentemente produzindo uma patologia na ATM .

Da próxima vez que lhe sugerirem uma extração dos “sisos”, pergunte exatamente ao seu dentista qual patologia você tem no terceiro molar e também qual é exatamente o seu diagnóstico com relação à ATM.

Fique esperto!



Comentários postados (166)

Extrai os sisos e agora surgiu um pedaço de osso em baixo do dente inferior e esta quase furando a gengiva. Quando aperto dói umm pouco. É normal aparecer isso? seria o osso da mandibula? tem que fazer uma cirurgia para retirar ?

Sabrina, busco um bom dentista clínico e peça para ele avaliar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Oi sabrina, aconteceu o mesmo comigo.Gostaria de saber se é normal?

Cria deixar o meu testemunho para uma situação caricata, que me aconteceu recentemente.
A mais de 15 anos que tenho um estalido na maxilar do lado esquerdo quando abro a boca totalmente, cheguei a por aparelho ortodontico, mas o estalido no maxilar preexistia, a duas semanas decidi por mero acaso retirar o dento do siso inferir esquerdo que se encontrava incluso, e não é que o maxilar deixou de estalar. Como fiquei espantado com esta situação fiz uma pesquisa na internet para ver se encontrava alguma explicação para o sucedido e acabei por encontrar o seu blog, o que me deixou mais confuso visto que o vosso texto diz completamente o contrário do que me aconteceu.

Cumprimentos,
Pedro Moura

Pedro Moura

Há muitas razões para o estalo desaparecer e uma bastante comum é o agravamento da situação do disco, ou seja, é muito comum uma ATM deixar de estalar, porque o disco (um tipo de menisco que fica entre os ossos da articulação) terminou de se deslocar completamente de sua posição. Aliás, essa era até uma das terapias que se fazia no passado para tratar os estalos: o dentista realizava manobras de abertura da boca, até produzir uma distenção dos ligamentos de modo a deslocar permanentemente o disco, fazendo os estalos diminuir ou desaparecer. Talvez, os movimentos de sua mandíbula durante a extração do siso, tenha produzido o mesmo fenômeno.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Marcelo, bom dia.
Preciso muito de uma orientação sua.
Coloquei aparelho ortodóntico a 30 dias atrás, meu caso é mais estético porque meus dentes são um pouco apinhados na frente, mas atrás tem um oclusão correta. Tenho problema de DTM porém sem dor…só estalidos.
Quando pesquisei os ortodontistas para colocar o aparelho,alguns me disseram que teria que retirar o siso por questão de espaço, ou porque ele é desnecessário e outros disseram que não precisaria porque nasceram corretamente.
O dentista que eu escolhi me disse que eu teria que retirar o siso porque ele “piora” meu problema de DTM. Que causa pressão no maxilar. Isso é verdade?
Preciso de uma orientação porque estou com medo de retirá-los e piorar minha DTM para um quadro de dores.
Obrigada!

Paloma

Os siso não afetam em nada a ATM, no entanto se estiverem inflamados ou infectados podem produzir uma dor na face que confunde muitos profissionais, mas isos não seria ATM seria pericoronarite.
Existem mil outras razões para se extrair os sisos, mas essa suposta influência na ATM não é uma delas.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa tarde e Drº…
Sofro de atm a 1 ano,mas depois de algumas sessões de fisioterapia consigo conviver melhor com o problema.

Agora surgiu uma duvida,pois tenho que realizar uma extração,devido a um canal mal feito e estou morrendo de medo do meu pesadelo voltar,o que faço DRº?

Aline, converse coms eu dentista a respeito de sua condição e verifique com ele se há alguma forma de minimizar o desconforto da cirurgia.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá DR.,bom gostaria de saber se o meus dente do siso podem provocar inguas submandibular ,pois estou com uma ingua que n desaparece e dores no maxilar e cabeça como se fosse enxaqueca…estou muito preocupada pois fui no otorrino e ele passou ultrasson e disse ser apenas inguas e receitou antibioticos mas ate agora elas n sumiram e alem disso sinto como se o ouvidos estivesse com alguma coisa dentro e percebi que desse mesmo lado so tenho 2 molares…me ajude por favor…

Olá Dr. Retirei e meu siso superior, lado esquerdo, a 1 ano e desde então tenho um gosto muito ruim na boca que fica mais acentuado com doce que com sal, já fiz endoscopia, ultrassom abdominal, varias radiografias do lado desconfortavel, inclusive uma Bite Wing e não aparece nenhum problema.Estou muito nervosa, porque não consigo me livrar desse gosto ruim. Quando retirei meu siso foi muito dificil, não sei se pode ser consequencia. Se tiver alguma luz, me responda por favor.

Lucinéia

É um tanto desafiador esse quadro que você me descreveu… No entanto algumas possibilidades podem ser pensadas:
1. uma coincidência o aparecimento mais ou menos no mesmo período de modo que apenas parece ter uma relação de causa e efeito;
2. uma relação de causa e efeito real onde, ao lesionar o nervo do dente (ao extrair o nervo do dente é rompido) ocorreu algum tipo de sensibilização no sistema nervoso;
3. alguma alteração neuropática de algum feixe nervoso associado à língua como o glossofaríngeo, por exemplo;
4. alguma condição neurológica rara que me faz lembrar alguns dos sintomas da síndrome de Frey (mas não significa que seja essa síndrome);
5. algo muito mais simples, associado a uma cárie, restauração com problemas ou coisa similar em um dente diferente do que você fez a bitewing ou algo na gengiva ou periodonto;
6. alguma alteração sistêmica que esteja dando esses sintomas.

Para o ítem 1 a 4, um dentista com muita boa formação em dor orofacial pode, talvez, lhe ajudar; para o item 5, o melhor seria um bom dentista clínico e/ou um periodontista. Já o item 6, precisaria ser um bom médico clínico, talvez da área de medicina interna.

Espero que possa ajudar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Tenho muitos estalos ao abrir e fechar a boca, as vezes parece que um osso está arrastando um no outro. os estalos imcomoda muito porém não sinto dor alguma, e nem tenho os outros sintomas relacionados!! tenho 24 anos e ate hoje nenhum dos meus dentes sisos apareceu.. abro a boca e vejo la no fundo o espaço dos siso vago. sera que esse estalos podem ser por causa dos sisos?

Camila

A presença ou ausência dos sisos e os estalos não possuem relação nenhuma… Os estalos indicam danos estruturais em algumas das estruturas internas da ATM que precisam ser investigadas para serem tratadas. Quanto aos sintomas, pode ser que não tenha sintomas locais, pois raros são os casos onde há estalos e verdadeiramente não há outros sintomas. Assim, como alguns podem se manifestar à distância, pode ser que você esteja com algum sintoma que nem sequer imagine que possa estar ligado à ATM… Para tirar a dúvida, faça uma avaliação com um dentista com experiência em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Marcelo, eu to com problemas de atm muscular desde janeiro, e assim a medica que cuida do meu caso solicitou retirar a contenção que uso, e tenho que usar um aparelho de acrilico para soltar a mandibula e meus dentes também e fazer também fisioterapias, fiz ate agulhamento a seco. Ajudou muito, so que a exigencia da medica é justamente arrancar todos os meus dentes do siso, sendo que nunca tive problemas com eles antes, so fikei mal apos remover o aparelho apos uns meses, como explicar a ela que não quero arrancar meus dentes? (faço tratamento de ATM faz 3 meses). Somente um deles é um pouco torto os demais estao no lugar corretos nunca me atrapalharam e como vc diz que os dentes do siso nao tem nada ver com ATM como conversar sobre isso com ela? Sendo assim posso conseguir cura total de ATM continuando com as fisioterapias, o aparelho de acrilico e os remedios?

obrigada pela ajuda
um abraço
aline

Aline

De fato, quando os dentes do siso estão saudáveis e sem maiores problemas com relação ao trajeto de erupção ( o caminho por onde ele “nasce”) e com a presença do dente antagonista, não há razão para removê-los. Mas como não avaliei seu caso, e considerando que você está na dúvida, o melhor é ir em um outro dentista de confiança e buscar uma segunda opinião.

Quanto à questão da “cura” (entre aspas mesmo, veja o link), para poder responder se é possível ou não, existem algumas perguntas que são as mais importantes a serem feitas no seu caso:

1. Por quê será que os músculos “resolveram” doer?
2. Como foi descartado (ou não) um problema articular?
3. Se os músculos estão com problema o agulhamento seco irá corrigir ou apenas produzir uma alívio temporário?
4. Como medir o efeito do agulhamento e da fisioterapia em seu organismo?
5. Como é medido o efeito do aparelho de acrílico sobre o funcionamento dos músculos e da cinemática mandibular?
6. Existe alteração nos ciclos mastigatórios? Se sim, como o tratamento lida com isso?
7. Existe alguma doença de base associada ao problema? Está controlada?
8. Como o problema, como um todo, é monitorado?

Enfim, são muitas questões que precisam ser levadas em conta para avaliar o quanto é possível “curar” ou apenas controlar o problema nas ATM´s.

Converse sobre esses aspectos com seu dentista ou com o novo dentista que for procurar para ter uma segunda opinião.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

então eu tenho dinsfunção ATM e meu buco maxilo facial disse que devo usar uma placa miorrelaxante antes de por aparelho . só essa placa ajuda ?

Márcya

Placa miorrelaxante é apenas uma ferramenta. Há recursos mais modernos para tratar a disfunção, que aliás é um termo genérico para muitas doenças diferentes. Que tipo é a sua?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

boa noite doutor…

faz uns oito dia que fiz uma cirugia no atm.coloquei uma platina..pq quebrei o atm…

ai nao consegui abrir a boca direito.isso e normal?o siso e angulado…
gostaria de saber.se vai ter problema de na minha protese que coloquei no atm.no dia que for tira esse siso??sera que nao vai quebra minha protese?
estou com muito medo disso…
tava fazendo um teste nao consegu colocar dois dedos dentro da minha boca pq naoabre mais que isso.isso vai melhorar???
um abraço..e boa noite

anteciosamente Dr.marcelo

Jefferson, cirurgia de ATM, ainda mais com prótese é algo bem complexo e a melhor resposta será obtida do cirurgião que fez o procedimento.

Att.,
Marcelo Matos

Bom dia Marcelo, ontem fui ao dentista para ver minha panoramica sobre a situação do meu siso…ele me informou que terei que fazer uma tomografia pois aparentemente a raiz do dente esta ligada a nervos do rosto e que era uma cirurgia muito complicada pois poderei perder a sensibilidade do rosto ao retira-los, só que mesmo dizendo isso ele disse que será nmecessario fazer a extração pois o dente esta numa posição erra e que está afetando o dente da frente…fiquei muito preocupada…tava pesquisando sobre o que ele me disse e achei uma materia sobre a sindrome de aegle…você poderia me explicar melhor sobre essa sindrome e tambem sobre os riscos de uma cirurgia para extrair o siso quando este tem a raiz ligada a nervos?

Janine

Gostei da sugestão e irei fazer uma postagem sobre a síndrome de Eagle.
Quanto ao siso, converse com ele e avalie a real necessidade de removê-lo. Caso seja realmente necessário, é possível realizar o precedimento de maneira mais conservadora possível.

Att.,
Marcelo Matos

Dr,
Boa tarde!
Em primeiro lugar tenho a mandíbula um pouco torta, só que de um tempo para cá veio sentindo uns estalos mais do lado direito,mais de vez e quando eles doem um pouco..minha pergunta é,quando sinto essa dor e esses estalos,significa que a minha mandíbula pode cair a qualquer momento?
Tenho pavor só em pensar..e queria saber tambem se colocar aparelho pode resolver?
Muito obrigado!
Att.Andréa

Andrá, essa dor e esses estalos indicam possíveis danos nas estruturas internas da ATM e isso pode evoluir de diferentes maneias, não apenas com a “mandíbula caindo a qualquer momento”. Pode haver um agravamento da dor, ou travamento ou qualquer outra coisa.

Aparelho dentário só irá corrigir os dentes… Não irá corrigir problemas próprios da ATM.
Leia aqui: Tratamento ortodôndico e disfunção da ATM

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr.

Sofri um acidente há 4 anos e tive fratura no condilo direito. O condilo foi recolocado e ligado a mandibula por uma placa de metal.
Há uns 4 meses passei a sentir dores leves ao apalpar a regiao do condilo. Agora as dores sao fortes, especialmente quando mastigo ou me deito do lado direito. Pelos exames, vimos que o condilo nao tem mais o mesmo tamanho, está bem pequeno, com a superficie irregular e deslocado para fora. Quando abro a boca a mandibula se desloca para a direita e estala ao fechar. O cirurgiao que procurei me encaminhou para uma dentista e ambos insistem em retirar os sisos inferiores e colocar aparelho para espaçar um pouco os dentes para só entao fazer a cirurgia para colocar uma protese no condilo.
É realmente necessario extrair os sisos (que alias ja nasceram completamente e nunca me incomodaram) e ajustar os dentes para so depois tratar o condilo, levando em consideração a dor que estou sentindo e que esta aumentando rapidamente? Nao seria melhor operar primeiro e depois tratar os dentes?
Por favor, me ajude a decidir se sigo esse tratamento ou se procuro outro profissional e qual o melhor profissional (especialidade) para o meu caso.

Eloísa

Leia aqui: Sobre o siso e a ATM

Você escreveu: ” (…) insistem em retirar os sisos inferiores e colocar aparelho para espaçar um pouco os dentes para só entao fazer a cirurgia para colocar uma protese no condilo.”

Essa é uma excelente maneira de terminar com os dentes superbonitos, tudo alinhado e com sequelas irreversíveis na ATM, muitas vezes com dores difíceis de serem tratadas…

Dê uma olhada na postagem sobre a jornada de Abby, uma americana que já passou por muitas cirurgias e resolveu colocar a história dela em um blog. Tem também a Marilac que postou uma história impressionante aqui no blog, também o próprio FDA americano (que é mais ou menos como nossa ANVISA) emitindo um parecer por conta da quantidade de problemas com prótese de ATM… Enfim, infelizmente essa é uma realidade.

O que eu faria em uma situação como a sua era avaliar melhor quais são exatamente as estruturas danificadas em sua ATM, não apenas no côndilo que foi fraturado, mas em ambos. Realizaria uma série de testes funcionais para avaliar qual o impacto funcional sobre a musculatura e sobre a cinemática mandibular, avaliaria com alguns exames de sangue algumas características que poderiam ajudar a explicar porque o côndilo direito não tem mais o mesmo tamanho e só então pensaria em como resolver a situação. Minha sugestão é que procure um dentista com experiência em patologia da ATM para te avaliar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr,Fiz uma cirugia de extração de um siso inferior direito há mais ou menos 40 dias, a extração foi traumática(mais trabalhosa que a esperada, durando , em média 1 hora).Houve fratura do osso proximo do dente(no lado interno), fazendo com que parte de osso tenha saido junto ao dente(que saiu inteiro)Desde a cirugia tenho sofrido muito, a princípio com dores intensas e depois de 30 dias com dores constantes mas menores.A ferida está fechando.E não há sinal de infeção(nem pus,nem mal odor).Voltei durantes esse período, umas 6 fezes ao buco,questionando se haveria alveolite, na qual , o mesmo sempre descartou.O buco acredita que como a cirugia foi traumatica, tenha havido exposicão do nervo.E a conduta seria aines e espero o nervo fechar.Gostaria de saber sua opinião, pois não aguento mais , o uso de antinflamátorios(gastrites, etc)e ainda estou com muita dor mesmo após 40 dias de cirugia…

Fiz cirugia de dente semi-incluso e já tenho 50 dias de cirugia.ainda doi e percebi junto da gengiva proximo do da região onde extrai o dente, da pra ver discretamente e pequeno um osso.Minha cirugia foi um poico traumatica e houve fratura óssea chegando a vim o dente semi-incluso inteiro mais com osso pregado nele.Por isso gostaria de saber se esse osso , que eu vejo o que pode ser?a gengiva ainda vai cobri-lo? Gostaria so que fizesse um comentário sobre o qu poderia ser, embora eu va procura o buco-maxilo, gostaria de saber se pode ser algom urgente?Sinto um pouco de dor, mas nada que seja intenso.Grato.

Doutor,

Problema de ATM tem cura? pois acredito que tenho isso pois sinto estalos na mandíbula, dor no pescoço, costa,ombro, pressão no olhos,dor no ouvido e uma dor e pressão na parte esquerda que vai do pescoço até a cabeça,cansaço e fadiga em todo corpo e como se minha cabeça estivesse apertando, já fui no neurologista fiz exames detalhados e nada foi detectado, estou fazendo atualmente a dois meses tratamento ortodôntico com aparelho e também tenho um dente siso que será arrancado do lado esquerdo do mesmo lado que eu sinto a dor de ouvido este dente está totalmente torto para o lado externo da mandíbula e ele não esta exposto está como se estivesse enterrado.

Esse dente pode ser a causa esses sintomas?

Quais medidas o Doutor me recomenda a tomar

Desde de já agradeço a reposta.

Feliz natal e um prospero ano novo

Dy

Depende da causa. Mas certamente pode haver melhora da qualidade de vida se for corretamente tratada.
Sobre o isso e a DTM: Siso e DTM

Sobre o que fazer, sugiro procurar um especialista.

Att.,
Marcelo Matos

Tenho o estralo na mandíbula e mês passado sentir dores e abria a boca a té certo ponto pois sentia dores.
Procurei uma ortodentista que recomendou o seguinte:
-Arrancar os cisos e por aparelho para corrigir minha mordida que está desalinhada.
Citou que isso iria melhorar minha disfunção para atm.

Procurei outra dentista que diz que tenho indicação para aparelho( mas que não é garantia de resolver minha disfunção da atm e me encaminhou para um especialista em atm . Só que a consulta é muito cara e fica enviável.

Estou com a dúvida se coloco aparelho ou não já que tenho 34 anos e meus dentes não são tão tortos.

Qual a sua opinião?

Sonia

Você escreveu: ” Procurei outra dentista que diz que tenho indicação para aparelho( mas que não é garantia de resolver minha disfunção da atm e me encaminhou para um especialista em atm . Só que a consulta é muito cara e fica enviável.”

Aparelho não trata ATM e o correto é fazer o que a ortodontista fez: lhe encaminhou a um especialista. Se você acha inviável a consulta por ser cara, lembre-se que caro e barato são conceitos relativos… Muitas vezes as pessoas gastam muito dinheiro com coisas que não são prioritárias como festas, viagens, bijuterias, carnaval, presentes, natal, etc. Se resolver isso é prioridade para você, então siga em frente com o conselho de sua dentista. Caso contrário, faça o que você achar que é mais conveniente.

No entanto tenha em mente que caro mesmo é ter a saúde prejudicada, especialmente se o problema tiver potencial para se agravar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá, Dr. Matos, tenho 26 anos e muitos dos sintomas de ATM (principalmente estalos e incômodo no ouvido como se estivessem cheios de água, tapando), mas às vezes, coisa de ano em ano, sinto dores, “rasgando” minha gengiva, e deixando inflamada onde meus cisos já nasceram, mas parecem não ter nascido completamente. É possível que eleas ainda estejam tentando nascer? Nesse caso, seria indicado arrancá-los? Obrigada.

Naila, é possivel que estajam parcialmente erupcionados, isto é, não conseguiram “nascer” totalmente. Isso é coisa que com uma avaliação clínica e algumas radiografias um dentista clínico pode avaliar e definir o que fazer. Quanto ao tamponamento, é melhor fazer uma avaliação com um otorrinolaringologista e, se ele achar que deve, fazer também com um dentista especialista em ATM.

Att.,
Marcelo Matos

bom dia,
a minha duvida é a seguinte, tenho 3 sisos para extrair um deles esta deitado, com sua raiz encostando no dente na frente, o dentista disse para mim que dependendo na complicação na hora de extrair haverá a possibilidade dele deslocar meu maxilar para efetuar a extração. Eu gostaria que algum dentista cirurgião me desse uma posição em relação a isso, pois achei muito agressiva essa ideia.

Juliana, consulte outras opiniões, pode o trauma do deslocamento da mandíbula pode trazer problemas para sua ATM mais tarde…
Att.,
Marcelo Matos

Boa tarde Marcelo!

Minha dúvida é a seguinte, estou querendo colocar aparelho (mais por estética), porque meus dentes da frente são um pouco tortos. Só que preciso arrancar os dois sisos do lado direito, pois o da arcada inferior esta totalmente deitado. Queria saber se é melhor extrai-los antes ou depois do tratamento ortodôntico? E se é um caso simples?
Muito Obrigada, aguardo sua resposta!

Nathália, mande sua dúvida para Dr. Micael, que é ortodontista e pode lhe esclarecer melhor.

Att.,
Marcelo Matos

ok! Obrigada!

Olá Dr. Marcelo!!

Gostaria MUITO de uma oirientaçao!
Minha adolescencia inteira, tive estalidos na mandibula!!Mas somente isso, nunca me atrapalharam.Vivi anos com eles, ano passado, fui extrair meus dois cisos do lado esquerdo, e pronto!!Minha DTM surgiu!!Hoje em dia tenho dores horrorosas, zumbidos nos ouvidos, e o PIOR, tem dias que tenho tanta tonteira que nao consigo nem andar!!Minha dentista especialista em DTM me disse que essa tonteira, pressao e zumbidos nos ouvidos faz parte da disfunçao!!Isso é correto???
Eu estou no auge do DESESPERO, nada passa essa tonteira, nao consigo trabalhar, nem sair da cama pq as vezes a tonteira e pressao no ouvidos é DEMAIS!!
Moro n Rj, capital, e nao consegui achar um especialista que resolva o meu problema, meu unico tratamento hoje é a placa para dormir!!Eu tenho o hábito de trincar os dentes quando vou dormir tambem.
Doutor, POR FAVOR, preciso muito de uma orientaçao, de uma ajuda, de uma indicaçao de um BOM especialista no Rj!!!

MUITO OBRIGADA DESDE JÁ!!!

Att.

Gabrielle

Olá Gabrielle

Os sintomas que você descreve, tontura, pressão e zumbido nos ouvidos, é muito mais provável que sejam causados por problemas próprios do ouvido e isso precisa ser muito bem avaliado pelo otorrinolaringologista ou, mais apropriadamente, pelo otoneurologista. A´s vezes é possível que problemas cervicais também estejam envolvidos.

A relação entre esse tipo de sintoma com as ATM´s, embora sejam possíveis, são muito difíceis de se estabelecer uma correlação exata entre ambos, ou seja, descobrir até onde os sintomas são por conta da DTM e até onde é “culpa” de problemas do ouvido. Existem manobras clínicas simples que ajudam a identificar essa questão, especialmente com relação à tontura, como a técnica de Romberg modificada, teste de Unterberger e outros recursos estabilométricos (que medem o equilíbrio). Ainda assim, é algo inexato e que precisa ser considerado em conjunto com os resultados dos exames otoneurológicos e com a avaliação de saúde da ATM.

Já o zumbido, caso não seja controlado pelo otorrino, sugiro entrar em contato com o GAPZ – Grupo de Apoio aos Portadores de Zumbido e verificar se há alguma seccional no Rio de Janeiro (http://www.forl.org.br/gapz.asp )

Um ponto muito importante é saber o que exatamente ocorre em sua ATM, que “DTM” é essa? O que a causou e como se relaciona com os sintomas? Para ajudar a encontrar respostas para essas perguntas o melhor é procurar um dentista especialista em DTM e dor orofacial. Sei que você já foi em uma especialista, mas em situações assim, às vezes é importante buscar uma segunda opinião.

Aí no Rio de Janeiro, não conheço quem siga a mesma linha de trabalho que eu, mas há sim bons profissionais da área que você deve procurar. Segue abaixo o contato do colega Dr. José Luiz Peixoto Filho que nos lê em cópia e talvez possa lhe ajudar.

Av. Amaral peixoto, 334 sala 704
Centro Niterói RJ
21-2620-0880

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá tenho 17 anos estou fazendo tratamento Odontologico atualmente estou usando aparelho eu precisei extrair um dente naum foi o Siso, e sim outro dente naum sei dizer qual exatamente, mas contando do dente final da esquerda para frente foi o terceiro Obs. ainda naum tenho os Sisos e sinto que estrala um pouquinho naum tenho nenhum tipo de dor na minha face e cabeça etc. So gostaria de saber qual tratamento e ideal para meu caso para naum sentir mas este estralo. Obrigado Pela Atenção e Aguardo Sua Resposta Boa Noite.

Kleberson, esses estalos são na ATM?

Pergunto, porque se tem estalos podem haver lesões na articulação (embora não seja regra), portanto procure um especialista em ATM para fazer uma avaliação.

Att.,
Marcelo Matos

Olá… Gostaria de saber… arranquei meu dente do siso inferior, ainda falta arrancar o outro lado, mas como esse foi o primeiro estou com um pouco de medo, á 6 dias tirei o siso e hoje aina não consigo abrir a minha boca como antes, só um pouco que caiba a escova de dente e olhe lá. é normal?? vou conseguir abrir a a boca como antes??

muito obrigada, por favor responda estou apavorada.

Viviane, se você extraiu o siso e não consegue abrir a boca, é preciso conversar com seu dentista pois esse trismo precisa ser tratado.

Att.,
Marcelo Matos

Viviane, estou passando pelo mesmo que você passou. Você voltou a abrir a boca? o que aconteceu? obrigada!

Tenho um dente do siso impactado onde um bucomaxilo ja tentou extrai-lo e apos 40minutos de tentativa me informou que nao daria e so recomendaria retirar por motivos de saude pois esta passando pelo nervo e que ja havia tirado muito osso podendo fraturar a mandibula.
tenho muitas dores de cabeça e estou com dtm…segundo o meu atual buco desvio de condilo ja informei isso a ele mas mesmo assim ele quer fazer a extraçao pois alega que futuramente terei problemas.
Gostaria de saber quais os tipos de problemas que poderei ter se não extrair pois o primeiro buco tem 30anos de experiencia e me disse que caso igual ao meu era o terceiro em 30anos de profissao dele, e que ele aconselha a extrair somente com anestesia geral e em caso de saude, ou seja por estetica nao vale a pena arriscar!

Maria

Problema no siso e DTM são duas coisas distintas. Se você tem DTM é preciso avaliar as causas e as lesões próprias da ATM que fazem parte do quadro. Já o siso, existem razões específicas para serem removidos que não tenho como saber especificamente no seu caso pois não fiz sua avaliação. Assim, ou vc confia no seu dentista ou procura uma segunda opinião.

Att.,
Marcelo Matos

Olá,
Estou sentindo a um mês dores na região do ouvido, a frente e atras dos ouvidos e no pescoço abaixo dos ouvidos. Já fui em alguns dentistas e todos me disseram que possuo um alinhamento correto, mas isso foi antes das dores. Também estou sentindo dores de cabeça que vai dessa região que eu mencionei a nuca, parte temporal e nos olhos, tomei vários analgésicos mas a dor não passa. Já estou preocupada e vou procurar um atendimento médico. Uma observação os meus cisos estão nascendo e ainda não fui ao dentista pra saber se devo ou não extraí-los.Quando abro e a boca ouço um estalido. Gostaria de saber se esses sintomas pode ser um DTM e se está ligado aos cisos. Obrigada. Att., Anna Catarina.

Anna Catarina, a relação dos sisos com a ATM já está explicada no texto desse tópico, peço que releia com atenção. Quanto aos estalos, sugiro que leia esse tópico aqui: Estalos na ATM, devo me preocupar?

Att.,
Marcelo Matos

Estou desesperada, meu siso de baixo, lado direito, está com um buraco e fui orientada a retirar. Há uma semana percebo meu rosto lado direito inchado, e um certo encomodo no olho direito, é normal?

Larissa, não há porque ficar desesperada, basta ir em um bom dentista clínico…

Att.,
Marcelo Matos

Olá doutor!
Bem, eu fui a um medico especialista em atm, pois a uns 3 anos minha mandíbula tem estralado, e ainda possuo bruxismo (ele me disse que o bruxismo era a causa). Assim ele me pediu uma panoramica e viu que eu tinha 2 sisos tortos e 2 deitados. E ainda me disse que meus dentes não se encaixam. A solução dada por ele foi: extrair os 4 sisos e colocar o aparelho para corrigir a mordida.
Eu perguntei para ele de que adiantaria eu colocar aparelho se o bruxismo iria continuar, mas ele me disse que após a colocação do aparelho eu não conseguiria fazer os dentes rangerem por que iria “doer”. Segundo ele, o tratamento do aparelho durará 1 ano, e após isso, se a atm continuar, terei que fazer infiltrações. A 3 dias tirei 2 sisos, gostaria de saber se essa situação é necessária.

Muito obrigado pela atenção doutor!

Olá!

Há 10 dias fiz uma cirurgia de extração de sisos inferiores, ambos estavam inclusos na horizontal, extrai os dois juntos. Nunca tive problemas de ATM, e já usei aparelhos ortodôndicos. Meu Pós operatorio foi tranquilo, porém dois dias após a cirurgia comecei a sentir dores no maxilar, que passam com remédio, mas qdo o efeito termina elas voltam. Durante a cirurgia percebi que o cirurgião ao forçar o dente para extrair, minha mandíbula fez um “crekc” (rs) para o lado. Hoje minhas dores estão piores e se não tomo um analgésico elas aumentam gradativamente. Meu dentista está viajando, e outra dentista do mesmo consultorio pediu que eu fizesse compressas quentes à noite, e tomasse relaxantes musculares.O que sugere que eu faça? É normal ter esse tipo de problema? Quanto tempo pode levar para melhorar as dores? Grata pela informação.

Fernanda, lesões na ATM podem ocorrer após procedimentos que forcem a mandíbula. Existem formas de avaliar isso. Procure um especialista em DTM.

At.te,
Marcelo Matos

Olá
Tenho problemas de ATM (tudo começou com estalo do lado direito, ficou uns anos só no lado direito, agora a uns 6 meses tem do lado esquerdo também , o estalo do lado direito esta bem alto)

já procurei tratamento e fiz o tratamento com um especialista, gastei um bom dinheiro em uma plaquinha para correção , mas o dentista sempre me avisou que nao era garantido, já que nao tinha nada a perder a nao ser dinheiro rsrs eu fiz, usei a plaquinha durante um mês, todas as noites antes de dormir, até intao nao tive nem uma melhora, apenas uma piora, todo dia quando acordava o maxilar estava travado e tinha que ficar uns 15 minutos com a boca fechada sem a placa claro, para a boca voltar a abrir totalmente, intao o dentista recomendou usar uma noite sim outra nao, usei durante mais um mês, e também nao ouve resultados , voltei ao dentista após um mês e então perguntei a ele se haveria outro tratamento, já estava até com dó do dentista, pois nao havia melhoras, intao ele falou que ele nao sabia mais nenhum tratamento e que eu nao tenho motivos para ter esse problema, pois meus dentes tem a mordida perfeita e estão perfeitamente alinhados, ele,disse que pode ser um trauma, e infelizmente nao tive mais opções de tratamento, e agora para piorar o estalo direito começou com uma dor próxima ao ouvido , coisa que ele me avisou que poderia ocorrer… Daqui uns 15 dias vou me consultar com outro dentista, vou ver oq ele pode me ajudar… Gostaria de uma ajuda sua também,pq tenho apenas 17 anos e isso já esta num estado bem avançado. E esta me encomodando muito, nao quero nem imaginar como vai estar quando eu ter 30 anos.. Obrigado e um abraço

Júnior, a principal dica é conversar com seu novo dentista sobre a possibilidade dele se aprofundar o máximo possível nos detalhes do seu diagnóstico. Descobrir o que está errado com sua ATM e porque ocorria esse fenômeno com a placa que você estava usando.
Outro ponto importante é descartar outras doenças que podem estar simulando os mesmos sintomas de um problema na ATM.

Att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo, Bom dia!

Desculpe estar tomando seu tempo, mas há anos venho sofrendo com este problema, desde 2005 quando fiz uma cirurgia para tirar as amígdalas, no mesmo mês, comecei a sentir dores, principalmente de um lado, essas dores só foram aumentando, tanto que sentia dores todos os dias, procurei o otorrino que fez minha cirurgia, o qual fez alguns exames e disse que não tinha nada de errado. Então comecei minha romaria, buscando outros médicos, como ortopedista, neurologista… Fiz diversos exames, como ressonância e outros, fiz fisoterapia na face,pescoço e nada ninguém respondia realmente qual era o meu problema.
Então procurei outro otorrino, que me indicou procurar um ortodontista. Coloquei aparelho em 2007, diminuíram um pouco das dores, mas em 2010 encerrei meu tratamento e retirei o aparelho, passei a usar a placa para dormir. Mas, mesmo assim continuo sentindo dores e nos últimos dias tenho sentindo estralar na articulação, dores de cabeça, na face, no ouvido e no pescoço… Então procurei outro profissional que está com meus exames, sendo que a minha ressonância é do crânio, mas inicialmente este profissional me falou do aparelho TMJ da Trainer. Outra coisa, nao entendo claramente como funciona seu tratamento, agradeço se eslarecesse melhor.

Responder

Ana Paula, o TMJ da Trainer é um aparelhinho padronizado e pré-fabricado. Pergunto: como isso pode atender as diferentes necessidades neurofuncionais das diferentes pessoas com diferentes problemas na ATM?

Sobre minha forma de trabalhar, fiz uma apresentação para dentistas via Hnagout do google, onde mostro um caso tratado: https://www.youtube.com/watch?v=Qappee0oDSA

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá!
Estou com prolemas na ATM, mas não graves, apenas zumbidos nos ouvido. Fui ao dentista e ela fez os exames e disse que eu preciso retirar os destes dos sisos, e que depois faria uma placa pra mim dormir! Ela me disse tbm que meu osso já está torto e que mastigo apenas de um lado, logo eu teria que mastigar dos dois lados e usar a placa, e que assim meu problema se resolveria!
Isso está certo,Doutor?
Eu preciso mesmo retirar os sisos?

Olá!
Tenho 21 anos, Tenho alguma disfunção ATM, que o dentista ainda não me informou corretamente. (começou com o estalido) e extraí meus 3os molares superior e inferior do lado esquerdo (impactados) na semana passada.
A retirada do dente de baixo foi bem difícil, inclusive o dentista teve de retirar uma parte de osso.
8 dias após a cirurgia, já retirados os pontos, passado o edema e a sensibilidade/dor ao escovar os dentes, decidi passar um cotonete no lado de baixo onde o dente foi retirado para verificar alguma sujeira.
Meu espanto foi perceber que ficou um buraco enorme no local onde o dente estava, que cabe a ponta do cotonete inteira. Retirei muita sujeira, com odor desagradável.
Estou muito preocupada com esse “buraco”. Ele irá “fechar” naturalmente, uma vez que foi retirado um pouco de osso? Quais os riscos de uma infecção?

Obrigada

Boa tarde Doutor,
Há anos tenho fortes dores na cabeça através de leitura e conversas com quem usa aparelho conclui que o meu problema poderia ser resolvido pelo ortodontista foi quando resolvi procurar este profissional que recomendou o tratamento ortodôntico, agora depois de 2 anos e 8 meses de tratamento as dores na cabeça diminuíram,porém quando sinto passo até três dias com dores na cabeça, ouvido e pescoço(nuca)sem que os medicamentos que normalmente tomo resolvam o problema, o otorrino, através de exames me falou o meu problema é oclusão, já retirei os últimos dentes que nascem inferiores e superiores e o penúltimo, direito superior eu acho um pouco torto.Pergunto: Existem casos em que a extração pode resolver o problema da oclusão e em consequencia parar as dores na cabeça?

Grace, muito improvável…

Bom dia

Gostaria muito de uma informação, recentemente li um artigo de sobre ATM e gostaria de fazer uma pergunta se possível. Algum tempo atrás, coisa de um mês, senti dores na regiao do maxilar, logo que parou, porém veio um entupimento no ouvido como se estivesse subindo uma serra, este também passou, mas veio um zumbido no meus ouvidos, procurei um otorrino e expliquei para ele que me pediu alguns exames, deu tudo normal até mesmo o raio x de ATM, estava tudo normal e preservado. Ele me receitou ginco biloba e disse que existe mais de 200 causas. Sinto uma certa tensão no maxilar e tenho sobre mordida leve e isto foi relatado para ele, mas senti que ele não deu muita importancia. Gostaria de saber se o uso de uma plaquinha acrílica para os dentes já que tenho apertamento nos dentes a noite é o suficiente para melhorar o zumbido e este desconorto maxilar, pois acredito que vem daí , pois sinto tensão muscular nesta região, já coloquei aparelho, porém não consegui ficar e retirei com apenas 5 dias de uso,pois sentia fortes dores tanto na região do nariz como um gosto de inflamação na parte inferior dos dentes da frente, não achei normal e nem aguentei a dor, resolvi tira-los, pensei que até tudo isto que sinto veio daí, mas… O uso da plaquinha pode amenizar este zumbido? Se puderem me responder e ajudar eu agradeço muito, pois estou desorientada e sem saber o que fazer. A unica coisa que sinto é um cansaço quando mastigo, dores na região da nuca e este zumbido que antes não tinha. Será que colocar o aparelho fixo para melhorar a má oclusão leve que tenho, pode piorar o quadro de zumbido? Fui em alguns dentistas e uns dizem que preciso arrancar o dente do siso, outros não, meus dentes do siso estão posicionados corretamente. Gostaria de uma orientação, estou completamente perdida.Este zumbido é o que mais me incomoda.

Att: Rosana Romano

Rosana

Se você tem apertamento nos dentes, é preciso investigar qual a causa, pois pode estar relacionado a distúrbios do sono, certas alterações metabólicas, incluindo as que podem ocorrer quando há uma artropatia temporomandibular e também pode ser uma parafunção.

O cansaço ao mastigar, reforça a idéia de uma possível artropatia, mas quanto ao zumbido, é bem mais difícil correlacionar. Como disse o otorrino: “existem mais de 200 causas”…

O uso da plaquinha pode até aliviar, mas para não ficar apenas no paliativo essa plaquinha precisa ser utilizada dentro de um contexto bem específico. Dê uma lida aqui: plaquinha resolve?

Quanto ao siso, é que o eu já escrevi na postagem de abertura deste tópico…

Por fim, antes de pensar em aparelho, correção da oclusão, remoção de siso, etc., é importante verificar a saúde da ATM e fazer um diagnóstico diferencial. Só então decidir se vale a pena ou não investir no tratamento.

Gostaria q. me esclarecesse. Ha alguns anos, tive um problema de disfunção na ATM. Tratei-me c/ um especialista no assunto, cheguei até a usar um aparelho ortodontico p/ dormir. Tudo bem. Melhorei muito, pois já conseguia comer alimentos sem estalar. Agora, apos tantos anos, não consigo dormir do lado esquerdo, pois sinto uma pressão na orelha, como se estivesse dormindo c/ ela dobrada. Os sintomas são somente esses. Qd. viro, tudo bem. Mas o meu otorrino me disse q. seria bom procurar um buco, pois isso poderia acarretar maiores problemas no futuro. O que acha?

Maria de Lourdes, a pergunta a ser feita é: os estalos desapareceram porque o problema foi resolvido ou porque os danos articulares aumentaram?

Dê uma lida nesses textos aqui:
Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?
Estalos na ATM

At.te,
Marcelo Matos

Olá, boa noite Dr.Marcelo

Ha um ano atraz fiz um tratamento para fazer algumas pequenas correções, e foi exatamente ai que meu problema apareceu.
Comecei a sentir umas dores insuportaveis na cabeça que por diversas vezes procurei um neurologista apos constatar que o problema não era esse ele me encaminhou ao buco que foi onde retirei o aparelho interrompendo o tratamento e fazendo uma plaquinha para ver se aliviaria essas dores.
Ainda não obtive o resultado desejado , ao menos uma vez por mes tenho crise ondi sempre tomo o mesmo antiflamatorio que já me parece não fazer mais efeito!
Gostaria de saber o que fazer a quem procurar para conseguir definitivamente me livrar dessa dores.
Obrigada

Aline

Aparelho dentário não corrige os problemas próprios da ATM. Leia aqui:
Ortodontia: o que ela faz e não faz por sua saúde

Mas sim, existe tratamento e, para muitos casos, por exemplo, existe como recuperar os discos articulares. Veja aqui:
Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
At.te,
Marcelo Matos

DR. a mais ou menos tes anos eu sofri um acidente onde um pedaço de ferro de uma lixadeira me atingiu na frente da orelha e eu levei dois pontos e a pancada foi muito forte e desde então sinto o meu maxilar estalar tanto, enquanto falo, como ou bocejo e sinto muitas dores de cabeça e sinto latejar a região e sinto tipo dor de ouvido não sei bem explicar mais agora a mais ou menos uma semana tenho episódios de travar e eu nao conseguir abriar a boca e entaõ eu forço até estalar e dói muito o q pode ser ???? obrigada pela ajuda !!!!

Luana

Pancadas como essa podem danificar os ligamentos, disco ou mesmo os ossos da articulação temporomandibular. Portanto é importante fazer uma avaliação adequada por imagem e um exame funcional detalhado.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

uso um aparelho para dormir pois tenho atm, mas acho que de tanto eu ranger os dentes ele está com buraco, e agora? devo fazer o tratamento tudo de novo para poder ter um novo aparelho?

Sabrina, se a ATM estiver recuperada e saudável, não haverá mais “buracos’ na placa… Converse com seu dentista a respeito dos objetivos do uso de sua placa.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá, Dr. Marcelo. Tenho um DTM, actualmente em tratamento, usei goteira,foi desfeita a mordida cruzada, depois pus dentes que faltavam e actualmente estou a usar goteira noturna, contudo os zumbidos são cada vez piores, não me deixando dormir. O especialista diz não ver as razões para tal facto? Que poderei fazer? Estou em grande sofrimento. Obrigado.

José Marinho, o zumbido e a DTM podem ser concomitantes, isto é, ocorrerem sem que um seja causa do outro. Embora, muitas vezes possam se agravar mutuamente.

At.te.,
Marcelo Matos

Bom dia Dr.
Gostaria de saber se ao arrancar os dentes do siso ou colocar aparelho ortodontico pode causar zumbido no ouvido?

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: