google patientEsta frase dita por Fernando Vogt, da InterSystems, durante o evento Paciente Informado, que ocorreu ontem, 08 de outubro, em Salvador,  traz à tona um importante aspecto do papel que a internet têm assumido na mudança do perfil da relação paciente/profisional de saúde.

Se antes a “verdade” médica era incontestável e o profissional de saúde representava o papel do médico-deus, com este novo perfil proporcionado pela difusão e descentralização da informação via Web, o desafio é reestabelecer uma nova postura do profissional de saúde frente ao comportamento do paciente que, aos poucos, se torna cada vez mais informado e próximo do saber médico.

Entretanto essa mudança de paradigmas apresenta pontos extremamente importantes e polêmicos:

Qual passa a ser o papel do profissional de saúde  na Web?

– Como diferenciar o contéudo de sites e blogs que trazem informações de boa qualidade daqueles que aumentam as chances de levar o paciente a se automedicar ou tentar terapias que apresentam riscos à saúde?

Como certificar ou validar essas informações e quem o fará?

O selo médico para conteúdos na internet suprirá essa necessidade?

– Como ficam as áreas do conhecimento cujas correntes e linhas de trabalhos são divergentes?

– Que outras ações podem complementar a proposta do selo médico?

Essas e muitas outras questões debatidas  no evento foram muito bem resumidas pelo jornalista Yuri Almeida.  Leia a matéria “Desafios para classe médica em tempo de Paciente Informado e Web 2.0”  no blog Herdeiros do caos.