Luxação e subluxação da mandíbula: qual a diferença?

Luxação da mandíbula

Luxação da mandíbula é uma expressão usada para descrever uma situação em que a mandibula fica “travada” em posição de boca aberta, mas algumas vezes se pode escutar também  a expressão deslocamento da mandíbula.   subluxação da mandíbula se refere à um tipo de  situação onde a mandíbula se desloca para além de onde deveria mas retorna à posição original, sem ficar travada.

Veja o vídeo abaixo:

Essa é uma típica subluxação da mandíbula. O senhor avança o queixo para beijar a filha e o côndilo (ou cabeça da mandíbula) se projeta além de uma estrutura chamada eminência articular (ou tubérculo) e estira os ligamentos produzindo a dor. Nesse caso, a mandíbula foi capaz de voltar para o lugar sozinha.

Agora, veja  este outro caso:

Nesse, o garoto desloca a mandíbula  e ela permanece travada em posição de boca aberta.

Quando isso ocorre e a pessoa não consegue fazê-la voltar ao lugar, o melhor é ir no posto de saúde ou hospital mais proximo, onde provavelmente irão fazer uma manobra chamada de redução mandibular. Logo em seguida, é comum que enfaixem a mandíbula para mantê-la no lugar e prescrevam medicamentos antiinflamatórios e analgésicos.

Entretanto essa é apenas uma medida emergencial que não trata o cerne do problema. Mesmo que a subluxação tenha ocorrido uma única vez, é provável que haja danos aos ligamentos e/ou disco articular.

Se você experimentou uma luxação ou subluxação da mandíbula alguma vez, é importante que procure um dentista com experiência em patologia da ATM para para evitar que o problema se torne recorrente.

Fique esperto!



Comentários postados (4)

Olá Dr Marcelo
Faço tratamento para artrite reumatoide ha quase 6 anos.Final do ano operei meu tornozelo por rutura do tendão tibial lateral consequencia da artrite(minha reumato se espantou com a evolução rápida). Há 3 anos uso placa,indicada por ortodontista que me alivia muito as dores de cabeça e na atm direita( qdo não uso a placa as dores são insuportáveis).Quais alterações são identificadas na RM de atm para indicar procedimento cirúrgico?Grata desde já Cláudia

Cláudia

Via de regra, a artrite reumatóide é uma contraindicação para cirurgia de ATM, pois a tendência é que os tecidos articulares (osso, ligamentos e disco) respondam de maneira desfavorável. A única exceção seria, talvez, grandes deformações (mas grandes mesmos) que estivessem impedindo qualquer tipo de movimento articular.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Caro Dr. Marcelo. Tenho uma paciente com fortes dores de cabeça, ressaltando a localizada em cima dos olhos.Passou por vários tratamentos dentre neurologistas, otorrinos, psiquiatras, oftalmologistas, todos sem sucesso. Orientada procurou uma dentista, ortodontista, que que indicou uma placa. Na avaliação que realizei a mesma possui subluxação a D considerável, assimetria de face com fraqueza muscular. Qual o limite de uma subluxação tratada por método conservador e o cirúrgico? Grata . Parabenizo-o pelo serviço.

Kátia

É possível tratar subluxação com métodos conservadores com bastante sucesso, no entanto precisa-se observar alguns fatores: a assimetria facial é fruto de processo patológico em alguma das ATM? A fraqueza muscular é em função de nocicepção articular do lado afetado? Qual é o diagnóstico da causa da subluxação? Tem imagem de ressonância da ATM?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: