Células HeLa infectadas por chlamydia Trachomatis em vermelho

Células HeLa infectadas por chlamydia Trachomatis em vermelho

A clamídia trachomatis ( Chlamydia trachomatis ) é uma bactéria extremamente nociva ao ser humano, freqüentemente adquirida por relações sexuais sendo uma das grandes causadoras de doenças sexualmente trasmissíveis (DST) como o linfogranuloma venéreo e uretrites.

A chlamydia também é uma das principais causadoras de alterações no aparelho reprodutor das mulheres, sendo uma das grandes responsáveis pela infertilidade em mulheres jovens.  Para se ter uma idéia do impacto desta bactéria na sociedade, basta dizer que a OMS – Organização Mundial da Saúde – estima que haja 90 milhões de novas infecções por ano no mundo, das quais 4 milhões ocorrem nos EUA, representando mais de US$ 2,4 bilhões de prejuízo para o sistema público de saúde americano, mas…

O que tem essa bactéria a ver com as patologias da ATM?

Clamydia, Doenças Sexualmente Transmissíveis e patologias da ATM

A Clamydia é também conhecida por provocar danos em articulações do corpo.  Lesões da ATM tem sido associada à Artrite Reativa (uma doença reumática provocada por esta bactéria) desde 1989, sendo que dez anos depois, em 1999, foi confirmada a presença da clamídia dentro da ATM. De lá para cá muitos trabalhos científicos têm demonstrado que essa bactéria é capaz de lesionar os tecidos intra-articulares e desencadear uma Patologia da ATM!

Eu tenho visto muitos casos de pacientes com lesões importantes das ATM´s  provocadas por estas bactérias, sofrendo há muito tempo com um quadro de dor que não melhora, simplesmente porque lhe foi receitado o uso de “plaquinhas” sem que fosse feita uma investigação detalhada do problema.

“Investigar” é a palavra de ordem quando se trata de uma patologia da ATM. Uma infecção por chlamydia é extremamente comum, até mesmo porque a maioria das pessoas que foram expostas à esta bactéria são portadoras assintomáticas e podem passar anos sem perceberem que têm um problema.

É importante saber: no que diz respeito a problemas da ATM, investigar é sempre a palavra da ordem!

Previna-se: use camisinha!

Previna-se: use camisinha!

Portanto, lembrem-se: é importante se prevenir e é importante também fazer todos os testes relacionados à DST’s com o(a) seu/sua parceiro(a). Mas se você é um paciente que possui problemas na ATM, é importante também realizar uma investigação detalhada, inclusive com relação a certas DST’s como a clamídia, visto que existe sim uma relação entre clamídias e patologia da ATM.