Oclusão e disfunção da ATM – Parte 1: onde tudo começou?

Oclusão dentária: Qual a relação com disfunção da ATM?

Oclusão dentária: Qual a relação com disfunção da ATM?

Muito se fala em oclusão. O internauta que se põe a pesquisar sobre esse tema encontra informações contraditórias que vão aos extremos: de um lado vê-se sites e profissionais de saúde que  afirmam categoricamente que a oclusão é a responsável pelas disfunções da ATM e, do outro, profissionais que afirmam exatamente o oposto. Assim, faz-se mais que necessário ter este assunto abordado aqui no blog. Entretanto, devido à complexidade desse tema, dividirei em varias postagens, que poderão ser acessadas pelo marcador “oclusão” no menu de marcadores à direita do blog.

O que é oclusão?

Oclusão é o encaixe entre os dentes superiores e inferiores, ou seja, uma espécie de articulação dente-a-dente entre a arcada inferior, na mandíbula, e a arcada superior, na maxila que está presa ao crânio.

1. Onde começa a confusão

Historicamente, hipócrates foi um dos primeiros a relacionar dor de cabeça e presença de dentes na boca, entretanto (e dando um salto na história) foi nos anos 1900 que alguns profissionais começaram a relacionar os dentes, de uma forma mais sistemática, com as estruturas anexas: dentes, gengiva, ossos, músculos, ligamentos, articulação temporomandibular.

Nessa época, formou-se  uma linha de pensamento conhecida como escola gnatológica, que desenvolveu os primeiros articuladores (comentei algo sobre isso em uma  postagem anterior ) e algumas teorias mais elaboradas de como deveria ser a oclusão ideal e como esta deveria se relacionar com a posição dos côndilos (parte da mandíbula que compõe a ATM).

Classificação de Angle:  	 (A), Oclusão Normal; (B), má oclusão Classe I; (C), má oclusão Classe II; (D), má oclusão Classe III. Observe a posição da cúspide mesial dos molares superiores em relação ao molar inferior em cada tipo de oclusão

Classificação de Angle: (A), Oclusão Normal; (B), má oclusão Classe I; (C), má oclusão Classe II; (D), má oclusão Classe III. Observe a posição da cúspide mesial (na linha vertical) dos molares superiores em relação ao molar inferior em cada tipo de oclusão

Essa escola exerceu uma forte influência sobre a Odontologia moderna,  de modo que praticamente todas as especialidades giravam,  e boa parte ainda giram,  em torno da gnatologia em maior ou menor grau, devido às teorias como a da relação cêntrica (RC), maxima intercuspidação habitual (MIH), as chamadas “chaves de oclusão”, entre outras que você pode já ter visto ou ouvido por aí.  Nesta época também se pensava que os fenômenos oclusais poderiam explicar as disfunções da ATM principalmente após a publicação de um artigo relacionando problemas de ouvido, dor, zumbido e dentes pelo Dr. Costen, um otorrinolaringologista famoso (ou que talvez tenha ficado famoso justamente por este artigo!).

Continua…

Parte 2



Comentários postados (27)

Muito bom, muito obrigada….neste tempo de “solidao” qdo a gente nao sabe o que mais fazer ou ir….

oi. estou neste momento a fazer um trabalho de oclusão e o temo é exames complementares.já axei artroscopias,termografias,sonografias…conhece algum sitio onde possa obter mais informação??
sobre o blog…Parabens…

Duarte,
As melhores fontes de pesquisa são as bases de dados da Mediline, Cochrane, LILACS e mais algumas outras que você pode acessar via Scielo , Pubmed e Bireme.

Boa sorte em seu trabalho!

Marcelo Matos

Dr Marcelo,

tenho uma dúvida: eu “sofro” de apertamento dos dentes. sei que causa é ansiedade, etc. tenho feito uma masssagem na boca que aprendi qdo fui paciente de uma Rolfista, o que me ajuda muito. A questão é: quando estamos com a boca fechada, a ponta da língua tem que ficar no céu da boca e os dentes se encostam? pois sinto que, quando eles nao estão encostados fico mais relaxada. Tenho que me esforçar para manter os dentes sem se encostar, pois, se “bobeio”, eles grudam!

Não sei se fui clara…

Obrigada.

Denise, quando estamos em repouso, com a mandibula fechada e a lingua no céu da boca os dentes devem ficar afastados aproximadamente 2mm, que é o chamado espaço livre funcional (ELF). Se seu ELF está alterado, significa que algo está impedindo sua musculatura de relaxar como deve. Isso pode ter inúmeras causas que vão desde o efeito de determinados medicamentos até uma patologia da ATM e o estresse, ansiedade, etc agrava ainda mais a situação.

Procure um dentista com experiência em patologia da ATM que ele saberá te ajudar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

ola, bom dia!
estava a pesquisar e descobri este tema neste site, o qual gostei bastante.
aproveito entao para pedir uma ajudinha, pois estou a realizar um trabalho sobre a evoluçao do plano oclusal durante o crescimento cranio facial.
se por acaso tiver alguns artigos relacionados com o tema, pode-me enviar para o email?
obrigado pela atenção.
cumprimentos

Olá João, fico feliz que tenha gostado do site!
Bom, quanto ao tema do seu trabalho, eu não tenho aqui comigo artigos sobre o tema de seu interesse, mas creio que se você fizer contato com o pessoal da ortopedia funcional dos maxilares, eles possam te ajudar, porque essa é bem a praia deles. Aqui no Brasil, você pode tentar contato com o professor Marcos Gribel ( http://www.odontogribel.com.br ) pois ele é bastante conhecedor desse tema.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Ola D@
Meu nome é Patricia,eu já estou fazendo tratamento da ATM a quase um ano,uso o aparelho(placa),mais mesmo assim tenho mts dores de cabeça…
Há alguma forma dessa dor acabar?
Como posso fazer para parar de morder(rangir ) a noite…
me ajude por favor…
Muito obrigada…

Patrícia
Se você está em tratamento há quase um ano e ainda está com dores é sinal que ainda existe algo que está fora de controle do dentista ou mesmo que alguma coisa tenha passada despercebida. Quanto ao rangimento à noite, muitas coisas podem estar relacionadas que vão desde o efeito colaterais de certas medicações à algumas características neurolfisiológicas relacionadas ao ciclo do sono, estresse e também a alguns possíveis problems internos da ATM.
Portanto não dá para te passar uma “receita de bolo” para parar de rangir os dentes…
Converse com seu dentista ou procure outras opiniões para ver se encontra alguém que possa te ajudar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Dr. Marcelo, se puder me responder ficarei grato. Quando tinha 17 anos fiz uma cirurgia “traumática” para extração de 2 dentes que nasceram deitados 1 em cada lado na parte de cima da mandíbula, e começaram a pressionar os dentes causando dores insuportáveis, fiquei 5 horas na cadeira do dentista com a boca aberta ao extremo (forçando muito), tomei +/- 10 anestésicos e após isso minha mandíbula nunca mais foi a mesma, estalando e doendo do lado direito toda vez que abro a boca, após quase 20 anos, percebi que ainda está estalando, tenho dores no trapézio das costas, dores na nuca, zumbido no ouvido (maior do lado direito). Fui a um dentista (esp. em ATM) e foi confeccionado uma placa miorrelaxante (estou usando há 3 semanas), é suficiente ? Preciso fazer radiografias ou tomografias para uma melhor análise ? O uso da placa começa a fazer efeito geralmente após quanto tempo ? O que devo fazer mais ?

Obrigado pela atenção…

Reverton

Fui a um dentista (esp. em ATM) e foi confeccionado uma placa miorrelaxante (estou usando há 3 semanas), é suficiente ?

É muito complicado opinar no tratamento alheio sem saber o que estava envolvido no diagnóstico. No entanto posso dizer que o tema: “uso de placa” é mais complexo do que parece. Sugiro que dê uma lida nos seguintes tópicos:
Placa miorrelaxante, placa de Michigan, placa estabilizadora e disfunção da ATM

plaquinha resolve?

Preciso fazer radiografias ou tomografias para uma melhor análise ? O uso da placa começa a fazer efeito geralmente após quanto tempo ? O que devo fazer mais ?
Depende do processo de diagnóstico e da escola que seu dentista segue… Sugiro conversar com seu dentista
A respeito.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo tenho 53 anos, e a 20 anos ou mais sofro com dores por causa da Atm. Sou pobre não tenho condições de pagar um tratamento, estou cadastrada para arrumar meus dentes na Univille a 11 anos. Já fui chamada duas vezes, mas quando eles lembram que tenho problemas de ATM, mandam eu aguardar pelo curso de oclusão de Atm. Até agora nada, já fui no TUM e também falaram que não poderiam fazer nada. Pois eu teria que operar primeiro, só que a operação é cara, tentei pelo SUS o médico que me atendeu disse que não é caso de cirurgia. Todos dentistas que vou dizem que é besteira eu gastar dinheiro com ponte fixa, pois a dor vai continuar enquanto eu não operar.
O que faço, o senhor poderia me indicar uma escola, onde me seria coprado só o material ou quem sabe de graça. Meu maior medo é de ficar banguela me ajude abraços.

Laci, infelizmente não conheço locais de tratamento gratuito fora de Salvador. Talvez, se você entrar em contato com o Conselho de Odontologia do seu estado, ou alguma associação de dentistas como a ABO ou ABCD, seja possível encontrar uma alternativa.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Dr

Tenho 35 anos e tenho DTM e má oclusão classe II

O dentista disse que estou com zero de mastigação, e tenho que fazer cirurgia. Já fui a vários dentistas e alguns falam da cirurgia, outros falam de usar aparelho fixo, para levar a maxila para trás… Mas outro falou que meu problema é ósseo e não adianta aparelho.
conclusão, eu usava placa para dormir, mas a uns 5 mêse parei com a placa, pois ela deixava de fora os dentes do siso e segundo o dentista isso causava mais problema. Ao dormir sinto que aperto muito meus dentes de trás e sinto ranger também.
E de 1 mês para cá sinto enformigamento na cabeça e fortes dores acima da nuca. Fui a um clínico e ele disse que é stress. mas eu acho que além do stress, acho que é problema dessa má oclusão. Ela pode provocar fortes dores na nuca???

Elisangela

São duas coisas em paralelo para ser abordadas: 1) é a DTM e 2) a classe II. Ambas podem ser consequências de uma alteração patológica da ATM (artropatia) que precisa ser investigada e tratada.
Nesse sentido, o tratamento precisa buscar primeiro a recuperação da saúde da ATM, reversão ou controle da DTM e só então partir para a correção da classe II se ainda for necessário, pois muitas vezes ao corrigir neurofisiologicamente a ATM, pode ocorrer uma melhora da classe II, facilitando os demais tratamentos que forem ser realizados.

Entenda que tratar a ATM é ir muito além de apenas resolver a dor… Dê uma lida aqui: Cirurgia ortognática devo fazer?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bom dia Dr.
Dr. Estava com uma dor de dente, por causa do meu dente queiro, que esta incluiso e terei que fazer um cirurgia, mas nesse periodo de tempo fiquei com a minha boca fechada, me impossibilitando de comer, bosejar, coisas desse tipo porque doi, ate para escovar os dentes, eu não consigo colocar a escova dentro da minha boca, que não entra.
Minha pergunta porque isso acontece, quando tempo vou passar assim e o que eu devo fazer para voltar o normal.
Muito Obrigada, tenha um otimo dia.
Elainy Rocha!

oi estou sofrendo a alguns anos com a dor de cabeça. Realmente já procurei muitos profissionais da area da saúde para tentar resolver esse incomodo problema. O que acontece é que cada um me disse uma coisa e ninguem me ajudou em nada. Os sintomas tem se agravado. Depois da dor de cabeça ,q permaneceu, começaram também dores em todo o corpo, principalmente na região cervical, o que entao foi diagnosticado como cefaleia tensional, causada por estresse, estou tomando sertralina para isso a mais de quatro meses e nao tem surgido efeito algum. Também tenho muita dor nos ombros, na lombar e nas pernas. Entao apos “desencaixes” na atm do lado esquerdo procurei um fisioterapeuta que indicou a procura de um dentista, foi o que fiz e fui indicada pelo dentista a um otorrinolaringologista, tambem vou retirar meus dentes do juizo e apos ele disse que vamos ver sobre este problema na atm. Também fiz tratamento para sinusite e nao resolveu a dor de cabeca. O fisioterapeuta com quem fiz uma avaliacao disse que é um caso de enxaqueca. Alguns outros sintomas são: bruxismo (apertar e nao ranger), dor no seio frontal e na area da maxila, dor forte nos calcanhares, dor em queimacao em toda a regiao posterior do meu corpo, as vezes formigamento nas maos como se meus nervos dessem choquinhos nos meus dedos, sem ter pressionado nem nada; é bem desconfortavel, também sinto que o encaixe dos meus dentes nao esta correto,ainda sinto vertigem; dor, zumbido e muita coceira nos meus ouvidos; alteraçao na minha postura corporal; e ainda noto que quando como algo muito doce ou muito salgado, quando leio muito, ou quando fico nervosa aumenta a dor de cabaça
Postei meu comentario para que me dê somente sua opiniao sobre o que acha que pode ser descartado e o que realmente vale avaliar pois já estou cansada de procurar por ajuda e a cada dia sair com um diagnostico diferente.
Obrigada.

A.N.

Pela sua descrição, certamente não é só uma coisa ou só a outra… O mais provável é que hajam mais de um problema simultâneos com sobre posição de alguns sintomas, por exemplo, o bruxismo e os “desencaixe” da ATM indicam um problema próprio da ATM que, por sua vez, pode agravar a dor de cabeça, no entanto as dores tipo choque nos dedos e as dores nos calcanhares e pernas indicam outros componentes além da “enxaqueca”. Eu sugiro que investigue também a coluna, pois compressões nas raízes dos nervos podem produzir esses sintomas que você mencionou. Talvez um reumatologista também seja necessário.
Se isso se confirma, aí você terá uma “frente e batalha” cujos alvos serão a ATM, a cefaléia e a coluna ,sendo que para cada um desses é preciso ir bem a fundo para saber qual é de fato o problema.

Att.,
Marcelo Matos

Oi Doutor… Sinto muitas dores de cabeça somente do lado esquerdo do rosto, da sobrancelha ate a nuca, e recentemente venho me consultando com um especialista em DTM, fiz uma Tomografia, porém o médico não deu muita atenção. No exame da Tomografia veio escrito assim:
Estruturas Ósseas:
As superfícies das fossas e eminências articulares encontram-se lisas e regulares. Ambos os processos condilares apresentam com aspecto de normalidade.
Boca fechada:
O processo condilar do lado direito apresenta-se centralizado na fossa mandibular, enquanto o do lado esquerdo apresenta-se posteriorizado no interior da mesma. Os espaços articulares apresentam-se diminuídos por lateral.
Máxima abertura:
Observa-se que o processo condilar do lado direito apresenta-se em Normoexcursão Mandibular, enquanto o esquerdo apresenta-se levemente em Hiperexcursão Mandibular abaixo do plano da eminência.

Tenho que me preocupar? Vou marcar consulta com outro especialista aqui onde moro (Minas Gerais).

Aguardo retorno ansiosamente.

Obrigada.

Poly, essa é uma descrição de caracteristicas de sua articulação, especialmente do ponto de vista do posicionamento dela. Esses dados, para serem considerados ruins ou bons, necessitam ser avaliados em conjunto com outras informações do seu quadro clínico, o que irá depender da perícia e experiência do profissional. Se você não está satisfeita com sua avaliação, nada impede de você buscar outras opiniões.

Att.,
Marcelo Matos

[...] VEZES NÃO! Pois a ortodontia e a reabilitação oral  corrigem a oclusão baseadas em conceitos gnatológicos que não representam o estado de saúde da ATM. Sim sei que muitos dentistas afirmam que ao corrigir [...]

OLA BOA TARDE…MINHA ESPOSA ESTA COM SUSPEITA DE ATM, POREM TODO ATM VEM ACOMPANHADA DO ESTRALADO NA MANDIBULA? POIS NO CASO DELA ESTA DOENDO NA REGIAO DO ENCAIXE E IRRADIA DOR NA FACE , FEZ RAIO X E NAO APARECEU DEFORMAÇAO NA MANDIBULA, A DENTISTA DISSE QUE POR SER NO COMEÇO, NAO ESTA APARECENDO NO RAIO X

João

Não, as disfunções da ATM podem ocorrer sem estalos também. Quanto ao “raio-x”, de fato, é um exame pouco preciso que só vai aparecer problemas mais graves na ATM. Existem exames mais precisos para avaliar uma situação inicial.

Att.,
Marcelo Matos

ola dr, minha mandibula estrala do lado esquerdo, e sinto dores, fui ao dentista e ele disse que a plaquinha resolveria, e nao resolveu. agora ele diz que é oclusão, sinto que ele está meio perdido no diagnóstico, oque faço?

Júlia, realmente, às vezes pode ser bem difícil resolver os estalos.
Quanto ao que fazer, o melhor é conversar abertamente com ele sobre a situação e, especialmente, como você se sente em relação a isso.
Quanto ao diagnóstico, existem hoje muitas ferramentas para auxiliar o dentista nessa tarefa como, por exemplo, os exames de imagem, provas funcionais, exames laboratoriais, etc. Converse com ele sobre isso também.

Att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo, Bom dia!

Desculpe estar tomando seu tempo, mas há anos venho sofrendo com este problema, desde 2005 quando fiz uma cirurgia para tirar as amígdalas, no mesmo mês, comecei a sentir dores, principalmente de um lado, essas dores só foram aumentando, tanto que sentia dores todos os dias, procurei o otorrino que fez minha cirurgia, o qual fez alguns exames e disse que não tinha nada de errado. Então comecei minha romaria, buscando outros médicos, como ortopedista, neurologista… Fiz diversos exames, como ressonância e outros, fiz fisoterapia na face,pescoço e nada ninguém respondia realmente qual era o meu problema.
Então procurei outro otorrino, que me indicou procurar um ortodontista. Coloquei aparelho em 2007, diminuíram um pouco das dores, mas em 2010 encerrei meu tratamento e retirei o aparelho, passei a usar a placa para dormir. Mas, mesmo assim continuo sentindo dores e nos últimos dias tenho sentindo estralar na articulação, dores de cabeça, na face, no ouvido e no pescoço… Então procurei outro profissional que está com meus exames, sendo que a minha ressonância é do crânio, mas inicialmente este profissional me falou do aparelho TMJ da Trainer. Outra coisa, nao entendo claramente como funciona seu tratamento, agradeço se eslarecesse melhor.

Ana Paula, o TMJ da Trainer é um aparelhinho padronizado e pré-fabricado. Pergunto: como isso pode atender as diferentes necessidades neurofuncionais das diferentes pessoas com diferentes problemas na ATM?

Sobre minha forma de trabalhar, fiz uma apresentação para dentistas via Hnagout do google, onde mostro um caso tratado: https://www.youtube.com/watch?v=Qappee0oDSA

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: