Cirurgia e disfunção da ATM

Prótese de ATM

Prótese de ATM

Com freqüência me perguntam se a dor que sentem poderia ser resolvida através de uma cirurgia da ATM, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Existem algumas situações que as cirurgias estão realmente indicadas, por exemplo:

1. Fraturas cominutivas do côndilo da ATM, que são aquelas em que os ossos se quebram em vários fragmentos menores;

    2. Anquilose, que é quando os ossos da articulação se “soldam” uns nos outros gerando a perda do movimento e também grandes deformidades na face, principalmente se ocorrer durante o crescimento;

      Fora estas duas situações, a maioria das abordagens cirúrgicas apresentam resultados muito pouco animadores, principalmente as mais radicais, como a substituição por uma prótese (foto). Entretanto, algumas técnicas como a artrocentese, pode ser útil como terapêutica auxiliar quando combinada com técnicas mais avançadas como a neurofisiológica.

      Outras cirurgias que são mais conhecidas do público em geral são  a  cirurgia ortognática (que não é uma cirurgia da ATM propriamente dita),  a condilectomia/condilotomia, condiloplastia, cirurgia para luxação recorrente da mandíbula e cirurgia para recaptura dos discos (para re-fixação de discos articulares deslocados).

      Todas essas que citei, tem sido indicada em maior ou menor grau para DTM, entretanto, fora a artrocentese, nenhuma destas trazem resultados realmente bons, com parâmetros científicos que mostrem que houve correção da disfunção.

      

      Comentários postados (614)

      Dr. eu não estou conseguindo abrir a boca mais que um dedo. Isso já faz mais ou menos uma semana.nos 3 primeiros dias não doia nada mas agora incomoda. Fica tipo dando uma fisgadinha do lado direito abaixo do ouvido.
      Fui ao médico e ele me receitou amoxicilina e diclofenato de potássio por uma semana, isso até eu voltar a me consultar pois ele nem conseguiu ver a minha boca por dentro,pois não consegui abri-lá na consulta.Também disse para eu ir fazendo compressa com pano quente e ir tentando abrir a boca aos poucos.
      Isso tudo que ele me indicou é o correto a se fazer?

      Alexandro, depende do diagnóstico… Por quê está travada? Essa é a pergunta que seu dentista precisa responder.

      At.te,
      Marcelo Matos

      Caro Doutor, gostaria de saber se ja houve algum caso onde você conseguiu a eliminação total dos sintomas e a reversão do problema?.

      Sinto dores na região da ATM…..fiz uma ressonancia e foi diagnosticado por um buco maxilo que tenho deslicamento dos dois disoos….havendo inclusive um desgaste osseo…..ele indicou cirurgia…mas gostaria de saber opinião de mais médicos….pois sabemos que cirurgia é sempre complicado.

      Roberta, deslocamento de disco e “desgastes ósseos” são descrições de lesões. Resta ainda saber o que causou para determinar o melhor tratamento. A princípio, cirurgia é a última opção.

      At.te,
      Marcelo Matos

      Bom dia dr. O sr. recebeu meu email?

      Dr. veja bem. Estou coma mandibula torta para direita, tenho dores no ouvido, às vezes me dá uma quentura no corpo, e estou pisando torto do lado esquerdo. Fiz alguns exames de cabeça, nenhum achou nada. Fiz agora tomografia cone beam e análise de ricktts. Queria saber do senhor o seguinte: eu poderia mandar para seu email minhas tomografias só para o senhor dar um parecer? Estou com muitas dores, não sei oq ue fazer. Tilenol, Paracetanol, parecem que não resolvem

      Dr. caso a pessoa tenha esses clicks há muitos anos, mas sem dor, mas barulhos altos, isso pode danificar a atm?

      Sim, pode.

      Se os cliques forem em função de uma disfunção entre o côndilo e o disco, ocorre uma microinflamação com formação de substâncias chamadas de citocinas que irão prejudicando a ATM a longo prazo. Algumas pessoas podem conviver por muito tempo com isso sem maiores problemas e em outras o problema pode agravar rapidamente.

      Dr, no caso de necrose osso subcondral, existe tratamento não cirúrgico?Quanto tempo demora para evoluir a necrose num estágio que necessite de operar?

      Existe tratamento não-cirurgico, mas os resultados, o tempo de tratamento e a resposta clínica dependem de vários fatores, dentre eles: a predisposição individual, o fator causal e a possibilidade ( ou não) de remoção de tal fator.
      At.te,
      Marcelo Matos

      Dr. boa tarde. Como eu posso descobrir se um problema de DTM afetou o sistema nervoso ou outros sistemas? No caso do sistema nervoso, existe algum exame específico, relacionado a DTM, para ver se a mesma me causa problemas?

      Comente sobre este assunto

      Notifique-me sem que eu precise comentar: