Disfunção da ATM e remédios

Você realmente precisa de medicamentos?

Você realmente precisa de medicamentos?

São muitos os medicamentos usados no tratamento das dores provocadas por uma patologia da ATM, mas será que realmente funcionam, ou melhor, será que vale a pena???

Bom, eu em particular pouco uso medicação para a dor, aliás, é muito, muito raro. Algumas vezes, quando o paciente é de outra cidade ou país e que, por algum motivo, não tenha sido possível adiantar a sessão seguinte, para que eu possa fazer os ajustes necessários no tratamento, acabo por receitar certos medicamentos para que a pessoa não fique sofrendo desnecessariamente até o dia me fazer uma visita. Entretanto assim que o problema é resolvido, rapidamente suspendo a medicação… Por que?

Porque o uso de antiinflamatórios, analgésicos, opióides dentre outras medicações, embora sejam práticas comuns na odontologia e medicina em termos de controle da dor, não funcionam muito bem com relação a ATM! Explico: essas medicações atuam no sentido de melhorar os sintomas, mas não corrigem a patologia.

É algo como alguém escutar o alarme de sua própria casa tocar e, ao invés de verificar  se houve invasão por algum intruso, simplesmente desliga o alarme…

A dor faz parte de um sistema de alarme do corpo. É devido à dor que nos protegemos das lesões. Se seu braço encosta em uma panela quente, mesmo sem ver, você rapidamente se afasta. Por incrível que pareça… A dor é necessária à vida! Mas, quando ela sai de controle, pode provocar uma condição conhecida como DOR CRÔNICA, que  vem sendo considerada como uma  “doença-dor”.

Felizmente, esta condição de “doença-dor” não se aplica muito bem às disfunções da ATM, pois estas são produtos de patologias que podem ser tratadas, de forma que não precisamos trabalhar apenas “apagando o alarme”. 

Além disso, medicamentos como antiinflamatórios e analgésicos, são extremamente prejudiciais ao organismo. Provocam problemas gastrointestinais e, com o uso freqüênte, podem provocar danos aos rins e mascarar os sintomas enquanto a patologia continua progredindo!

Remédios para ATM… Você realmente precisa deles???

Fique esperto!



Comentários postados (159)

Dr. Marcelo gostaria de saber se é só um dentista que trata a atm ou se existe outro especialista que pode fazê-lo?

Rosemeire, escrevi sobre isso nessa postagem aqui:
Quem trata a disfunção da ATM?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bom dia, Dr. Marcelo!

o meu dentista me recomendou usar o aparelho bionator para aliviar a pressão na atm e melhorar a dor. É recomendável?

Obrigada desde já, e parabéns pelo ótimo trabalho!

Janine

Om pessoal da Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), que é uma especialidade da odontologia, gosta muito de usar esse aparelho. No entanto, independente de ser um bionator ou outro aparelho qualquer da OFM, a posição que sua mandíbula será mantida é arbritariamente definida pelo dentista, que faz um aumento da chamada dimensão vertical, muitas vezes utilizando uma técnica conhecida como mordida construtiva. Com isso, ele espera aliviar a pressão nas ATM´s.
De fato, esse alívio da pressão pode acontecer sim, mas também pode ser que a nova posição da mandíbula também produza efeitos indesejados. Para que essa posição não seja arbritária, o dentista teria de ter alguma forma de mensurar os efeitos biológicos que o aparelho está produzindo, coisa que a maior parte dos dentista não tem como fazer.

Quanto à sua pergunta: ” É recomendável?”
Não sei… Pois para te responder isso eu teria de ter avaliado pessoalmente o seu caso e verificar se há indicação de uso de recursos da OFM. Assim, a melhor maneira é você conversar abertamente com seu dentista e pedir para ele explicar como exatamente isso poderia lhe trazer benefícios, se há algum respaldo científico para tal procedimento, qual a experiência dele com outros casos similares ou se ele indica algum colega da área de ATM quando se depara com casos mais ou menos complexos.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

meu noma e katia moro no rio de janeiro , ja fas 2 anos que sofro com muitas dores na regiãi da face ja fui em vario medicos ja tomei todo tipo de medicamento mas nada adiantou as dores são imsuportaveis não aquento mas

Tenho 35 anos não sei o que faço da minha vida,vivo minha vida toda doente
quando eu tinha 12 anos já sentia estes mesno sintomas ,mais minha mãe não
sabia o que era pensava que era uma pequena dor de cabeça,depois de 23 anos
vivo minha vida de uma tortura de dor de cabeça,dor no ouvido no pescoço áte
no meus braço enteressante que as vezes fico como no mundo tivesse parado pra mim fico um porco sem escutar direito tenho medo de pede minha audição
não consigo direito mastigar bebe água pouco minha gargata doi,meu deus o que faço da minha vida.Foi pra um médico disse que não tenhe remedio que passe a dor minha cabeça parece que vai espludi de tanta dor meus olhos doi
minha boca doi engraçado como uma pessoa guentar tanta dor,mim ajude por favou………quer deus escute minha presse.

Valberlania, em que cidade e estado você mora?

Atenciosamente,
MArcelo Matos

Olá Dr.Tenho 39 anos. Fiz uma panorâmica e o resultado foi aplainamento condilar direito e calcificação do ligamento estilohioideo. Fiz uma consulta em um cirurgião buco maxilo facial e ele se limitou a me encaminhar para um ortodontista pois tenho mordida profunda, dizendo que deveria ser corrigida. Dr., já li inúmeras matérias e comentários em seu blog envolvendo as patologias da atm. Pelo menos em tese vc poderia me esclarecer qual o procedimento que deveria ser adotado em casos semelhantes ao meu? Será que o encaminhamento ao ortodontisa é suficiente? Tenho dor e estalo na atm, dor de cabeça, ouvido, zumbido, enfim, diversos sintomas de patologia na atm.

Liz, você escreveu: “Pelo menos em tese vc poderia me esclarecer qual o procedimento que deveria ser adotado em casos semelhantes ao meu?”

Bom, em linhas gerais eu posso sim, mas não tenho como lhe dizer qual é o tratamento especifico para o seu caso, pois não disponho de todas as informações sem fazer uma avaliação pessoalmente. Assim, o principal procedimento a ser adotado é aprofundar o diagnóstico, pois é preciso saber, por exemplo, o que causou o aplainamento condilar e qual a importância dele no seu caso. Quanto ao ligamento calcificado, é preciso fazer uma avaliação e um diagnóstico diferencial pois pode indicar um determinado tipo de síndrome que pode produzir dores similares às da ATM, mas ser de outra origem e com tratamento completamente diferente do da ATM. Um bom especialista em dor orofacial pode fazer essa avaliação com relativa facilidade, sugiro procurar um.

Quanto à mordida profunda, tanto pode ser um problema exclusivamente dentário, como também em decorrência de certas alterações patológicas da ATM que compromete parte do desenvolvimento da craniofacial. No primeiro caso, pode ser bastante útil a abordagem ortodôntica, já no segundo a ortodontia pode ser insuficiente para solucionar o problema. É preciso procurar um dentista com experiência em patologia da ATM para avaliar essa questão.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Por favor DR: eu tenho 54 anos e estou com esse problema da ATM
a 5 meses me encomodando já fui para o Buco maxlar fiz uma panoramica troquei a perça eu tenho a superior e enferior completa e o Buco maxlar recomendor outra dentadura nova mais só que o problema continua por favor me endique um espercialista ou um remedio para que eu possa me livra dessas dores
agradeço
gleize

Olá dr. Marcelo, me de uma dica, sinto muitas agulhadas na mandibula e na face, tenho estalos ao abrir e fechar a boca e ruido ao virar o pescoço, parece que tem areia, estou com aparelho nos dentes de baixo para corrigir a mordida indicado pelo ortodontista, em cima não tenho desde os 16 anos, uso protese, tenho 52 anos.
No começo melhorou um pouco, mas agora a dor está voltando, começou com uma dor suportavel mas agora não ta dando pra aguentar.
Qual profissional devo procurar já que este tratamento não surtiu efeito.
obs. já estou com aparelho a 1 ano.
Me responda por favor não sei a quem recorrer.

Ermelindo, você já procurou um reumatologista para checar essas crepitação (barulho de areia) em suas articulações do pescoço?
A depender do que seja diagnósticado pelo reumatologista, pode ser que explique também os problemas na mandíbula.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

DR Marcelo, faz um tempo lhe escrevi ate falamos pelo telefone, fiz uma ressonancia ao longo do tratamento e este é o aluado, ainda sinto dores embora esteja tomando muitos remedios.

Laudo RMN :

Sinais de manipulacao cirurgica nos condilos mandibulares, com artefatos de suscetibilidade magnética.

Discretas irregularidades de ambos os condilos mandibulares, prinpalmente à direita, onde observa-se retificação de contorno anterosuperior do mesmo, associado a osteofitose marginal discreta, inferindo alterações osteodegenerativas incipientes.

A posicao de condilos mandibulares em relacao a cavidade glenoide esta preservada na posicao de boca fechada.

Os discos articulares encontram-se tópicos com a posicao de boca fechada e tambem nas posicoes de boca aberta.

Nota-se, entretanto alteraçoes degenerativas dos discos articulares bilateralmente em suas porçoes mais posteriores.

Durante as manobras dinamicas, observa-se diminuicao da excursao dos condilos mandibulares na posicao de abertura maxima da boca.

Os discos artculares nao apresentam alteracoes patológicas de posicionamento da boca.

Qual o melhor tratamento em sua opiniao deste quadro para elimicao das dores na face / atm

Obrigado

Um abco

Jean Paul

Jean

Você postou essa dúvida em outro tópico também e eu te respondi por lá. Veja aqui o link: http://blog.marcelomatos.com/luxacao-da-mandibula-quando-a-cirurgia-funciona-mas-nao-resolve/comment-page-1/#comment-4761

Além do que eu te respondi por lá, apenas acrescento que o seu caso possui muitas variáveis: cirurgia de ATM, alterações degenerativas, múltiplas tentativas de tratamento… É muito difícil opinar sem analisar pessoalmente a situação. Eu me recordo que você estava iniciando um tratamento e listou aqui no blog, as etapas do mesmo. Você fez o tratamento? Em caso afirmativo, houve algum grau de melhora? O tratamento foi dado como encerrado pelo dentista responsável? Você conversou com ele sobre cada uma dessas etapas descritas e o que foi foi possível obter de cada uma, bem como a respeito das limitações encontradas durante o andamento do mesmo?

São dados importantes para que se tenha conhecimento e seja considerado em qualquer nova modalidade de tratamento que se tenha intenção de começar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Dr Marcelo, boa noite!
Estava sentindo muitas dores no corpo,
ou melhor nas articulações. Depois de um mes sentindo
essasa dores, fiz uma consulta com um reumato, e nos exames
solicitados por ele, foi constatado artrose na cervival.
Gostaria de saber se tem tratamento a ATM por artrose,já que nas dores que sinto, tambem está incluída a articulação na mandíbula, e tenho dificuldade em mastigar, bocejar, etc. Sinto dor e muito desconforto.
Voce poderia me dizer qual procedimento devo tomar?

Obrigada!

Lair,Criciúma SC

Lair

Pelo que entendi, há uma condição sistêmica no seu caso que TAMBÉM envolve a ATM, assim, o correto é fazer um tratamento em conjunto onde o dentista abordar a ATM e melhorar o funcionamento dela e o reumatologista possa controlar a doença de base que está levando à artrose.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Ola…Tenho dores de cabeça a mais de 7 anos, sofro muito com essas dores cada dia parece estar insuportável, ja fiz tudo que mim mandaram, usei aparelhos, tirei os 4 sisos, fiz tomografia achando que era algo maior nao deu nada, fiz eletro nao deu nada, agora por ultimo fui ao dentista e ele mim recomendou uma placa mio relaxante, e um medicamento apraz 5mg, estou usando a placa mais o medicamento nao tomei pq nao concordei com ele. Nao sei o que fazer…vc teria alguma pessoa a mim recomendar aqui em fortaleza para poder proucura-la?

Kylvia

Se você não concordou com ele, talvez, não devesse ter começado o tratamento nem fazê-lo pela metade…
Quanto à indicação: Indicação de profissional que trabalha com disfunção da ATM

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Detalhe mesmo usando a placa nao indentifico que
a dor estar passando…

Kylvia

Como eu disse, o tratamento está pela metade já que você não segiu as recomendações do dentista… Assim, sugiro que volte a conversar com ele sobre o assunto ou procure um novo dentista. Para esta última opção, eu escrevi um texto com dicas que irá lhe ajudar a encontrar um bom profissional: Patologia e disfunção da ATM: o que esperar dos profissionais da área?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Existe algum exercicio que posso estar fazendo todos os dias para melhorar minha dores…

Kylvia

Só se eu te avaliar poderei responder essa questão. Pois, exercícios tanto podem ajudar como podem agravar a depender da condição interna da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa noite Doutor
Estou precisando de uma ajuda
Pois em dezembro de 2010 fui bocejar e meu maxilar do lado esquerdo deslocou tipo travou porem nao senti dor nenhuma apenas nao consegui fechar a boca, fui ate um hospital e um buco colocou no lugar sem dor .
Depois disso em janeiro bati uma panoramica e vi que meu siso esta deitado do lado direito ai extrai ele me janeiro, agora falta eu extrair os outros 3 porem, fui em varios especialista e eles so entram em contradição pois um diz que pra melhorar tenho que colocar um aparelho para ajustar a oclusao assim voltarei a ter a abertura normal da boca pois depois desse caso quando bossejo e faço uma abertura maior meu lado esquerdo doe muito e fico com medo de deslocar novamente pois e horrivel a sensação e fui em outro médico e ele disse que a colocação do aparelho nao tem nada haver com problema de ATM e se eu colocar o aparelho não posso fazer tratamento de atm se for o caso.
Então nao sei o que fazer
Moro no RIo de janeiro
EStou anciosa pela resposta obrigado

Tatiana

Realmente a presença dos sisos e a má oclusão não são as causas do travamento/deslocamento da mandíbula. Na verdade é mais comum que ocorra o contrário: uma ATM com algum processo patológico que a impede de funcionar corretamente, gerando a sensação desconfortável ao bocejar, bem como os deslocamentos e travamentos. De igual maneira, o mesmo processo patológico também pode refletir na oclusão gerando instabilidade no encaixe dentário ou uma alteração do posicionamento dos dentes.

Assim, o que você precisa fazer é se concentrar em descobrir o que está errado em suas ATM´s e tratar de acordo com o que for encontrado. Posteriormente a oclusão pode ser corrigida. Minha sugestão é que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.

Atenciosamente,

Marcelo Matos

BOM ESTOU COM ESTES PROBLEMA COMEÇOU COM UMA DOR NO OUVIDO FUI EM UM MONTE DE MEDICO DESCOBRI NO DENTISTA QUE ERA UM POSSIVEL DESVIO RANCARAM DOIS SISOS DOEU MAIS FUI NE VARIOS BUCO MAXILO DIZEM QUE SO APARELHO MELHORA FUI NUMA ULTIMA ESPECIALISTA ELA ME DISSE QUE PELA ESPERIENCIA DELA OLHANDO MINHA PANORAMICA QUE NAO ESTOU COM PROBLEMA NO DISCO E SIM UM PROBLEMA MUSCULAR ELA ACREDITA QUE COM APARELHO RESOLVE O PROBLEMA APARELHO AJUDA MESMO O QUE VC ACHA SEI QUE SEM AVALIAR E DIFICIL MAIS PERDI UM DENTE MOLAR O PRIMEIRO INFERIOR C/ NOVE ANOS ESTOU COM 29 JA ME DISSERAM QUE ELE FOI O CAUSADOR DE TUDO

Rui

Os músculos não doem por nada, precisa existir uma causa, ou seja, o “problema muscular” é causado por alguma coisa e descobrir qual é esse fator é o ponto mais importante do seu caso. Senão qualquer tentativa de tratamento terá um caráter mais paliativo e a dor sempre tenderá a retornar.
Sugiro que dê uma lida nesse texto aqui: DTM muscular vs articular

Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM que poderá investigar e tratar seu caso.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

ola ,dr td bem ,sofro com atm ,se a placa não melhora então qual o tratamento pra atm ,aguardo resposta ,obrigada.

Joseane

Entenda que existem muitos tipos diferentes de placa, cada uma com efeitos diferentes sobre o organismo.

Se a placa não funciona, é preciso: 1) verificar se o caso é para ser resolvido à base de placa mesmo, 2) verificar que efeito a placa produz nos músculos da mastigação, na cinemática mandibular e nos ciclos mastigatórios para saber se está corrigindo a disfunção ou não.

Para a primeira opção, é preciso rever o diagnóstico e para a segunda é preciso ter as técnicas, ferramentas e procedimentos corretos para medir o efeito da placa no corpo. Assim, é possível fazer a placa funcionar e melhorar a dor na maior parte dos casos.

Veja o tópico: plaquinha resolve?

Sugiro que procure um dentista com experiência em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

fui diagnosticada com problema na atm ,qual o primeiro passo,pois sinto muitas dores na cabeça, no pescoço,tonturas, fisioterapia na cercical ,ajuda ,aguardo resposta ,obrigada, obs; PARABENS,por vc nos ajudar e responder nossos email,de profissionais assim que nosso pais precisa.

Jovania

Obrigado pelas congratulações!
Quanto ao seu caso, o melhor é começar visitando um especialista em DTM e dor orofacial.

Atenciosamente,
MArcelo Matos

Dr. se na minha região na existe especialista em ATM posso procurar um buco maxilo?
roer unhas e dormir mais de um lado do rosto pode provocar DTM?
Uma DTM pode ficar so nos estalos ou mais cedo ou mais tarde isso piora e traz outros incomodos?

Josy

Você pode procurar qualquer dentista desde que ele(a) tenha um mínimo de formação na área e alguma experiência em diagnóstico e tratamento dos problemas da ATM. Nesse caso, fique atenta ao tipo de tratamento que lhe será oferecido e fuja de propostas que sejam de natureza irreversíveis e invasivas.

Você perguntou: ” (…) roer unhas e dormir mais de um lado do rosto pode provocar DTM?”

Em relidade, essas são hábitos que podem, eventualmente, agravar os sintomas ou fazer eles aparecer, mas quando isso ocorre o problema já estava lá, apenas estava “silencioso”.

Você perguntou: ” Uma DTM pode ficar so nos estalos ou mais cedo ou mais tarde isso piora e traz outros incomodos?”
Sugiro que leia esses tópicos aqui:
Tenho estalos na ATM, mas não tenho dor. Devo me preocupar?

Estalos na ATM

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Bom dia,
Dr.Marcelo, eu tinha 21 anos quando comecei a sentir os estralos em meu maxilar do lado direito. No ano seguinte começaram as dores e comecei usar a placa para dormir e a tomar um miorelaxante. Porém, acabei não sendo tão disciplinada como deveria e o problema foi se agravando ao longo dos anos.
Hoje, com 33 anos, o problema se agravou, alguns dentes estão relativamente desgastados e já quebrei uma restauração por 3 vezes devido a força da mordida durante a noite principalmente.
Mais especificamente de ontem para hoje estou dopada de remédios (li agora que o Dr. é contra) e não passa a dor intensa que estou tendo em toda minha fase e principalmente no lado esquerda da mandíbula com problema.
Acredita que colocar aparelho ou fazer fisioterapia poderia me ajudar a aliviar essa dor?
Procurei um buco maxilo na cidade atual que estou residindo e fui orientada que não há o que fazer.

Juliana

Você perguntou: “Acredita que colocar aparelho ou fazer fisioterapia poderia me ajudar a aliviar essa dor?”
Aliviar, a fisioterapia pode conseguir em muitas situações, mas tenha em mente que isso é protelar um problema que poderá se agravar com o tempo se não for tratado de maneira a restabelecer a saúde de sua articulação.

E sim, há o que fazer. Há como descobrir o que está errado com sua ATM´s e, possivelmente, tratar com uma boa chance de melhorar a qualidade de vida. Apenas muito raramente, um problema na ATM é complicado ao ponto de não se conseguir fazer muita coisa.
Sugiro que procure outro profissional, de preferência um que tenha experiência em patologia da ATM.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo tenho DTM e sofro com fortes dores,elas não são frequentes mas quando elas vêm fico a ponto de não suportar, a dor é imensa! e neste momento estou em crise e estou grávida, o que posso fazer para aliviar as dores?Antes de engravidar eu tomava o ”PRELONE” era o único medicamento que aliviava as dores!E agora estou com a grande dúvida se posso tomar ou não ,se vai prejudicar o feto …Gostaria muito que o senhor me tirasse essa dúvida!!!Desde já agradeço.

Kássia, realmente não tenho como lhe ajudar nessa situação…

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Doutor, pode me auxiliar onde devo procurar ajuda ?

sinto dores quando vou fechar a boca totalmente, o meu lado direito da boca não consigo escontar os dentes de cima nos de baixo, e sinto dor perto do ouvido desse mesmo lado, é grave ?

Leandro

Isso é um forte indicativo de um processo inflamatório na ATM que pode ser investigado por um especialista (dentista) em DTM e dor orofacial.

Att.,
Marcelo Matos

dr marcelo qual é o preço de um aparelho para correçao de ATM numa fase de dor e correçao? obrigada

Valmira

Não se existe isso de “uma aparelho para correção da ATM”. Se fosse assim, bastava colocar um site na internet vendendo desse aparelhos que não iria faltar cliente. O que existe é tratamento individualizado que para ser definido precisa haver um diagnóstico bem detalhado.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo boa tarde, tenho 37 anos e há mais ou menos 02 anos tenho a sensação de ouvido tampado e zumbido, já retirei o siso; fui ao otorrino, no fono e eles me disseram que está tudo bem com meu ouvido, mas só que a noite quando o silêncio é maior eu posso ouvir o movimento dos meus olhos, do meu pescoço. Eu fico preocupado pois não sinto dor alguma. Será que é ATM? Desde já agradeço.

Wendel

Esses não são sintomas de ATM…

Dr. Marcelo, sinto dores fortes na cabeça, no queixo, na face… Gostaria de saber se na DTM as dores de cabeça podem acontecer isoladamente ou pra ser esse problema tem que doer tudo ao mesmo tempo?
Minha dúvida é que como tenho as vezes dores de cabeça fortes sem necessáriamente doer a face ou o queixo, eu possa ter outra coisa mais grave.

Obrigada pela atenção Regina

Regina, eles podem acontecer isoladamente. Mas é exatamente por isso que você precisa pesquisar direitinho se não há nada mais grave.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

dr estou com uma crise aguda de atm so que os relaxnates muscular me tiram o sono que devo fazer quem procurar

Lucilene

Vc deve procurar um especialista em ATM.

Att.,
Marcelo Matos

olá dr Marcelo, adorei seu blog!
Estou com um problema ha pelo menos 10 anos.Usei aparelho fixo por 4 anos, dos 12 aos 16 anos, porém só na parte superior.Após retirar o aparelho comecei a sentir estalos do lado direito, mais tarde começou a travar principalmente pela manha.De uns 8 anos pra cá sinto fortes dores na região da ATM direita que irradiam por toda cabeça. sinto cansaço na mandibula e tem dias que a dor é tanta que tenho vômitos.Procurei um buco maxilo facial, fiz panoramica, mas ta tudo certo na parte óssea so um leve desgaste no condilo direito. Tenho briquismo tambem, por isso uso ha mais de um ano placa para dormir.A dor permanece,Procurei um neurologista, fiz tomo de crânio e tudo normal.Não consigo levantar peso, nem abrir demais a boca, sinto meus musculos trapezio bem rigidos.Já tomei tylex, tandrilax, dorflex,miosan mas nada adianta. gostaria de saber o que devo ter e como diminuir a dor sem remédio ou se for com remedio, qual? tambem gostaria de saber que profissional devo procurar aqui em Curitiba.Desde já te agradeço muito a atenção grata!!!! um abraco

Olá Fabíola

Não há segredo quando se começa com esses sintomas…. É parar para fazer uma avaliação específica da ATM e identifiacar os danos que estão presentes, as causas, as sequelas e definir o tratamento. Infelizmente não tenho um nome para te indicar em sua região.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr Marcelo, desde acho que a adolescencia, ao bocejar, na maioria das vezes, vem acompanhado de um som semelhante a um arroto, mesmo quando nao abro a boca. E de vez em quando, ao mastigar geralmente alimentos duros, a mandibula estala. Isso, teve uma epoca , ocoria sempre. Agora, de vez em quando. E, as vezes tambem, estala, ao ajeitar a boca, o queixo. Mas dores, eu nao sinto. Pode ser problema na ATM?
Obrigada

Nadia, sim pode.
Já o som tipo arroto é um pouco inusitado…

Att.,
Marcelo Matos

não consigo terminar um tratamento de canal,pois quando anestesiada não consigo ficar com a boca aberta. Tenho a sensação de o anestesico piora na abertura de boca.Fui no ortodontista, e ele pediu para que o proficional aplicasse menos anestesico. O que voçe acha neste caso?

F.P.

É um caso diferente… Eu, em seu lugar, fariauma avaliação para ver se está tudo ok com a ATM.

Att.,
Marcelo Matos

boa tarde Dr. estou com esse problema de atm a pelo menos 3 anos,minha boca trava ao abrir e tem etralos bem altos e acompanhado de dor,estou usando aparelho fixo a uns 2 meses e meio,mas ainda não vi diferença,me disseram que um ortopedista poderia resolver isso tambem,mas nunca ouvi dizer que ortopedista trata atm…seria necessario uma visita ao ortopedista?

Rosilene, nesse caso creio que se referiram a um ortopedista funcional dos maxilares que é um dentista especializado em tratar certos problemas dentários e maxilares com princípios baseados no próprio funcionamento da boca. É o dentista que mais usa aqueles aparelhinhos móveis.

At.te,
Marcelo Matos

Ola dr marcelo.
tenho 19 anos e a um mes e pouco comecei a ter uma especie de travamento ao mastigaar uma sensação de ta puxando meus musculos, com o passar dos dias fui sentindo fortes dores de cabeça sinto dor e alguns pontos proximos aos olhos, no lado da cabeça, nos ombros perto do ouvido, o corpo ruim, dores nas costas, fui no oftamologista troquei meus oculos e nada foi resolvido, fui no neurologista ele passou alguma medicação relaxantes musuculares que diminuiram a dores mais ficaram doloridos, voltei nele de novo e ele disse que nao ia pedir exames pois tinha absoluta certeza que nao ia constar nada, me encamihou a fazer fisioterapias pois disse que eu tava com uma disfunção temporo mandibular
fiz des sessoes e a fisioterapeuta solicitou mais, tem dias que nao sinto nada , outro dia a dor volta novamente em alguns ponto e muito dolorido…… isso ta ficando muito chato to tendo dificuldade na faculdade no trabalho isso e mesmo disfunção na atm

Tallyta

Escrevi recentemente um texto que talvez lhe ajude a entender um pouco melhor o tema e verificar se precisa buscar outra opinião: Dúvidas sobre tratamento

Att.,
Marcelo Matos

MAIS VC ACHA QUE TENHO A DTM?

Tallyta, essa é uma possibilidade real, mas não tenho como afirmar sem fazer uma avaliação em você primeiro.

Att.,
Marcelo Matos

tambem sinto dor nas palpebras dos meu olhosssss e algo insuportavel

Olá doutor marcelo, eu estou sofrendo com as dores na mandibula, principalmente quando acordo, nao aguento bocejar, e comer tem sido um sofrimento, quando abro a boca fica dando uns estralinhos, e parece que esta inchada, dói muito, sera que o senhor poderia me dar uma dica de algum remedio para cortar a dor, sei que nao e bom ficar tomando esses remedios, mas fazer o tratamento, e que eu so vou conseguir ir ao dentista no mes que vem, e ja nao estou aguentando a dor, por favor me ajude!!

Camilla

Há muitas pessoas com queixas similares por aqui, se você der uma passeadinha pelo blog poderá encontrar muita informação útil. A princípio o que poso lhe dizer é que haja danos estruturais e suas ATM que impedem o bom funcionamento da mesma. Tais danos precisam ser avaliados e tratados por um profissional.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr Marcelo, tenho 21 anos e com 16 devido a fortes dores, travamento da boca, estalos do lado esquerdo descobri que tinha bruxismo. Comecei a usar placa pra dormir mas não adiantava muito.
Há 1 ano atrás procurei um ortodontista que me pediu radiografias e me disse que do lado esquerdo a cartilagem estava fora do lugar e o osso desgastado, pediu pra que começasse a usar aparelho fixo e que se não tivesse resultado teria que recorrer a cirurgia. Usei, porém essa ortodontista não me atendia e por não sentir melhora nenhuma e muita irresponsabilidade da parte dela, abandonei o aparelho que já estava usando 1 ano.
Agora sinto as dores novamente e do lado direito também está estralando e doendo.
O que eu faço Dr. Marcelo? O que o senhor me indica? Não aguento mais sentir essas dores… Obrigada

oLA DR. MINHA FILHA TEM 14 ANOS. COMEÇOU COM UMA DOR DE OUVIDO Q DUROU UMA SEMANA, APÓS PASSOU TRES DIAS COM UMA FEBRE INTENSA Q NAO SEDIA, LEVEI NO OTORRINO Q DISSE Q NADA NA GARGANTA NEM OUVIDO JUSTIFICAVA A FEBRE. PASSOU ANTIB E ANTIINFLAMATORIO MESMO ASSIM E ELA MELHOROU. QDO IA PARA ESCOLA RECLAMAVA Q NA RUA, DO LADO Q OS CARROS PASSAVAM, TINHA UMA SENSIBILIDADE NO OUVIDO PELO VENTO. FIZEMOS AUDIOMETRIA E NADA. APÓS UM MES VOLTARAM AS DORES DE OUVIDO E GARGANTA MUITO INTENSAS, VOLTEI AO OTORRINO QUE DIAGNOSTICOU AMIGDALITE. MAIS UMA VEZ ANIBIOTICOS E ANTIINFLAMATORIOS. APOS UMA SEMANA ACAOU O ANTIBIOTICO E MUITA DOR NA CABEÇA, OUVIDO, PESCOÇO E FEBRE. VOLTEI NO OTORRINO E ELA APALPOU O MUSCULO DA MANDIBULA E PEDIU Q PROCURASSE DENTISTA POIS ERA INFLAMAÇAO DO MUSCULO MANDIBULAR. MINHA FILHA PASSOU POR UNS 6 MESES DE CHORO CONTÍNUO, TDO DIA CHORAVA, POR PERDA DE FAMILIAR. ISSO ACARRETAVA VOMITOS E CONSTANTES INFLAMAÇÕES DE GARGANTA. PODE ME AJUDAR? ELA TEM ADENOIDE E DESVIO DE SEPTO, A ADENÓIDE É CURURGICA. COMO DEVO PROCEDER. MORO NO RIO. O SR ATENDE POR AQUI???

Doutor, sinto muita dor de cabeça (em um lado só, o esquerdo) e as vezes estalos quando abro a boca, fui varias vezes ao médico e ele fala que é ATM, e agora pediu uma tomografia estou com muito medo, estou realmente apavorada de ser algo muito grave, gostaria que vc me respondesse o que pode ser, e se pode ser grave!! Obrigado, estou no aguardo de uma resposta

Letícia, pode ser muita coisa… Porque você não aguarda o seu dentista terminar essa avaliação da ATM. Em paralelo, procure também um médico cefaliatra.

Att.,
Marcelo Matos

Sinto dores há 1 ano e 9 meses. São dores no ouvido, cabeça e articulaçoes. Remédios minimizam mas não param as dores. Fiz várias seções de fisioterapia, Ressonancia Magnética e nenhum problema é detectado, mas as dores não param. O que você recomenda?

Andréia, é pouco provável haver um problema na ATM que não seja detectado pela ressonância da ATM quando a mesma é interpretado por um profissional com experiência em patologia da ATM. Procure este tipo de profissional para lhe avaliar.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Ola!!!
Dr.Uso aparelho ortodontico pois tenho dentes tortos,mordida cruzada grave.Fazem 6 meses que uso aparelho,faz 2 meses que nao consigo abrir a boca direito,dores na ATM,muito,sempre tive estas dores ,mais achava que era somente stress,tambem sempre tive dores de cabeça,sensaçao de ouvido entupido,dores no ombro na nuca.Relatei o caso para minha Ortodontista,pois achava que tinha have com o aparelho e queria sabe se era normal,pois ela me disse que estou com ATM inflamada,e que devo procura um especialista em ATM.
Mais nao minha regiao nao tem este profissional,Mora em Porto Seguro,terei que me deslocar ate Sao Paulo ou Rio,salvador por exemplo,Gostaria de saber se terei que retira o aparelho e trata da ATM,ou poderei fazer os dois tratamento juntos,e se me aconselhar a fazer acupuntura? E se fisioterapeuta podera me ajuda nesta tratamento,por aqui aonde vivo tem fisioterapeuta e acunputurista?

AGUARDO RESPOSTA
ATT
LUANA MATOS

Luana

Dificilmente um tratamento realmente adequado para patologia da ATM poderá ser feito em conjunto com a ortodontia. Ou termina a ortodontia primeiro ou suspende temporariamente para tratar a ATM e depois retoma a orto, são as duas opções possíveis.

Em paralelo, dá apenas para realizar procedimentos paliativos.

Eu estou em Salvador. Entre em contato no tel (71) 3248-4434

Att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo sou estudante do último ano de odontologia e estou na fase de confecção de meu Trabalho de Conclusão de Curso sendo o tema O ESTÁGIO ATUAL PARA O CONTROLE DA DOR NAS URGÊNCIAS DA DISFUNÇÃO TÊMPORO MANDIBULAR Quando fiz a escolha de meu tema tinha como meta ajudar de alguma forma os colegas recém formados e veteranos pouco familiarizados com o assunto a ajudar, de forma simples, seus pacientes que os procurassem, num quadro de dor aguda, causado por DTM. Mas prosseguindo com meus estudos estou vendo que a terapêutica medicamentosa nesses casos não é somente paliativa, mas por mts profissionais, como o Sr., até bem pouco usada, mesmo nas situações caracterizadas como urgência em comparação ao uso de medidas físicas para alívio do quadro de dor aguda.E tb qdo fármacos são usados nessas condições, são sempre AINES, Analgésicos e raras vezes opióides.
Gosto de terapêutica medicamentosa, pois considero que odontólogos pouco estudam sobre prescrição medicamentosa e tb gostaria mt de poder saber como ajudar as pessoas que veem até mim com dores sem resposta e encaminhá-las para os profissionais certos, mas não sem antes tirá-las do quadro de dor, mesmo que o tratamento efetivo do problema não seja realizado por mim e por esses meios.O Sr. me indicaria algum trabalho para consultar sobre o assunto?

Grata
Camila

Camila, opióides e outros fármacos são bem comuns em urgências de DTM, especialmente nos hospitais. Já na prática clínica, você irá perceber que o uso de medicamentos é muito limitado em termos de resultados realmente bons para que você possa usar esses recursos como base de sua prática diária.

Quando eu fiz minha primeira especialização em Clinica de Dor (pelo MEC), que tinha uma formação extremamente farmacológica, eu achava que iria ter o maior sucesso com uso de medicamentos, no entanto à medida que fui ganhando experiência clínica, fui percebendo que não é bem assim, especialmente quando fiz a pós-graduação em Patologia da ATM na Argentina com o prof. Learrreta, que me permitiu elevar minha prática clínica para outro nível de tal forma, que em 2009 eu trouxe o curso para a Bahia. Dê uma lida aqui: Programa de mini Residência Clínica em Patologia da ATM

Quanto aos trabalhos, sugiro fazer um pesquisa no editorial do periódico Journal of Orofacial Pain que é onde você irá encontrar os melhores artigos de farmacologia aplicada à DTM.

Att.,
Marcelo Matos

Minha irmã usa aparelho ortodontico fixo a cinco anos, mas os dentes ainda não estão corretos e começou a sentir dores no maxilar esquerdo, no ouvido, dor de cabeça, dor e estalos fortes ao abrir a boca.Queria saber Dr. Marcelo a causa do problema!!!

Daniele

É preciso fazer uma investigação pois muitas coisas diferentes como doenças sistêmicas, traumatismos, infecções e certos problemas dentários podem produzir disfunção da ATM.

At.te,
Marcelo Matos

OLÁ!!! ESTOU COM ATM, JA ESTOU USANDO A PLACA ESTABILIZADORA SÓ NADA MELHORA A MINHA DOR… É DOR DIA E NOITE JÁ NÃO AGUENTO MAIS O QUE DEVO FAZER?

Priscila

E qual é o objetivo de sua placa? Como é medido?

At.te,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: