Disco articular deslocado (em amarelo) - Imagem de Ressonância Magnética

Disco articular deslocado (em amarelo) - Imagem de Ressonância Magnética

Muita gente me escreve relatando que tem estalos na ATM e me perguntam se isso significa que tem disfunção. Então decidi escrever sobre o tema.

O que é o estalo?

Veja o desenho abaixo:

O disco articular, em azul claro no desenho, é uma estrutura responsável por evitar que os ossos que compõem a ATM, entrem em contato direto um com o outro. Quando se abre e fecha a boca, é o disco articular, lubrificado pelo liquido sinovial, que permite o deslizamento das peças ósseas sem que essas sofram um atrito patológico. O movimento do disco para frente e para trás também promove a distribuição do líquido sinovial que carrega nutrientes para as células da superfície articular e tecidos adjacentes.

Quando esse disco se encontra em uma posição patológica, dizemos que está “deslocado”, frequentemente  para frente ou para frente e para dentro, embora possa se deslocar para qualquer lado.  Quando uma pessoa abre e fecha a boca, ou mastiga,  esse disco deslocado, pode voltar abruptamente para o lugar fazendo o estalo.

Assim, pode-se dizer que a presença do estalo é um sinal de que há uma alteração estrutural e funcional da ATM e, por isso, se você notar esses estalos em sua ATM, eu aconselho procurar um dentista experiente na área de ATM, para avaliar se a situação necessita ou não de algum tipo de cuidado especial.

Há também estalos que podem não ser devido a um problema com o disco, mas sim porque o côndilo avança demais em relação aos limites articulares, indo além de uma espécie de “batente”, chamado de eminência articular (atualmente os anatomistas mudaram o nome desse batente para tubérculo articular e portanto vocês poderão encontrar ambos os nomes em sites pela internet) e produzindo um tipo de estalo menos audível, de menor significância clínica e que muitas vezes só é detectado através de instrumentos para a avaliação de ruídos.

Embora não seja tão patológico quando o estalo do deslocamento do disco, esse estalo que ocorre pelo excesso de avanço do côndilo da mandíbula, indica a possibilidade da pessoa ter uma espécie de “frouxidão” dos ligamentos da ATM e de outras partes do corpo, o que pode, também,  ter importância no quadro geral da situação do paciente.

Muita gente pode conviver por anos com os estalos enquanto que, em outras, a situação pode evoluir para uma condição cada vez mais patológica, com dor nos músculos da mastigação, limitação da função e dores de cabeça.

Outra coisa importante é que quando os estalos somem espontaneamente, não significa necessariamente que o problema desapareceu. Pode ser que, em realidade, o disco tenha se deslocado permanentemente e não produza mais os estalos. Essa condição  também pode ser igualmente patológica.

Assim, uma avaliação do estado de saúde da ATM é sempre importante quando se nota sinais como esse.

Fique esperto!