A Saude na Web 2.0

A Saude na Web 2.0

Por Felipe Rocha

Já escrevi alguns textos neste blog sobre o que podemos chamar de Saúde 2.0, que seria um modo de entender o estatuto da saúde dentro do ambiente web 2.0. Como consequências de uma Saúde 2.0 temos profissionais de mente aberta, relação médico-paciente mais humana e o chamado paciente expert.

Claro. Nem tudo são flores….

Sabemos que muito se deve pensar sobre como lidar com tudo isso, como venho dizendo nos textos já postados neste blog. Mas apesar dos “contras” que podem ser encontrados, a conclusão é sempre que os “prós” superam e muito, e este blog é um exemplo nítido de como a informação é a melhor arma que um profissional de saúde pode oferecer aos pacientes para combater uma saúde desumana.

Foi justamente para analisar a questão do paciente expert que três pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicaram um artigo realizando uma revisão bibliográfica em diversos estudos sobre o tema. Estes três pesquisadores, junto com blogueiros, jornalistas e médicos, participaram em São Paulo de um evento chamado “Paciente Informado”, evento este criado para discutir justamente a questão da saúde nesse mundo do século XXI.

Assista abaixo um vídeo com trechos deste evento:

O que achou? Comente, divulgue, aprenda. Questione!

Até a próxima.

Evento Paciente Informado