Dormência na face

Área de inervação do trigêmeo

A dormência na face pode ser sinal de muitas doenças diferentes e pede uma visita imediata a um neurologista. Saiba por quê…

O nervo trigêmeo é o responsável pelo controle motor dos músculos da mastigação e sensibilidade da face. O trigêmio recebe este nome porque possui três grandes ramos, o mandibular, o oftálmico e o nervo maxilar e que se distribuem para a face da forma como mostra a figura ao lado. É atraves do componente sensitivo deste, que percebemos os estímulos que chegam da pele da face, da parte da frente da língua, dos dentes, da ATM, da conjuntiva dos olhos e até de uma das meninges (membranas) que recobre o cérebro: a dura-máter.

Assim, por estar relacionado a tantas áreas diferentes e possuir um trajeto bem sinuoso por dentro da cabeça (passando por dentro de buracos existentes nos ossos e entre os músculos e outras visceras da face), muitos outros sintomas, além da dormência na face,  podem ser produzidos tais como ardência, formigamento, hiperalgesia (sensação aumentada/desproporcional de dor) e a famosa neuralgia do trigêmio, pois  há muitos pontos onde ele pode ser comprimido, empurrado ou lesionado de alguma forma, seja por um traumatismo, um tumor, infecções ou mesmo por irritação neurológica produzido por alguma coisa que acione os receptores (sensores) para dor que existem nas áreas da face onde ele inerva como, por exemplo,  as disfunções da ATM.

Assim, quando uma pessoa apresenta um sinal de alteração deste nervo, como é o caso da dormência na face, é de suma importância que seja feita uma avaliação neurológica do mesmo, de preferência, por um neurologista.

Esse tipo de avaliação é algo similar ao vídeo abaixo:

Num primeiro momento o avaliador testa os receptores de tato da pele, com uma gaze, nas diferentes áreas de subdivisão do trigêmio, o objetivo é saber se há alguma destas áreas, em especial, afetada. Se houver, é um indicativo de que ramo e tipo de receptor se encontra prejudicado e irá orientar o resto da investigação diagnóstica. Em um segundo momento, a avaliadora utiliza um haste com uma pequena pontinha, para testar os receptores de dor das mesmas subáreas testadas anteriormente. Assim já se pode haver um diferenciação entre o “circuito” que conduz a dor e o que conduz o tato (relacionado à propriocepção).

Em seguida, ela avalia a propriocepção da língua, faz um teste básico de força dos músculos mastigadores, sensibilidade da conjuntiva ocular e reflexo mandibular. A falha de resposta em cada uma dessas fases irá orientar o profissional em que ponto do nervo poderá haver uma lesão ou, somado aos dados da entrevista (anamnese), quais exames escolher para investigar alguma doença que explique as alterações que forem encontradas.

Se você possui uma dormência na face ou algum outro tipo de alteração da sensibilidade nas áreas descritas nesse texto, é extremamente importante que você procure um neurologista e, a depender do caso, um dentista com experiência em patologia da ATM.

Quanto mais cedo se detecta o problema, maiores são as chances de encontrar uma solução.

Fique esperto!



Comentários postados (161)

Olá eu sofri um tombo de bicicleta e bati o rosto no chão passei pelo médico e através de exames constatou fratura no osso orbital fiz uma cirurgia para a aplicação de uma platina neste osso para reparar a fratura. A minha dúvida é sobre uma dormência que existe debaixo do olho próximo ao nariz. O médico disse que é normal e levará vários dias para diminuir.É isto mesmo?

Elieser, sim. É muito comum essa dormência temporária. Mantenha o acompanhamento com seu médico.

Olá Marcelo agradeço pela atenção e realmente você tem razão, pois com o passar dos dias melhorou muito a dormência, quase em 100%.Valeu!!!!

Qto tempo demorou pra sair essa dormencia.. Cai e bati o rosto no chão, sinto que está um pouco ddormente, mas não houve fratura, segundo o médico.

Boa noite,
Sinto dormências do lado direito da face, muita fraqueza e formigamento pelo corpo. Há 2 meses os médicos me passaram antidepressivos e calmantes, mas os sintomas em nada melhoraram. Já passei por diversos especialistas e eles informam que não tenho nada. O neuro me passou antidepressivos. Estou muito preocupada com este quadro e vendo esta reportagem vi que de repente eu posso pedir esta orientação à algum médico. Vocês teriam para me indicar um especialista no Rio de Janeiro? Por favor, me ajudem!

Estou com uma dormencia no rosto e depois fica repuxando proximo a orelha, o que pode ser?

tenho uma filha dec 13 anos e ela se queixa de como se tivesse algo repuxando o rosto dela e o maxlar afetado estar com inxasso opode ser e o que medidas tomar cecilia

Ola Dr. Marcelo.
Nao tive nenhuma lesao mas a 5 dias estou com dormencia no rosto, do lado direito. Comecei a sentir essa dormencia e muita fraqueza no corpo 3 dias depois. Fui a um neurologista, fiz uma tomografia e os resultados estavam otimos. A medica disse que a dormencia no rosto, lingua e corpo eram por causa de estresse. Que eu deveria descansar. Isso é normal? O que posso fazer para sentir gosto na minha boca novamente? E poder sentir meu rosto e lingua? O Dr. tem alguma sugestao? Agradeco desde ja!

Éricka Saer

Sim, existe alguns quadros neurológicos que são desencadeados por estresse. Algumas vezes o motivo real pode ser um vírus que esteja alojado em certos nervos, mas ou menos como acontece com o Herpes labial. Quem tem herpes, pode passar anos sem um crise, mas diante de estresse, sol e outras coisas desencadear uma nova reação nos lábios.
De qualquer maneira, os recursos para se eliminar os vírus são muito limitados, de modo que normalmente o que se faz é dar condição ao nosso próprio organismo de manter o vírus controlado.
Além de vírus, há doenças sistêmicas que podem afetar os nerovos e gerar sintomas como os que você relata. Portanto, sugiro que entre em contato com outro neurologista para uma segunda opinião

At.te,
Marcelo Matos

Éricka Saer

Sim, existe alguns quadros neurológicos que são desencadeados por estresse. Algumas vezes o motivo real pode ser um vírus que esteja alojado em certos nervos, mas ou menos como acontece com o Herpes labial. Quem tem herpes, pode passar anos sem um crise, mas diante de estresse, sol e outras coisas desencadear uma nova reação nos lábios.
De qualquer maneira, os recursos para se eliminar os vírus são muito limitados, de modo que normalmente o que se faz é dar condição ao nosso próprio organismo de manter o vírus controlado.
Além de vírus, há doenças sistêmicas que podem afetar os nervos e gerar sintomas como os que você relata. Portanto, sugiro que entre em contato com outro neurologista para uma segunda opinião

At.te,
Marcelo Matos

Ola!
faz alguns anos que eu sinto as vezes uma pulsação muito forte na veia da face, a impressao que da é que vai explodir e nao dói mais o fato de disso acontecer ocasiona um incomodo mto grande.
as vezes tbm, sinto dormencia no lado do rosto, na verdade a sensação e de caimbra fica umas hrs e passa, e incomum acontecer mais as vezes tenho esssas sensações faz alguns anos que fui a um neurologista, fiz eletroencefalograma e ele me disse q nao tinha nada de anormal, so estress, mais mesmo depois desse parecer continuo tendo essas, sensações o que eu faço?

Boa Noite

Sou músico, atualmente toco um instrumento chamado TUBA SINFONICO, sempre toquei este instrumento sem nenhum problema, porém ultimamente após uns cinco muinutos tocando o intrumento minha face toda adormece impossibilitando totalmente de executar o instrumento, logo após uns 15 minutos esta domercia fica mínima, porém não desaparece totalmente, permanecendo por longo tempo.
existe uma explicação para algo ???

desde já agradeço

Faz um dia e meio que comecei a sentir uma leve dormencia na face direita do rosto, lembro que tive uma leve dor de cabeça tomei um dorflex e passou rapidamente, tenho que me preocupar?

edmfjr

É melhor marcar um neurologista para fazer um checape e verificar se está tudo bem ou se você deve se preocupar.

Att.,
Marcelo Matos

Bom dia!! faz alguns meses tive herpes num dos lábios e depois disso começei a sentir formigamento e tipo anestesiado algumas partes do rosto inclusive o lado contrário que saiu a herpes, isso é normal?

Dr Marcelo.. Se me permite…
A fratura sofrida por vc acometeu o trajeto do nervo infra orbital (um ramo do trigemio) responsável por essa sensacao ao qual vc descreve. Sensibilidade da asa do nariz, bochecha, e pele dessa regiao.
Aqui no hospital once trabalho é frequente esse tipo de fratura.
E com frequencia os pacientes tem a mesma queixa que a sua e isso é decrito em livros com hipoestesia pos traumatica.
Infelizmente não há nada que possa fazer para melhorar (nem remedios ) . Só o tempo.
E não é incomum que os pacientes relatem ” choques e pontadas” e até tremores involutarios. Felizmente essas alteraçoes precedem a recuperacao do nervo. E nos livros tb é falado de até 6 meses de recuperacao.
Leve esses temas para discutir com seu cirugião… Mas d qq forma essa alteração na sensibilidade do nariz, “bochecha” e pele do rosto são sintomas frequentes em pacientes com fratura de orbita e sem motivo de preocupaçao…
Espero ter ajudado.
E melhoras

Claro, Paulo, sem problemas.

Att.,
Marcelo Matos

PS.: Aguardo suas respostas nos outros dois tópicos: no da artroplastia e no da cirurgia de ATM

eu respondi sim… vou localizar … mas uma duvida que tenho é como postar pdf aqui… tentei e nao consegui

Paulo, você não respondeu…
Quanto à dúvida, o blog não possui ferramenta (pluggin) para suportar postagens em PDF, mas isso não é problema, pois basta você colocar o título do artigo que eu providencio o link para o banco de dados com o resumo (pubmed, scielo, bireme, etc.) como fiz na sua outra postagem.

Fique à vontade.

Att.,
Marcelo Matos

Esse dias senti uma dormência que durou mais de 1hr na face esquerda do rosto, e antes de ficar dormente um ardor logo abaixo do olho.. o que possivelmente poderia ser??

Lah

Dormência na face pode ser muitas coisas, desde uma compressão do nervo até problemas graves de saúde, portanto procure um neurologista para avaliar.

Att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo, boa tarde.
Em janeiro deste ano eu estava na praia quando um raio atingiu uma área muito próxima a mim ( em torno de uns 10m), apaguei por segundos e acordei em seguida caído ao chão. No dia senti uma dor de cabeça muito forte e a cabeça muito quente. Devido a correria do dia-a-dia não tive tempo ainda de realizar exames, mas de la para ca, senti algumas vezes um lado da cabeça, por completo, formigar alguns segundos. Isto pode ser algo grave ou oode estar ligado a outro fator, como stress por exemplo. Obrigado.

Felippe

Não tenho como lhe responder pois não tenho nenhuma experiência com situações similares…

Att.,
Marcelo Matos

DR, meu sobrinho de uns dia para cá, as vezes fica estrabico em um olho. Agora vem tbm sentindo formigamento no mesmo lado. Ele tem apenas 15 anos.Tentamos consulta no posto de saúde leva até 90 dias para marcação e no Hospital São paulo, em uma triagem simples sem exames falaram que era para aguardarmos a consulta do posto. Estamos super preocupados pois houve uma evolução rápida do estrabismo que apareceu á uns 30 dias e agora esse formigamento, amortecimento….O que pode ser e oque pode ocorrer com essa demora para consulta?

Débora, não tenho como lhe responder pois isso não é nada tipicamente relacionado à ATM e foge à minha área de conhecimento. Desculpe por não poder ajudar.

Att.,
Marcelo Matos

estou com pontadas fortes do lado esquerdo da cabeça e uma sensação que parte do lado esquerdo da face está anestesiada o que pode ser?

Saniday

Pode ser muita coisa… .Mas se eu fosse você, eu faria primeiro uma consulta com um médico “cefaliatra”, ou seja, um que tenha formação e treinamento no diagnóstico das diferentes dores de cabeça. Esse tipo de profissional frequentemente é um otorrino ou um neurologista e, no seu caso, dado o sintoma de “anestesia”, seria mais interessante o segundo tipo.

Att.,
Marcelo Matos

olá,apos comer uma maçã comecei a sentir uma dormencia na parte frontal do rosto,boca nariz e garganta…corri ao medico de emergencia,pois quase nao conseguia falar,e mal engolia,sou dm 2,porem tudo estava normal,minha glicose e minha pressao..a dra disse q era p eu esperar passar,e realmente passou,tive a sensação de ter se espalhado pelo rosto todo..no final fiquei umas 5 a 6 horas com o rosto totalmente dormente,nao sentia nada é como se estivesse anestesiado…no fim da consulta ela passou polaramine,pois disse tratar de uma alergia..e agora?oa sintomas ja passaram,devo procurar um medico?grata,lillian..

Lillian, procure um neurologista também.

Att.,
Marcelo Matos

Há mas ou menos 3 dias venho sentindo uma dormência na face no lado esquerdo que vai até a ponta do nariz o que pode ser?

Claudinéia, o espalhamento dessa sua dormência parece seguir a direção de alguns feixes nervosos. Sugiro buscar um neurologista.

Att.,
Marcelo Matos

Olá, Bom dia.
Passei por uma situação no fim desta tarde que me deixou um tanto quanto que intrigado. Descreverei com detalhes para que melhor possa me esclarecer.
Estava escovando os dentes, quando bati com a ponta do dedo em meu lábio superior, em uma nova batida com o dedo, senti adormecido onde avia batido anteriormente, no mesmo momento tanto a ponta do meu dedão como a do dedo indicador começaram a adormecer também. Esta dormência começou a se espalhar, no rosto se espalhou pela face direita e pela linguá, dificultando na fala; na mãe se espalhou por todos os dedos, e continuou se espalhando ate atingir a altura do cotovelo.
Esta sensação foi passageira, com duração máxima de seu ápice de dormência de aproximadamente uns 10 minutos, e sessando completamente em uns 25 a 30 min. Apos a dormência senti um leve, quase imperceptível formigamento. A dormência também não era generalizada nestas áreas, passava como se fosse uma onda. Quando atingiu a linguá, praticamente não a sentia mais nos lábios; e quando atingiu o dedo minimo, praticamente não sentia mais no polegar.
O que mais me estrigou foi estas duas áreas distintas, terem começado a dormência simultaneamente.
Alguns fatores que podem ter ou não alguma colaboração com este fato são:
Tenho uma certa dificuldade de circulação, mais nada que se compare com este fato em questão.
E fatores psicossociais, pois estou passando por um momento de estresse e ansiedade já a algumas semanas.

Deixo aqui meus sinceros parabéns e elogios ao blog, e agradeço de antemão pela atenção.
Um bom dia.

Wellington

Infelizmente não tenho como lhe ajudar com essa dúvida, porque realmente nunca vi um caso similar. Talvez seja melhor verificar junto a um neurologista.
Agradeço pelas congratulações e por ter aparecido aqui no blog.

Att.,
Marcelo Matos

olá, marcelo
há mais de 2 meses tenho sentido uma dormência/formigamento ao lado do olho esquerdo e que, às vezes, chega às bochechas. dura pouco tempo, mas várias vezes por dia. já fiz exame de carótidas, ressonância magnética, polissonografia, fiz um tratamento de canal achando que poderia ser do dente, enfim, esgotei todas as possibilidades (faltando somente 1 dente ainda para se verificar – um canal antigo, mas por conta de uma viagem só verei quando voltar) e o formigamento persiste. a última posologia foi prozac, supondo estresse (ando meio nervoso, sim). eu tenho artrose cervical e fiquei sabendo que, em alguns casos, pode ocorrer o tal formigamento nessa área. é possível?
cordialmente,

celio

Boa noite, tenho sentido uma dormência na ponta do nariz, sem dor nem nada, estranho que ela aparece do nada, com ou sem esforço físico!Quando eu aperto ou faço algum movimento passa, mas depois volta!Estou preocupada, o que poderia ser?

Att,
Lorena

queria saber uma coisa ,sinto como se estivesse com formiguinhs andando no rosto e na cabeça isso é formigamento?estou pra fazer uma ressonacgnetica do cranio e da cervical meu neuro pediu,tenho andado com muitos mal estar penso que pelos problemas metabolicos que tenho,mais esses formigamentos não ultimamente até dormindo acordo com braços dormentes preciso balançar ele pr voltar sinto uns arrepios no couro cabeludo e monte de coisas estranhas a muito tempo e agora só se instalou e não vai mais embora ,junto zumbido horrivel que vai embora e de uma cochilada que dou ele volta me desiquilibrando to sofrendo demais com isso ja cheguei ir no pronto socorro sentindo o braço gelado a cara toda estranha gelada repuxndo e esse horror de formigas em mim ,meu neuro ta suspeitando de algo na cervical,acha que pode estar certo meu medico ou tem algo a me indicar obrigada muito obrigada

Maria Alice

Sim, essa sensação de “formiguinhas andando no rosto” é justamente a definição de formigamento.

Observe, o foco aqui do blog é a ATM. No caso deste tópico sobre dormência na face, a idéia é chamar a atenção para o fato que se um paciente possui uma disfunção da ATM, com uma artropatia que produza uma grande alteração muscular, essa dormência pode aparecer. Quando é esse o caso, tratar a dormência com remédios para dor e relaxantes musculares se torna pouco eficiente. Por outro lado, se uma pessoa possui um quadro de dormência e /ou formigamento com características neurológicas, como é o seu, o caminho da melhora dificilmente será via ATM, mas sim através de um diagnóstico médico neurológico da doença que está provocando a dormência/formigamento. Nessas circunstâncias, eu pouco posso ajudar.

Portanto, pela sua descrição, sugiro seguir as recomendações do seu neurologista e seguir avaliando a possibilidade de doenças sistêmicas além do problema cervical.

Att.,
Marcelo Matos

Oi Maria Alice, estive lendo o seu post e estou com os sintomas muito parecidos com o seus e ainda sinto uma fraqueza e cabeça pesada, o meu neuro pediu uma tumografia que graças a Deus não deu nada e agora vou fazer uma ressonância, mas sinto como se fosse uns arrepios no lado esquerdo do rosto, cabeça, braço e na perna, sinto pontadas na cabeça abaixo do olho esquerdo e responde na nunca, sinto ardência no nariz e vertigens é estranho pq não sei nem como explicar, já fiz exames de rotina e está tudo normal. o neuro disse que pode ter sido uma infefção q tive e a bactéria soltou toxina q esta provocando esses sintomas, mas ja faz um mes q to desse jeito e não consigo uma resposta especifica do meu caso. As vezes acho que vou morrer. Me diga o que o seu médico disse a seu respeito, pra eu comparar diagnóstico. Obrigada e melhoras.

Olá, Há algumas semanas eu venho sentido uma dormência/ formigamento na área do rosto, próxima a boca, em alguns dias ela some, mas constantemente volta, oque pode ser, e quem especialidade pode me ajudar?

Muito obrigada pela resposta ,to sofrendo bastante com tudo que ando passando ta tudo misturado mal estar horroroso com falta de apetite e enjoo fraqueza ,tenho um conjunto de doenças metabolicas e ai ta juntando esses egocios estranhos de formiguinhas andando em meu rosto uma sensação gelada como se estivesse em um freezer ,só fico triste porque quando vou ao medico eles ficam te olhando e escutando e derrepende diz isso é uma crise de ansiedade nossa me desespero porque sei bem o sintomas que estou sentindo e to triste por estar assim ,preciso fazer ressonancia e estou com medo rsrsrs tenho panico e tambem estão me colocando medo sobre a sedação rsrsrs assim fica dificil né ,mais vou conseguir ,muitooo obrigada por me ouvir e responder ,prometoquando eu descobrir o que tenho volto e digo quem sabe pode ajudar outras pessoas ,um grande abraço

Boa tarde!

Eis que ontem, ao acordar, após ter exagerado na bebida na festa de casamento ocorrida no dia anterior, ao levantar p/ ir beber água minha pressão caiu e vim a dar com a cara no chão da cozinha.

A pancada aparentemente não foi das mais fortes, pois sequer fiquei com hematomas, da mesma maneira que o rosto não dói, mas meu rosto além de estar sensível ao toque, um pouco inchado, e doendo quando mastigo, está um pouco dormente, com uma sensibilidade estranha.

Assim, gostaria de saber se isso é normal, se é próprio da pancada?

Muito obrigado pela atenção.

ola tenho 19 anos, e ha ums dias o meu rosto mas o lado esquerdo fica dormente, as vezes dói muito meu maxilar, o meu rosto do lado esquerdo, e sinto muita dor de cabeça, as vezes dói e as vezes fica dormente, sou muito estressada, gostaria de saber o que poderia ser.. obrigada!

Juliana

É bem difícil opinar sem examinar, pois pode ser desde uma artropatia temporomandibular crônica, até alterações neurológicas complexas, passando por problemas dentários que podem repercutir à distância e outras coisas mais.

Os dois melhores profissionais para avaliar essas questões são o neurologista e o dentista especialista em dor orofacial.

Dê uma lida aqui também: o que esperar dos profissionais de saúde. pois há várias dicas de como encontrar bons profissionais.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr,Boa tarde!

Nesse período de inverno,eu percebi q estou sentindo um ligeiro formigamento na gengiva superior,e isso acontece após algum esforço físico,como caminhar depressa ou as vezes até em abaixar a cabeça para apanhar algo no chão…e após uns minutos os sintomas desaparecem!Eu tenho 3 dentes cisos totalmente inclusos,em posição deitada!Será q pode ser isso?Estou um pouco preocupada!

Desde já,muito obrigada!

Sara

OLA DOUTOUR A 3 DIAS SINTO UM FORMIGAMENTO RO ROSTO NA PARTE ESQUERDA..
OQ PODE SER?PODE SER DE NERVOSISMO?

Dr. Marcelo, Bom dia!

Desculpe estar tomando seu tempo, mas há anos venho sofrendo com este problema, desde 2005 quando fiz uma cirurgia para tirar as amígdalas, no mesmo mês, comecei a sentir dores, principalmente de um lado, essas dores só foram aumentando, tanto que sentia dores todos os dias, procurei o otorrino que fez minha cirurgia, o qual fez alguns exames e disse que não tinha nada de errado. Então comecei minha romaria, buscando outros médicos, como ortopedista, neurologista… Fiz diversos exames, como ressonância e outros, fiz fisoterapia na face,pescoço e nada ninguém respondia realmente qual era o meu problema.
Então procurei outro otorrino, que me indicou procurar um ortodontista. Coloquei aparelho em 2007, diminuíram um pouco das dores, mas em 2010 encerrei meu tratamento e retirei o aparelho, passei a usar a placa para dormir. Mas, mesmo assim continuo sentindo dores e nos últimos dias tenho sentindo estralar na articulação, dores de cabeça, na face, no ouvido e no pescoço… Então procurei outro profissional que está com meus exames, sendo que a minha ressonância é do crânio, mas inicialmente este profissional me falou do aparelho TMJ da Trainer. Outra coisa, nao entendo claramente como funciona seu tratamento, agradeço se eslarecesse melhor.

Responder

Ana Paula, o TMJ da Trainer é um aparelhinho padronizado e pré-fabricado. Pergunto: como isso pode atender as diferentes necessidades neurofuncionais das diferentes pessoas com diferentes problemas na ATM?

Sobre minha forma de trabalhar, fiz uma apresentação para dentistas via Hnagout do google, onde mostro um caso tratado: https://www.youtube.com/watch?v=Qappee0oDSA

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa Noite, eu estou sentindo umas dores de cabeça , sempre que saio a rua a claridade piora a dor e agora junto a dor de cabeça tenho a sensação de dor em toda a parte superior da boca(gengiva) e hoje tive a sensação de o meu rosto está cheio de Ar. O que faço????

Mara

Esses sintomas não possuem característica de disfunção da ATM não (que é o foco do blog). Sugiro procurar um neurologista para fazer uma avaliação.

Att.,
Marcelo Matos

Boa noite.
Necessitei de extrair um dente , e tomo um anti-inflamatório faz 5 dias . Desde ontem que sinto que parte esquerda da minha face está a sofrer uma ligeira dormência e que ainda hoje me começou a doer o olho (esquerdo) num local dificil de identificar (de trás do olho). Devo preocupar-me ou pode é um sintoma comum depois da toma de este tipo de medicamento ?

Rita, difícil responder…

Dr. Marcelo, meu marido vem sentindo dormencia com perda da visão. Cada crise q tem, ele relata um piora (demora no tempo de voltar a vista e passar a dormencia) pode ser ATM? Essa semana estamos c consulta marcada c neuro.

Giselle

É melhor começar pelo Neuro mesmo, pois esses não são sintomas e DTM, não.

Att.,
Marcelo Matos

Boa tarde.

Dr. Marcelo,

Estou muito preocupada com minha mãe.

ela toma remedio controlado de pressão ( somente a nivel de informação).

Ela esta tendo uma dormencia na face perto do ouvido esquerdo e nuca e segunda minha mãe também as vezes da caimbra.

Ela foi no PA e o médico informou que pode ser devido ao excesso de cera no ouvido e encaminhou para fazer lavagem… é possível ter estes sintomas devido a cera no ouvido?

Obrigada,
Raquel.

Raquel, nunca ouvi falar de cera dar dormência no rosto… Não tenho a menor noção se isso é verdade ou não. O que sim eu faria nesta circunstância seria procurar logo um bom neurologista para fazer uma avaliação.

Att.,
Marcelo Matos

Olá Dr.Marcelo.

Bom eu sinto minha cabeça meio que inchada, pesada ou dormente não sei explicar. Quando aperto a região de cima da cabeça eu não sinto muito o tato nessa região só nas laterais. Tenho uma leve pressão no meu nariz e sinto que respiro meio que pesado. Só não sinto dor de cabeça acho estranho. Um dia desses acordei e meu nariz sangrou um pouco não muito mas sangro cerca de uns 5 min. Sera que isso pode ser um tumor Cerebral? Agradeço.

Alison, se você tem essa dúvida, procure um neurologista…

Boa tarde Dr. Marcelo

Sou gestante e a dois dias senti um certo formigamento na minha cabeça e no lado esquerdo da minha face (bem leve). O dia estava muito quente, porem minha pressão estava normal, passei a tarde com um mal estar e dor na minha nuca. Penso que pode ser dos nervos, pois nos últimos dias estive muito ansiosa. É possível que seja algo mais grave?

Obrigada!

Eu to sentindo uma dormencia no rosto do lado esquerdo,e meu ouvido vez por outra esta com infecção e supurando!essa dormencia poderá ser devido ao ouvido???

João, não é muito típico não. É melhor ir no médico.

Bom dia. Amanheci o dia preocupadíssima. Tenho 29 anos, ontem a noite senti dores na minha face direita(uma dor localizada na maçã). Dormi sem me preocupar, mas quando acordei senti toda a minha bochecha latejar e formigar com um leve inchaço. Logo procurei informações na internet e descobri que pode ser sintoma de paralisia facial. Estou angustiada. Lembrei também que alguns dias atrás, meu pé direito estava dormente. O que me dizes sobre isso, amigo. Obs: tenho muita fé em DEUS!

Dr. fiz uma retirada de um tumor de parotida do lado direito do rosto a duas semanas, correu tudo bem, e o tumor nao é maligno, bem mas estou sentindo uma dormencia na testa e no começo do nariz, fica um pouco depois some, estou preocupada porque estamos em festa e o meu medico esta viajando, sera que o senhor poderia me aliviar me dando uma resposta tipo urgente, obrigada e Deus lhe abençoe

Lúcia, desculpe, só pude acessar o blog hoje… Só agora vi sua mensagem.

O melhor é retornar a seu médico.

At.te,
Marcelo Matos

Amigos, ontem senti algo estranho estava no computador e de repente comecei ficar um pouco tonto querendo apagar e o lado esquerdo do rosto parecendo que iria vira mas graças á Deus passou, o que poderia ser isso? tenho 31 anos e uma vida um pouco corrida será que pode ser estresse? conto ajuda de todos. Feliz 2013.

Dr marcelo sinto dormencia na face do lado esquerdo q pega até o pescoço,no caso verifico minha pressão arterial e sempre ta 10 por 6 ,então pressão boa..notei isso algum tempo atrás ,já aconteceu umas 3 vezes,notei tb q é só quando estou nervosa e depois passa…to preocupada com esse sintoma,e quando fica dormente me sinto estranha ,meu olho do mesmo lado fica seco..
Desde já lhe agradeço pela atenção..

Dr. Marcelo, nos ultimos dias tenho sentindo uma dormencia na região do nariz, mais precisamente na narina esquerda assim como na parte superior do lábio, essa dormencia por vezes sobe em direção ao olho e a orelha amobos do lado esquerdo.
Devo procurar um neuro. Saliento que meus dias têm sido exaustivos e meu nivel de stress tem sido o maior dos ultimos tempos.

Agradeço

Geisiane, sim. Procure um neuro.

Dr. Marcelo.. sinto formigamento no rosto, não com muita freqüência e de uns 2 meses pra cá, meu maxilar esta estralando do lado direito.. começou com um estalo leve e veio aumentando ao ponto de incomodar durante a mastigação.. teria algo a ver com o a disfunção da ATM?

Rosivaldo, estalos são, de fato, típicos das disfunções da ATM, no entanto a dormência está mais associada a problemas neurológicos. Eventualmente, ocorre dormência na face em função da DTM, mas é mais raro. Para diferenciar essas duas circunstâncias é preciso você fazer uma avaliação com um especialista em DTM e dor orofacial e também um neurologista.

At.te,
Marcelo Matos

OLA DR. VENHO SENTINDO UM DORMENCIA NA FACE LADO DIREITO HA 7 DIAS, ANTES PORÉM COMI AMENDOAS E NO DIA SEGUINTE VEIO UMA INFLAMAÇÃO ENTRE A LINGA E A BOCHECHA, FOI NO CARDIO E ME RECEITOU ANTIBIOTICO,LOGO NO PRIMEIRO DIA VEIO A DORMENCIA A QUAL ACHEI SER EFEITO DO ANTIBIOTICO, TOMEI POR 5 DIAS E SUSPENDI, A INFLAMAÇÃO PASSOU MAS A DORMENCIA CONTINUOU. PASSEI POR UMA CIRURGIA CARDIACA (VALVULA MITRAL EM 2000) TOMO ANGIPLES, DIGOXINA E MAREVAN \(USO CONTINUO. ESSA DORMENCIA É DE SENSIBILIDADE VARIALVEL (TEM HORA ASSENTUA E TEM HORA QUE DIMINUI, MAS NÃO ATRAPALHA NA ALIMENTAÇÃO.
CONCIDENCIA OU NÃO ESSA INFLAMAÇÃO VEIO APOS TER COMIDO AMENDOAS,E NA MESMA SEMANA FIZ EXAME PARA VERIFICAR LABIRINTITE (E FOI COLOCADO AGUA NO OUVIDO, E RETORNO NO MEDICO 14.01.13 E TENHO TAMBEM CONSULTA COM NEURO NA SEGUNDA (14.01.13) EU LI ALGUNS COMENTARIOS ISSO PODE SER O TAL NERVO TRIGENIO,NESSE MOMENTO A DORMENCIA ESTA MENOR, MAS QUANDO ACENTUA FICO PREOCUPADA ACHANDO QUE É UM AVC E O CORPO DE FORMA NEGATIVA COM SINTOMAS (PRESSÃO CAIA,CORAÇÃO BATE MAIS DEPRESSA E ASSIM VAI, DAI EU PROCURO RESPIRAR FUNDO E DEVAGAR E PENSAR EM COISAS BOAS E PASSA), GOSTARIA DE TER UMA OPINIAO OBRIGADA AGUARDO RETORNO.

Dalva

Alterações do nervo trigêmeo pode dar alguns dos sintomas que você mencionou, mas em realidade eu não tenho muito o que opinar… Casos assim são complicados e precisam ser avaliados muito cuidadosamente por um neurologista, com exames específicos e isso foge à minha área de atuação.

At.te,
Marcelo Matos

Olá doutor,minha esposa tem dormencia no rosto,mãos,lingua e pés,e muita dor de cabeça,com a sua experiência qual poderá ser a causa,ela também tem artrite reumatóide,será que é por causa disso que ela isso, qual a opinião do senhor.

Antônio Carlos

A artrite reumatóide costuma provocar dores nas articulações dos pés, mãos etc, mas sintomas como dormência e dor na língua precisa ser investigado por um neurologista pois podem indicar alguma outra comorbidade (outra doença acontecendo em paralelo).

At.te,
Marcelo Matos