Domingo a Record exibiu essa reportagem: ATM na record

Por um lado, foi interessante a Record chamar a atenção para um problema que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas, por outro, minimizou demais o problema de quem sofre e peregrina por longos anos atrás de uma solução para um problema na ATM. Além disso, fez parecer que é super simples diagnósticar e tratar as patologias que produzem as disfunções da ATM  e exibiu informações de um único profissional que, obviamente, não está tão atualizado assim quanto ao que vem sendo publicado nos principais bancos de dados científicos do mundo, afinal uma “plaquinha” montada em articulador foi apresentada como a solução mais prática e rápida para todo problema de ATM.

O dentista mostra um modelo em gesso montado no “famoso” articular semi-ajustável (ASA) que alguns, ingenuamente, pensam reproduzir os movimentos da mandibula e acreditam poder estudar e diagnosticar o caso usando esse apetrecho.

Os articuladores são modelos mecânicos que tentam reproduzir a dinâmica mandibular. Foi algo extremamente revolucionário nos idos de.. 1930!!! Isso mesmo, o que foi mostrado é baseado nos princípios gnatológicos do início do século passado! Não há o menor cabimento de serem utilizados atualmente para diagnóstico. Não possuem MÚSCULOS, nem SISTEMA NERVOSO CENTRAL, nem PROPRIOCEPTORES neurológicos… Não teria nunca como reproduzir algo minimamente biológico, com um aparelho destes.

O mito do articulador

O mito do articulador

Aliás, nem os robôs japoneses mais modernos, com tecnologia de última geração, conseguem reproduzir movimentos humanos sem que fiquem parecendo com dançarino de “break” imitando o robocop … Como o ASA conseguiria?

Qualquer pessoa que já tenha visto um gráfico de cinemática por magnetografia computadorizada ou mesmo uma ressonância magnética “dinâmica” percebe imediatamente o quanto é complexo a movimentação mandibular.

Para quem nunca viu um de perto, basta dizer que no ASA a parte que abre é a de cima e não a de baixo que corresponde à mandíbula…

Tenham cuidado quando alguém lhe propor algum tratamento que envolva controlar uma plaquinha ou fazer desgastes através de um ASA.

Fiquem espertos!