Você realmente precisa de medicamentos?

Você realmente precisa de medicamentos?

São muitos os medicamentos usados no tratamento das dores provocadas por uma patologia da ATM, mas será que realmente funcionam, ou melhor, será que vale a pena?

Bom, eu em particular pouco uso medicação para a dor, aliás, é muito, muito raro. Algumas vezes, quando o paciente é de outra cidade ou país e que, por algum motivo, não tenha sido possível adiantar a sessão seguinte, para que eu possa fazer os ajustes necessários no tratamento, acabo por receitar certos medicamentos para que a pessoa não fique sofrendo desnecessariamente até o dia me fazer uma visita. Entretanto assim que o problema é resolvido, rapidamente suspendo a medicação… Por quê?

Porque o uso de antiinflamatórios, analgésicos, opióides dentre outras medicações, embora sejam práticas comuns na odontologia e medicina em termos de controle da dor, não funcionam muito bem com relação a ATM! Explico: essas medicações atuam no sentido de melhorar os sintomas, mas não corrigem a patologia.

É algo como alguém escutar o alarme de sua própria casa tocar e, ao invés de verificar se houve invasão por algum intruso, simplesmente desliga o alarme.

Remédios ou tratamento da ATM?

A dor faz parte de um sistema de alarme do corpo. É devido à dor que nos protegemos das lesões. Se seu braço encosta em uma panela quente, mesmo sem ver, você rapidamente se afasta. Por incrível que pareça, a dor é necessária à vida! Mas, quando ela sai de controle, pode provocar uma condição conhecida como DOR CRÔNICA, que  vem sendo considerada como uma “doença-dor”.

Felizmente, esta condição de “doença-dor” não se aplica muito bem às disfunções da ATM, pois estas são produtos de patologias que podem ser tratadas, de forma que não precisamos trabalhar apenas “apagando o alarme”.

Além disso, medicamentos como antiinflamatórios e analgésicos, são extremamente prejudiciais ao organismo. Provocam problemas gastrointestinais e, com o uso freqüênte, podem provocar danos aos rins e mascarar os sintomas enquanto a patologia continua progredindo!

Remédios para ATM… Você realmente precisa deles?

Fique esperto!