Implante de ATM

Prótese de ATM

Quem participa aqui do blog sabe que eu recomendo ter muito cuidado com cirurgias de ATM especialmente aquelas que envolvem a colocação de próteses. Isto porque recebo muitos pacientes e relatos por e-mail de pessoas que já passaram por este tipo de tratamento e se encontram em uma situação pior que a anterior.

Release do FDA sobre as próteses de ATM Fonte: site do FDA

Essa quantidade elevada de relatos de insucesso ou de complicações das próteses de ATM, levou o FDA – Food and Drugs Administration dos EUA, órgão maior responável pela fiscalização de produtos e serviços relacionados à área de saúde, a ordenar uma vigilância cuidadosa e monitoramento dos casos por parte das empresas produtoras das próteses. Isso ocorreu depois que o FDA avaliou os relatórios dos casos subemtidos à análise entre  30 de abril de 2004 e 17 de agosto de 2010 e constatou que um número substancial de pacientes precisaram trocar as próteses em menos de três anos por causa de dores extremas, resultado muito abaixo dos testes pré-clinicos alegados pelos fabricantes.

No momento, o FDA ainda não recomenda nenhuma mudança na forma de uso das próteses, mas afirma que irá provavelmente mudar as indicações para este tipo de procedimento de acordo com novos estudos clínicos.  O FDA também já reforçou as obrigações das empresas produtoras das próteses, quanto à coleta de informações do andamento dos pacientes tratados com esta técnica, como parte do sistema de aprovação e regulamentação para uso das mesmas.

Fique esperto!