Disfunção muscular da ATM e síndrome dolorosa miofascial: Qual a diferença?

Em uma postagem anterior, escrevi sobre o que é a síndrome dolorosa miofascial (SDM) e o porquê, no campo das dores da cabeça e da  face, ela só pode ser diagnosticada por exclusão. Entretanto, muita gente recebe um diagnóstico primário de SDM ou mesmo a confunde com uma disfunção muscular da ATM, mas qual é a diferença?

Primero, para acompanhar o raciocínio que seguirei nesta postagem, sugiro que leiam dois textos: 1)  ”DTM muscular vs articular“ para entender a confusão de diagnóstico que existe no campo das disfunções de temporomandibulares (DTM) e 2) ”Sindrome dolorosa miofascial: o que isso significa e qual a relação com as disfunções da ATM?” para entender o que é a SDM e porquê o diagnóstico precisa ser por exclusão quando a região em questão é a face.

Segundo vamos ao fenômeno que leva um profissional supostamente descartar uma DTM e  concluir, precipitadamente, que o paciente tem uma SDM.

Como visto no primeiro texto, na maior parte das vezes a disfunção muscular que o profissional se refere é em realidade a presença da DOR MUSCULAR  sem a presença de sinais articulares (estalos, crepitação) levando o profissional a tal conclusão, mas se você leu o texto mencionado, sabe que a origem patológica do problema pode não estar nos músculos.

Bom, tendo isso em mente, podemos visualizar a seguinte situação: um paciente com dor na face consulta um dentista da área de ATM, que ao examinar, não encontra sinais articulares do problema e “diagnostica” uma DTM muscular.  Em seguida, o paciente passa a ser tratado com o objetivo de aliviar as dores musculares, sendo que os métodos iniciais mais difundidos entre especialistas no Brasil são:

  • medicamentos para dor tais como os relaxantes musculares;
  • placa “miorrelaxante” ou estabilizadora;
  • manobras para tentar inativar os pontos-gatilhos (trigger points) musculares, que costumam ser por manipulação por vezes agregadas à aplicação de um tipo de spray frizante ou gelo, LASER e até agulhamento seco e/ou acumpuntura ;
  • fisioterapia.

Com esse tipo de abordagem, o paciente melhora da dor por algum tempo, mas eventualmente retorna com recidiva do quadro. Quando isso acontece e à depender do profissional que ele volta a procurar, o combate à dor fica mais vigoroso e muitos dentistas entram com:

  • infiltração de anestésicos nos músculos;
  • infiltração de botox nos músculos;
  • mais sessões de LASER;
  • mais fisioterapia.

Novamente, o paciente melhora da dor, mas com o tempo e a diminuição da ação das substâncias infiltradas nos músculos, eventualmente o quadro de dor muscular retorna. Nestas situações, se o profissional julgar que já esgotou os seu arsenal contra a dor, ele se vê numa situação que o leva a descrever o problema como sendo refratário ao tratamento ou ele categoriza o quadro como uma síndrome dolorosa miofascial, uma vez que, do ponto de vista dele, se fosse uma DTM muscular o problema deveria ter sido resolvido. Ou seja, uma exclusão não por diagnóstico, mas por tentativa de tratamento.

Obviamente que a situação descrita acima, não ocorre com todos que forem diagnosticados com uma DTM muscular. Uma grande parte dessas pessoas, tem, de fato, uma significativa melhora do quadro de dor com as técnicas mencionadas e não retornam com o agravo do problema. No entanto, com frequência, no consultório, recebo pacientes que não tiveram essa sorte e já se encontram descrentes e desesperançados  de uma possível melhora do quadro.

Mas por quê isso ocorre?

De uma maneira simplista, isso ocorre porque o objetivo do tratamento está sendo o COMBATE À DOR! Parece um contrasenso, não?! Mas se lembrarmos que a dor é a consequência de algo, é esse “algo” que precisa ser tratado. Muitas supostas disfunções musculares possuem uma causa relacionada à patologia da ATM que não foi diagnósticada e portanto não foi corrigida, ou seja, o tratamento tentou desligar o alarme ao invés de apagar o incêndio!

Existe, atualmente, tecnicas para corrigir os problemas biomecânicos e neurofisiológicos relacionados à patologia da ATM de modo que a dor muscular desapareça, não porque está sendo aliviada paliativamente, mas porque o funcionamento muscular correto está sendo restabelecido.

Em 2009, eu publiquei um artigo na Cranio -The Journal of Craniomandibular Pactice com o título Current Diagnosis of TMJ pathology (Diagnóstico atual das patologias da ATM) que é uma revisão do que se sabe de diagnóstico das condições patológicas da ATM, que é o ponto de partida para estabelecer um tratamento corretivo da disfunção e não apenas paliativo da dor. Isso já é realidade. Se por acaso você se identifica com a situação abordada nessa postagem, sugiro a leitura do seguinte texto:  Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?

Fique esperto!



Comentários postados (42)

Ola Doutor.

De inicio parabéns pela seu cuidado e paciencia reservando seu tempo para internautas com duvidas que residem na sua área.
sei que a duvida nao cai ao post acima, perdão por isso, porem me encontro em situação um tanto desesperadora!

Nao estou no Brasil e demorarei um tempo a voltar, fui ao hospital do governo aqui e nao fiquei satisfeito com a simples analise e receita de um tipo de desinflamatorio.
Ha quatro dias atras estive com febre e no segundo dia notei que as laterais da minha lingua e as laterais inferiores mais a fundo estao ambas com uma aparencia de machucadas. porem nada “FEIO” so que elas ardem se eu as encosto em qualquer coisa, ate msm os proprios dentes, resultando em dificuldade para falar e tambem nao consigo comer nada, arde muito, apenas liquidos porem ate mesmo agua arde, a unica coisa que nao arde e a propria saliva que e o que alivia a ardência quando tomo algo.
Sei que e dificil diagnosticar apenas por isso, porem qualquer coisa possivelmente trara ajuda.
Muito Obrigado.

Gabriel

Seu comentário estava na caixa de spam e por isso não o vi antes… Mas vamos lá.
Sua descição abre possibilidades para uma variedade de problemas distintos, a ardência, por si, pode estar relacionada a uma sindrome da ardência bucal, ou pode estar relacionada a uma infestação por fungos (como a cândida, por exemplo) ou mesmo relacionada a uma alteração neuropática dos nervos da língua. Em resumo, sem uma avaliação feita pessoalmente não há como te ajudar muito mais que isso pela internet, assim minha sugestão é que procure um dentista da área de estomatologia ou de patologia bucal ou alguma especialidade equivalente no país que você se encontra.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

já está com alguns messes que estou sentindo dor na cabeça,como se éu tivesse cançada!tem hora que sinto aminha cabeça gelada esquenta meu ouvido encomoda;os medico mas não me dizem nada e só vai piorando essas dores.vc poderia me dizer alguma coisa que possa me ajudar

Márcia, pode ser tanto uma cefaleia primária, como uma secundária a um problema na ATM. Você já procurou um especialista em disfunção da ATM?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Oi Doutor Marcelo tenho algum desses sintomas mais nada foi diagnosticado até agora,uns médicos dizem que Hipotiroidismo sofro mais de 8 anos com esses problemas dormencia na lingua,formigamneto na face,nas mão e nos pés,tenho artrite e reumatoide,estou em tratanentocom um Endro.oque devo fazer por onde começar?
desde ja agradeço

Ana luiza, se você já está em acompanhamento médico pergunte ao seu reumatologista ou endocrinologista se eles conhecem algun dentista da área de dor orofacial para indicar para você.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bom dia Doutor!
Primeiramente obrigada pela atenção..

Também estou passando por um probleminha de dor que não sei nem explicar direito, mas vamos lá!

Há uma semana atras, comecei a sentir dor como de um siso nascendo.
Apenas de um lado só. ( detalhe..havia sofrido uma tensao emocional na noite anterior e chorei muito..não sei se pode estar relacionado).
Essa dor foi crescendo e um dia depois só conseguia engolir líquido. A partir daí comecei a mastigar do outro lado..e por consequencia a mesma dor apareceu do outro lado..como de um siso nascendo novamente..

Fui no dentista e ele não viu nenhum dente apontando..fui no clinico geral pra ver se era dor de garganta..e tudo estava normal!

Nao sei o que fazer..agora a dor desapareceu do lado direito mas continua no lado esquerdo…

Obs. Também estou com muitas dores musculares nas costas e no pescoço.( me sinto travada) e à noite acordo aproximadamente 2x ajustando o maxilar…

Gostaria de saber se essa dor de”aparentemente”um siso nascendo pode ter relação com tensão muscular.

Pois a dor apareceu em uma semana de muita ansiedade e sinto que a ansiedade está se concentrando no meu rosto, entende?

Outro ponto..sofri cirurgia ortognática 2x…e a ultima faz 2 anos e meio..

Espero ter explicado bem..

Muito Grata,

Mariana M.

Mariana

Gostaria de saber se essa dor de”aparentemente”um siso nascendo pode ter relação com tensão muscular.

De poder pode… Mas é preciso investigar se não há outras coisas relacionadas que podem estar misturadas.

Outro ponto..sofri cirurgia ortognática 2x…e a ultima faz 2 anos e meio..

Talvez valha a pena voltar no seu dentista (o que fez a cirurgia) e fazer uma revisão, bem como relatar isso para ele também para ele poder investigar e dizer se há aluma coisa a ser feita ou não.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa Noite Dr. isto é nem si mais se é dia ou noite, pois fazem uns quatro dias que o meu marido esta sentindo uma dor estranha na boca, sendo que nos dois últimos ele foi para no hospital, onde os médicos receitaram uns antinflamatorios, analgésicos, antibióticos, mas até agora nada resolveu a dor aguda que ele está sentindo, não está conseguindo trabalhar, comer, beber e principalmente dormir. Me ajude por favor não sei mais o que fazer!!! Muito obrigada, sem mais Sonia.

Sônia

Vocês já foram em um especialista em dor orofacial? O que ele disse?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa Noite Dr.
Desde uns dois meses atraz venho sentindo uma sensação estranha no lado direito do meu rosto,
tipo uma tensão ou pressão que aparece só de vez enquando,algumas vezes meu nariz do mesmo lado se entope e sinto também uma tensão nos dentes,bruxismo e não consigo abrir muito bem minha boca e ousso muitos estalos na mandibola.
Fui em um clinico geral ele disse que poderia ser uma inflamação nos musculos do rosto e me passou um antiflamatório,que resolveu apenas parcialmente meu caso, então fui em um dentista e descobri que meus dentes do siso de cima avião nascido, então minha destista aconselhou-me a extrai-los,depois de extrailos ela passou alguns medicamentos tipo antibiotoco,antiflamatório e AMOXICILINA,(que não sei bem pra que serve).Tomei os medicamentos durante duas semanas e durante esse tratamento não senti mais aquela sensação estranha depois de alguns dias sem tomar os medicamentos a sensação estranha voltou.Comentei com ela apenas sobre os estalos que ouvia e sentia, ela disse que poderia ser por causa dos sisos que deverião ter provocado algun problema em minha mandibola e me aconselhou usar aparelho,(semana que vem vou fazer minha pasta e na outra colocar aparelho).
Então gostaria de saber do Sr. o que poderia estar causando essa sensação estranha???
Poderia ser algum problema de ATM???
Aguardo resposta.
Abraço

Ivan

Sim pode ser ATM, mas também pode ser outras coisas. Sugiro você procurar um especialista em dor orofacial e ATM ou um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar melhor seu caso, pois o uso de aparelho nos dentes não necessariamente irá resolver os problemas. Sugira você também dá uma lida no tópico abaixo:
Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Eu gostaria de saber algum diagnostico para o meu caso, ja proceurei varios neurologistas e realizei varios exames de tumografia e nao consigo achar o problema. eu estou com uma forte como se diz contração muscular na minha face. parecendo que minha mandibula esta apertando, as vezes chega dar até tonturas. um contração forte. queria saber alguma coisa que eu possa fazer ou o que deva ser isso!

Diego

O melhor a fazer é, realmente, insistir no diagnóstico. Sugiro procurar um especialista em dor orofacial para lhe ajudar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr.Estou com uma sensação dolorosa leve do lado direito do rosto quando aperto um pouco , as vezes quando pego nariz erradia para lateral direita e chega a doer nas têmporas e a cabeça , algumas vezes esquenta o ouvido do mesmo lado, quando deito que encosto a cabeça no travesseiro de peito pra cima vem uma sensação de erradicacao de perto da nuca ate a testa, as dores sao leves mais estou preocupado, em 2009 comerceie a sentir um incomodo mais leve e cheguei a fazer tomografia e ressonância e gracas a Deus nada apresentou , o medico disse que era psicológico , passou um tempo sem incomodar , mas agora tem uns dois meses que diariamente aparece.

Eduardo

Os sintomas que você descreve não são típicos da minha área de atuação (Patologia da ATM) mas podem estar relacionada há algum tipo de dor neuropática que precisa ser investigada por um dentista especialista em orofacial. Sugiro que localize um em sua região e faça uma avaliação.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Oi Dr. Estou com uma dor há uns trê dias no lado esquerdo (maxilar) doi também o ouvido e a cabeça e sinto umas “fisgadas” deste lado. O que pode ser ? Como posso tratar ?

Raquel, pode ser mil coisas diferentes.

Como estou respondendo sua postagem em atraso, minha sugestão é que se essas dores ainda persistem, o melhor é você ir em um especialista em dor orofacial.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

DR A EU SOFRO DE BRUCHISMO A 28 DIA ATRAS MI DEU UMA DOR DE CABEÇA MUITO FORTE TAU FORTI GUE MINHA CABEÇA SI MEXIA SOZINHA LATEJAVA E DAVA PREÇÃO FIS UMA TOMOGRAFIA NÃO DEU NADO MI DEU 4 CRIS DE DOR FORTE FUI ÃO HOSPITAJL MI DÃO REMEDIO ALIVIA NÃO PARA DE DOER SO ALIVIA FUI A 4 DENTISTA UM IMPURRA PARA O OUTRO JA NÃO AGUENTO MAIS… DISSERÃO GUE TENHO BICO DE PAPAGAIO DOI PERTO DO OUVIDO NÃO POSSO MARTIGAR NADA MUITO DURO GUE DOI O GUE EU FASSO GUE TIPO DE ESPECIALISTA DEVO PROCURAR O UTIMO DENTISTA ME DISSE GUE TENHO GUE COLOCAR APARELHO PORGUE TENHO MORTIDA INCORRETA CERA GUE RESOUVE DES DE JA AGRADEÇO

Hormi

Procure um dentista especialista em DTM e dor orofacial.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Moro em Recife,gostaria que, se possível,indicasse um profissional da área que eu pudesse procurar aqui em Pernambuco. agradeço se puder me responder

Cassandra, infelizmente não conheço ninguém em Recife para lhe indicar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Doutor, faz um tempo que ando sentindo uma pressao na parte de tras da cabeça e as vezes sinto tipo uns choques no meu rosto. É uma sensação muito estranha e incômoda as vezes acompanhada de tontura e náuseas. Não sinto vontade de fazer nada pois com esforço as sensações aumentam, só tenho vontade de ficar deitada e quietinha. Já fui em clínico geral, otorrino, oftalmo, cardiologista e neurologistas mas nenhum me deu um daignóstico definitivo. Será que o Senhor pode me ajudar e a quem mais devo recorrer?

Boa noite,

SINTO DORES DE CABEÇA, OUVIDO, GARGANTA,TONTURAS E QUANDO APERTO A MANDÍBULA DO LADO DIREITO SINTO DOR E DÁ UNS ESTALOS. O QUE PODE SER DOUTOR? ESTOU MUITO PREOCUPADA. JÁ FUI EM UM DENTISTA FIZ UMA AVALIAÇÃO E TENHO QUE ARRANCAR UM DENTE QUE ÃO TEM MAIS JEITO COM CANAL, SERÁ QUE ISSO TEM ALUMA COISA A VER? ESTE DENTE ESTÁ UM POUCO INCHADO AO REDOR. TENHO QUE PROCURAR UM LUGAR ESPECIALIZADO EM ATM, POIS ESTE DENTISTA QUE FUI NÃO É, ACHO QUE ELE NÃO DEU MUITA ATENÇÃO PARA AS MINHAS QUEIXAS. TENHO MEDO DE SER ALGO PIOR, ME AJUDA POR FAVOR!

Procure o setor de dor Orofacial do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco em Aldeia

Boa noite Dr . Faz uns meses que ando sentindo dores de cabeca fui no neuro otorrino e ambos me falaram que e da atm. Hoje senti uma dor forte na articulação do lado esquerdo em seguida senti a sensação da minha orelha do lado esquerdo formigar e pressão no rosto no mesmo lado. Pode ser da Atm isso?grata

Fabiane, sim pode. Mas também pode ser outras coisas, daí a necessidade de fazer uma avaliação…

At.te,
Marcelo Matos

Olá,
Há uns três dias venho sentindo fortes dores de cabeça, e esquenta o lado esquerdo, como se algo quente estivesse descendo até a altura da orelha. O que me aconselha?

Obrigada!

Elizete

Primeiro procure um neurologista para avaliar problemas de ordem médica e em seguida um dentista com experiência em patologia da ATM e, na falta deste, um especialista em DTM e dor orofacial.

At.te,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo, bom dia!

Primeiramente parabéns pelo site e iniciativa de apoio via internet.

Estou com dores na cabeça, mais precisamente em cima da orelha, e as vezes a sensação de ouvido entupido. Já consultei o Otorrino e não é nada com o ouvido, você acha que pode ser ATM ? A dor se apresenta na maioria das vezes no lado direito, mas algumas vezes do lado esquerdo também, nessa mesma região.

Obrigado.

Att,

Filipe

Filipe

De poder ser ATM, pode. No entanto muitas outras coisas podem dar dor na região do ouvido e proximidades. O ouvido entupido pode ser também associado ao problemas otoneurológicos. Sugiro que consulte também um medico otoneurologista.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr. nossa é um prazer em ver tanta capacidade do Sr. bom Dr. eu gostaria de que o Sr. me ajudasse e diagnosticar se tenho atm. Já fui em vários médicos, inclusive no ortopedista e ele me mandou fazer fisioterapia ele me disse que eu estaria com cervicalgia sem almenos me pedir um exame. Então o meu problema é uma dor que fica atrás da orelha e minha cabeça doe muito a dor vai e volta e meu ouvido faz muitos barulhos estranho Dr. me ajude o que será que tenho será uma atm ? por favor me ajude muito obrigado pela atenção Paula Soares

Paula, você já foi em um especialista em DTM e dor orofacial? Se sim qual foi o diagnóstico?

At.te,
Marcelo Matos

Não Dr. só no ortopedista e ele me mandou fazer fisioterapia sem me pedir um raio x ou uma tomografia, mas Dr. aonde eu posso encontrar o medico em atm pelo sus é muito difícil e demora muito. Bom D. a dor esta descendo para o braço é normal ?um abraço Deus o abençoe Paula .

Paula, pelo SUS acho difícil…

ola doutor, sinto uma dor insuportavel na atm lado esquerdo a 3 anos e meio, a cada dia vai aumentando, ja fiz dois tratamento com placas, uma de silicone e outra de acrilico, ja fui 2 vezes em um bucomaxilo, fiz ressonancia, tomografia, ultrasom e me dizem que so tenho uma pequena alteracao na articulacao esquerda, mas nunca um diagnostico preciso, fui em um otorrino pois estou com um caroço em cima da dor(segundo o medico é um linfonodo inflamado grande)mas que segundo ele nao prejudica. Em tese doutor nao sei o que fazer, se vou pra fora de minha cidade (imperatriz-ma) me consultar com um especialista(tem que ser bom mesmo), porque sinto muita dor mesmo, comecei a usar aparelho por 4 meses pois meus dentes nao estao bem posicionados e tenho a falta de um dente de baixo no lado da dor, mas creio que tenho que tratar essa dor primeiro (de fato pode estar relacionado). Peço sua ajuda doutor porque nao aguento mais de tanta dor. Obrigado desde ja.

Glauber, se for linfonodos, é preciso que seja investigada a presença de infecções bem como outros condições patológicas importantes. O ideal é que aparelho ortodôntico só seja utilizado depois de ter sido tratada a ATM.

At.te,
Marcelo Matos

Olá doutor, venho sofrendo uma dor insuportavelmente aguda , parecida com uma fisgada ao mastigar e engolir na área da mandíbula, essa dor só ocorre quando tento comer algo, seja líquido ou sólido, porém não há nenhum estalo ou clique na região, a dor apenas de uma lado, por isso venho me alimentando cautelosamente tentando utilizar apenas um lado do rosto, a causa aparente da dor foi há um mês atrás depois de uma janta, será que devo ter comprometido algum nervo da região durante uma má mastigação? Posso ter SDM?
Gostaria que você tentasse me ajudar, por favor, obrigada, Amanda.

Amanda, essa queixa é comum em pacientes que possuem lesões própria das articulações como atrites e artroses, que ao ser comprimidas durante a mastigação, produzem uma resposta motora sentida como fisgada nos músculos. O correto é buscar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar cuidadosamente o seu caso.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr eu tenho diagnostico de subluxação na atm,recentemente sofri estresses muito grande e tenho sentido muitos sintomas que desconhecia, como formigamento da face e nos membros, dor em um lado da cabeça, olho tremulo as vezes, vomito, sensação de desmaio, tenho pontos dolorosos enormes na região de trapézio superior, tô preocupada, isso tudo é normal?

Davana, normal não é…
E outra, subluxação da ATM não é exatamente um diagnóstico, é apenas uma descrição. O diagnóstico é saber por quê sua mandíbula subluxa e qual o impacto disso nos seus sintomas que, por sinal, podem estar relacionados a outras doenças e/ou condições neurológicas.

Importante procurar um neurologista e um dentista com formação em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Doutor, estou sentindo uma forte pressão na nuca, acompanhada de algumas tonturas leves, sinto também umas pontadas abaixo do peito, não sei se pode estar relacionado com a pressão. Gostaria da sua opinião por favor. Sinto mais a tontura conforme mexo o pescoço para os lados e quando estou deitado no travesseiro.

Cauê, esses não são sintomas típicos de DTM, tema central deste blog. Problemas cervicais, síndrome da artéria vertebral, alterações metabólicas, síndrome de Eagle, dentre outras, são doenças/condições que podem gerar sintomas similares aos que você descreve. Sugiro procurar um médico, talvez um neurologista e conversar com ele sobre isso.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: