DSC00867

Eu e o Dr. Jorge Learreta. Ao fundo encontram-se (da esq. p/ a dir.): Dra. Ibcia Santibáñez, Dra. Lídia Yavich, Dr. Gordon Klockow, Dr. Allen Moses, Dr. Donald Warren e Dr. Richard Klein

Foi com esse tema que ganhei o prêmio de terceira melhor apresentação científica no VII Congresso Internacional da AACP – Sessão latino americana que ocorreu agora em outubro de 2009.

Neste trabalho eu mostrei quando que interferências dentárias podem produzir alterações funcionais no aparelho mastigatório tendo como referência bibliográfica os mais recentes estudos sobre o tema, com ressonância magnética funcional do cérebro, eletromiografia e outras tecnologias.  No trabalho em questão foi apresentado um caso onde apenas 0,5mm de interferência dentária surtiu um efeito extremo nos músculos, posicionamento da mandíbula e quadro sintomático do paciente, sendo que tudo foi constatado de forma mensurativa e não subjetiva.

O segundo e primeiro lugar ficaram com os colegas odontólogos Dr. Facundo Arias e Dr. Gerardo Favier, que apresentaram vários casos de regeneração de côndilo e recaptura de disco comprovados com ressonâncias magnéticas! Diga-se de passagem, o mesmo tema que me rendeu o primeiro lugar no Congresso do Chile em 2008.