Remédios para dor e tratamento da ATM / DTM

É muito comum o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor de cabeça e a dor relacionada à disfunção da ATM. Mas você sabia que os anti-inflamatórios de venda livre nas farmácias estão entre os medicamentos que mais produzem efeitos colaterais?

Antiinflamatórios e as disfunções da ATM

Antiinflamatórios e as disfunções da ATM

Para se ter uma idéia, nos EUA, 13 milhões de americanos consomem anti-inflamatórios diariamente e esses medicamentos levam a cerca de 16.500 mortes e 103.000 hospitalizações todo ano por complicações gastrintestinais, renais e doenças ligadas à hipertensão como acidente vascular cerebral e problemas cardíacos!

Os anti-inflamatórios não esteróides, ou simplesmente AINES (como são mais conhecidos no meio odonto-médico), como a aspirina, o ibuprofeno, o diclofenaco sódico e o potássico, dentre outros, são facilmente encontrados nas farmácias e em muitos casos são de venda livre, ou seja não precisam de receita.

Esses medicamentos inibem uma classe de substâncias chamadas prostaglandinas, que estão relacionadas à resposta de dor e inflamação no organismo. Entretanto estas prostaglandinas também participam de muitos processos importantes e vitais para a saúde: elas ajudam na regulação da pressão arterial, participam da coagulação sanguínea, da secreção dos ácidos gástricos, da regulação renal dentre outras coisas.

Assim, ao ocorrer a inibição dessas substâncias pelos AINES, não apenas a dor e a inflamação serão afetadas, mas também diversas funções normais serão alteradas!

Dentre os efeitos colaterais negativos que o uso constante de AINES podem causar encontramos:

  • pressão alta
  • úlceras ou hemorragia estomacal
  • náusea
  • cólicas
  • constipação
  • hipersensibilidade aos raios solares
  • nervosismo
  • confusão mental
  • sonolência
  • dor de cabeça
  • parto prematuro
  • crises de asma
  • inchaço nos dedos, mãos e pés ligados ao aumento de peso e problemas urinários, que podem indicar um comprometimento cardíaco ou renal (nesse caso é preciso comunicar imediatamente o seu médico!!!)

Quanto maior for a dose e o tempo de uso, maiores serão as chances de ocorrerem alguns desses sintomas acima mencionados. Por outro lado, em períodos curtos de tempo, eles podem ser útil para o alívio temporário da dor.

Dores Crônicas, Medicamentos e Alimentação Anti-Inflamatória

Considerando que os problemas na ATM tem uma tendência à se tornarem crônicos, principalmente quando se instala uma osteoartrite na articulação, não é muito prudente correr até a farmácia mais próxima e comprar o primeiro AINE que encontrar, pois esse é o primeiro passo para um uso constante desse tipo de remédio. O melhor é buscar um profissional médico com experiência em tratamento de dores crônicas, ou dentista, especialmente se tiver formação em patologia da ATM, que deverá saber encontrar alternativas mais saudáveis de controle da dor e do estado de saúde de sua ATM.

Entretanto, é possível tomar atitudes que possam ajudar a combater a dor sem o uso de medicamentos. Afinal, quando sentimos dor e tomamos um medicamento para aliviar, não é por que nosso organismo possui uma “carência” de medicamentos que ele funciona. Como expliquei acima, o mesmo mecanismo que inibe a dor inibe também substâncias que são fundamentais para processos vitais do organismo.

Pense sobre isso agora: Muitas vezes apenas, modificando os hábitos alimentares e dando ao organismo o que falta a ele através de alimentos saudáveis e anti-inflamatórios, é possível melhorar e até mesmo eliminar por completo a dor crônica. Então qual a razão para não fazer isso? É importante ressaltar que eliminar a dor é apenas eliminar um sintoma, mas não necessariamente a causa do problema. Por isso que o acompanhamento de um profissional de saúde é fundamental para combater o problema por completo.

Depois de muito tempo pensando em como ajudar o máximo de pessoas a livrar-se da dor através de hábitos alimentares eficientes, eu criei uma série de vídeos que explica detalhadamente tudo o que você precisa saber para começar a melhorar a sua alimentação e a obter resultados no combate a dor. Para assistir aos vídeos e receber também os meus e-mails com dicas sobre alimentação e combate da dor, clique no link abaixo:

Vale a pena investir na saúde agora, para não ter que investir tempo e dinheiro para tratar a doença.

Fique esperto e proteja sua saúde!