Disfunção da ATM e perfuração do disco

Perfuração do disco da ATM

Imagem de ressonância mostrando uma perfuração do disco da ATM

O disco articular é uma estrutura que funciona como uma espécie de “almofada”  entre o côndilo da mandíbula e a base do crânio. Essa estrutura permite o deslizamento dos ossos sem que haja atrito de osso-contra-osso, além de proporcionar outras funções como, por exemplo, facilitar a distribuição do líquido sinovial que banha a articulação, levando nutrientes para as várias partes da superfície articular.

Quando este disco é danificado, a função fica comprometida e predispõe a articulação a um processo degenerativo que irá termirá muitas vezes em uma ATM deformada, com dores e limitação dos movimentos.

Um ponto importante é descobrir a causa da perfuração do disco, pois uma lesão por traumatismo terá um tratamento diferente de uma lesão provocada por uma doença autoimune ou reumática, bem como terá diferenças nos resultados.

Como identificar? Alguns sinais e sinomas que podm ser percebido pelo próprio paciente, bem como alguns exames podem ajudar a diagnosticar a perfuração do disco:

  • Presença de crepitação, aquele barulho de areia na ATM;
  • Dor localizada na ATM (logo à frente do ouvido) ao movimentar a mandíbula;
  • Dor ao morder alimentos duros

    Crepitação e processo degenerativo da ATM

    Análise vibratografica da crepitação da ATM com processo degenerativo e perfuração do disco

Entretanto como esses sinais e sintomas acima mencionados não são específicos da perfuração de disco, ou seja, podem ocorrer também em osteoartrites onde o disco ainda

não está perfurado,  o diagnóstico diferencial deverá envolver o uso de exames de imagem, especialmente a ressonância magnética, para que se possa avaliar a extensão dos danos e monitorar o avanço e/ou regressão do problema.

Certas tecnologias, como a vibratografia computadorizada ajuda a refinar o diagnóstico e a monitorar o tratamento. A imagem abaixo é uma análise vibratográfico que complementa a imagem de ressonância magnética do início deste tópico.



Comentários postados (16)

Boa tarde Dr Marcelo,

Por indicação do Dr Ronald Freitas Paixão,venho pedir-lhe maiores informações sobre o meu problema. Sempre tive dores causadas por DTM e de domingo para cá as dores tem intensificado causando-me caimbras na região da mandibula,na qual são insuportaveis. Ja passei pelo otorrino que me indicou o ortondotista que por sua vez indicou-me ao Dr! Ja fiz ressonância e o o seu resumo diz: Deslocamento parcial, com redução, do disco articular direito.
Retroposicionamento, hipoplasia e esteofito do côndigo mandibular esquerdo.
Espessamento da banda posterior do disco articular esquerdo.
Deslocamentoanterior, sem redução,do disco articular esquerdo.
Gostaria de marcar uma consulta e precisava de maiores informações, pois moro ha 350km de SSA, Aguardo resposta! Desde ja agradeço. Josué Coelho

Josué

Pela descrição do seu laudo, há realmente uma série de alterações patológicas da ATM e o passo seguinte é investigar o que as causou para definir qual é o diagnóstico real da situação e as possibilidades de tratamento.
A questão da distância não é problema do ponto de vista da investigação do caso, pois temos aqui na clínica a maior parte dos recursos necessário para a avaliação, com exceção de exames laboratoriais e de ressonância. Entretanto como esta última você já tem em mãos, o processo de avaliação acaba sendo bem mais rápido. Entre em contato aqui com a clínica para que possamos te orientar melhor e agendar um horário: (71) 3248-4434

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa tarde Dr Marcelo

Quero pedir sua ajuda a respeito do meu problema de ATM, faz muito tempo que eu tenho estralos, fico com meus ouvidos trancados, e sinto dores para morder,quase não consigo mais abrir a boca.
Fiz uma consulta com um dentista especialista em bucomaxlofacial,que me pediu uma ressonância magnética,e o resultado foi:
Sinais de artrose têmporo-mandibular, bilateral.
Derrame articular à esquerda.
Aspecto degenerado dos discos bilateralmente, observando-se luxação anterior destes, não redutível á posição com a boca a aberta.
Presença de linfonodos cervicais aumentados de volume.
Com isto ele disse de que a unica solução é uma cirurgia para por os discos no lugar, onde ele vai por um pino, eo valor é altíssimo.
Eu queria saber se realmente não existe tratamento,e também tenho falta de dois dentes posteriores e quem sabe não é isto a causa.

desde já agradeço a atenção.
Elizandra

Elizandra

O que você postou é a descrição de uma série de alterações de sua articulação, mas não é o diagnóstico em si…
O DIAGNÓSTICO depende da correlação dessas informações com os dados de sua avaliação clínica de modo a responder a perguntas como: por quê ocorreu a luxação dos discos e a degeneração? Há alguma doença ou condição sistêmica envolvida? Como essas lesões alteram o funcionamento muscular? E os ciclos mastigatórios? Como isso explica os sintomas que você sente?
Enfim, as respostas para essas perguntas é que definirão o melhor caminho a seguir em termos de tratamento que, dificilmente, será resolvido com cirurgia, até porque há técnicas de tratamento clínico muito mais eficientes.
Por exemplo, se há uma doença sistêmica envolvida, a cirurgia será apenas paliativa, pois até poderá colocar os discos no lugar, mas nada garante que eles permanecerão lá ou que funcionatão corretamente, pois a mesma doença que produziu os danos da primeira vez pode repetir a dose e ainda deixar sequelas e outros sintomas. Veja por exemplo esse comentário de uma internauta que respondi recentemente: http://migre.me/517gY

Minha sugestão é que você procure um dentista com experiência em patologia da ATM que possa se aprofundar mais no seu caso e definir um tratamento adequado.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Olá Dr. Tenho lido seu blog pois estou com problemas na ATM. Resumindo fiquei internada 30 dias com o diagnóstico errado de neuralgia do trigêmio e tive intoxicação dada a quantidade de remédios que foi dada errada. Tomei inclusive muita morfina e dolantina. Estou há 8 meses só comendo coisas pastosas, com dor e não aguento mais. O Dentista daqui que agora me acompanha, mudei de cidade procurando tratamento, disse que a cirurgia é a única opção pois o disco está estragado, o espaço entre o côndilo e a parte de cima é ínfimo e o osso já está deformado. Mas eu consigo abrir a boca, bem pouco. Até agora ninguém me explicou porque tive isso e tenho pavor de operar pois já sofri demais. É verdade que se o disco estiver ruim tem que operar? Em que cidade vc está? Obrigada

Juliana

Se o dico “estiver ruim” uma cirurgia não poderá fazer muita coisa por ele não. Aqui pelo blog há muitos relatos de pessoas que fiseram cirurgia e todas elas com sequelas desagradáveis importantes. Dê uma lida em tópicos como esse: A jornada de ABBY
Em que cidade você está?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

dr.gostaria,desabersemeuproblema,tem,tratamento,ouindicaçâocirurgica.tenho.8bicosdepapaguaios,artrose.hérniadedisco.enervo,ciático.sofromuitonaspernas,as,dores,sãomuitosfortes.sougordinha.peso105kg.1.55dealtura,fizdetudoparaemagrecer,tenhoapnéiadosonoparadarespiratóriaproblemacardiaco.pressâoalta.diabetes,trigrisseridiosaltos,façocaminhadas,emudeiminhaalimentaçaobalançeada.souasd,meajude,dr.ASDORESSÃOMUITOFORTE/EINDICADOO QUE NO MEU CASO.AGUARDOCONTATO.POR EMEIO.OBRIGADO.DEUSTEABENÇÕE.

suzamarpereiradealmeida

Eu quase não consegui entender o que você escreveu… Bem, pelo que deu para ler, há muito mais coisas além da ATM para ser considerada em sua situação. Creio que você precise buscar profissionais da área médica como reumatologistas e ortopedistas e também um especialista em DTM e dor orofacial (dentista).

att.,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo,

Há dois anos venho fazendo tratamento na ATM, após uma cirurgia para retirada de 2 dentes inclusos comecei a sentir fortes dores (o lado esquerdo é o mais afetado), passei por seções de Artrocentese, o que não adiantou muito pois depois das seções as dores aumentaram. Enfim encontrei uma médica,comecei com seções de fisio, acompanhadas de relaxante muscular, com o tempo comecei a usar uma plaquinha de acrílico (após o resultado de um ressonância magnética, onde acusou deslocamento dos discos) de nada adiantou, continuei sentindo dores fortíssimas, a médica solicitou outra RM, onde ficou constatado que os discos teriam retornado ao seu devido lugar, porém, o disco esquerdo apresentou um quadro avançado de degeneração. O médico me informou que só através de cirurgia agora, pois tentamos todos os tratamentos possíveis, sem sucesso, na cirurgia será feito uma lavagem em minha articulação e será colocado um parafuso para ancoragem deste disco. Qual sua opinião?

At.
Patrícia

Patrícia, essa parte aqui é, no mínimo, estranha: “(…) continuei sentindo dores fortíssimas, a médica solicitou outra RM, onde ficou constatado que os discos teriam retornado ao seu devido lugar, porém, o disco esquerdo apresentou um quadro avançado de degeneração. ”

Acontece que se o disco degenerou, dificilmente ele retornaria ao lugar. Eu precisaria ver essa ressonância para confirmar essa questão…
Sobre a lavagem da articulação, leia aqui: Artrocencese

Tratamento de deslocamento do disco: é possível voltar a ter uma ATM saudável?
At.te,
Marcelo Matos

DR.Marcelo.
Venho lendo com frequencia suas matérias sobre ATM e passei por um tratamento de canal pela qual após tomar muitas anestesias ainda não finalizei,embora tenha dores erradiadas para três dentes no mesmo lado.Dores insuportáveis.Procurei um Buco que me passou uma panorâmica,um raio X e uma ressonância.Bom no laudo dos dentes, focou o dente em tratamento que está com uma cárie e pede que se observe rarefações ósseas em seus periápices compativeis com os processos inflamatórios, e o médico me mandou procurar um endodontista.Quanto a ressonância apresentou um deslocamento anterior dos discos articulares sem recaptura à abertura bucal, retificação associada a uma esclerose e irregularidades corticais no côndilo mandibular direito.E o médico me sugeriu tratar primeiramente o dente e iniciei um tratamento de acunpuntura para as dores.Peço por favor que me ajude.Muito Obrigada.

Ana Carolina
Observe que são dois problemas independentes que podem produzir dores: o problema dentário e o da ATM. Ambos precisam ser melhor investigados para se definir qual é realmente o agente da dor irradiada. Casos assim requerem uma interação bem próxima entre o endodontista e o especialista em dor orofacial.

At.te,
Marcelo Matos

Ola Dr. Boa noite
estou em tratamento com o bucomacilo fiz o procedimento de astrosente e estou com dor, meu lado do rosto esta dormente. Esto sentindo muita dor no ouvido. minha garganta esta inflamada. fiz esse procedimento dia 28/ 08 estou fazendo o tratamento pelo sus. Não tenho contato com o meu medico.O que vc. me diz

Boa noite dr.!Peço lhe por favor que leia com atenção esse caso,pois pode servir de referencia a outras pessoas.
Venho sofrendo com problemas de ATM faz 1 ano(com todos os sintomas possíveis),especialmente do lado direito.Tudo começou com uma simples obturação e após isso venho sentindo dores na região do ciso superior direiro q se erradiam pela face(principalmente no ceio da face direita).Fiz diversos raio X e inclusive uma tomografia,o q ñ demonstraram nada.Por indicação,procurei um ortodontista que fez uma placa de correção de oclusão superior(ñ sei se esse é o nome certo).Venho usando a uns 6 meses mas ñ está resolvendo.
Procurei alguns bucos e após os exames iniciais de toque(como abrir muito a boca),ao chegar em casa e colocar a placa novamente,sinto que ela não se encaixa corretamente,como se o molde estivesse errado para minha boca.Isso ocorreu 3 vzs(sempre após ter aberto de mais a boca).
Uma certa vez,a uns 6 meses atrás,estava mastigando algo e de repente senti algo na ATM direita,como se estivesse esfarelando(um ruido bem alto mesmo).Após isso começaram os estalos e zumbidos,q após o uso da placa sumiram e passaram para o lado esquerdo.
Ouvi falar em comprometimento do disco e fiquei preocupado.
Um buco levantou a hipótese de síndrome de eagle,pois ao falar e abrir um pouco mais a boca,sinto dores,como se o musculo da face estivesse machucado.
Gostaria da sua opinião sobre esse caso,pois tive que abandonar meu emprego de vendedor por não conseguir mais cumprir minha função,por sentir dores o dia todo ao falar.
Muito obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho que vem realizando.
Com certeza se morasse mais perto de sua cidade(pois sou do RS),vc seria o primeiro doutor que procuraria.

Dr. boa noite. Mesmo o disco perfurado, tem como recuperar?

Luciano, muitas vezes sim.

Tenho vários casos bem documentados (ressonância magnética pré e pós-tratamento) comprovando o fechamento de perfuração do disco. Mas como tudo, depende de diagnóstico diferencial. Por exemplo, um disco que está perfurado porque sua estrutura está comprometida por um ataque auto-imune, dificilmente irá se recuperar…

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: