O dente do siso pode dar dor de cabeça?

Os sisos podem provocar uma condição conhecida como pericoronarite (ou periconite, como se usava no passado) que é a inflamação provocada por uma infecção da membrana pericoronária, uma espécie de capuz que recobre o dente antes de “nascer”. Isso acontece quando o siso está parcialmente erupcionado, isto é, parte fora e parte dentro do osso, numa posição que não consegue erupcionar totalmente.

Esta é uma condição que pode ser muito dolorosa na área da face, podendo irradiar para a região de ouvido, têmporas e pescoço, daí o paciente referir como ” dor de cabeça”. Aliás, é de fato uma dor de cabeça, considerada pela IHC – International Headache Society (Sociedade Internacional de Cefaléia),  como uma cefaléia secundária aos problemas dentários.

É facilmente diagnósticada por um dentista clínico e o tratamento é normalmente feito inicialmente com antibióticos e analgésicos, seguido de cirurgia para remoção do dente.



Comentários postados (408)

Olá! Estou grávida de 10 semanas e, me conhecendo, sei que meu siso está inflamado e está doendo como nunca. Tenho medo de que se torne insuportável até o final da gravidez ou no período de aleitamento materno, pois, neste caso, a anestesia e o uso de antibióticos me impediriam de amamentar, pois o leite seria uma forma de meu organismo “expelir” a medicação, passando pro bebê. Minha dúvida, é … diz-se muito que grávidas não podem fazer raio-x, nem tomar anestesia, nem passar por cirurgia pra extração de dentes e nem mesmo anestesia para restaurações. Existe também um paradoxo circulando na internet, que existe já uma anestesia específica para gestantes e que assim sendo, nós podemos fazer extração destes sisos normalmente. Afinal, qual informação é seguramente a correta?
Ficarei mto grata se me ajudarem, pq grávida já passa por tanta coisa e ainda mais dor de dente sem nunca ter tido uma cárie, é mta ingratidão rsrs.

Elga

Sugiro que você converse com uma odontopediatra com experiência em odontologia do bebê.
De qualquer forma, no segundo semestre, é possível realizar vários procedimentos odontológicos e nesse caso é preciso avaliar a relação benefício X risco no seu caso.

Boa sorte,
Marcelo Matos

ola eu tenho queda de cabelo i dissem que e dos dentes sera que pode ser

Miguel

Não há relação entre uma coisa e outra.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Ola esotu com muita dor nos ultimos dentes e por isso tenho dor no ouvido e cabeca poderia ser o siso
?
por favor se puder memanda a resposta no email agradeco

Paola

Pode sim ser relacionado ao siso, mas pode ser muitas outras coisas. Sugiro visitar um otorrinolaringologista e um dentista clínico.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Paola

Se os sisos estiverem inflamados, a dor pode irradiar para as áreas próximas e serem sentidas como se fossem dor de ouvido. Entretanto há outras coisas que não têm relação com sisos, especialmente se eles não estiverem inflamados e que podem dar sintomas como os que você descreve. Procure um dentista com experiência em dor orofacial e veja o que pode ser feito.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

bem eu arranque o siso e agora apareceu um ossinho na lateral da estraçao o que devo fazer. ja voltei no dentista e ele deu uma lixada no local nas parece que esso comtinua encomodando. o que devo fazer.

Já fui ao dentista pois tinha uma dorzinha que me incomodava no dente, pedi um raio X na época e ele olhava e não tinha nada, mas eu sempre reclamei desta dor, até que um dia ele passou o ar e senti uma dor imensa que nunca senti na vida ele falou que não era nada e só não saí deste dentista ainda porque ele não terminou um outro dente, mas gostaria de saber se ele jogou ar e senti esta dor insuportável, oque poderá ser esta dor, é realmente do dente, pois sobe tudo para a cabeça que me deixa até desnorteado na hora,não dá para aguentar a dor, mas estou com medo e acho que a solução é tirá-lo…o que pode ser ???

Eduardo

Se a dor for no dente, é possível que haja algum grau de exposição dos canalículos dentinários que são bastante sensíveis. Mas há também muitos outros problemas dentários que podem provocar sintomas como os que você descreveu. Sugiro você procurar um dentista especialista em dor orofacial.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá , estou sentindo muitas dores na face, na nuca e só sinto do lado direito da cabeça. Meus dentes sisos estão inclusos e preciso remover. Será que pode ser isso que está causando minha dor de cabeça?

Obrigada!

Juliana

Se os sisos estiverem inflamados numa situação conhecida como pericoronarite, pode ser que ele seja responsável por parte da dor ou pela dor como um todo. No entanto, se não tiverem inflamados, dificilmente seus sintomas poderão ser atribuídos a eles.

Sugiro procurar um profissional que possa investigar melhor sua situação.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Marcelo, acho que meu siso está nascendo porque estou sentindo ele na gengiva e estou sentindo bastante dores de cabeça, pescoço e tontura, vou precisar tira-lo ou espero nascer?

Ps: já extrai 4 dentes por causa do aparelho.

Obrigado

Fábio

Nem sempre é necessário remover os dentes do siso, entretanto há situações que são justamente o inverso. Assim, procure um bom cirurgião e verifique qual é a natureza do seu caso.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bagé-RS, 25 Ago 10. Olá Dr Marcelo, aqui quem lhe escreve é um xará, pois é, bom o que me faz te escrever estas linhas é tão famoso e tão mal falado siso, Dr sempre me gabei de possuir os quatro sisos na boca e em pleno funcionamento sem maiores problemas, foi olho gordo do pessoal…rsrs Não é que de ontem pra hoje, um deles o inferior direito começou a doer, e doer mesmo, primeiro foi somente um desconforto quase passageiro, mas hoje na parte da manhã eu tinha dificuldade até pra falar, inclusive começou a doer até a garganta, credo!!! O fato que já faz algum tempo que não vou ao dentista, e lendo os depoimentos sobre o assunto, vi que dependendo dos casos, os melhores momentos pra se extrair um siso são, tão logo estão nascendo ou quando realmente se tornam problemáticos, creio ser este último o meu caso, confesso que estou arrependido de não ter extraido antes… Estou tomando um antibiotico, mas com receio que meu caso se torne irreversível, a minha pergunta é a seguinte, uma vez retirado este problemático, terei realmente que retirar todos os demais? E é muito dolorido esse procedimento?? Antecipadamente agradeço, abraço, Marcelo.

Olá Marcelo , bom eu tirei meus dentes de siso , mas minha cara está muito enxada , queria saber se isso é normal , e quanto tempo ira ficar assim .

Obrigada

Natália

Isso é normal dentro de um curto período de tempo (aproximadamente uma semana), mas pelo sim, pelonão… já que não fiz uma avaliação em você, sugiro manter seu dentista informado de todos os etalhes desse seu pós-operatório, e faça uma revisão op quanto antes.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Marcelo , bom eu tirei meus dentes de siso , mas meu rosto está muito enxada , queria saber se isso é normal , e quanto tempo ira ficar assim .

Obrigada

Dr. Marcelo,

Meu namorado tem 28 anos e tem sentido muitas dores no rosto. Ele removeu o siso superior esquerdo em dezembro de 2009 no Brasil e, como moramos fora, ele teve q voar enquanto ainda estava com os pontos. Qdo desceu do vôo os pontos estavam abertos e ele foi ao dentista novamente para “consertar” a abertura, a dentista falou algo sobre o crscimento do osso q levaria cerca de um ano e que ela faria um curativo, mas q só se curaria completamente qdo o osso terminasse de crescer, o q não entendo mto bem. Agora, 9 meses depois, ele comecou a reclamar de um incômodo na região do siso superior do lado oposto, como se qdo ele encosta a língua na região ele pudesse “mexer” algo lá dentro. Além das dores no rosto ele reclama de dores de cabeca as vezes e há 4 meses ele comecou a usar um “mordedor” (não sei o nome técnico) para dormir, pois ele batia mto forte os dentes durante a noite, o uso do aparato melhorou relativamente o quadro. Já nos falaram sobre possível inflamacão do trigêmeo, mas fi descartado, mas tbm disseram q a dor de um siso pode refletir em outras regiões da boca. Como vc avalia mais ou menos esse quadro com base nas informacões q pude fornecer?

Muito obrigada,

M.

Marina (M.)

É possível que seu namorado tenha mais de uma coisa ao mesmo tempo e os sintomas estejam sobrepostos. De fato, uma inflamação no siso pode provocar dores diversas, mas outros pontos no seu relato, chamam a atenção para a necessidade de umaavaliação do sítio cirúrgico + uma avaliação do estado de saúde da ATM + um diagnóstico diferencial de possíveis cefaléias com outras causas que não as odontológicas.

Portanto, vale a pena ele procurar um especialista em dor orofacial.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá, tirei meus sisos a seis dias atrás e agora estou sentindo umas dores maiores e continuo sem conseguir abrir a boca, dá impressão que meu queixo e maxilar estão fora do lugar e me incomoda muito pra dormir porque todas as posições são desconfortáveis. Uma amiga me disse que sentia dores porque o buraquinho de onde estavam os dentes dela entrava sujeira e por isso ficava doendo. Isso realmente pode acontecer? Quanto a alimentação para uma boa cicatrização, o que você sugere?
Vou tirar mais dois sisos mês que vem e espero que seja mais fácil de cicatrizar porque esses estão demorando e se eu converso sangra. Amanhã vou retirar os pontos, espero que pelo menos a boca eu consiga abrir.

Obrigada.

Continuando eu tenho muita dor na cabeça e no ouvido e um barulho horrível no ouvido, minha documentação dos rx não ficaram prontas ainda, minha dúvida, este barulho pode ser do dente, e também eu que nunca tive crise convulsiva comecei a ter já tive 3 vezes, uma em janeiro, maio e agora em setembro, poderia ter alguma coisa haver com dente do siso?

Estela
Crise convulsiva não é sintoma de problemas nem na ATM e nem dentários. Você já procurou um neurologista?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

por favor o que fazer ,meu filho nãqo esta suportando a dor no dente do siso,esta inflamado,mal consegue abrir a boca…

Nilcea

por favor o que fazer ,meu filho nãqo esta suportando a dor no dente do siso,esta inflamado,mal consegue abrir a boca…

Levar ele no dentista!

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo,

Fui extrair dois sisos inclusos, o primeiro que foi do lado direito superior, não teve problema, em 20 min já estava extraido e feitos os pontos pra fechamento. O segundo que foi do lado esquerdo superior, estava meio deitado, e o dentista apesar de fazer força, usar broca no osso, não conseguiu tirar. Até pq numa determinada hora, nem anestesia estava pegando mais… Ele fechou do jeito que estava e agora vai ter que analisar a situação. E eu estou apavorada! Não tenho coragem de mexer neste dente de novo.
Eu resolvi extrair só pra não me causar problemas futuros e agora arranjei um problemão.
Será que dá pra deixar do jeito que está, se não inflamar e cicatrizar direitinho??
Obrigada

Juliana

Intercorrências na cirurgia podem, de fato, ocorrer. Como sabemos, todas as cirurgias possuem riscos. Por isso e por outros motivos que sempre reforço a idéia aqui de diagnóstico e planejamento ANTES de “pôr a mão na massa”, pois, como costumam dizer os administradores de empresas de sucesso, algumas horas gasta com planejamento podem economizar dias ou semanas de transtornos.

Isso não quer dizer que um imprevisto não possa acontecer… Pode! E nesses casos o passo seguinte é re-analisar a situação, parar-para-planejar uma solução e só então entrar em ação. Na área de saúde, isso mutas vezes significa interromper, talvez, como fez o seu dentista, para não prejudicar em função da insistência e tentativas, rever o diagnóstico e, nesse processo, incluir a resposta para a sua pergunta: ” Será que dá pra deixar do jeito que está, se não inflamar e cicatrizar direitinho??” Pois há situações que é melhor não insistir e há outras que é preciso continuar.

Converse com seu dentista, especialmente a respeito de que precauções, a mais, vocês devem ser tomar, se será ou não necessário um auxílio de um colega de outra especialidade, se pode deixar onde está ou não e assim por diante.

Boa sorte,
Marcelo Matos

oi, os dentes do siso estao praticamente crescidos, nao sei o que eide fazer? a minha dentista aconcelhou-me a tirar os dentes, apesar de eles ainda estarem a crescer nao tenho tido dores nem nada ainda estao em perfeito estado. nao sei o que eide fazer mesmo se tiro agora ou espera mais alguns anos e só tirar quando estes estiverem a dar-me dores ou outros problemas. preciso de uma opiniao bem informada

atenciosamente, ana filipa

Ana Filipa

” (…) preciso de uma opiniao bem informada ”

Nesse caso, uma boa opção é visitar outro entista e ter uma segunda opinião.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Eu tenho 27 anos e no dia 299\10 extrair meus quatro cisos de uma só vez. Fui responsavelmente anestesiada pelo meu dentista o que me permitiu que eu não sentisse dor alguma. Estou feliz pelo resultado, só em pensar que vou livrar-me das dores de cabeça e gengivites. Ufa!

Olá Dr Marcelo, extrai um dente siso superior lado direito há 1 ano mais ou menos tudo tranquilo só que agora estou sentindo uma dor de cabeça do lado direito proxima ao olho que chega a dar uma pressão se eu abaixar! eu penso que tem alguma relação. É POSSIVEL SENTIR DOR MESMO DEPOIS DE ESTRAIR O DENTE? OBS: Depois que cicatrizou tive a sensação que ficou um pedacinho do dente por dentro, pois a gengiva ficou irregular. Agradeço a atenção.

Este tópico está atualmente fechado para novos comentários. Quem tiver dúvidas a respeito do tema “dente do siso” e dor de cabeça, pode entrar em contato com Dr. Micael Ferraz no blog: http://www.mfortodontia.com.br