As dores da boca e da face

Passeando pela internet, me deparei com esse texto do Prof  Dr. José Tadeu T. Siqueira, um renomado profissional brasileiro, autor de livros e um dos grandes  embaixadores da odontologia no contexto da DOR CRÔNICA, vale a pena ler.


A Odontologia e o desafio atual frente às dores da boca e da face.
por: - Prof. Dr. José Tadeu Tesseroli de Siqueira*
Fonte: www.dentalreview.com.br

As dores da boca e da face são conhecidas atualmente pela denominação genérica de dores orofaciais. Essa região do corpo humano nem sempre reflete para a população em geral, e também para muitos profissionais da área da saúde, a complexidade de algumas doenças e dores que alberga ou que nela se manifestam. É motivo de reflexão o fato de que muitos pacientes relatam dores consideradas banais ou corriqueiras em suas bocas, mas que se tornaram crônicas; e que afetam suas vidas de forma incompreensível para eles mesmos, seus familiares e até para os profissionais da área da saúde.

Dois desafios sobre dor nos esperam neste avançado estágio de conhecimento e tecnologia. Comecemos pela dor de dente, provável motivo da existência da profissão de cirurgião-dentista. A dor de dente em uma pessoa saudável pode ter implicações completamente diferentes daquela que acomete um hemofílico ou um doente com doenças sistêmicas graves. Complica-se o panorama quando deixa seqüelas, o que aumenta o nível de complexidade dos pacientes acometidos, incluindo necessidades médicas, internações hospitalares e equipes multiprofissionais especializadas.

Muitos profissionais da área de saúde desconhecem a variabilidade de dores que acometem a boca e a face. Nem sequer conhecem o impacto, psicológico e social, na vida dos doentes: dor de dente, neuralgia do trigêmeo, ardência bucal, dores faciais atípicas e as dores de cabeça provenientes dos músculos da mastigação ou da articulação da mandíbula (disfunção da ATM). O câncer bucal causa dores fortes e  pode ser causado pela cárie dentária; pode ser a manifestação atípica de uma enxaqueca, uma dor cardíaca, um tumor ou expressão de um quadro psiquiátrico importante. A dor na boca pode ser provocada pela leucemia, com intensidade leve ou excruciante; pode ser localizada em um dente ou espalhar-se pela cabeça, pescoço, tórax e corpo. Mulheres na menopausa queixam-se de terrível ardência bucal e são desacreditadas por seus maridos, filhos e, muitas vezes, por seus médicos ou cirurgiões-dentistas.

Diante disso, com toda a excepcional e importante tecnologia a nosso dispor, temos ainda dois grandes desafios na área de dor: entender essas dores desconhecidas e resolver as velhas e já conhecidas dores da boca. Texto adaptado do livro “Dores Mudas – As conseqüências das dores orofaciais na saúde”, Editora Maio, 2004.

* Cirurgião-dentista; Doutor em Ciências; Supervisor suplente do curso de Odontologia Hospitalar e Coordenador da Clínica de Dor Orofacial da Divisão de Odontologia / Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.



Comentários postados (825)

Minha filha de 18 anos fez tratamento canal, e teve deslocamento mandíbula (esquerda e direita),a boca trava e tem abertura diminuída, fomos encaminhados a um especialista ATM, estamos a 40 dias com aparelho usando a noite e tendo acompanhamento médico semanal, porém as dores são insuportáveis, já visitamos otorrino p dedscartar qualquer outra coisa, fomos em um especialista em buco maxilo, e as opiniões de ambos foram totalmente contrárias, acredito que com especialista ATM estamos no caminho certo porém as dores são terríveis, tendo até que por algumas vezes ir ao plantão médico fazer soro com medicação p dor, agora estamos marcando p conversar com Neuro dia 27/09 p verificar, estamos inseguros e desacreditados de conseguir ter uma melhora significativa… Se vc tiver alguma dica por favor nos ajude, está desesperadora a situação, praticamente não estamos conseguindo saber com quem procurar tratamento…, as dores permanecem dia e noite sem ter medicação que pelo menos amenize…OBS: por indicação médica frequentamos um fisio especialista em ATM e praticamente não consegue nem encostar na boca /nervo p tratar….

Muito obrigado.
Fernando

Fernando Zimmer

A primeira coisa é saber exatamente o que está acontecendo dentro da ATM e se a dor é oriunda da articulação, realmente. Você mencionou o deslocamento e isso pode implicar uma série de lesões estruturais. Foram feitos exames de imagem da ATM? Quais?
Em que cidade você está, para ver se há alguém de confiança para indicar?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Obrigado pela sua resposta rápida.Já foi feita uma ressonância e nela nada foi diagnosticado e hj (26/09/2012) estivemos junto ao nosso especialista de ATM e ficou constatado uma evolução muito boa na articulação. O que nos foi solicitado foi essa consulta junto a um Neurologista (será dia 27/09/2012) para verificar a origem das dores,(que são intensas), o qual segundo nosso médico de ATM são nos nervos lado boca (não lembro o nome), e também verificar se tem algo mais, pois as dores estão insuportáveis. Não conseguimos fazer fisioterapia, abortamos também o uso de compressas quentes ou frias pois a sensibilidade está muito grande.
Moramos em Criciúma SC e estamos com um especialista na área de ATM (prefiro não citar nomes neste momento)mas considero muito este, por ser indicação do nosso Dentista de confiança. Obviamente que, se vc tiver alguma indicação na região de algum especialista na área estaremos procurando auxílio, pois a necessidade de achar solução está em primeiro lugar.
Muito obrigado pela sua atenção.
Fernando

Me refiro na ressonância que nada foi constatado além da lesão nas articulaçãoes, as quais já tivemos ótima evolução, porém temos no termo comum, “uns gatilhos” nos nervos laterais que nosso especialista acha termos muita dor para pouco problema aparente nos nervos… por isso a indicação de um Neuro.

Entendi. Realmente é bom ir no neuro, mas é importante monitorar a resposta da musculatura ao tratamento da ATM, pois uma inflamação muscular muito severa, também produz sintomas similares.

Att.,
Marcelo Matos

Olá, a 2 anos atrás eu vivia no Brasil e apareceu um caroço no céu Da minha boca, era invisivel eu apenas sentia com a lingua, esse caroço começou a doer e meu nariz também, depois de alguns dias meu lado esquerdo da face estava inchado e saia pus do meu nariz e era do caroço, no inicio eu pensei que era alguma inflamação em algum dente mais não tinha nada haver, fui ao hospital, o médico me passou um análgesico e desapareceu a inflamação. Agora eu moro na Alemanha e ano passado sentia ainda o caroço no céu da boca mas não sentia dor, fui ao médico tirei radiografias mas ninguém viu nada, e dizem que não tem nada. E nesse momento as dores voltaram a surgir, meus dentes estão sensiveis e até quando respiro dói e o caroço fica latejando, dessa vez as dores são mas fortes e já estou preocupada se a inflamação voltar como ocorreu na primeira vez. Tem idéia do que possa ser? Estou muito nervosa e preocupada.

Renata, se você estivesse no Brasil a orientação seria procurar um estomatologista, que um tipo de dentista especialista nesse tipo de lesões da boca. Na Alemanha, infelizmente não sei quem seria o profissional que você deveria procuarar…

Dr. em fevereiro ate abril fiz tratamento dentario substituindo minas abturações e limpezas e retiradas de dentes que tinham quebrado. Na sexta feira da semana passado tomei um geladinho e começou a doer muito do lado esquerdo os dentes superiores. no outro dia bebi gelado e nao aconteceu nada. no domingo a dor veio insuportavel do mesmo lado porem doendo tambem o rosto e o olho esquerdo tomei remedio para dor e aliviou, mas continuo sentindo as dores e estou tomando flanaflan para aliviar a dor o que pode ser e quem eu devo procurar? Esta incomodando muito

Jaci, algumas desas dores dentárias são realmente chatas de descobrir e tratar. ainda assim, sugiro que procure um bom dentista clínico, talvez especialista em dentísticas e /ou até mesmo um especialista em dor orofacial.

att.,
Marcelo Matos

Jaci, algumas desas dores dentárias são realmente chatas de descobrir e tratar. ainda assim, sugiro que procure um bom dentista clínico, talvez especialista em dentística e /ou até mesmo um especialista em dor orofacial.

att.,
Marcelo Matos

doutor marcelo depois de muitos anos sem saber o que e dor de dente ,estou com uma dor de dente que nao passa cm analgesicos fortes e nem com anti-inflamatorio , e tambem notei umas alergias pelo corpo que nao coçam e nao ardem e como se nao estivessem ali , fiquei com receio sobre a leucemia gostaria de aber se tem algo haver uma coisa cm a outra , essas alergia parecem uma rubeola . muito obrigada.

Simone, porque essa dúvida em relação a doenças tão diferentes? Vc já foi em um dentista? Um estomatologista?

att.,
Marcelo Matos

Marcelo Matos,

A conciliação da Simone aí, em relação a dor nos dentes + aparecimento de manchas pelo corpo, com leucemia… Não seria devido ao fato de que podem ser sintomas da doença em questão, segundo o que já li?

Talvez ela possa ter lido algo a respeito também, aí a dúvida, lhe fazendo tal indagação. Será não?

Já tive dúvida parecida com a dela também. Porém não tinha dor nos dentes, mas sim, dor na mandíbula, as vezes ainda tenho, mas não manchas pelo corpo. Fui ao dentista, e ao menos com meus dentes e arcada dentária, estava tudo bem, então passei a ter dores fortes de cabeça, constantes, mas muito fortes mesmo, então fui ao médico (clínico geral) para ver o que poderia ser, e ele me deu encaminhamento para o neurologista, consultando com ele, me mandou fazer exame de tomografia e ao pegar o resultado e levar a ele, foi constatado “sinusite”. Ao que tratei com remédios, primeiramente tomando injeção para interromper o problema da rinite, que devido à mesma, de muito espirrar, todos os dias, por meses, causara a sinusite. Logo ao tomar a injeção para a rinite, tomei os remédios para curar a sinusite, o que não sei se de fato foi curada, pois vez em quando ainda sinto um pouco de dores de cabeça, porém não tão frequentes. Ainda o neurologista me disse que fora a sinusite, eu tenho a doença da enxaqueca, nata! Para a qual não há cura, apenas um controle. Quando tenho as crises, fico com a visão toda embaçada, enxergando quadradinhos coloridos, retângulos, tipo uma cachoeira em minha visão, com muita tontura. É horrível!

Se isto tenho, só mesmo me deitando para esperar passar e não é possível fazer nada, caminhar, ler ou escrever, pois não se enxerga praticamente nada. Pensas então se isso ocorre comigo na faculdade, em sala de aula, me obrigaria a vir para casa no exato momento, certamente meu esposo indo me buscar, mal conseguiria descer as escadas.

Mas enfim… As dores na mandíbula, maxilar, poderiam ser decorrentes da sinusite, não sendo portanto um problema dentário, assim como nem uma leucemia, uma vez que devido a esta dúvida, pedi ao médico para fazer exame de leucemia também, e saiu no resultado, que esta doença não tenho.

A Simone deve consultar um médico, contar o que está ocorrendo com ela, dizer que receia serem sintomas de leucemia e então pedir a ele para o exame fazer. Mas diversos problemas de saúde podem acarretar nestes sintomas. Porém entendo, a gente sempre pensa logo no pior. Heheh

Exato, Luma. Uma vez que a Simone tem esse tipo de dúvida, e considerando que pela internet não há como fazer uma avaliação, o correto é ela ir em um médico o quanto antes. Talvez um oncologista ou um hematologista.

Att.,
Marcelo Matos

Simone,

Acredito que o melhor a se fazer no seu caso, é ir ao médico, até porque aqui somente podemos tirar algumas dúvidas, então ter uma noção de que problema podemos ter, mas não podem nos examinar pela internet, por aqui não fazemos exames, somente trocamos idéias quanto às nossas dúvidas e etc.

Ainda assim, o médico acredito que tu deverias consultar, após ir ao dentista, uma vez que sentes dores nos dentes. Não?

Aê então se após ir ao mesmo e não tiveres nenhum problema em relação aos dentes, vais ao médico.

Voltes para nos contar o que o dentista lhe disser, após examinar sua boca, dentes… E também após uma visita ao médico.

Eu… Não sou médica, mas espero ter ajudado com minhas próprias experiências referentes a uma questão parecida com a sua.

Abraços, até! ;)

Simone,

Nem um próprio médico pode dar com convicção tal diagnóstico, sem ser após resultado de um exame mesmo. O que ele pode fazer sem isto, é apenas dizer o que pode ser, segundo seu conhecimento médico, mas um diagnóstico preciso, somente através de um exame.

Eu já fiz o exame de tomografia, o de encefalograma também, e então foi constatado a doença chamada sinusite, por isso então eu tivera já por mais de 1 mês, dores fortíssimas de cabeça. Bem… Sentirmos dor nunca é por nada, algum problema deve ser. A dor é apenas um aviso do organismo, que algo de errado tem, mas que só podemos saber de fato o que é, indo ao médico e então fazermos os exames.

Depois disto fui novamente ao médico, não no neurologista, mas em um pneumologista, porque sinto já há bastante tempo, muita falta de ar, não aguento caminhar duas quadras, se tiver uma subidinha, passo mal mesmo. Tem já 20 anos que fumo, comecei a fumar quando bem garotinha, então por todos estes anos, fumo um maço de cigarro ao dia, o que certamente me causou o problema de falta de ar. Porém quase nem dava bola para este problema, demorei muito para tomar a atitude de procurar um médico. Indo ao mesmo, ele me examinou com aquele aparelhinho de escuta e através do mesmo, disse que já pôde ter uma noção, de que estou com a doença “DPOC”, enfisema pulmonar. Porém ainda terei de fazer outros exames, para ele poder se certificar que realmente tenho esta doença, estou agora para fazer o exame da esteira. E disse que devo parar de fumar, porém aí já é outro problema, pois terei de consultar com psicólogo antes, para que ele possa ter uma noção do meu quadro, se existe a possibilidade de eu vir a parar mesmo, podendo então iniciar um tratamento.

Enfim… Como podes ver, só podemos saber que problema podemos ter, através de exames específicos mesmo, por sites médicos somente podemos ter uma noção do que “podemos” ter, mas para constatar realmente, apenas através de exames médicos, para os quais, imprescindível é, irmos ao médico para uma consulta.

Luma, perfeita colocação!

Att.,
Marcelo Matos

tenho uma dor no lado direito da lingua (parece uma pus) que pode ser?

Dor que parece pus????

Pode ser .. pus! Infecção, etc. Você já foi no dentista?

Doutor,é possível que algum paciente tenha total recuperação da DTM,isto é curado com ausência de dor,estalos e etc,indentificando as causas do problema entre outros??

Sim, mas entende que a palavra “cura” possui significados diferentes para você e para mim: Melhorei da minha DTM, estou curada(o)? Mas depende do diagnóstico diferencial. É melhor falarmos em controle.

Olá… Gostaria de um esclarecimento para a minha dor. Há uns três dias venho sentindo dor na cabeça, na região da face, como se fosse uma pressão na testa e desce para o ouvido esquerdo e o céu da boca também dói bastante, de um lado a outro. o que será que pode ser? a quem devo procurar?
grata, milena

Milena, um dentista especialista em DTM e dor orofacial pode avaliar o seu caso. Procure um.

at.te,
Marcelo Matos

DR MARCELO ,BOA NOITE HÁ UMA SEMANA VENHO TIDO DORES DO LADO INFERIOR ESQUERDO COMEÇA EXATAMENTE NO DENTE ATRAS DO CANINO FUI AO HÁ 2 DENTISTAS E MESMA FALARAM QUE A MINHA GENGIVA ESTÁ ARRIANDO DAÍ VEIO UMA SENSIBILIDADE MAS A DOR É HORRÍVEL CHEGARAM A COLOCAR UMA PEQUENA OBTURAÇÃO EM VOLTA PARA QUE A DOR DIMINUISSE REALMENTE DEU UMA ALIVIADA 2 DIAS AGORA VOLTOU A DOR QUE JÁ TOMA A PARTE ESQUERDA INFERIOR,JÁ TOMEI DICLOFENACO 2 DIAS E AGORA ESTOU TOMANDO OUTRO ANTIFlAMATÓRIO NEOSULIDA…POR FAVOR ME AJUDE .

Sandra

Algumas dores de dente, as chamadas odontalgias atípicas, podem ser realmente bem complicadas de tratar. O melhor é você procurar um especialista em dor orofacial e um endodontista para avaliar isso.

At.te,
Marcelo Matos

Dr Marcelo,boa noite.
Há mais de um mês venho sentindo dores nos ossos da face, dói desde as orelhas até os maxilares, principalmente os da parte de baixo,maçãs do rosto,ossos dos olhos, enfim, uma dor que me deixa exausta, com fadiga, sem ânimo pra nada! Fiz o canal de um dente recentemente, será que tem relação com essa dor? Pode ser sintoma de ATM? Não sinto dor no dente, e sim nos ossos do rosto todo! Que tipo de profissional devo procurar? Um dentista ou um médico?
Obrigada.

Regina

Dores nessa região que você descreve precisa ser avaliada por um otorrinolaringologista e depois por um dentista especialista em DTM e dor orofacial.

At.te,
Marcelo Matos

Olá Dr. Eu estou com um caroço na região da gengiva,e dendtro da cavidade do nariz,ele não doí e sinto que esta um pouco maior.
Não sei o que é,e temo por isso,a quem recorrer??

Andreza, o profissional que pode lhe ajudar é o dentista especialista em estomatologia.

Att.,

Marcelo Matos

Boa Noite Dr Marcelo
o ano passado implantei alguns dentes na mandibula inferior, e uso protese superior, agora comecei a ter muitas dores na boca, ate p/falar e comer doi, vou passar pelo meu dentista dia 23, e tbm tem aparecido aftas, q demoram muito p/desaparecer, estou preocupada, o q pode ser isso??

Regina

As aftas podem indicar distúrbios gástricos, alteração do PH e da flora bucal, alterações imunológicas ou simples traumatismos na boca (como aqueles que ocorre quando acertamos a escova de dentes com força na gengiva…). Neste último caso, são em realidades, ulceras traumáticas.
O melhor é procurar um dentista estomatologista.
Quanto às dores, é preciso saber se são relacionadas ao implante ( no osso e gengiva ao redor do implante), ou de outra origem.

At.te,
Marcelo Matos

Bom Dia Dr.
Tenho sofrido muito com uma dores, que ja nao sei nem aonde e as vzes acho que é dente, pois começo a salivar muito, so que ao mesmo tempo que tenho essa dor na boca que parece que é no osso, tenho dor no nariz, olho essas dores estao no lado esquerdo, meu olho ate incha, e uma dor suportavel, mas que as vzes fica dois ate tres dias, ao mesmo tempo parece ser atras da orelha ou na mandibula.eu tomo antidepressivos, a muito tempoe ja me disseram que a dor na boca como vem acompanhada de olhos natiz e pescoço pode ser uma tensao nervosa.

ola!!! sinto muita dor quando vou comer ou ate mesmo falar,notei tb que por dentro da minha bochecha esta ferida ,acho que devido aos movimentos os dentes estão ferindo!o que pode ser ? qual especialista devo procurar ???

Joelma, procure um dentista estomatologista.

At.te,
Marcelo Matos

Ana Raquel, dentre outras coisas, uma das possibilidades é a presença de uma alteração na articulação da mandíbula, a ATM. Nesse caso, você precisa procurar um dentista especialista em DTM ou que tenha formação e experiência em patologia da atm.

Mordi minha quando estava comendo linguá no lado direito e senti muito dor de ouvido.Hoje ja é o segundo dia que sinto dor principalmente quando como u falo. Devo ficar preocupada?

Olá Dr. Marcelo,
Estava pesquisando sobre o assunto qdo encontrei seu artigo e resolvi escrever. Minha mãe esta, há aproximadamente um mês com dores na parte inferior, próximo aos dentes mesmo e há uma semana essas dores aumentaram e segundo ela descreve, parecem agulhadas saindo por dentro do dente, próximo as gengivas, mas essa dor so ocorre durante a mastigação ou quando se movimenta falando e logo cessa, como se fossem crises de dor. Qdo as dores se iniciaram há um mês, ela procurou um odontologista que lhe garantiu que nao havia nada nos dentes, mas observou que um desses dentes, por ser uma ponte, encontra-se muito próxima a gengiva e poderia ser isso provocando a dor. Agora, como as dores pioraram, ela retornou ao odontologista que manteve o mesmo diagnostico. Será que nao seria o caso de procurar um neurologista? Como ela mora no interior do estado e as consultas sao dificílimas de marcar, pelo número reduzido de profissionais, gostaria de uma opinião se deveria arriscar em retirar essa ponte ou se consultar com outros médicos antes. So mais um detalhe, minha mãe sofre de bruxismo e nao tem usado o aparelho recomendado, poderia ser isso que estaria ocasionando essas fortes dores. Ficaria imensamente grata se pudesse responder. Obrigada.

Fernanda

Essa queixa é pouco comum. Acho que vale a pena investigar mais antes e modificar a ponte. Além do neurologista, vale a pena consultar um especialista em dor orofacial e até mesmo um cardiologista, pois a literatura científica, existe o relato de dores mais ou menos similares a que você descreveu associada a problemas cardiovasculares.

At.te,
Marcelo Matos

Boa Tarde Dr. Marcelo, jogando futebol houve um choque da cabeça de outro jogador com minha face esquerda, ficou o lado meio inchado , fui ao medico e ele me examinou e constatou q nao houve trauma algum com ossos, passou um diclofenaco, e falou a dormencia passaria com os dias, esta anestesiado a parte verde q aparece no blog do senhor, será q passa mais ou menos com quantos dias? desde já agradeço, estou meio preocupado, rsrs Obrigado

Murilo, isso é típico de quando se lesiona um nervo, o infra-orbitário, que passa por dentro do osso da “maçã-do-rosto”. Supondo que seja isso mesmo (não tenho como saber pois não fiz uma avaliação em você), se não houver ruptura do mesmo, esses sintomas melhoram com o tempo. Faça uma avaliação com um dentista especialista em traumatologia e cirurgia buco-maxilo-facial para verificar se não há maiores problemas associados a esse traumatismo.

At.te,
Marcelo Matos

Boa tarde, Dr.Marcelo.
Meu pai que está com 78anos tem sofrido muito com uma forte dor interna na boca. Já passou por várias especialidades… médico de cabeça e pescoço, dentistas, e até oncologista (medica julgou não necessário fazer biopsia).Sua boca esta saudável, segundo eles, um pouco irritada, mas sem fungos ou bactérias. Ele tem esofagite, e a dor que sente é continua,e nenhum remédio para dor consegue fazer efeito. Não pode tomar nem vitamina que aumenta a dor. O ultimo médico de cabeça e pescoço disse que um osso da face está menor do que o outro lado e indicou um geriatra. Pode ser algum tipo de nevralgia ou oclusão? Não sabemos mais a quem recorrer. Agradeço se puder responder. obrigada.

Cristina, muitas coias na boca podem dar sintomas assim… Por exemplo, pela idade, se tiver perda de dentes e reabosorção óssea acentuada, pode haver exposições de saída de nervos, como ocorrer na área do forame mentoniano, logo abaixo da gengiva, que podem ser traumatizados até mesmo por alimentos macios. Além diso, podem haver dores referidas de músculos da mastigação, neuropatias diversas, síndromes, etc.
O melhor é fazer uma avaliação com uma equipe que tenha um odontogeriatra e um especialista em dor orofacial ou, talvez, um estomatologista.

At.te,
Marcelo Matos

Dr. Comecei a. sentir um encomodo perto do ouvido direito nomaxilar eu acho , e esse envomodo da qdo mexo o maxilar pros lados , como. sinto esse encomodo mexo ele pra ver se parou o encomodo , oq pode ser ???obg

DR POR FAVOR ME AJUDE..

Além das Dores Incapacitantes, 24h por dia, que muitos aqui também vem relatando, preciso da sua opinião..

Minha Mandibula é toda mole, parece que não tenho “lateralidade”(Não sei se isso existe) na mordida. Só mordo ou com os dentes da frente ou com os dentes do fundo

Um exemplo: Quando eu viro minha cabeça pro lado o queixo/arcada inferior vai junto, e meu rosto fica todo torto.

È como se minha mordida ou oclusão tivesse sem firmeza, o normal seria isso acontecer em quem é desdentado e não usa dentatura, mas porque eu estou assim? (Tenho 20 anos)

Um problema ou Dano físico na ATM pode ter influencia nisso?

Sofredor Crônico, sua descrição não parece ser SÓ ATM. É possível que a ATM (artropatia temporomandibular) esteja fazendo parte do quadro, mas precisa ser avaliada a possibilidade de distúrbios neurológicos do movimento.

At.te,
Marcelo Matos

sentindo dores fidgadas na face tenho perodontite ja fis raspagen mas continuo sentidos dores dos dentes q ue vao ate ouvidos f ficam adormecidas e da umas fisgadas oque podera ser?/?

Dr, a partir de que horas posso ligar para seu consultório? Sou de Vila Velha, ES.

Luciano, você pode entrar em contato de segunda à quinta das 14h às 20h e na sexta das 09h às 16hs no tel (71) 3248-4434

At.te,
Marcelo Matos

Sinto Uma dor no dente quando fecho a boca e com isso o meu lado direito do rosto fica dolorido e minha cabeça doi

Eduarda, você já foi em um dentista avaliar esse dente?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Oi Dr, faz alguns dias que sinto muita dor nos dentes e na face de maneira geral, até minha gengiva começou a sangrar frequentemente.
Procurei um clínico geral e ele me indicou um cirurgião dentista, mas não me explicou nada sobre o que pode ser.
Tenho sinusite, e li em alguns sites que isso é uma das causas dessas dores.
O que pode ser o motivo dos sangramentos? Isso é o que mais me preocupa!

Olá Dr. Marcelo,
Faz uns cinco dias que sinto um incômodo na região dos lábios inferiores, como se tivesse ferido quando comemos algo com mto sal. Estou acostumada com cicatrização rápida na boca, mas ñ aparece nada, ñ está vermelho, nada! Mas não sinto melhoria, e abaixo da língua sinto um dor qdo abro a boca. É normal? Faz uns 15 dias que estou usando um creme dental diferente, pode ter alguma relação?

Vanessa

Esses sintomas não são de disfunção ou patologia da ATM, tema principal deste blog. Sugiro que procure um dentista especialista em estomatologia, que é a especialidade mais indicada em casos assim.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Dr. Marcelo, bom dia! Há uns dois anos sofro de uma dor facial do lado direito onde fiz implante de osso e dentes. voltei ao dentista que fez este procedimento e ele afirma que a dor não é procedente… Ja tentei de tudo e até hoje não tenho resultados que esperava, por exemplo: acupuntura, medicamentos, placas,( não sei se adequadas a minha situação) tratamentos de canal, etc. Consultei neurologista e, para não sofrer tomo indocid, 25mg de 8 em 8 hs. Poderia ser ATM? Que tipo de placa usar? Atualmente, em tratamento contra UMA INFLAMAÇÃO PROCEDENTE DE UMA coroa mal colocada…enfim, continuo sofrendo. Que você me aconselha?

Inês, de “poder ser ATM?” Pode… Mas pode ser também várias outras coisas. Já fez uma avaliação da ATM?

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa tarde, Marcelo.
Na sexta enquanto almoçava, comia cozido, surgiu uma dor muito forte no meu maxilar, bem ali naquela pontinha proximo da orelha.
Na manhã seguinte procurei um Dentista que se mostrou intrigado com os sintomas e indicou que eu te procurasse, porem meu tempo é muito corrido. Contudo eu não estou mais suportando as dores. Ele me receitou Torsilax que ta servindo como paliativo.
Tenho frouxidão ligamentar e estou em dúvida se apenas desloquei mais uma parte do corpo ou se estou com ATM. Vivo deslocando tudo.
Você poderia me dar uma luz antes de eu conseguir um tempo para marcar a consulta?
Agradecida.

Ananda, se você tem frouxidão ligamentar é possível sim que tenha dado um “mau jeito”na ATM ao mastigar, gerando dor local. A depender do que ocorre dentro da ATM, os músculos podem se alterar também gerando vários sintomas, inclusive a dor (na face, durante os movimentos…).

Cuidado para não deixar o problema se agravar.

At.te.,
Marcelo Matos

doutor a dois meses sinto uma dor do lado direito do rosto, e dores muito forte no ceu da boca não consigo comer, escovar dente e nen falar.
o que o senhor acha que pode ser, ja extrai um dente, fui ao medico de pescoço e cabeça e el me disse para procurar um neurologista,
obrigada

Vera, procure um neurologista e também um dentista estomatologista.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa noite Marcelo,

Há aproximadamente 2 meses, minha mãe relata uma dor entre a gengiva e a bochecha. Essa dor geralmente aparece quando ela come, fala, escova os dentes ou aperta o local. Há alguns dias, tem piorado ao comer e falar. Ela usa prótese dentária.
Ela consultou um dentista que disse ser inflamação na bochecha e prescreveu um antibiotico, porém mesmo após tomar o remédio, a dor ainda persiste.
Gostaria de saber quais as possíveis causas para esse tipo de dor e qual o melhor especialista para nos ajudar no diagnostico (tanto no caso de dentista quanto de médico).

Desde já, agradeço.
Paula

Paula, muito difícil e arriscado opinar sobre a situação de sua Mãe sem examiná-la pessoalmente. Minha sugestão é que procure um dentista especialista em estomatologia pois é o tipo de profissional que faz uma “ponte” entre o médico e o dentista, já que ele(a) lida com as manifestações bucais de doenças sistêmicas.

Atenciosamente,
Marcelo Matos

Boa tarde Doutor Marcelo,

Não sei se você ainda está respondendo a estes questionamentos mas ficaria mto feliz se vc pudesse me ajudar.

É normal sentir um osso(saliência dura) quase no meio do céu da boca(palato duro) quando passo a língua? Ou devo me preocupar com algo mais complexo?

Obs.: Sou completamente hipocondríaco desde sempre.

=\

Aguardo seu retorno,
Grande abraço.

Comente sobre este assunto

Notifique-me sem que eu precise comentar: