Seu filho reclama de dor de cabeça? Tem dificuldade para dormir ou para se concentrar? Saiba que ele pode estar sofrendo com uma disfunção da ATM (DTM).

Traumatismos provocados por quedas, pancadas no jogo de futebol ou mesmo uma doença mais complexa pode produzir danos à articulação da mandíbula da criança e resultar em um quadro de dor que muitas vezes passa despercebido, mas por quê?

Porque, simplesmente, tendemos a acreditar que criança não tem doença de “gente grande”. Mas na verdade não é só por este motivo, muitas vezes quando a criança se queixa de dor de cabeça, um dos principais sintomas de uma disfunção da ATM, os pais imediatamente pensam em um problema nas vistas ou em algum tipo de cefaléia e levam o filho ou a filha a um oftalmologista e/ou a um neurologista. Até aqui, tudo está corretíssimo, entretanto, quando mesmo após o uso dos  óculos a criança relatar dor de cabeça, ou o tratamento neurológico não estiver surtindo efeito, um dentista com experiência em patologia da ATM deverá ser consultado.

Em crianças com diagnóstico de cefaléia primária (sim! Infelizmente a enxaqueca e a cefaléia tensional podem acometer os pequenos…),  a possibilidade de haver, paralelamente,  uma disfunção da ATM é muito grande. Esta foi a conclusão de um estudo brasileiro publicado na revista Arquivos de Neuro-Psiquiatria, que apontou para um elevado índice de sinais e sintomas de DTM em  crianças e adolescentes previamente diagnósticados com cefaléia,  sendo que estas crianças também apresentavam uma alteração do estado emocional, sendo mais tensas e apresentando mais sinais estresse e ansiedade, duas características comumente vistas em adultos com tendência à depressão.

Os pais devem estar atentos a sinais como sono superficial, perda da concentração, queda do rendimento escolar, escoliose, agitação, ansiedade, bem como à própria queixa que a criança possa vir a manifestar com relação a presença de dor, especialmente na região das têmporas.

Ao notar estes  sinais  em seu filho ou em sua filha, não deixe de procura um dentista com experiência neste tipo de problema. Fique esperto.